ÍNDICE



Assunto


Implementação do Projeto PRIM - Parts Retail Inventory Management, referente à gestão de peças da concessionária.

Abrangência


Estes procedimentos destinam-se a todas as concessionárias das marcas Fiat, Chrysler e Jeep que devem utilizar o processo PRIM para o controle do estoque.
Atenção: Antes de prosseguir com este manual, certifique-se de que leu e executou os procedimentos descritos no Manual de Configuração PRIM FCA.

Aplicação


O "PRIM - Parts Retail Inventory Management" trata-se de um novo processo de Pedido de Peças via Sugestão de compra na qual as concessionárias Fiat, Chrysler e Jeep terão acesso.

Importante: A utilização deste método é opcional por concessionário e por este motivo, ele não substitui a forma como hoje já são feitos os pedidos via arquivo TXT ou pela solicitação direta via portal CSPS.
O processo baseia-se na troca de arquivos entre o Linx DMS e a FCA, a fim de permitir que a FCA possua dados para gerar sugestões de compras para as concessionárias, além de manter um controle sobre o estoque de peças do concessionário. Para isso, o DMS enviará diariamente para a FCA um arquivo denominado PRIM2 que irá conter as informações do estoque de peças do concessionário bem como os dados das movimentações de saída das peças no estoque, sendo elas, vendas de balcão e oficina, transações de ajustes, transações de transferências entre lojas e transações de remessa.
A partir do envio do arquivo PRIM2, o concessionário terá acesso a uma sugestão de compra que será elaborada diretamente pelo Portal CSPS. Essa sugestão de compra será aceita ou não pela concessionária. Quando aceita, será transformada em um pedido.
Uma vez que o concessionário aceite a sugestão e a torne um pedido, a FCA disponibiliza para integração no Linx DMS, os arquivos RICEC150, RICEC151 e RICEC152 que vão fornecer os dados dos pedidos gerados pelo concessionário.
Também faz parte desse processo o arquivo PRIM01 que se trata de um arquivo esporádico enviado pela FCA para solicitar o envio de um arquivo PRIM2 com um período específico. Neste caso, o DMS deverá preparar um arquivo PRIM2 em resposta a este arquivo PRIM01. Obs.: O envio do arquivo PRIM02 diário ocorrerá normalmente.
Este arquivo tem o objetivo de gerar uma carga histórica dos dados do concessionário e será utilizado em especial no momento da implantação do processo em cada revenda, mas, também, pode ser solicitado de forma esporádica pela montadora a fim de corrigir dados da base FCA (ex.: alguma falha no envio de dados diários pelo concessionário, dados corrompidos ou falha na transmissão).
Para cada arquivo PRIM2, enviado pelo DMS a FCA, retorna um arquivo PRIMERR que contém o resultado do processamento individual de cada arquivo.
Portanto, o processo de troca de arquivos entre o DMS e a FCA irá prover os seguintes arquivos:


Fluxo

Arquivo

Descrição

DMS para a FCA

PRIM2

Estoque e movimentações de peças.

FCA para o DMS

PRIM01

Pedido específico de dados de estoque e movimentações.

FCA para o DMS

PRIMERR

Resultado de cada aquisição de arquivo PRIM2.

FCA para o DMS

RICEC150

Informações sobre linhas de pedido devidamente enviadas.

FCA para o DMS

RICEC151

Detalhes sobre linhas de pedidos confirmadas.

FCA para o DMS

RICEC152

Contém os detalhes sobre as linhas de pedidos que foram rejeitadas.

Tabela 1: Fluxo de informações entre DMS e FCA


A seguir são descritos os fluxos de transmissão de arquivos:


Fluxo diário:

  • DMS envia diariamente o arquivo PRIM2 para FCA;
  • FCA retorna o arquivo PRIMERR com o resultado do processamento do PRIM2;
  • FCA retorna os arquivos RICEC150, RICEC151 e RICEC152 que contém os dados dos pedidos inseridos no sistema da FCA para o concessionário, como método de controle de pedidos já efetuados.

Fluxo esporádico:

  • FCA envia ao DMS o arquivo de solicitação PRIM01;
  • DMS envia um arquivo PRIM2 em resposta ao arquivo PRIM01;


Importante: Mesmo com a execução do fluxo esporádico, o fluxo diário segue normalmente.

Configuração

Manutenção de Parâmetros do Fábrica :

  • Fiat: Menu: Fábrica Fiat > Parâmetros;
  • Chrysler/Jeep: Menu: Fábrica > Chrysler > Parâmetros.

O botão "Parâmetros FCA", existente na aba "Geral", permite que sejam acessados os parâmetros específicos da FCA.


Figura 1: Parâmetros do Fábrica Fiat


Figura 2: Parâmetros do Fábrica Chrysler


Observação: A mesma tela de parâmetros da FCA é apresentada para a Fiat e para a Chrysler Jeep.


Aba "PRIM":

    • Último PRIM2 Gerado: Número sequencial do último arquivo PRIM2 gerado. Esse campo é atualizado automaticamente.
    • Pedidos: Valores padrões para a inclusão de pedidos importados no processo PRIM.
      • Fornecedor
      • Via Transporte
      • Condição de Pagamento
      • Observação Padrão
      • Comprador
      • Vendedor
    • Transação de Saída para Itens Escrapeados: Transação utilizada na geração do arquivo PRIM2.

Figura 3: Parâmetros da FCA – Aba "PRIM"


Aba "DDU":

    • URL de Conexão: URL de conexão fornecida pela montadora.

Atualmente o valor padrão é: https://am.link.fiatauto.com/tsi/DDUWsConnect.php?wsdl

    • URL de Serviços: URL de serviços fornecida pela montadora.

Atualmente o valor padrão é: https://am.link.fiatauto.com/tsi/DDUWsAut.php?wsdl

    • Usuário: Usuário para acesso ao DDU. O DDU é o ambiente de comunicação com a montadora (caso a concessionária não possua essa informação, solicitar para a FCA).
    • Senha: Senha de acesso ao DDU.

Figura 4: Parâmetros da FCA – Aba "DDU"


Manutenção de Anomalias:

  • Fiat: Fábrica Fiat > Peças > PRIM > Cadastro de Anomalias
  • Chrysler/Jeep: Fábrica > Chrysler > Peças > PRIM > Cadastro de Anomalias


Figura 5: Manutenção de Anomalias


O código da Anomalia é retornado no arquivo PRIMERR, referente ao arquivo PRIM2 enviado. O arquivo PRIMERR fornece uma descrição básica da anomalia. O cadastro de anomalias fornece uma descrição detalhada.
Esse cadastro pode ser importado através de um arquivo ".csv" fornecido pela montadora.

Figura 6: Manutenção de Anomalias - Importação


Importante: Caso o arquivo esteja no formato ".xls" ou ".xlsx" é necessário que seja convertido para ".csv".

Importação de Planilha de Concessionárias:

  • Fiat: Fábrica Fiat > Peças > PRIM > Importação Planilha Concessionárias
  • Chrysler/Jeep: Fábrica > Chrysler > Peças > PRIM > Importação Planilha Concessionárias


Figura 7: Importação Planilha Concessionárias FCA


Este programa permite a importação de um arquivo ".csv" contendo as concessionárias ativas da FCA.
A importação inclui o cliente no cadastro da concessionária, mas, caso o cliente já esteja cadastrado, somente o Número do DN será atualizado, se estiver em branco.
A planilha é fornecida no formato ".xlsx" conforme modelo a seguir:


Figura 8: Modelo de Planilha Concessionárias FCA


O arquivo deve, obrigatoriamente, conter as colunas nesta ordem e ser convertido para ".csv". Utilizar a opção "Salvar como" do MS Excel, selecionando a opção "CSV (Separado por vírgulas) (*.csv)".

Cadastro de Categorias de clientes:

  • Menu: Linx DMS > Faturamento >Cadastros > Categoria Cliente

Figura 9: Manutenção de Categorias de Cliente


Preencher o campo "Categoria PRIM", conforme as opções existentes. Essa informação será utilizada na geração do arquivo PRIM2.

Utilização


Geração do arquivo de certificação: 


O arquivo de certificação é gerado na implantação do processo PRIM na concessionária a pedido da montadora.
A geração pode ser realizada da seguinte forma:

Acessar o menu a seguir conforme a marca:

  • Fiat: Menu: Fábrica Fiat > Parâmetros;
  • Chrysler/Jeep: Menu: Fábrica > Chrysler > Parâmetros;

Selecionar o botão "Parâmetros FCA" da aba "Principal";

Clicar no botão "Gerar Arquivo de Certificação", na aba "PRIM":


Figura 10: Parâmetros FCA – aba PRIM


Será apresentada a tela a seguir:


Figura 11: Geração do Arquivo de Certificação


Caso a opção "Gerar arquivo .csv" seja desmarcada, a planilha será gerada no formato ".xlsx". É importante ressaltar que o desempenho da geração em csv é muito superior.


Clicar em "Gerar Arquivo".

O arquivo será gerado na pasta informada no parâmetro "Diretório de Saída de Arquivos" com o nome "CertificationReport99999", onde 99999 corresponde ao Número do DN da concessionária.

Serão lidas as informações dos últimos 12 meses mais o mês atual.
Ex.: Se o arquivo for gerado em 15/03/2017 serão lidas as informações de 01/03/2016 a 15/03/2017.

Manutenção de Itens de Exceção:

  • Fiat: Fábrica Fiat > Peças > PRIM > Manutenção Itens de Exceção
  • Chrysler/Jeep: Fábrica > Chrysler > Peças > PRIM > Manutenção Itens de Exceção

Figura 12: Manutenção de Itens de Exceção


Este programa permite que sejam efetuados filtros para identificação dos itens que serão incluídos em exceção. Após o filtro ser realizado, a aba "Itens do Cadastro que não estão em Exceção" apresenta os itens que poderão ser marcados e desmarcados. Somente ao clicar em "Incluir em Exceção os Itens Selecionados" os registros serão efetivamente gravados.
A aba "Itens em Exceção" apresenta os itens que já estão cadastrados para o filtro informado.

Figura 13: Manutenção de Itens de Exceção


O botão "" permite que seja emitido um relatório com os itens selecionados:

Figura 14: Relatório de itens em exceção


A informação de que um determinado item está em exceção será utilizada na geração do arquivo PRIM2.

Linx DMS Integrador:

O Linx DMS Integrador é o responsável por efetuar a comunicação com o WebService da montadora, através de configurações específicas. Maiores informações referentes à configuração podem ser verificadas no Manual de Configuração PRIM FCA.
São realizadas dois tipos de comunicações:


Transmissão:

  • Realizada diariamente.

Atualmente a sugestão da mondadora é que ocorra de segunda a sábado entre 19:00 e 20:30.

  • Arquivo enviado:
    • PRIM2: Esporádico (conforme solicitação no PRIM1) e Diário conforme a movimentação da concessionária.


Recepção:

  • Realizada a cada 2 horas.

Atualmente a sugestão da montadora é que ocorra entre 7:00 e 20:00.

  • Arquivos recebidos:
    • PRIM01: Dispara automaticamente a geração de um arquivo PRIM2 conforme o intervalo de datas informado no arquivo.

Na implantação do processo na concessionária, a FCA solicita o envio deste arquivo PRIM2 por e-mail, para um destinatário informado por eles.

O arquivo a ser enviado encontra-se na pasta "Bkp_PRIM" do diretório principal do Linx DMS Integrador, com o nome PRIM2_AAAAMMDDHHNNSS.gz (onde AAAAMMDD corresponde a data invertida da geração e HHNNSS ao horário).

    • PRIMERR: Arquivo de validação do arquivo PRIM2 enviado.
    • RICEC150: Arquivo de pedidos Enviados. Atualiza os pedidos no Linx DMS sinalizando os itens que ficarão em B.O.
    • RICEC151: Arquivo de pedidos Confirmados. Cria automaticamente os pedidos no Linx DMS.

Por padrão o número do pedido no DMS será o mesmo enviado pela montadora.

    • RICEC152: Arquivo de pedidos cancelados. Rejeita os pedidos no Linx DMS automaticamente.

Conforme a comunicação é realizada, o Linx DMS Integrador envia mensagens para o correio interno informando o andamento da execução. A mensagem será enviada para o usuário informado no parâmetro "Notificar usuário caso ocorra erro" do cadastro de Empresas e Revendas, aba Agenda de Processos.

Consulta de Processos do Integrador

  • Fiat: Fábrica Fiat > Linx DMS Integrador
  • Chrysler/Jeep:Fábrica > Chrysler > Linx DMS Integrador

Figura 15: Consulta dos processos do Integrador


Esta tela permite a consulta de todos os processos transmitidos e recebidos da montadora.
Após o filtro realizado, é possível efetuar um detalhamento das informações, utilizando o botão direito na grade da aba "Geral".


Figura 16: Consulta dos processos do Integrador – Opção Detalhamento


Aba contendo os dados do processo selecionado para detalhamento:


Figura 17: Consulta dos processos do Integrador - Detalhamento


Para os processos de pedidos (RICEC150, RICEC151 e RICEC152) existe a opção de impressão de um relatório com os pedidos importados:


Figura 18: Consulta dos processos do Integrador – Opção Relatório


A seguir é apresentado o modelo de relatório de pedidos Confirmados ou Enviados:


Figura 19: Modelo de relatório de pedidos Confirmados ou Enviados


A aba "Pedido" permite a consulta consolidada dos pedidos conforme os arquivos RICECs importados.


Figura 20: Tela de consulta consolidada de pedidos


Para a impressão de um relatório com os registros selecionados, clique com o botão direito na grade e marque a opção "Relatório de Pedidos – Por Pedido"


Figura 20.1: Modelo de relatório de pedidos Cancelados


O botão "Consulta Log do Integrador" permite a visualização da execução do Linx DMS Integrador.


Figura 21: Pesquisa em Logs – Aba Consulta


Figura 22: Pesquisa em Logs – Aba Resultado





  • Sem rótulos