Assunto
Apontamento de horas em OS de Campo u tilizando o DMS Mobile

Produto

Sisdia/Linxmaq

Menu

Mobile

Data

20/06/2018

Autor

Rodrigo do Nascimento Zanelato

Área

Serviços – Segmento Automotivo


Finalidade
Tem por objetivo: permitir ao TÉCNICO (MECANICO) realizar o atendimento da O.S em campo, independente da conexão de rede, criar O.S avulsa. O TECNICO poderá realizar serviços e apontar quais peças foram utilizadas e inserir novas Pré OS para clientes agendados ou novos clientes
Procedimentos
Abertura de OS (JDE)
!worddav2cc4c0bd1f7c2260b488ce461965b476.png|height=51,width=51!Esta funcionalidade somente estará disponível no dashborad, caso o usuário tenha permissão no OFIC1400 (Sisdia).

SISDIA:
OFIC1000 – Abertura de Ordem de Serviço: Abrir uma ordem de serviço, contendo um item de remessa para requisição de peças e outro item com os serviços a serem realizados.
OFIC1401 – Requisição de Peças na O.S.: Fazer requisições de peças para determinado consultor.
OFIC1470 – Geração NF de Remessa: Gerar NF de remessa para as peças do item de remessa da O.S.
OFIC1470 – Geração NF de Remessa: Gerar a NF de retorno pelo botão "NF Retorno Mobile". O OFIC1470 passa para o OFIC1830, continuando o processo mobile.
OFIC1830 – Transferência de Peças entre OS: Quando for uma O.S. de remessa para campo, as peças aplicadas no item de remessa, devem ser transferidas para outro item da O.S. No processo mobile, a quantidade a ser transferida não pode ser alterada, pois tem que ser a quantidade que foi aplicada no Atendimento de O.S. Mobile.
OFIC1400 – Requisição de Peças: Caso exista peças para estornar, o OFIC1470 encaminha para o OFIC1400 para fazer o estorno. No processo mobile, o campo de quantidade a estornar fica desabilitado para alteração.

Fluxo da Aplicação

1 – PARM0004:
Verificar parametrização para envio de e-mail antes do início da utilização da funcionalidade:

2 – OFIC1000:

Ações:
Criar O.S. pelo OFIC1000
Adicionar um item do tipo simples remessa (CADA3020, campo "Tp Ordem Rem.") e um item de outro tipo para poder transferir as peças posteriormente. Não se deve inserir serviços no item de remessa.


Adicionar os serviços ao item que não é de remessa.

3 – OFIC1401:

Ações:
Fazer requisições de peças para o item de remessa para determinado Técnico/Mecânico.
O técnico inserido deverá ser o mesmo que efetuará o login no tablet e realizará o atendimento da ordem de serviço. Só serão listadas, na funcionalidade Atendimento de OS, as ordens de serviço em aberto e que possuam peças solicitadas ao técnico/mecânico logado.





4 – OFIC1470:

Ações:
Clicar no botão "NF Remessa", procurar a O.S. para gerar a nota de remessa das peças do item de remessa da O.S.








5 –Tela Principal da Aplicação:

Ações:
Primeiramente, verifique se as configurações da hora do tablet estão corretas. Caso não esteja, realize o ajuste necessário.
Sincronizar as O.S. no tablet com o DMS SISDIA. Serão gravadas as O.S. atendidas e buscadas as O.S. que ainda serão atendidas. (O.S. que tenha algum item que seja de remessa e cuja requisição de peças foi feita para o consultor logado (OFIC1401). As peças requisitadas devem ter saldo contábil no estoque)
Buscar a O.S. que será atendida;




6 – Tela do Atendimento:

Ações:
Marcar peças utilizadas na O.S
O mecânico levou 10 Juntas Bujão Carter, porém, utilizou somente 5 peças na OS 1206.





Iniciar os serviços no outro item da O.S. e parar quando estiver concluído. O botão de iniciar e parar contagem de tempo do serviço só aparece para os serviços que controlam tempo;



O serviço poderá ser interrompido parcialmente, conforme DMS. A O.S só não será mais disponibilizada para o mecânico/técnico, quando todos os serviços forem finalizados. Ou seja, o técnico/mecânico poderá sincronizar as O.S levadas ao campo, para que posteriormente continue os atendimentos já iniciados e interrompidos.




Salvar ou Assinar o Atendimento.
O Técnico/Mecânico e o cliente devem assinar;
Clicar no botão "Encerrar" para encerrar o atendimento.


Ao escolher o botão Assinar, será apresentada a mensagem:





Depois da assinatura, selecione a opção Encerrar.







Sincronizar O.S atendidas com DMS.
Para sincronizar o que já foi realizado em campo, o usuário deverá clicar no ícone , quando tiver com acesso à rede da concessionária.
As O.S encerradas (com todos os serviços finalizados serão gravadas e encerradas, ficando disponíveis para a emissão da NF de Retorno Mobile
Após a sincronização, será enviado um e-mail ao cliente contendo os serviços realizados na máquina em questão. Caso o cliente não possua e-mail, o mesmo será direcionado ao Consultor (responsável pela abertura da OS).




7- OFIC1470:

Ações:
Clicar no botão "NF Retorno Mobile", procurar a O.S. e gerar a nota de retorno.

Clicar no botão "Concluir" e confirmar o processamento dos itens.
Será exibida uma mensagem para transferir as peças do item de remessa para o outro item da OS. Clique em Ok e confirme para transferir as peças. Serão apresentados os itens da O.S. então é só pressionar "enter" sobre o item de remessa e depois. Se existirem peças para estornar, será exibida uma mensagem para que o estorno seja realizado. Selecione o item com as peças para estornar.
A quantidade de peças a estornar será igual à quantidade que sobrou no atendimento pelo mobile e não será possível alterar.
Rascunho, caso a OS seja aberta com o serviço "DIAGNOSTICO", e todo apontamento seja realizado neste serviço, antes de encerrar a OS, o CONSULTOR TECNICO , poderá acessar a OS pelo OFIC1000 e informar no campo de inclusão de Serviços, as descrições corretas do serviço realizado. A título de apontamento, o sistema realizará o rateio proporcional a cada serviço.

Essas descrições, mesmo depois de substituídas, serão gravadas na observação OS.