Filtros e Agrupamentos em Consultas

Assunto
Utilizar filtros simples e avançados, agrupamentos e agrupamentos personalizados em diferentes consultas existentes no sistema a fim de facilitar o processo de consultas e controle de informações.

Produto

Linx DMS/Bravos

Menu

Componente existente em telas de consulta.

Data

20/06/2018

Autor

Rodrigo Leite Burgo

Área

Todas as áreas do sistema que utilizem o componente em questão.


Finalidade
Este documento tem por finalidade auxiliar o usuário quanto à criação, configuração e utilização de filtros e agrupamentos de resultados de consultas realizadas bem como servir de sugestão para controle dos mesmos.
Procedimentos
Criação, configuração e auxílio na utilização de filtros simples e avançados, agrupamentos de resultados de consultas e gestão de informações em diferentes áreas do sistema.
Aplicação
Como sugestão, iremos utilizar a tela de contas a receber, entretanto, todo o procedimento abordado neste documento se estende a toda área financeira bem como outras áreas que possuam os mesmos componentes em suas telas de manutenção. No financeiro, o componente será utilizado para demonstrar a possibilidade de gestão de contas a receber, de forma simples e prática, facilitando o acompanhamento pelo usuário.
Acessar o menu Financeiro > Lançamentos > Títulos a receber.
Relembrando que poderia ser títulos a pagar, adiantamentos, cartões ou cheques.


Em nosso exemplo, iremos marcar os campos Emitido e Parcialmente Pago para que o resultado seja a exibição de todos em títulos de contas a receber em aberto.



O resultado será exibido conforme a tela acima, onde será possível ocultar colunas não desejadas, aumentar ou diminuir a largura de colunas, mudar as colunas de posição, tais como em outras telas de manipulação de resultados do sistema.
Salvar o "layout" definido clicando no botão


Após a definição do layout, vamos aplicar um filtro na coluna data de vencimento do título.
Levando o cursor do mouse ao título da coluna e clicando na seta para baixo que surgir, um menu irá surgir. Escolha a opção filtro como na imagem abaixo:



Uma janela para definição de filtro personalizado irá aparecer:



Vamos escolher uma composição de datas através dos sinais < ou >



Poderiam ser selecionados outros filtros personalizados tais como:


Perceba no final da tela a exibição do filtro aplicado:


Agora vamos realizar o agrupamento pela coluna Nome, que consta o nome do cliente, posicionando o cursor do mouse sobre o título da coluna, clicar e não soltar o botão esquerdo, arrastar o campo até a área cinza escura acima onde está escrito: Arraste o título de uma coluna aqui para agrupar por esta coluna.


O agrupamento foi realizado pela coluna Nome, permitindo a abertura do agrupamento através dos botões + (expandir) ou – (reduzir), conforme



Existe ainda a possibilidade de personalização do agrupamento através do botão Manutenção de configurações



Clicar no botão Outras configurações:



Podendo ser personalizar as cores de exibição da grade bem como a visualização do agrupamento:





Posicionando o mouse sobre o título e clicando duas vezes com o botão esquerdo, é possível acessar a manutenção do título e incluir informações úteis que ficarão registradas no título criando um histórico e que poderão ser visualizadas na tela anterior.


Incluindo o histórico de cobrança ou pertinente a alguma alteração:



As informações incluídas serão exibidas na tela do resultado da consulta facilitando a visualização e permitindo o filtro em questão.

  • Sem rótulos