MONITOR – Monitor do Sistema
Este programa executa a navegação inicial do SISDIA. Seu objetivo é ativar a execução dos programas que um determinado usuário está autorizado a processar. Nenhum programa do SISDIA consegue ser executado se não for "carregado" através deste monitor.
1. Identificação do Usuário
Se o Sistema Operacional utilizado for "Windows-NT" solicita "login"do usuário. Caso seja "Linux" ou "Unix", utiliza o "login" do mesmo. Baseado neste "login"o usuário é identificado.
Caso a senha do usuário esteja em branco (reset efetuado pelo usuário informix), é exibida a janela para alteraçao da senha.
No momento de acessar o sistema, caso a data atual seja maior ou igual à data de atualização de cadastro, parametrizada no CADA0295, é exibida uma mensagem de alerta, informando a expiração da senha e permitindo alterar a senha, atualizando a data de expiração com base na quantidade de dias também parametrizada no CADA0295.
2. Identificação da Empresa (1a. Janela)
A navegação é feita em 4 janelas : Empresas, Sistemas, Rotinas e Programas.
A passagem pela primeira janela (Empresas) é obrigatória.
Dependendo do valor do atributo "filial do usuário" existente na tabela de agentes coagente, localiza quais as empresas que este usuário está autorizado a "enxergar". Se for uma única empresa, exibe o "apelido" da mesma na tabela cipessoa e segue para a 2a. janela.
3. Identificação do Programa a ser executado (2a., 3a. e 4a. janelas)
A partir da segunda janela, pode ser usada uma tecla de "atalho" <CTRL>+U. Neste caso o programa solicita o "Nome do Programa" a ser executado, verifica sua habilitação (conforme descrito no item 4) e carrega a execução do mesmo.
Se não usarmos o "atalho", o passo seguinte é selecionar o "sistema". Serão relacionados na 2a. janela todos os sistemas habilitados (conforme descrito no item 4). Se houver um único sistema, salta para a 3a. janela.
Na sequência deve ser selecionada a "rotina". Serão relacionadas na 3a. janela todas as rotinas do sistema selecionado, habilitadas (conforme descrito no item 4). Se houver uma única rotina, salta para a 4a. janela.
Finalmente serão relacionados na 4a. janela todos os programa da rotina selecionada, habilitados (conforme descrito no item 4). Mesmo que haja um único programa o sistema não ativa sua execução se não for teclado <ENTER>.
4. Habilitação
Para que um programa seja executado o usuário deve estar autorizado explicitamente e que possa ser executado pelo Monitor no campo "Exec.p/Monitor" – COPE0800, exceto o usuário "informix", que dispensa autorização.
Esta autorização está registrada na tabela caautori do programa COPE0800. Nesta um determinado Usuário é autorizado a executar um Item de uma determinada Rotina COPE0700 na tabela carotina, que por sua vez ativa a execução de um determinado programa COPE0300, pela tabela caprogra.
5. Registros de "log"
Todos os programas registram no arquivo "log Geral", cujo nome é composto de "logAAAAMM", onde AAAA = ano e MM= mês, o seu início (identificado pelo termo "fglgo") e a sua saída (identificado pelo termo "saída"), além das mensagens tratadas pelo programa.
Estes registros são feitos pelas funções "erro_log" ou "grav_log" que estão no "dialib" e que ativam um comando "echo" da mensagem, direcionado para o arquivo log Geral "logAAAAMM".
Além deste log Geral, cada programa, da primeira vez que é ativado gera um log particular para seu uso cujo nome é composto de "lOgPPPPPPPP", onde PPPPPPPP é o nome do programa em letras maiúsculas. Neste log particular ficam registradas as mensagens de erro / warning provocadas pelo programa e ativadas pelo RunTime do 4gl, sem tratamento dos programas. Assim, se um programa não tiver mensagens de erro, o seu log particular deve ter tamanho Zero. Pelo menos uma vez por quinzena o operador deverá verificar se existe algum programa gerando mensagens de erro e documentar o seu conteúdo através da abertura de um chamado junto a DIA SYSTEM. Os arquivos de log particular, após documentados e sob orientação da DIA SYSTEM, poderão ser apagados.
Trata uma variável de ambiente para indicar o runner ('fglgo' ou 'fglrun').
Exibe 100 empresas cadastradas.

A partir da versão v07.10 alguns realtórios que antes usavam como parâmetro o campo "APELIDO" do CADA0280 passará a usar as informações cadastradas no campo "NOME FANTASIA" do CADA0380. Dessa forma, a parametrização dos nomes como aparecem nos relatórios deverão passar a serem feitas no CADA0380.
Observação:

  • É possível alternar entre as filiais cadastradas teclando F12, sem a necessidade de retornar a tela inicial.

A identificação das filiais que cada usuário pode acessar é feita através de uma nova tarefa (901) cadastrada no CADA0295.

  • A montagem do Monitor e ou acesso rápido ao programa (<CTRL+U> ou <F3>) é baseado também na:

Autorização para o usuário executar a rotina pelo monitor no campo "Exec.p/Monitor" no COPE0800 igual a S.
OBS: Caso o usuário não tenha autorização para executar um determinado programa pelo monitor, e o mesmo for chamado automaticamente por outro programa, a autorização é concedida para execução do mesmo.
Ex: O programa VEIC3000 acessa automaticamente o VEIC0400 para preenchimento do pedido de venda.
Bandeira do programa COPE0300.
Deve ser igual à do departamento do usuário CADA0280, na filial acessada.
OBS: São considerados também os programas com a bandeira "DIV" e aqueles que não possuem bandeira cadastrada.
IMPORTANTE: Considerações válidas para usuários que NÃO sejam "informix".

  • Para usuários que NÃO sejam "informix", ao sair do programa, aparece a tela para Confirmação: "Deseja realmente encerrar o programa?".
  • Para usuários que NÃO sejam "informix", serão abertas apenas as rotinas que possuem bandeira igual à bandeira do usuário logado.
  • Não permite inserir uma "Nova Senha" igual a anterior que foi expirada.
  • O monitor do SISDIA possui um "Favoritos". Este nova rotina é a rotina de número zero. Quando acionada ela irá mostrar uma tela com 10 programas, que podem ser ordenados de duas maneiras: A ordenação padrão é "os 10 programas mais recentemente acessados", e a segunda ordenação é "os 10 programas mais utilizados". Ambas ordenações tendo como base o usuário logado. A mudança na ordenação é realizada por um botão que é exibido na tela. Esta rotina pode ser executada também utilizando a tecla de atalho "F11".
  • O monitor do SISDIA possui uma rotina que permite ao usuário visualizar as notas de versão que foram liberadas na versão corrente ou anteriores do SISDIA.

O atalho para o botão "Nota de Versão" é F10. Ao ser acionado, é exibida uma tela onde o usuário deve informa algum filtro (Departamento, Versão ou Programa) a fim de encontra a nota de versão desejada. Caso todos os campos do filtro estejam vazios, serão exibidas todas as notas de versões que o usuário possui em sua base de dados.

  • O SISDIA passa a monitorar o espaço disponível em banco nos dbspaces "rootdbs" e "idx1". Caso esteja em nível crítico, com percentual em uso maior que 90%, é exibida a mensagem para ampliação de espaço para o banco de dados.
  • Disponibilização do logo da bandeira Lexus para sua exibição na tela principal do sistema e nos formulários HTML (ordem de serviço, pré-ordem e requisição de peças).

As imagens devem estar dentro da pasta visualizador e devem ser renomeadas para que os dois últimos dígitos sejam o código da filial.

  • É possível, através do botão "Status Agente" (atalho: F4) no Monitor, trocar o status do agente logado. Ao acionar o botão, abre uma pop-up com os status "LIVRE" e "OCUPADO". Quando o agente sai do Sisdia, o status passa para "DESCONECTADO". Esse status só será visualizado para os usuários que utilizarem o sistema Linx DMS Mobile, ou seja, que estiverem marcado o item "Habilitar Utilização Mobile" do VEIC0049.


Estarão disponíveis nesta tela os seguintes botões, permitindo a navegação:

  • Concluir: Confirma o processamento/ação.
  • Interromper: Interrompe o processo.
  • Aceitar: Entra na janela Sistema.
  • Status Agente: Informa o Status do Agente
  • Sair: Finaliza as atividades.