Indice

 

O que é a integração LinxDMS com a CREDERE

Com a visão de sempre simplificar o atendimento dos clientes a Linx inicia uma parceria com a CREDERE que torna a venda financiada de veículo ainda mais fácil. Nesta integração a CREDERE atua diretamente intermediando a troca de informações entre os concessionários e as financeiras/bancos, por meio de uma tela simplificada e intuitiva, com poucos cliques já é possível ter uma proposta pronta e encaminhada ao banco escolhido. Depois é só retornar para o LinxDMS e concluir a negociação do veículo.

Principais vantagens da parceria LinxDMS e CREDERE

  • Simplicidade - Com o envio das informações do cliente e veículo apenas uma vez para a parceira, se obtém simulações com qualquer financeiras/bancos cadastrados (cadastro realizado pela CREDERE junto a concessionária na contratação do serviço);
  • Flexibilidade - De um único lugar e em poucos segundos, você consulta e pré-analisa se seu cliente tem crédito nos principais bancos do mercado, sugere simulações de parcelamentos para cada um deles, restando o vendedor escolher a que mais se encaixa no perfil do cliente para gerar uma proposta;
  • Satisfação do cliente - Com a redução considerável de tempo que se leva para preencher propostas e encaminhá-las aos bancos para serem analisadas, reduzimos o tempo de espera do cliente na concessionária.

Como funciona esta integração com a CREDERE

Esta integração se iniciar com a aquisição do serviço junto a parceira, após isso já no LinxDMS precisamos autenticar o serviço da CREDERE efetuando um login com o usuário e senha obtidos na contratação do serviço junto a mesma, depois realizar um pequeno cadastro de lojas, bancos e profissões. Veremos mais detalhes adiante neste manual.

Com essa configuração realizada, será possível realizar uma simulação de financiamento por meio do "Fluxo Atendimento Avançado", "Gestão Showroom", ou "LinxDMSVeiculos" acessando a área de negociações ou propostas e clicar em "Incluir Financiamento", nesse momento os dados do cliente e veículo selecionados serão enviados para uma outra janela do sistema onde será carregada a interface da CREDERE , permitindo assim o usuário preencher os dados faltantes e escolher uma entre as várias propostas de simulação apresentadas para o cliente.

Tendo escolhido, o usuário deverá confirmar e gerar uma proposta, após isso o usuário poderá encerrar esta janela e retornar para o sistema Linx, onde serão carregadas todas as informações da proposta gerada junto a CREDERE. Deste ponto em diante o fluxo do sistema não mudou, logo o usuário poderá seguir todas as etapas seguintes do atendimento até o faturamento do veículo.

Configuração

Considerando o serviço já contratado pelo concessionário, tendo em mãos o usuário e senha do portal CREDERE, vamos por meio do LinxDMSPrincipal até o menu: "Veículos > Cadastros > Financeiro > Configurações CREDERE".

O sistema Linx possui suas próprias configurações, de igual forma a CREDERE. Portanto será necessário relacionarmos essas configurações por meio de um "DE>PAPA", permitindo assim a comunicação adequada entre os dois sistemas.

Pré requisitos

  • Ter o sistema LinxDMS devidamente instalado;
  • Ter contratado o serviço junto a CREDERE;
  • Ter o módulo Integração CREDERE habilitado no LinxDMS;

Autenticação

A primeira configuração é estabelecer conexão com a CREDERE através do botão "Autorizar". Ao clicar no botão, o cliente é encaminhado à página de login da CREDERE, uma vez que o cliente autentica nessa página, recebe uma mensagem de confirmação sobre o sucesso em seu cadastro, com isso a janela poderá ser fechada, podendo agora clicar em "Consultar" no LinxDMS e esta ação deverá exibir o token de autenticação gerado, também como a validade desta autenticação.


Lojas

Nesta etapa do cadastramento, o concessionário deverá cadastrar todas as suas empresas/revendas nas respectivas lojas cadastradas junto a CREDERE (de acordo com o serviço contratado junto a parceira).

Bancos

Os Bancos/Financeiras também precisam ser relacionados aos bancos cadastrados junto a CREDERE, priorizando sempre as instituições mais utilizadas na concessionária para os financiamentos, expandindo o cadastro conforme ampliam as opções de bancos a serem usados.


Profissões

No sistema da CREDERE a profissão é importante para coleta de informações sobre como este benefício será pago, o vínculo deve ser feito com as profissões também cadastradas no sistema Linx pelo concessionário.

Profissões


Solicitação do Credere por meio do LinxDMSVeiculos

Em um atendimento iniciado por meio do LinxDMSVeiculos, semelhante a versão desktop (Fluxo Atendimento Avançado ou Gestão Showroom) selecionamos o contato/cliente, em seguida botão "Registrar Atendimento", e depois na aba "Negociação > Incluir Negociação" ou "Editar" uma existente. Deste ponto em diante passamos pela escolha do veículo, condições de pagamento até chegar ao "incluir Financiamento".

A janela abaixo foi implementada para que houvesse compatibilidade entre os modelos de veículos cadastrados na base de dados do concessionário com relação aos modelos conhecidos junto a CREDERE, por meio dela o vendedor irá selecionar um modelo mais compatível junto ao parceiro com base no modelo escolhido quando iniciou o atendimento, caso tenha conhecimento do código Fipe/Molicar do mesmo, facilitará nesta escolha.


Importante

Ao salvar a seleção do modelo na tela acima, são encaminhados os dados do cliente e veículo selecionado ao parceiro e tendo sucesso será exibida uma mensagem informando "Simulação CREDERE inserida com sucesso!". Tendo marcado a opção "Lembrar esta escolha na próxima seleção", isso irá gravar no banco de dados a relação entre os modelos e virá como sugestão "selecionada" em uma próxima negociação do mesmo modelo de veículo.


A próxima etapa já na janela da CREDERE, são confirmados os valores de entrada, número de parcelas e qual o banco. Confirmando esses dados e clicando em "Cadastrar Proposta" será levado para próxima etapa onde confirmará os dados do cliente e salvará a proposta. Tendo realizado estas etapas, terá uma terceira tela com resumo da proposta junto ao parceiro e estando de acordo, basta fechar a janela clicando no "X" localizado no canto superior direito que retornará ao sistema Linx trazendo os dados da proposta, em seguida clique no botão "Selecionar" para retornar a tela de negociação e conseguir gravar a proposta.

Solicitação do CREDERE por meio do Fluxo Atendimento Avançado / Gestão Showroom

Na versão desktop o fluxo é muito parecido, exceto pelos botões de "Simulação" e "Consulta" na tela de calculadora de financiamento, pois na versão Web se tornam automáticos no fluxo deste processo.

Um ponto que vale destacar é que na versão desktop está implementada a consulta do financiamento conforme imagem abaixo, o campo "Situação" é atualizado de forma automática por meio da integração "Credere > Linx > Concessionária", onde a Linx recebe do parceiro o retorno dos financiamentos e nós atualizamos as informações no sistema da concessionária.

O botão "Portal Credere" carrega em uma nova janela a página da Credere com o resumo do financiamento, já o botão mais à direita apontado pela seta tem a função de "Reset" onde desconsidera esta simulação e permite incluir novo financiamento para esta proposta.

Curiosidade CREDERE

Pré-análise x Pré-aprovação

Antes de seguir no passo a passo da simulação com pré-análise, é importante entender o que é uma pré-análise. Toda conexão e comunicação entre o CREDERE e o banco é em tempo real, ou seja, sempre que chamamos o banco, estamos reproduzindo o que aconteceria se você estivesse usando o aplicativo da própria financeira. Não há tabela estática, upload de conteúdo, atualização manual de dados, nada. Usar o CREDERE é usar o sistema do banco em tempo real. Com a pré-análise não seria diferente.

É muito comum que se confunda pré-análise com pré-aprovação. Apesar de se parecerem, são conceitos diferentes. A pré-análise é uma análise prévia de crédito, feita pelo banco no momento da simulação, exigindo menos informações do cliente, para que a negociação possa ser exposta a um primeiro filtro. Passar na pré-análise da simulação não quer dizer necessariamente ter o crédito aprovado, quer dizer que, em uma primeira avaliação, o banco topou ou não fazer negócio com aquele cliente/cpf.

  • Sem rótulos