ASSUNTO

Implementação das interfaces Parts Inventory, Vehicle Sales e Vehicle Inventory do projeto Daeler Data Share (DDS).

Produto

Apollo

Menu

Fabrica

Data

 

Autor

Distribuição Linx DMS
[email protected]

Área

P&D DMS 


FINALIDADE
Esse documento tem a finalidade de explicar a geração de arquivos XMLs referentes as interfaces: Parts Inventory, Vehicle Sales e Vehicle Inventory do projeto Daeler Data Share (DDS).
ABRANGÊNCIA
Este documento aplica-se a todas as concessionárias da marca GM.
APLICAÇÃO

O Dealer Data Share DMS Data Integration é um conjunto de serviços oferecidos a Concessionários e Provedores de Serviços de Concessionários (DSP – Daeler Service Provider) para integração com aplicativo Dealer Management System (DMS).

Neste projeto será apresentado a geração do arquivo XML das interfaces Parts Invetory (Inventário de Peças), Vehicle Salas (Vendas de Veículos) e Vehicle Inventory (Inventário de Veículos) que devem ser enviado das concessionárias para a Montadora GM.


Parâmetro

Todos os arquivos gerados nas interfaces serão salvos na pasta informada no parâmetro Diretório Saída Extrator, que pode ser configurado no menu Fabrica GM > Parâmetros > Gerais > aba Diretórios.

Por padrão, a concessionária deve indicar neste local a  pasta onde o  gateway IBM Data Power da GM busca os dados  já existentes de outros processos. 

Figura 01: Parâmetros Fábrica GM



Geração dos arquivos DDS

Os arquivos XMLs referentes as interfaces DDS podem  ser gerados manualmente pelo programa FabricaGM, através do menu descrito abaixo. Cada processo pode  ter a sua geração Agendada  via programa "Agenda de processos", e é o mais recomendado a ser feito, para garantir o envio dos dados de acordo com o que a montadora necessita.

Fábrica GM > Extrator DDS – Daeler Data Share.


Vehicle Sales

Para a geração do arquivo de Vehicle Sales, acesse a aba Vehicle Sales e informe a data Inicial e Final das Notas Fiscais de emissão ou cancelamento de vendas a serem consideradas. Em seguida, clicar no botão Gerar Arquivo.

Serão consideradas para a geração do arquivo as notas de vendas de veículos novos GM, as notas de vendas de veículos usados de todas as marcas e as notas de cancelamento.

Para a geração manual, serão considerados no arquivo as notas  emitidas no período informado. 

Figura 02: Vehicle Sales


Após o processamento, será selecionada a aba Log, informando o arquivo gerado.

Figura 03: Log Vehicle Sales


Agendamento:

Para o agendamento desta geração, deverá ser informado a frequência Diária de envio e quando não houver vendas para o dia, não será gerado arquivo para envio.

Dica:  No processo de geração do arquivo via Agenda de processos,  serão consideradas as notas do dia da geração.

( as datas informadas no campo Período de emissão /cancelamento de  de notas fiscais somente são considerados para a geração manual do arquivo).


Um Log será gerado na pasta do executável do FabricaGM com a nomenclatura DDS_Ano+Mes+Dia.log e pode ser usado como consulta se necessário. Nele constará a informação :

"Vehicle Sales 1.1 - Nenhum registro encontrado no período de [../../....] à [../../....]"  quando não tiver movimento de vendas para gerar o arquivo.

Vehicle Inventory

Para a geração do arquivo de Vehicle Inventory, acesse a aba Vehicle Invetory. Serão considerados para este arquivo todos os veículos novos da marca GM e usados de todas as marcas, que estejam com status Disponível para Venda no estoque, sendo que os veículos que estiverem com situação igual a uma das informadas no campo ‘Selecione as situações de Demonstração’ serão enviados como indisponível, e os demais, como disponível.

Figura 04: Vehicle Inventory


       Para considerar os veículos Disponível para venda no estoque, será considerado no Tipo da situação  o campo Disponibilidade.

Figura 05: Tipo de Situação

       

Para selecionar as situações de demonstração a serem consideradas, clique no botão ao lado do campo. Na tela que irá abrir, marque as situações desejadas, e clique em Ok.

Figura 06 – Seleção de Situações de Demonstração


Em seguida, clicar no botão Gerar Arquivo. Após o processamento, será selecionada a aba Log, informando o arquivo gerado.

Figura 07 – Log Vehicle Inventory


Agendamento:

Para o agendamento desta geração, deverá ser informado a frequência Diária de envio.

Dica:  No processo de geração do arquivo via Agenda de processos,  será considerada a posição do estoque no dia da geração.

Parts Invetory

Para a geração do arquivo de Parts Inventory, acesse a aba Parts Invetory, e em seguida clique no botão Gerar Arquivo. Este processo irá gerar a posição de estoque de peças originais de fábrica. Será considerado o período entre a data de última geração e a data atual. 

Figura 08: Parts Inventory


Após o processamento, será selecionada a aba Log, informando o(s) arquivo(s) gerado(s).

Figura 09: Logs Parts Inventory


Agendamento:

Este arquivo não precisa ser gerado todos os dias então, para o agendamento desta geração, deverá ser informado a frequência "Semanal" de envio, a sugestão da montadora e que seja enviado na segunda-feira.

Dica: na configuração inicial, será considerado o  estoque  da semana.  após isso os envios ocorrem levando em consideração o período entre a data de última geração e a data atual. Caso necessário, a data da última geração poderá ser alterada através do agendamento no campo "Data da Ultima Geração".

   

Um Log será gerado na pasta do executável do Fabrica com a nomenclatura DDS_Ano+Mes+Dia.log e pode ser usado como consulta se necessário       

Agendamento da geração dos arquivos

Para todas as interfaces disponíveis neste processo, podem ser criados agendamentos de sua execução para a geração do arquivo. Para isto, selecione a aba correspondente à interface que deseja criar um agendamento, e clique no botão Agendamento.

Na tela que abrir, clique no botão Incluir Registro na barra de botões da parte inferior da tela. Informe os campos Nome Configuração, Frequência, Dia de Geração e Hora de Geração.

No campo "Diretório para salvar o arquivo"  deverá ser informado o local onde os arquivos de logs da Agenda de Processos serão salvos. Os arquivos gerados para o processo  serão salvos na pasta informada no parâmetro Diretório Saída Extrator, que foi  configurado no menu Fabrica GM > Parâmetros > Gerais > aba Diretórios.

Informe o  Período de Geração de acordo com a necessidade. Informe também o e-mail destino que irá receber o resultado da execução do agendamento.

Clique no botão Grava Registro, na barra de botões da parte inferior da tela, para salvar as alterações, e em seguida no botão Fechar Janela. Repita estes passos para todas as interfaces desejadas.

Atenção! Sempre fechar a tela de Agenda de Processos e abri-la novamente a partir da aba correspondente ao processo que desejar incluir o agendamento. Caso seja incluído um novo agendamento usando o botão Incluir diretamente na tela de Agenda de Processos, será gerado um novo agendamento para o mesmo processo no qual a tela foi chamada.

Figura 10: Inclusão de Agendamento


Para a execução dos agendamentos, o programa Agenda de Processos deverá estar instalado e sendo executado.

Para mais informações sobre o Agendamento de Processos, consulte o manual do Apollo, na seção Agenda de Processos.


DÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.