Implementação do projeto GUDB Ford
Produto | Linx DMS |
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Área | LINX DMS |
O projeto GUDB Global Unified Database da Ford trata-se de um novo processo de integração dos dados de Ordens de Serviço, Estoque de Peças, Notas Fiscais de venda de Veículos Usados, Peças e Serviços e Agendamentos de Oficina gerados pelos concessionários para envio a montadora
Esta atualização destina-se a todas as concessionárias FORD que desejam utilizar o GUDB.
Interfaces de Transmissão (DMS envia informações para a montadora)
- Parts Inventory
Envio de dados de todas as peças que tiveram mudanças de quantidade desde o último envio realizado com sucesso. Obs.: No processo Parts Inventory existe uma carga inicial que consiste no envio dos dados de peças que tiveram uma transação nos últimos 12 meses ou que tenham uma quantidade positiva em estoque no momento da geração da carga inicial. O envio da carga inicial será realizado de forma automática pelo executável do GUDB, após a configuração do processo, que será detalhado a seguir neste documento. - Repair Order
Envio dos dados de Ordens de Serviço que foram encerradas desde o último envio realizado com sucesso. - Parts Invoice
Envio dos dados de peças vendidas via Balcão de peças. - Service Appointment
Envio dos dados de agendamento de oficina que foram criados, alterados, confirmados ou cancelados desde o último envio realizado com sucesso.
5. Used Vechicle Sale
Envio dos dados de vendas de veículos usados desde o último envio realizado com sucesso.
Executáveis Envolvidos
Apollo.exe
Principais funções:
a) Configuração dos parâmetros do processo;
b) Geração das informações para transmissão (Ordens de Serviço, Agendamentos de Oficina, ...);
Fabrica.exe
Principais funções:
a) Informação do Número do DN da concessionária;
b) Informação de uso da integração com o GUDB;
GUDB.exe
Principais funções:
a) Monitoramento das Interfaces cadastradas;
b) Comunicação manual de informações;
c) Comunicação automática de informações;
d) Configuração de url e certificados do processo;
e) Configuração do acesso aos dados;
f) Configuração das interfaces.
Configuração do Processo
A seguir são descritos os pontos de configuração do sistema para utilização da ferramenta.
Configuração no Fábrica Ford
- Manutenção de Parâmetros Ford
Menu: Fábrica Ford > Parâmetros
Acessar a aba Geral:
• Informar o campo da concessionária
1- Tela Manutenção Parâmetros Ford - Geral
Acessar a aba GUDB:
• Informar o campo <Motivo utilizado para serviço recusado pelo cliente>
2- Tela Manutenção Parâmetros Ford - GUDB
Configurações no Linx DMS
- Manutenção de Categoria de Cliente
Menu: Faturamento > Cadastros > Categoria Clientes
3- Tela Manutenção de Categorias de Cliente
Informar o campo referente ao registro.
Caso o código não esteja preenchido no cadastro, será utilizado o valor U – Unknown (Desconhecido). - Manutenção de Vendedores
Menu: Faturamento > Cadastros > Vendedores > Cadastro Vendedores
4- Tela Manutenção de Vendedores
Informar o campo referente ao registro. Caso o código não esteja preenchido no cadastro, será utilizado o código interno do Linx DMS.
3. Manutenção de Mecânicos
Menu: Oficina > Cadastros > Mecânico
5- Tela Manutenção de Mecânicos
Informar o campo referente ao registro. Caso o código não esteja preenchido no cadastro, será utilizado o código interno do Linx DMS.
Configurações no GUD
- Aba Configuração > Geral
6- Tela Configuração - Geral
a. Número DN
Número de identificação do concessionário junto à montadora (Dealer Number). Mesmo valor utilizado nos parâmetros do Fábrica Ford.
b. Número DN – Site Code
Número de identificação do código DN referente ao certificado utilizado no envio. Geralmente o número está presente na descrição do certificado, após o trecho “SZBRA”.
c. URL do Webservice
Endereço do Webservice do GUDB. Esse endereço será utilizado por todas as interfaces. Atualmente a URL é: https://b2dgw.ford.com/5027/StarTransport
d. Diretório de geração dos arquivos
Selecionar um diretório local onde serão gravados os arquivos XML enviados à montadora.
e. Certificado Servidor
Selecionar o certificado referente ao servidor da Ford, fornecido pela própria montadora. Esse certificado deve ser o que foi emitido para b2dgw.ford.com.
f. Certificado Cliente
Selecionar o certificado da revenda utilizado para comunicação com a Ford (mesmo certificado utilizado no Agenda Ford).
OBS.: Caso algum dos certificados não aparecer para seleção, será necessário reinstalar informando o repositório pessoal.
IMPORTANTE: Deve ser cadastrada uma configuração para cada Dealer Number que o concessionário possua (matriz e filiais) através do botão incluir registro
2. Aba Configuração > Acesso aos Dados
7- Tela Configuração – Acesso aos Dados
a. Qual o DMS que você utiliza?
Selecionar a opção adequada.
b. Sistema
Opção disponível apenas para DMS da Linx. Selecionar o sistema adequado.
c. Conexão
Opção disponível apenas para o sistema Linx DMS. Ao clicar no botão Conexão Linx DMS, a ferramenta irá conectar com a base de dados do cliente. IMPORTANTE: A ferramenta utiliza o arquivo “conexão.dat” para conectar-se à base de dados, por este motivo, é necessário haver uma cópia do arquivo na mesma pasta onde está o executável.
3. Aba Configuração > Interfaces
8- Tela Configuração – Interfaces
a. Integração
Selecionar qual a interface de integração que deseja configurar.
b. Ativa
Selecionar se a integração selecionada está ativa ou não.
IMPORTANTE:
A configuração dos horários de envio das interfaces não será parametrizável, está pré-definida no sistema seguindo a seguinte ordem estabelecida pela montadora:
Parts Inventory
Envio a cada 2 horas
Repair Order
Envio a cada 1 minuto
Parts Invoice
Envio a cada 30 minutos
Service Appointment
Envio diário as 22hrs
Used Vechicle Sale
Envio diário as 22hrs
Utilização do GUDB
Ao executar o programa, será incluído um ícone na barra de tarefas e outro na “bandeja” do Windows, conforme a imagem abaixo:
9- Ícone da barra de ferramenta e ícone da “bandeja”
Sempre que o aplicativo for minimizado, o ícone da barra de tarefas desaparecerá, permanecendo somente o ícone da “bandeja”
10- Ícone da “bandeja”
Para restaurar o programa, deve-se clicar duas vezes no ícone da “bandeja” ou clicar com o botão direito para selecionar o item do menu que será apresentado.
11- Menu do ícone da bandeja
Opções existentes:
1. Aba Monitoramento
Nessa aba estão presentes os Painéis de Monitoramento do processo.
a. Aba Histórico
Contém o painel de histórico que apresenta todas as postagens realizadas para as interfaces cadastradas.
12- Tela Monitoramento - Histórico
• Botão Pesquisar
Pesquisa o histórico de postagens de acordo com o período selecionado no campo “Data da Postagem”.
• Botão Atualizar
Atualiza o grid de informações com os dados do dia atual.
IMPORTANTE: o reenvio das informações é realizado de forma automática em caso de erro de comunicação, a interface tentar realizar um reenvio a cada 1 hora, 3 x ao dia até que ocorra o processamento com sucesso.
2. Aba Comunicação
Nessa aba é possível efetuar o envio/consulta manual das interfaces do GUDB.
a. Aba Parts Inventory
13- Tela Comunicação – Parts Inventory
O botão <Pesquisar> efetua a seleção das peças com base no seguinte critério:
• Alteração de quantidade ocorrida dentro do período selecionado (com base na data
da Nota Fiscal que gerou a mudança).
O grid de resultado apresenta todas as peças selecionadas, permitindo que sejam
desmarcadas para possibilitar o envio de registros específicos.
O botão <Todos> e o botão <Nenhum> marcam e desmarcam todos os registros
apresentados no grid.
O botão <Transmitir> efetua o envio das informações para o Webservice da Ford.
b. Aba Repair Order
14- Tela Comunicação – Repair Order
O botão <Pesquisar> efetua a seleção das Ordens de Serviço com base no seguinte critério:
• Data de encerramento da Ordem de Serviço dentro do período selecionado.
O grid de resultado apresenta todas as Ordens de Serviço selecionadas, permitindo que sejam desmarcadas para possibilitar o envio de registros específicos.
Os botões <Todos> e botão <Nenhum>, marcam e desmarcam todos os registros apresentados no grid.
O botão <Transmitir> efetua o envio das informações para o Webservice da Ford.
c. Aba Parts Invoice
15- Tela Comunicação – Parts Invoice
O botão <Pesquisar> efetua a seleção das peças referentes à venda balcão com base no seguinte critério:
• Data da nota fiscal dentro do período selecionado.
O grid de resultado apresenta todas as vendas de peças balcão selecionadas, permitindo que sejam desmarcadas para possibilitar o envio de registros específicos.
O botão <Todos> e o botão <Nenhum> marcam e desmarcam todos os registros apresentados no grid.
O botão <Transmitir> efetua o envio das informações para o Webservice da Ford.
d. Aba Service Appointment
16- Tela Comunicação – Service Appointment
O botão <Pesquisar> efetua a seleção dos agendamentos de oficina com base no seguinte critério:
• Data do contato ou data do Agendamento dentro do período selecionado.
O grid de resultado apresenta todos os agendamentos de oficina selecionados, permitindo que sejam desmarcadas para possibilitar o envio de registros específicos.
O botão <Todos> e o botão <Nenhum> marcam e desmarcam todos os registros apresentados no grid.
O botão <Transmitir> efetua o envio das informações para o Webservice da Ford.
e. Aba Used Vehicle Sale
17- Tela Comunicação – Used Vehicle Sale
O botão <Pesquisar>efetua a seleção das vendas de veículos usados com base no seguinte critério:
• Data da nota fiscal dentro do período selecionado.
O grid de resultado apresenta todas as vendas de veículos usados selecionadas, permitindo que sejam desmarcadas para possibilitar o envio de registros específicos.
O botão <Todos> e o botão <Nenhum> marcam e desmarcam todos os registros apresentados no grid.
O botão <Transmitir> efetua o envio das informações para o Webservice da Ford.
Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.