Assunto
Como consultar os erros ocorridos no processo de envio do IntOS 2.0 da FCA para possibilitar a correção dos mesmos.

Produto

Linx DMS Integrador / Fábrica / Fábrica Fiat

Menu

Linx DMS Integrador > Configurações > IntOS 2.0 FCA

Fábrica Fiat > Linx DMS Integrador (241202)

Fábrica > Chrysler/Jeep > Linx DMS Integrador (49286)

Data

 

Autor

Samuel Zanatta Silva 

Área

Suporte - Linx DMS



Sumário

Finalidade

Esta página tem por finalidade instruir o processo de verificação de erros que podem ocorrer no processo do IntOS 2.0 da FCA.

Abrangência

Este processo é destinado para todas as concessionárias que utilizam o IntOS 2.0 da FCA.

Procedimentos

Verificação e correção dos erros que podem ocorrer no processo do IntOS 2.0 da FCA.

Aplicação

A correção dos erros no processo do IntOS 2.0 é extremamente crucial. A pedido da Montadora, o processo é limitado a 100 registros por tentativa. Quando ocorre um erro em um registro, ele permanece na fila como pendente de envio e ocupa um dos 100 espaços disponíveis.

Se o número de erros alcançar o limite de 100 registros, o processo deixará de enviar novos registros, concentrando-se apenas nas tentativas de envio dos registros com erro. Isso pode causar atrasos significativos e afetar a eficiência do processo.

Dica

Realizar o processo de correção uma vez ao dia ajuda a eliminar problemas de envio e evita que a correção se torne um trabalho demorado. Com essa frequência, as correções podem ser feitas de forma eficiente, mantendo o fluxo de trabalho ágil.


Procedimentos

Para acessar os logs de erros do processo IntOS 2.0 da FCA, você pode utilizar três locais diferentes: Fábrica Fiat, Fábrica, e Linx DMS Integrador. Abaixo, detalho como acessar cada um desses locais.


Caminhos para acessar os logs

Fábrica

Para revendas das marcas Chrysler, Jeep ou Ram que utilizam o IntOS 2.0, siga o caminho: Fábrica > Chrysler/Jeep > Linx DMS Integrador (49286).


Após selecionar o menu, se a integração do IntOS 2.0 estiver corretamente configurada, será exibida a tela a seguir.


Na aba IntOS 2.0, você pode verificar as OS pendentes de envio e as OS que retornaram com erro da FCA. Para visualizar os erros de cadastro, clique na opção Consulta Log do Integrador. Detalhes sobre como usar esta tela serão explicados posteriormente.

Fábrica Fiat

Para revendas da marca Fiat, o menu fica em: Fábrica Fiat > Linx DMS Integrador (241202).


Após selecionar o menu, se a integração do IntOS 2.0 estiver corretamente configurada, será exibida a tela a seguir.


Na aba IntOS 2.0, você pode verificar as OS pendentes de envio e as OS que retornaram com erro da FCA. Para visualizar os erros de cadastro, clique na opção Consulta Log do Integrador. Detalhes sobre como usar esta tela serão explicados posteriormente.

Linx DMS Integrador

O processo pelo Linx DMS Integrador serve para revendas de qualquer bandeira, sendo uma alternativa aos menus citados acima.

Para acessar o Linx DMS Integrador, Acesse o servidor onde o Linx DMS Integrador está em execução e abra o LDIConfig.exe. Geralmente, este executável está localizado na pasta C:/LinxDMSIntegrador. Abra o LDIConfig.exe e acesse o menu Configurações > Monitor Log de Execução. Se a opção não estiver visível, clique na até que ela apareça.


Feito isso, uma tela será exibida mostrando em tempo real o que está em execução no Linx DMS Integrador. Se a tela travar, mova o slider na parte superior para aumentar o tempo de atualização.


Clique em Pesquisar em logs anteriores para abrir a tela de busca de erros. Esta tela é a mesma que aparece ao clicar em Consulta Log do Integrador nos caminhos anteriores. O funcionamento será explicado a seguir.


Utilização dos Logs

A partir deste ponto, a única diferença entre os caminhos mencionados acima, é que, se for utilizada uma das opções dentro do Fábrica ou Fábrica Fiat, no campo Módulo -dll serão exibidos apenas os Módulos e DLLs relacionados a bandeira selecionada, e por dentro do Linx DMS Integrador, irão aparecer todos o Módulos e DLLs, de todas as bandeiras, que estiverem configurados nele.

Após seguir qualquer um dos caminhos acima, uma tela como a mostrada abaixo será exibida:


Campos:

  • Módulo - dll: Permite selecionar de qual(is) módulo(s) ou dll(s) serão buscados os registros.
  • Processos: Permite filtrar os diferentes processos de cada módulo para reduzir a quantidade de dados que serão buscados.
  • Configuração: Permite selecionar entre as diferentes configurações criadas para o Módulo e Processo selecionado.
  • Data de Execução: Define o período de seleção dos logs que serão exibidos.
  • Tipo Log: Permite escolher entre exibir Log Normal (apenas logs de comunicação mais simples), Log Detalhado (apenas logs de SQL, XML, JSON e etc. dos processos) ou ambos.
  • Tipo de Mensagem: Permite filtrar pelos tipos de mensagens de Erro, Normal, SQL ou XML.
  • Pesquisar Mensagens Contendo: Permite digitar um texto a ser buscado nas mensagens de log.

Nesta tela, é essencial aplicar os filtros corretamente, pois ela processa uma grande quantidade de dados. Se os filtros não forem configurados adequadamente, o sistema pode travar e levar muito tempo para retornar as informações.


Seleção de Módulo: No campo Módulo - dll, escolha a opção eLDIIntOS20FCA.exe.

Seleção de Processo: Em Processos, selecione a opção Ordem de Serviço.

Configuração: Na seção Configuração, você pode selecionar a revenda específica que deseja exibir. Se preferir visualizar todas as revendas, deixe o campo em branco.


Escolha de Data: Após as configurações iniciais, é possível selecionar uma Data de Execução para ser exibida, selecione Today como data inicial e Now como data final. Dessa forma, apenas os erros do dia atual serão exibidos.


Seleção de Tipo de Log: No campo Tipo Log, selecione a opção Ambos.

Filtragem de Mensagens: Na opção Tipo de Mensagem, marque apenas a opção Erro. Isso garantirá que apenas as descrições dos erros ocorridos sejam exibidas.

A tela de filtro ficará semelhante à imagem abaixo:


Após definir todos os filtros necessários, clique em Pesquisar para buscar os erros.

ATENÇÃO

Antes de clicar em Pesquisar, é essencial verificar todos os filtros cuidadosamente. Devido ao grande volume de registros gerados pelo processo do Int OS 2.0, uma busca sem os filtros adequados pode resultar em um tempo de execução muito longo e até em erros de falta de memória.

Visualização dos Registros: Após realizar a pesquisa, os registros de erro serão exibidos. Note que alguns erros podem se repetir, pois o processo é executado periodicamente, e cada execução será gerado o mesmo erro até que ele seja corrigido.

Eliminação de Erros Repetidos: Para facilitar a análise, clique na opção Imprimir para gerar um relatório em PDF. No relatório, os erros de cada execução serão separados de forma mais clara, permitindo uma visualização organizada.



Com essas informações em mãos, você pode prosseguir com a correção dos erros, que na maioria das vezes, são relacionados a problemas nos cadastros dos clientes.

Dicas

Corrigir o erro de uma Ordem de Serviço (OS) pode remover múltiplos registros com erro da fila de envio. Isso ocorre porque, a cada alteração na OS, novos registros são gerados. Assim, uma única OS pode acumular diversos registros com erro.

Como os problemas geralmente estão relacionados ao cadastro do cliente, ao corrigir um cadastro, muitos erros associados serão eliminados da fila, aliviando significativamente a execução do processo.

Abaixo uma imagem mostrando exemplos de erros que podem ocorrer:



Considerando a Ordem de Serviço (OS) 132212 da imagem acima, o erro pode ser corrigido simplesmente adicionando o número de telefone no cadastro do cliente. Com essa correção, 8 registros serão eliminados da fila de envio.

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