Assunto

Campo ISSRetido diferente de 1 - NFS-e

Produto

Linx DMS/Bravos

Menu

Livros Fiscais

Data

 

Autor

Alisson Adinan Becker Ribeiro 

Área

Suporte Segmento Automotivo

Incidente

Ao emitir RPS para prefeitura cujo tomador do serviço é um CNPJ do mesmo município da revenda, ocorre a mensagem Campo ISSRetido diferente de 1.


Causa: Essa mensagem ocorre, pois o tomador se trata de um CNPJ do mesmo município e segundo a legislação, essa NFS-e necessita reter o imposto de ISS.


Solução

É necessário primeiro verificarmos as parametrizações de retenção na revenda, a começar pelo caminho Configuração > Cadastros > Empresas e Revendas > aba Parâmetros > aba PIS/COFINS/CSLL/ ISSQN Retido / INSS, verificando se o parâmetro destacado em VERMELHO está marcado. Se o parâmetro destacado não estiver marcado, não irá calcular o imposto de ISS Retido. É importante também se atentar ao campo destacado em AMARELO, pois se estiver sendo informado um valor mínimo nesse campo e o valor de ISS não atingi-lo, não irá reter o imposto de ISS.

Observação: Se estiver marcado o parâmetro Verificar município do cliente p/ calcular ISSQN Retido, somente irá reter o imposto de ISS se o tomador for estritamente do mesmo município que a revenda.

Agora que os parâmetros para retenção de ISS na revenda já estão prontos, devemos acessar o menu Faturamento > Manutenção de clientes > Cadastro de cliente > aba Complemento, verificando se o parâmetro Reter/Isentar ISSQN (585) está marcado e se o campo % ISSQN Retido está sendo informado com a sua alíquota de ISS do município.


Conclusão: Após verificar todos os parâmetros, basta cancelar as notas e encerrar a OS novamente, que irá recalcular todos os impostos da NFS-e, incluindo o ISS que agora sairá como ISS Retido, não ocorrendo mais a rejeição Campo ISSRetido diferente de 1 ao emitir o RPS.


  • Sem rótulos