O Linx DMS NF-e é uma aplicação Windows responsável pela emissão de notas fiscais eletrônicas para o Sisdia.

Este documento descreve os procedimentos operacionais para efetuar a instalação/atualização do Linx DMS NF-e, bem como a parametrização e utilização do sistema.




Pré-requisitos

  • Windows 7 ou superior;
  • Microsoft .Net Framework 3.5 SP1 ou superior;
  • IBM Informix Client SDK 3.50 TCS.




Instalação/Atualização

  1. Configuração do sistema operacional:
    1. (Somente 64bits) Verificar o controle de contas de usuário:
      1. Clique em "Iniciar", "Painel de Controle", "Contas de Usuário e Segurança Familiar", "Contas de Usuário", opção "Alterar configurações de Controle de Conta de Usuário".
      2. Na tela que será apresentada, garantir que está selecionado para "Nunca notificar" alterações no computador.
      3. Talvez seja necessário reiniciar o computador.
    2. Verificar se o Microsoft .Net está instalado:
      1. Clique em "Iniciar", "Painel de Controle", "Programas", "Programas e Recursos", opção "Ativar ou desativar recursos do Windows".
      2. Será exibida uma lista com os recursos do Windows. Localize e marque o item "Microsoft .Net Framework 3.5.1".
      3. Clique em Ok e após concluir, reinicie o computador.

  2. Descompactar o pacote contendo o Linx DMS NF-e em uma pasta temporária.

  3. Instalar "IBM Informix Client SDK " (executar "setup.exe" do diretório "\IBM Informix Client SDK").

  4. Executar o "Windows Update" e garantir que o sistema operacional está atualizado.

  5. Executar o instalador conforme pacote abaixo:
    1. "LinxDmsNfeFullSetup.exe" – Pacote destinado ao servidor de emissão de nota. Deve ser instalado no servidor de notas.
    2. "LinxDmsNfeMonitor.exe" – Pacote destinado aos desktops dos usuários para acompanhamento e consulta.





Parametrização

IBM Informix Client-SDK 3.50

Execute o aplicativo Setnet32 (menu "Iniciar", "IBM Informix Client-SDK 3.50") e selecione a aba "Environment". Nas opções apresentadas, procure pela chave "DBMoney" e altere (caixa "Edit Environment Variable") para "R$," (incluir a vírgula!). 


 
Na aba "Server Information", preencha os campos do servidor Informix ("IBM Informix Server", "HostName", "Protocolname" e "Service Name"). Em seguida, clique em "Make Default Server". Estas informações devem ser referente ao banco de dados "nfe". 


 
Na aba "Host Information", selecione em "Current Host" o "HostName" informado na aba anterior. Informe o usuário ("User Name") e senha (Password Option") para conexão. 


 


Clique em "Aplicar" e "Ok". 


Observação

Para consultar os dados de configuração das portas de comunicação com o banco de dados, acesse o servidor Sisdia com o usuário root e verifique o conteúdo do arquivo "/etc/services".



Instalação Linx DMS NF-e

a) Execute o instalador dos pacotes de instalação conforme o computador que será configurado: "LinxDmsNfeFullSetup.exe" para o servidor de nota fiscal ou "LinxDmsNfeMonitor.exe" para os desktops dos usuários. Surgirá então a tela inicial do instalador:


Clique em Avançar para continuar 

b) Informe o diretório onde será instalada a aplicação:



Após informar o diretório, clique em Avançar para continuar. 

c) Será criado um atalho no Menu Iniciar para facilitar o acesso ao aplicativo. Por padrão o caminho é Linx DMS NF-e. Caso queira alterar o atalho, informe o desejado.



Após informar o atalho, clique em Avançar para continuar. 

d) Na próxima tela será exibida a configuração de criação de atalho.



Selecione ou não a opção, clique em Avançar para continuar.


e) Na próxima tela será exibida a configuração definida para a instalação.



Clique em Instalar para continuar.


Será exibida uma tela de acompanhamento da instalação e finalização da instalação.


Linx DMS NF-e - Config

Na primeira execução do módulo Linx DMS NF-e é necessário configurar a conexão com o banco de dados "nfe". 
No servidor de notas fiscais eletrônicas, execute o atalho "Linx DMS NF-e – Config" que será apresentada a tela de parâmetros. 



Selecione o "Tipo do Banco" Informix e preencha as demais configurações de acesso. Para verificar se a conexão com o banco está correta, clique no botão "Testar conexão".
Selecione uma pasta no ambiente da empresa onde serão disponibilizadas as atualizações dos executáveis para a atualização automática, no campo "Pasta de atualização" por exemplo: \\ServidorEmpresa\pasta_de_atualizacao".
Após preencher todos os dados, clique no botão "Salvar". 


Configurando o Linx DMS NF-e

Após configurar a conexão com o banco de dados irá aparecer a tela do configurador com as opções:

  • Parâmetros Gerais
  • Cadastro de Empresas
  • Cadastro de Webservices
  • Webservice X UF


A opção de "Parâmetros Gerais" refere ao funcionamento do servidor de emissão de nota fiscal eletrônica.

Parâmetros:

  1. Intervalo de verificação de requisição em segundos: É o tempo que o servidor de nota fiscal eletrônica irá verificar se há notas fiscais para ser enviada para a SEFAZ;
  2. Quantidade de tentativas para time-out: É a quantidade de tentativas que o servidor irá enviar uma requisição para a SEFAZ para solicitar autorização. Caso este tempo seja atingido e não tenha sido autorizado a emissão da NF-e, ou outro processo, então o servidor irá devolver para o Sisdia resposta de nota rejeitada;
  3. Utiliza parada programada de bakcup: Se essa opção for marcada o servidor de NF-e irá parar de verificar novas requisições e se desconectar do banco de dados para que seja feito backup.


A opção "Cadastro de Empresas" é utilizada para cadastrar as empresas que irá emitir NF-e no Linx DMS NF-e. 

Parâmetros:

  • Server: Nome do host onde está a empresa;
  • Instância: Nome da instância do banco onde está a empresa;
  • CNPJ: CNPJ da empresa;
  • Razão Social: A razão social da empresa;
  • UF: A unidade da federação onde está localizada a empresa. Este campo é usado para o vínculo com o webservice de emissão de NF-e;
  • Ambiente: Ambiente de emissão de NF-e.
  • Envio e-Mail da NF-e: Opção usada para informa se ao final da autorização de emissão de uma NF-e o sistema envia automaticamente e-mail para o cliente contendo a NF-e;
  • Manifesto do destinatário automático (Ciência da Operação): Opção para informar se será feito envio automático de Ciência da Operação para as notas de fornecedores disponibilizadas no Webservice de Documentos Fiscais emitidos para a empresa;

  • Certificado Digital: Nesta "aba" deverá ser selecionado o certificado digital usado pela empresa, através do botão "Carregar certificado";


  • Configuração de envio de e-Mail: Nesta "aba" deverá ser configurado os dados da conta de envio de e-mail usado.
    1. Usuário: O usuário de acesso a conta de e-mail;
    2. Senha: A senha do usuário da conta de e-mail;
    3. Host(SMTP): O servidor de e-mail;
    4. Porta: A porta usada pelo servidor de e-mail;
    5. e-Mail do Remetente: O e-Mail que irá aparecer como remetente do e-mail;
    6. Servidor utiliza comunicação SSL: Marcar essa opção se o servidor de e-Mail utiliza SSL;
    7. Servidor utiliza Office 365: Marcar essa opção se o servidor de e-Mail utiliza o Office 365;
    8. Enviar PDF do DANFE: marcar esta opção se é para enviar o PDF do Danfe no e-mail.


  • Download de NFe / Distribuição de DFe: Nesta aba devem ser informados os dados referente ao download de notas fiscais emitidas por fornecedores para a empresa;
    1. Webservice de Download de NFe: selecionar nesta opção o Webservice que será usado para o download das NFe emitidas para a empresa;

      1. O endereço de webservice e versão do campo "Download NfeDownloadNF" do ambiente selecionado na configuração acima devem ser obrigatoriamente informados no Cadastro de Webservice.

    2. Pasta para Download de NF-e de Entrada: Pasta usada para gravar os arquivos de NFe de entrada recebido;
    3. Distribuição de DFe: Webservice utilizado para os manifestos do destinatário para os Documentos Fiscais emitidos;

      1. O endereço de webservice e versão do campo "Distribuição DFe (NFeDistribuicaoDFe)" do ambiente selecionado na configuração acima devem ser obrigatoriamente informados no Cadastro de Webservice.

    4. Último NSU Download Nfe: O número do último NSU de NFe consultada no site de DFe. Este campo deverá ser cadastrado com 0 (zero). Ele será atualizado automaticamente;
    5. Último NSU Doc Destinado: O número do último NSU de documento destinado; Este campo deverá ser cadastrado com 0 (zero). Ele será atualizado automaticamente;
    6. Download de NF-e de fornecedor com a mesma raiz de CNPJ: Opção usada para selecionar se irá fazer o processo de download de documentos destinados emitidos por fornecedor que tenha a mesma raiz de CNPJ da empresa.


  • Impressão:
    1. Logotipo: Imagem contendo o logotipo da empresa para ser usada na impressão do Danfe. Esta imagem deve ter tamanho máximo de 400x400 pixel;





A opção "Cadastro de Webservice" é utilizada para cadastrar os endereços dos webservice de cada as empresas que irá emitir NF-e no Linx DMS NF-e. 

Nesta tela, devem ser cadastrado os endereços dos webservices disponíveis para emissão de NF-e. Estas informações deverão ser copiadas do site do portal de NF-e: 

Homologação: http://hom.nfe.fazenda.gov.br/PORTAL/WebServices.aspx

Produção: http://www.nfe.fazenda.gov.br/PORTAl/webServices.aspx?tipoConteudo=Wak0FwB7dKs=

Os endereços de webservice também podem ser consultados nos sites da Sefaz de cada UF.

No site de Sefaz existem diversas tabelas com informações de Serviço, Versão e URL para cada autorizador



Para localizar quais URL's e Versões devem ser inseridas em cada campo da tela de parametrização do Linx DMS NF-e é necessário considerar o Autorizador e o Serviço.



Veja um exemplo onde utilizamos a Sefaz Amazonas:

Como podemos visualizar nas seleções destacadas na imagem abaixo, estamos configurando o ambiente de produção para Sefaz Amazonas.


O primeiro campo a ser configurado é o "Evento (RecepcaoEvento)".


O nome do Serviço é o que consta entre parênteses, neste caso "RecepcaoEvento". E como informado acima, o autorizador será Sefaz Amazonas (AM).


Após verificar tais informações, acesse a página da Sefaz que contém os endereços dos Web Services de download.


NUNCA configure seu ambiente de produção com informações colhidas na página da Sefaz para homologação ou vice-versa.


Localize a planilha do Autorizador e o Serviço.


Localize a URL e Versão desejados


E insira as informações no Linx DMS NF-e.


Repita a operação para todos os campos.

Observe que os dois últimos campos ficaram em branco, isso porquê não a Sefaz Amazonas não possui informações para os serviços correspondentes à estes (Download e Distribuição DFe).


Um campo só pode ficar em branco quando o mesmo não existir na tabela do Autorizador correspondente, caso contrário não será possível emitir NF-e.

A opção "Webservice X UF" é utilizada para relacionar cada Unidade da Federação com o Webservice utilizado para cada processo de NF-e. 




Execução do Sistema

Linx DMS NF-e - Server


Execute o módulo Linx DMS NF-e - Server. Será apresentada a tela inicial com a opção de "Ativar" o serviço.



Quando esta opção é ativada o sistema passará a verificar solicitações de emissão de NF-e enviada pelo Sisdia. Será mostrado na tela o andamento das solicitações e também será gravado na pasta LOG o registro de todas as ocorrências mostradas na tela.



Linx DMS NF-e – Monitor


O módulo Linx DMS NF-e – Monitor serve para o acompanhamento do andamento das requisições no Server, Manifestos de Destinatário, Consulta de Notas Emitidas e Documentos Destinados.



A opção "Movimentação" mostrará o andamento no momento das requisições que estão em processamento no Server, que ainda não foram finalizadas e devolvidas para o Sisdia. A tela de movimentação será atualizada a cada 2 segundos.

A opção "Documentos Destinados" serve para consultar os documentos fiscais emitidos para a empresa.



Nesta tela é possível fazer o Manifesto do Destinatário, como Ciência da operação, Confirmação da operação, Desconhecimento da operação e Operação não realizada para os documentos apresentados.
A opção "Notas Emitidas" serve para consultar as notas fiscais emitidas pela empresa.



Nesta tela é possível reimprimir o Danfe, Salvar o XML da NF-e e Enviar E-mail da NF-e. Também é mostrado na parte de baixo da tela, detalhe referente a cada NF-e, como os eventos realizados, os XMLs da NF-e (Autorização e Eventos).
A opção "Requisições com Erro" serve para consultar as requisições que tiveram problemas no processamento no Server.



Nesta tela é possível reenviar a requisição para processamento no Server, salvar o Txt recebido do Sisdia, Salvar o XML enviado para a SEFAZ e Salvar o XML recebido no envio para a SEFAZ.


Sisdia


Acessar o programa CADA0222, e alterar o campo Código de Integração para "8 – LinxDMSNFe".



Informar também neste programa, o caminho para a impressora utilizada em cada departamento da filial, conforme tela abaixo:



Obs: O nome da impressora, informado neste parâmetro, deve ser o mesmo da instalação do Windows. Esta impressora deve obrigatoriamente estar instalada no Servidor onde for instalado o Server do LinxDMSNFe.