COTA0002
Resposta à Cotações de Serviços
COTA0002 – Resposta à Cotações Serviços
Este programa gerencia e mantém o processo de venda de serviços através de respostas às cotações publicadas pelos clientes, por meio de comunicação direta com a empresa Comlink®. O sistema opera fundamentado em Web Services publicados pela empresa de relacionamento "B2B", que fazem a integração completa com o DMS LinxMaq.
Ao acessar o programa, o usuário terá disponível as seguintes opções:

  • Cotação de Serviços
    • Cotações
    • Pedidos
    • Cadastros
    • Log
    • Parâmetros
    • Sair



Figura: menu principal do sistema.
Cotações:
Nesta opção, o sistema acessa as cotações direcionadas ao concessionário, comunicando-se através dos parâmetros de URL do Web Service, código de fornecedor e chave de acesso fornecidos pela Comlink. O usuário deve informar o filtro desejado e a tela irá apresentar os dados das cotações de clientes conforme imagem abaixo:

Figura: tela para listar cotações.
Os dados apresentados na listagem de cotações abertas para o cliente são:

  • Nro. Ordem:.
  • Nro. Frota:
  • Cliente: razão social do cliente.
  • Publicação: data de publicação da cotação.
  • Status: situação em que se encontra a cotação. São as seguintes situações possíveis:
  • Aberta: A cotação foi publicada pelo cliente.
  • Importada: Foi aberto um orçamento para a cotação.
  • Respondida: O orçamento foi enviado ao cliente.
  • Baixada: A cotação está marcada para não ser mais listada.
  • Solicitante:.
  • TC: Possui Tabela Condição  se o cliente possuir tabela de condição de pagamento, será obrigatório a informação de um código válido na tela de resposta de cotação.
  • TPE: Possui Tabela Prazo Entrega  se o cliente possuir tabela de prazo de entrega, será obrigatório a informação de um código valido na tela de itens de resposta da cotação.
  • TU: Possui Tabela Unidades  especifica se o cliente possui tabela de unidades de medida padrão
  • Código Comlink: número interno da cotação atribuído pela Comlink.
  • Número O.S.: código da ordem de serviço atribuído pelo cliente.
  • Cliente: CNPJ e Razão social do cliente.
  • Observações: observações gerais feitas pelo cliente.
  • Equipamento: descrição do equipamento sobre o qual será feito o serviço.
  • Local Retirada: endereço para a retirada do equipamento.

Nesta tela, o usuário tem ainda funcionalidades habilitadas através de botões do painel "Ações", conforme figura abaixo. Poderão ser executadas as seguintes atividades:

Figura: grupo de botões de ação.
Itens:
Lista os itens da cotação conforme tela abaixo:

Figura: itens da cotação.
A tela mostra as solicitações feitas pelo cliente.
Baixa:
Permite marcar uma ordem de serviço para não ser mais visualizada no filtro padrão de cotações em aberto. Deve-se marcar a Ordem como "Baixada" caso a mesma não for ser atendida, ou como "Finalizada" caso a mesma tenha sido atendida. Ao clicar neste botão, o sistema apresentará as seguintes opções:

Selecione a opção desejada, ou "Sair" para retornar sem baixar a ordem de serviço.

Tabelas:
Este botão realiza uma consulta nas tabelas de condições de pagamento e prazos de entrega parametrizados pelo cliente.

Figura: tabelas de clientes.

Orçamento:
Este botão chama o sistema de orçamento do DMS Linkmaq (BALC2000), para que seja feito o orçamento de serviços a ser executado, bem como incluído as peças aplicadas ao serviço.
O sistema irá informar o CNPJ do cliente como default no campo "Responsável", e incluirá a observação padrão "REF. COTACAO SERVICO NRO. xxx", onde "xxx" é o número da Ordem de Serviço criada pelo cliente.
Figura: Gera orçamento.
O orçamento deve ter os serviços necessário para atender às solicitações da O.S., bem como as peças que serão aplicadas nos serviços.
Após "voltar" do BALC2000 para o sistema de cotações, o status da cotação passará de "Abera" para "Importada", o número do orçamento aberto será automaticamente relacionado à Ordem de Serviço, conforme imagem abaixo.

Figura: exemplo de status de cotação.

Responde:
Esta operação envia o orçamento gerado para a Comlink.

Figura: cabeçalho de resposta de cotação.
Nesta tela devem ser informados a data da resposta, o prazo de entrega, cujo valor default é a dedução do campo "Previsão de Entrega" na capa do orçamento pela data atual, o local de entrega, o código da condição de pagamento das peças e o código de condição de pagamento de Mão de Obra (caso o cliente possua tabela de condição de pagamento), a forma de remessa, que deve ser: F-FOB ou C-CIF, e o número de dias de validade da proposta.

Figura: itens de resposta de cotação.
Nesta tela o usuário deve relacionar cada solicitação da O.S. do cliente com um ou mais itens do orçamento gerado.
Para navegar pelas solicitações, clique nos botões "Anterior" e "Próximo", e para associar itens do orçamento, clique no botão "Orçamento".
OBSERVAÇÃO: quando a OS tiver apenas uma solicitação, o sistema fará a associação com todos os itens do orçamento neste solicitação, de forma automática.
Após o preenchimento dos dados, clique em "Confirma". A seguinte mensagem será apresentada:
"Confirma o envio da cotação?"
Informe "Sim" para efetivar o envio da resposta.

Pedidos:
Após o envio da cotação, caso a mesma seja aceita pelo cliente, ele então emitirá um pedido de compra da ordem de serviço que foi aceita. Esta opção lista os pedidos gerados para a concessionária.
O usuário deve escolher um ou mais status de pedido possíveis, e outros filtros opcionais, conforme imagem abaixo:

Figura: lista pedidos.
Os dados apresentados na listagem de pedidos gerados para a concessionária são:

  • Pedido: número do pedido atribuído pelo cliente.
  • Cliente: razão social do cliente.
  • Emissão: data de publicação do pedido.
  • Itens: quantidade de itens do pedido.
  • Status: descrição da situação do pedido, conforme descrito nas opções de filtro na tela.
  • Código Comlink: número interno do pedido atribuído pela Comlink.
  • Número Pedido: código do pedido atribuído pelo cliente.
  • Endereço: endereço do cliente.
  • Regra: regra atribuída pelo cliente para orientação ao fornecedor.

Nesta tela, o usuário tem ainda funcionalidades habilitadas através de botões do painel "Ações", conforme figura abaixo. Poderão ser executadas as seguintes atividades:

Figura: grupo de botões de ação.
Itens:
Lista os itens do pedido conforme tela abaixo:

Figura: itens do pedido.
Esta tela mostra o código e a descrição do produto no cliente e os dados do pedido: quantidade, data de entrega e valor.
Os campos "Código DMS" e "Descrição DMS" são referentes à codificação do produto no (PROP1000), e serão apresentados caso a peça incluída para atendimento ao serviço já esteja correlacionada.
Baixa:
Altera Status do Pedido para "Não Será Entregue".
Associa:
Esta opção deve ser utilizada para associar o pedido selecionado à uma cotação de Ordem de Serviço. Esta operação é importante para dar ao sistema a rastreabilidade necessária para relacionar cotação, orçamento, pedido, ordem de serviço e nota fiscal de venda.

Figura: associação de pedido à cotação.
Quando o campo "Número da Cotação" é habilitado, o usuário tem a opção de clicar na "lupa" ao lado do campo, que irá abrir a tela abaixo para selecionar uma das cotações deste cliente.

Figura: busca cotações.
O sistema não aceitará que uma cotação esteja associada a mais de um pedido, conforme mostra a imagem abaixo.

Confirma:
A confirmação do pedido é a operação de geração da Ordem de Serviço no LINXMAQ.
O sistema irá chamar OFIC2005 para o usuário selecionar a Ordem de Serviço na qual os itens do orçamento serão descarregados. O número do orçamento será informado pelo sistema automaticamente. Após geração da O.S., o pedido ficará relacionado à mesma.

Cadastros:
Esta opção irá manter a correlação dos códigos de material da concessionária e dos clientes.
Para navegar pelos clientes cadastrados, utilize os botões "Anterior" e "Próximo", conforme figura abaixo. Para dar manutenção no cadastro de produtos, clique "Cadastra".

Figura: correlação de materiais.
O sistema irá mostrar o código e descrição do produto no cliente, e a terceira coluna é o código do produto do PROP1000.
Log:
Esta opção é uma consulta aos arquivos de LOG gerados pelas operações com os Web Services da Comlink. A tela irá listar os arquivos permitindo visualiza-los ou excluí-los, conforme figura abaixo.

Figura: consulta arquivos de Log.

Parâmetros:
Antes de utilizar o sistema, o usuário deve iniciar parametrizando o acesso dos Web Services da empresa mediadora das negociações.

Figura: menu de opções de Parâmetros.
Conexão
Abre a tela para informar o código do fornecedor e chave de acesso, atribuídos pela empresa COMLINK para que a concessionária possa entrar no ambiente de dados da empresa.
Os parâmetros serão definidos por filial, de modo que cada filial pode ter seu próprio código de acesso.

Figura: manutenção de Parâmetros.
Web Service
Este comando chama o programa CADA3100 para cadastrar a URL do WS de integração DMS  COMLINK.
Instancia:
Este comando chama o programa CADA3200 para informar o nome das instâncias do banco de dados Sisdia. Esta etapa é importante porque é aqui que o usuário associa o banco ao ambiente do WS da Comlink, podendo ser utilizado o Web Service de homologação ou de produção.
Sair:
Sai do programa COTA0001.
Requisitos de ambiente para rodar o sistema:
O COTA0001 só poderá ser executado após instalação da última versão do sisdiaapi.jar, que se encontra disponível para download na página de aplicativos da empresa (data de Agosto/2016). Este arquivo deve substituir o existente no cliente.