EDIJ1207 – Recebimento do cronograma de envio do JDPrism
Através do processo Recebimento do Cronograma de envio do JDPrism, a concessionária recebe da montadora o Cronograma composto de dias da semana e horário nos quais a concessionária deve efetuar o envio das informações do JDPrism (EDIJ1204).
Será analisado (lido) um arquivo texto disponibilizado pela montadora no diretório parametrizado no programa COPE0100, com a descrição informada pelo usuário na execução do processo e toda vez que uma nova importação ocorrer, a tabela cmcrodpm é atualizada incluindo os dados da última importação pela efetuada no momento.
Para a execução do processo, informe a descrição do "Arquivo de Cronograma":

Após a geração do arquivo é disponibilizado a visualização do relatório dos cronogramas importados. Este relatório contém as seguintes informações:

  1. Empresa: Código da filial.
  2. Dt. Recebimento: Data de processamento do arquivo de cronograma.
  3. Tp. Envio: Tipo de envio solicitado pela John Deere (I – Inicialização ou D – Delta)
  4. No.Semana: Ordem de processamento do arquivo durante a semana.
  5. Dia Envio: Dia da semana que o arquivo deve ser enviado a John Deere. Pode ser apresentado o valor "Todos" ou um dia da semana (Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado e Domingo).
  6. Hora Envio: Hora em que o arquivo deve ser enviado e John Deere. Serão exibidos quatro caracteres sendo que os dois pontos (":") não farão parte da hora.












SISDIA 12/01/2016 10:40:52 PAG: 1
Recebimento do Cronograma de Envio
SISDIA-EDIJ1207-v05.30.01
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EMPRESA DT.RECEBIMENTO TP.ENVIO No.SEMANA DIA ENVIO HORA ENVIO
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1 12/01/2016 D 1 Todos 0345
1 12/01/2016 D 2 Todos 1515
Cada vez que for processada uma importação os dados serão armazenados no sistema formando uma base histórica dos cronogramas. Somente o cronograma que possua a data de processamento mais recente será considerado válido.
O processo de importação dos cronogramas contém duas particularidades, a primeira é que a execução do processo poderá ser parametrizado para ser executado de forma automática através da configuração do Crontab da máquina descrito abaixo no processo "Ativação de Crontab para DMS LinxMaq". Neste caso, o processo não irá solicitar nenhuma interface de tela e utiliza o arquivo mais atual que esteja no diretório padrão COPE0100 para realizar a importação. Exemplo:
Ao existir os seguintes arquivos no diretório:

  1. JD2DLR_DPMSCHED_20130406_220752.DAT
  2. JD2DLR_DPMSCHED_20140201_130752.DAT
  3. JD2DLR_DPMSCHED_20140416_213454.DAT

O arquivo escolhido é o de número "3", pois ele foi o último arquivo gerado, por isso é considerado o mais atual.
Devido ao processo ser executado automaticamente foi desenvolvido um relatório onde será possível analisar se ocorreu algum erro ou aviso durante o processamento e qual são eles. No entanto independentemente de a execução ser realizada automaticamente ou manual esse relatório sempre será gerado, permitindo assim que a conferência desses erros ou avisos possa ser realizada sempre.
Este relatório tem a seguinte nomenclatura "edij1207_erro_YYYYMMDD_HHMMSS", onde:

  • "edij1207_ erro_" é fixo;
  • "YYYY" é o ano;
  • "MM" é o mês;
  • "DD" é o dia;
  • "_" é o separador fixo;
  • "HH" é a hora;
  • "MM" são os minutos;
  • "SS" são os segundos;












Exemplo do relatório quando for um aviso:
edij1207_erro_20140328_102124.rel

MATRIZ 08/01/2016 10:21:24

Recebimento do Cronograma de Envio

SISDIA-EDIJ1204-v05.30.01 PAG: 1

 

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MENSAGEM DE ERRO OU ALERTA

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Nenhum arquivo encontrado para importação.


Exemplo do relatório quando for um erro:
edij1207_erro_20140328_102831.rel

MATRIZ 08/01/2016 10:21:24

Recebimento do Cronograma de Envio

SISDIA-EDIJ1204-v05.30.01 PAG: 1

 

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MENSAGEM DE ERRO OU ALERTA

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Arquivo inválido! Arquivo não contém identificador de ORDER.


Esse relatório não será visualizado na tela pelo usuário, afinal se o processo for executado manualmente então as mensagens serão exibidas na tela, no entanto será gravado junto com o relatório de conferência das Sugestões dos Pedidos no diretório padrão cadastrado para o programa.
A segunda será que antes da geração do arquivo o sistema deverá receber automaticamente os arquivos gerados pela montadora no seu diretório padrão. Esse é o processo de DTF.


Configuração do DTF para transferência automática do arquivo gerado
Para realizar a transferência automática do arquivo ORDERS, existem duas pré-condições:

  1. É necessário utilizar uma máquina servidora para configurar uma tarefa do Windows. Exemplo: Uma máquina servidora de Nota Fiscal Eletrônica.
  2. É necessário que a máquina utilizada tenha instalado o programa de DTF responsável pela comunicação com a montadora (esse programa é de responsabilidade da John Deere).

Antes de configurar a tarefa do Windows é necessário:

  1. Efetuar o download do arquivo "dpm_download.bat" (clica n d o aqui);
  2. Procure pela linha C:\APPS\JDIS\PROG\COMM\internet_poll.exe -d e confira se esse é o diretório onde está o arquivo internet_poll.exe, Esse é o arquivo DTF da JD responsável pela comunicação com a montadora.
  3. Procure pela linha C:\APPS\JDIS\PROG\COMM\DOWNLOAD e confira se esse é o diretório onde o programa responsável pela comunicação com a montadora grava o arquivo.

Obs.: A linha "JD2DLR_DPMORD.{}" é para os arquivos de Order EDIJ1204 e "JD2DLR_DPMXFER.{}" para os arquivos de Transfer EDIJ1205.

  1. Procure pela linha _\\srvsisdia\intfabrica\dpm\recbto_ e confira se esse é o caminho onde o programa importa o arquivo, lembrando que este diretório deverá ser o mesmo informado no COPE0100").
  2. Salve o arquivo dpm_download.bat após editado e salve-o no diretório C:\APPS\JDIS\PROG\COMM, lembrando que esse diretório é fixo por isso mesmo que ele não exista será necessário criá-lo para armazenar o bat.


Para configurar a tarefa do Windows é necessário:

  1. Na máquina servidora escolhida vá até Painel de Controle -> Sistema e Segurança -> Ferramentas Administrativas, e escolha a opção "Agendador de Tarefas".
  2. No menu "Ações" à direita escolha a opção "Criar Tarefa Básica..."


  1. Coloque o nome e a descrição para a tarefa e clique em "Avançar".
  2. Escolha o período que deseja que a tarefa seja executada. Normalmente será a opção "Diariamente" e clique em "Avançar".
  3. Informe o período inicial e a hora que será executada e clique em "Avançar".
  4. Escolha a opção "Iniciar um programa" e clique em "Avançar".
  5. Procure o diretório onde foi salvo o arquivo "dpm_download.bat". Exemplo: C:\APPS\JDIS\PROG\COMM\dpm_download.bat, e clique em "Avançar".
  6. Antes de concluir confira os dados, se estiver tudo correto clique em "Concluir".


Ativação de Crontab para DMS LinxMaq
1. Conecte-se ao servidor SISDIA com o usuário root, através de uma ferramenta de transferência de arquivos entre Windows e Linux;
2. Obtenha o shell (clica ndo aqui) e transfira o arquivo Run_EDIJ1207.sh da estação Windows para o servidor SISDIA no diretório /root/bin;
3. Entre no servidor SISDIA via putty usando o usuário root;
4. Vá até o diretório /root/bin e edite o arquivo Run_EDIJ1207.sh;
Obs: Somente edite o arquivo pelo ambiente Linux, pois se editar no ambiente Windows o arquivo fica com caracteres não aceitos no Linux.
Para editar digite: vi Run_EDIJ1207.sh
4.1. Procure pelo texto INFORMIXSERVER=ol_standard e caso necessário substitua a variável ol_standard pelo nome da sua instância de produção.
4.2. Procure pelo texto unset FGLGUI. Algumas linhas abaixo, você encontrará o comando: cd /sisdia/SisdiaEvolution, caso necessário deverá substituir por:
cd + o caminho do diretório de produção do SISDIA Evolution.
4.3. Procure pelo texto export PATH=$PATH:/sisdia/SisdiaEvolution, caso necessário alterar pelo diretório de produção do SISDIA Evolution.
4.4. Salve as alterações realizadas no arquivo Run_EDIJ1207.sh e o feche. Para sair e salvar digite: <ESC> + :x
5. Execute no prompt do Linux o comando crontab –e
6. Será exibida uma lista com comandos de crontab. Vá até o final do arquivo e acrescente a linha abaixo:
00 00 * * 1-5 sh /root/bin/Run_EDIJ1207.sh >/tmp/Run_EDIJ1207.1.log 2>/tmp/Run_EDIJ1207.2.log
Obs: No diretório /tmp serão gerado dois logs.
Run_EDIJ1207.1.log esse é o log para quando a execução ocorrer normalmente.
Run_EDIJ1207.2.log esse é o log que contém os erros de execução do Crontab.
7. Salve o arquivo de crontab e saia do mesmo, lembrando que para sair e salvar digite: <ESC> + :x.
Agora o programa EDIJ1207 está pronto para executar todos os dias de segunda a sexta à meia noite.
Modifique este tempo conforme desejar. Mais informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Crontab.