Devolução ao cliente de parcela efetivada após cancelamento de pedido de venda
Assunto
Tratamento da parcela já efetivada/recebida de um pedido de venda cancelado.
Produto | LinxMaq |
Programa | VEIC0403 – Cancelamento Pedido de Venda de Veículo |
Data | 12/06/2018 |
Autor | Paulo Roberto Cenci |
Área | Serviços – Segmento Agrícola |
Finalidade
Esta página tem o objetivo descrever o procedimento para devolver a parcela já recebida de um pedido de venda de máquina que foi cancelado.
Procedimentos
Quando a parcela de um pedido de venda já foi recebida (contabilizada pelo VEIC0407) e o pedido de venda é cancelado pode-se devolver o valor ao cliente. No processo, o programa irá incluir um título no contas a pagar, com o valor total das parcelas recebidas. Assim, a empresa pode devolver ao cliente, o valor pago por ele, da maneira que desejar. O título será caracterizado por possuir o mesmo número do pedido e ter o tipo de título "PED", que por sua vez deve ser cadastrado no ("CADA0340").
Obs.: O título gerado no momento deve ser baixado posteriormente pelo ("PAGA0500"), que é o programa preparado para fazer corretamente os lançamentos necessários para tratar da situação.
Aplicação
Ao cancelar um pedido de venda de máquina pelo programa VEIC0403 onde já existe parcela contabilizada (VEIC0407) é gerado um documento a pagar (PAGA0100) com o tipo de documento PED e o número do documento igual ao número do pedido cancelado.
Conforme abaixo:
Para devolver o valor ao cliente pelo Caixa ou Banco deve-se utilizar o programa PAGA500 que está preparado para baixar esse tipo de documento gerado pelo cancelamento do pedido com parcela recebida.
Ao baixar o título gerado, o programa PAGA0500, irá solicitar se quer informar a conta CREDITO. Nesse caso deverá informar que NÃO deseja informar e assim segue o fluxo normal do PAGA0500 informando o CAIXA para a devolução ou BANCOS se o valor será devolvido pelo banco.
Em seguida o programa PAGA0500, irá solicitar se quer informar a conta DEBITO. Nesse momento deverá ser respondido SIM e informado a conta de adiantamento parametrizada no programa VEIC0401 referente a parcela utilizada no pedido cancelado. Assim estará baixando o adiantamento gerado na contabilização da parcela (VEIC0407).
Depois de informar a conta DEBITO é dado continuidade respondendo SIM:
Finalizando a baixa: