FIAT0160 Resultado Gerencial da Oficina
Programa de geração de planilha pré-formatada, seguindo lay-out especificado pelo cliente, conforme arquivo "modelo2RGO.xls".
Pré-requisitos: Parametrizar diversas informações utilizando o programa ("CADA0144").
Para que o primeiro quadro "Horas Aplicadas e Vendidas" seja montado corretamente, deve-se parametrizar os Tipos de O.S. que serão considerados como sendo EXTERNAS, divididas em CLIENTE, GARANTIA, REVISÕES GRATUITAS e 365-COM. V/DIRETA.
Para isso, deve-se incluir uma nova parametrização, através do programa ("CADA0144"), opção "Incluir/Alterar", informando:
- Id_inttab: não preencher
- Sistema: SISDIA
- Entidade: cstipoos
- Atributo: tpordem
- Descrição: esse campo é opcional, pode preencher por exemplo com "Utilizado no RGO".
Após confirmar a inclusão, deve-se informar os parâmetros DE/PARA considerados neste caso. O usuário deve ter conhecimento dos Tipos de O.S. cadastrados, o que pode ser obtido através de uma listagem dos Tipos de Ordens de Serviço pelo programa ("CADP0100").
- De: informar o Tipo de O.S. da maneira como está cadastrado no sistema.
- Para: informar o Tipo de O.S. Externa correspondente de acordo com a planilha ("CLIENTE", "GARANTIA", "REVISAO" ou "365-COM").
- Obs: informação opcional., pode ser por exemplo, "EXTERNA".
Na tela acima, temos um exemplo de dois tipos de ordens de serviço diferentes cadastrados, (CFF e CFP) mas que na planilha vão ser tratados como "CLIENTE". Temos também um tipo de ordem de serviço (CSG) que será tratado como "REVISAO".
Deve-se parametrizar também os tipos de ordens de serviço que serão considerados como sendo INTERNAS, divididas em 120, 601.01, 601.02, 624.01, 624.02, 624.03, 624.04, 624.05, 625.01, 625.02, 625.03, 625.04, 625.05.
Fazer o mesmo para montar os quadros "Vendas Adicionais" e "Faturamento Ponto Assistencial", parametrizando os tipos de ordens de serviço que serão considerados como sendo FEITO FORA e CLIENTES FIAT EXTERNOS.
- De: informar o Tipo de O.S. da maneira como está cadastrado no sistema.
- Para: informar "ADICIONAIS" ou "CLIEXT".
- Obs: informação opcional.
Para montar os quadros "Despesas" e "Horas Faltas Não Abonadas" corretamente, deve-se parametrizar os Tipos de Apontamento que serão considerados como sendo FALTA ABONADA, TREINAMENTO e FALTA NÃO ABONADA através do programa ("CADA0144"), opção "Incluir/Alterar", informando:
- Id_inttab: não preencher
- Sistema: SISDIA
- Entidade: cstponto
- Atributo: tipoponto
- Descrição: esse campo é opcional, pode preencher por exemplo com "Utilizado no RGO".
Após confirmar a inclusão, deve-se informar os parâmetros DE/PARA considerados neste caso. O usuário deve ter conhecimento dos Tipos de Apontamentos cadastrados, o que pode ser obtido através da opção "Lista" no programa ("OFIC3100").
- De: informar o Tipo de Apontamento da maneira como está cadastrado no sistema.
- Para: informar o Tipo de Apontamento correspondente de acordo com a planilha ("FALTA ABONADA", "FALTA NAO ABONADA", ou "TREINAMENTO").
- Obs: informação opcional.
A parametrização está quase pronta. Falta apenas informar os tipos de ordens de serviço que serão considerados como FAST-BOX no quadro "Quantidade de Intervenções".
Para tal, é necessário alterar a parametrização dos Tipos de O.S. feita anteriormente, informando "FAST-BOX" no campo "Obs.".
Na tela acima, temos um exemplo de três tipos de ordens de serviço diferentes cadastrados, (CAI, CAR e CFF) que na planilha vão ser tratados como O.S. Externa "CLIENTE". Dois deles (CAI E CAR) vão aparecer no quadro "Quantidade de Intervenções" como sendo FAST-BOX.
Após esta parametrização, o usuário já pode gerar a planilha.
O arquivo "modelo2RGO.xls", que é a planilha formatada, deve estar disponível no diretório C: (raiz).
Na tela inicial, informar o ano e mês de referência e confirmar.
O programa "Excel" será aberto e a planilha "modelo2RGO" exibida.
Após teclar Enter, o programa vai começar a buscar os dados para montar a planilha. Se alguma informação não tiver sido parametrizada, vai aparecer uma mensagem, mas o processamento não será interrompido.
O programa vai verificar se cada tipo de ordem de serviço da planilha foi parametrizado, bem como os tipos de apontamento. O processamento termina com a a mensagem:
A planilha poderá ser salva com o nome desejado. Em seguida, será apresentada opção para listar as O. S. utilizadas na montagem da planilha.