ASSUNTO

Geração e envio de dados para pesquisas de clientes MBCV oriundas de faturamentos de Ordens de Serviços e Venda de Veículos

Produto

Linx DMS

Menu

Linx DMS/LinxDMS

Data

02/04/2024

Autor

Distribuição Linx DMS
[email protected]

Área

P&D DMS

FINALIDADE

Gerar e enviar dados para pesquisas de clientes MBCV.

ABRANGÊNCIA

Este documento aplica-se a todas as concessionárias MBB.

APLICAÇÃO

Aplicação:

A geração do envio será para Ordens de serviços encerradas(Faturadas) e também para o Faturamento de Veículos Vans(vendas).


Parametrização 

  1. Acessar o sistema LinxDMS em OFICINA>CADASTROS>TIPOS DE SERVIÇOS.
    A MBCV enviou uma documentação com os códigos de CIT padrão da montadora que devem ser enviados nos dados de pesquisa, para esse cadastro implementamos no Cadastro de Tipo de Serviço o cadastro dos Tipos de Serviço atuais que devem ser vinculados com o “Tipo de Serviço MBB”, conforme Figura 1 abaixo.
    OBS.: Neste primeiro Momento vincular apenas para tipos de Serviço VANS. 

Figura 1


2. No Menu VEICULOS>CADASTROS>CATEGORIA liberamos o cadastro da Especificação do Veiculo, onde deverá ser vinculado qual a especificação de cada categoria(Figura2).
Este vinculo deve ser cadastrados para todas as categorias sendo Trucks/Bus ou Cars/Vans, pois será este cadastro que será verificado para o envio das pesquisas somente de Vans, o sistema irá verificar as especificações somente Cars/Vans.

Figura 2


3.  No Menu FABRICAMBB>PARAMETROS foi implementada uma nova aba com o nome "Pesquisa MBCV" conforme Figura 3.


Figura 3


Para Ativar o inicio do Processo de envio automático deverá:

1 - Marcar Checkbox “Ativa o Envio Automático da Pesquisa MBCV”

2 - Para a Autenticação da Pesquisa Cadastrar em:
URL da API de Autorização da Pesquisa MBCV a seguinte URL
https://portal.mercedesbenz.autoware.com.br/MercedesBenz.Auth
Usuário de Autenticação MBCV
Senha do Usuário
OBS.: o Login e Senha será enviado separadamente para cada Responsável de TI de cada conta.

3 - URL de API de Envio da Pesquisa MBCV para a Mercedes.
https://portal.mercedesbenz.autoware.com.br/MercedesBenz.Api

4 - No quadro CIT - Vendas Internas, deverá ser cadastrados as Categorias de Clientes que são realizadas o faturamento de veículos para o próprio concessionário e ou para o Grupo Econômico, com esse parâmetro será enviado o código “000” de CIT .
 
5 - No quadro “Data do último envio MBCV”, irá demonstrar a data do último envio gerado para a MBCV.

6 - O campo “Inicio dos Envio Pesquisa MBCV”, irá demonstrar a data de ativação do inicio do processo de envio.

7 - O campo “Intervalo para envio (minutos), deve ser parametrizado para que o sistema execute a geração do envio conforme tempo parametrizado, o tempo mínimo deve ser de 15 minutos.
Fluxo do processo para geração do envio.


No fluxo do processos existem os “gatilhos” que serão acionados para gerar os dados de envio, são eles:

1 - Para Ordens de Serviço, o envio somente será gerado após o encerramento/faturamento da Ordem de Serviço.

2 - Para o envio das pesquisas de Vendas de Veículos, o envio será gerado após o Faturamento do veiculo e após a confirmação da data de entrega do veiculo.

Para registrar a data de entrega do veiculo, deve ser registrado na etapa abaixo(Figura4):


 Figura 4


Registro de Previsão de entrega:

     1 - Acessar a opção VEICULOS>ATENDIMENTO>ENTREGA DO VEICULO>AGENDAR ENTREGA

     2 - Clicar na opção INSERIR.

     3 - Na Listagem dos veículos faturados, selecionar o veiculo para agendar.


     4 - Na tela de Agenda de Entrega de Veiculo informar no campo “Previsão Entrega(580)” a data e hora da previsão de entrega.


     5 - Após registrar a previsão de entrega a agenda do veiculo será gravada Figura5.

      


Figura 5


Na tela da figura 5, deverá acessar o veiculo que está com a agenda de entrega registrada e clicar em Confirmar Entrega (Figura 6)


Figura 6


OBS.:  Para o envio dos dado de contato de Pesquisa Pós-Venda devem ser registrados da seguinte forma:

     1 - Para Registro do contato da pesquisa de Pós-Venda(Oficina).
Pelo modulo do Gestão Pós Venda, na aba Agendamento e na Sub-aba Receptivo(391), no quadro ao lado direito acessar a aba “Complementares” onde deve clicar no botão “Pessoas de Contato(689)” Figura 7.

Abrirá a tela para o Cadastro de Pessoas de Contato (figura8).



Na tela de “Cadastro de Pessoas de Contato” implementamos as opções :
“Contato Oficina”  e “Contato Veículos”.
Estas opções devem ser registradas para cada contato de cliente, pois será por este tipo que enviaremos para cada tipo de faturamento.


Consultar Logs de envio.

Para consultar logs de envio das pesquisas acessar CONFIGURAÇÕES>CONSULTA LOG WEB (Figura 9).

     No campo Processo selecionar a opção “Envio MBCV MBB”.
     Para que a pesquisa seja rápida utilizar os demais filtros.

     O resultado irá demonstrar os logs de envio das Ordens de Serviço e das Vendas de veículos.


Figura 10

Clicando na linha para consulta, será possível verificar o XML de envio e de retorno da MBCV.


Obs: Solicitar à MBCV as credenciais para geração do Token e parametrizar conforme manual em anexo. 

MBCV - [email protected]














  • Sem rótulos