ÍNDICE


Apresentação

O Manual do Controle Patrimonial tem por objetivo apoiar seu treinamento e possibilitar que você utilize plenamente os recursos do Sistema.
O documento está organizado de acordo com os Processos e Subprocessos da Empresa, identificando o Fluxo das Atividades.
Os roteiros de trabalho apresentam a sequência de telas que devem ser acessadas, abas e botões a serem pressionados ou Tarefas que devem ser realizadas para executar uma determinada atividade ou processo.
O manual foi elaborado de forma simples e objetiva para facilitar a localização das informações.


Dicas Gerais

Instruções gerais para utilização do Controle Patrimonial:

  • Utilize a tecla de tabulação do teclado <TAB> para mudar de campo ou botão;
  • Os campos de preenchimento obrigatório estão na cor preta, os de preenchimento opcional, na cor azul;
  • Confirme os dados registrados em uma tela, salvando as informações através do botão Visto, antes de acessar outra tela ou guia;
  • Utilize o botão Limpar, nas telas de filtro, entre pesquisas com parâmetros diferentes; 
  • Os comandos para impressão de relatórios fazem parte do sistema operacional; portanto, execute-os dentro do diretório do Linx DMS/BRAVOS para realizar um teste e verifique se a rotina está funcionando corretamente. Os comandos devem ser utilizados somente após o seu correto funcionamento no sistema operacional.

Parâmetros

Controle Patrimonial > Parâmetros
Manutenção de Parâmetros
O cadastro dos parâmetros é de suma importância para o bom desempenho do sistema de Ativo Fixo. São eles que determinam o comportamento de algumas funções do sistema:

Aba Geral




  • Índice de correção monetária: Controla o cálculo da correção monetária dos ativos. Se o código de uma tabela de índices for informado, o sistema calcula os valores referentes à correção monetária no processo de encerramento dos períodos;
  • Diretórios de entrada/saída: Indicam os diretórios padrão onde o sistema procura ou grava os arquivos de importação e exportação utilizados pelo sistema;
  • Utiliza Capital Societário: Indica se a revenda utiliza o capital societário ou não. Caso o parâmetro esteja marcado permitirá a utilização de taxas de depreciação específicas aplicadas sobre os bens. (2.06U02);
  • Calcular depreciação proporcional no mês da aquisição e baixa: Ao marcar o parâmetro, será possível efetuar a baixa de bens no mesmo período da aquisição e calcular a depreciação proporcional aos dias das aquisições e baixas.(2.10).
  • Não Considerar Bens Transferidos no Cálculo de Depreciação no Encerramento do Período: Permite não considerar no cálculo de depreciação dos Bens Transferidos no mês. (3.00U01).

Cálculo da depreciação:
Cálculo de depreciação proporcional para o bem baixado:
Dias do mês = 30
Dias de depreciação = dia da baixa – dia de início de correção + 1
Depreciação = (Valor do bem * %Depreciação / 100) / 12
Depreciação proporcional = Depreciação / Dias do mês * Dias de depreciação
Cálculo de depreciação proporcional para o bem não baixado:
Dias do mês = 30
Dias de depreciação = 30 - dia de início de correção + 1
Depreciação = (Valor do bem * %Depreciação / 100) / 12
Depreciação proporcional = Depreciação / Dias do mês * Dias de depreciação

Aba Contabilidade



  • Contabilidade integrada:Indica se o sistema de Controle Patrimonial está integrado com o Linx DMS/BRAVOS. Caso esteja marcado como Linx DMS/BRAVOS, as funções de integração ficam disponíveis;
  • Revenda de integração: Campo de preenchimento obrigatório que indica a concessionária onde são gravados os lançamentos contábeis provenientes do Controle Patrimonial. As informações referentes a contas contábeis, códigos contábeis e referências cruzadas devem ser cadastradas na concessionária padrão;
  • Data do último período fechado:Permite informar a data utilizada quando o Controle Patrimonial não está integrado com o Linx DMS/BRAVOS e deve ser preenchido com a data do último mês fechado na contabilidade. O processo de reabertura de períodos verifica esta data e não permite reabertura de períodos onde os meses já estão fechados na contabilidade. No caso do Controle Patrimonial integrado ao Linx DMS/BRAVOS, a data do último mês fechado é acessada diretamente na contabilidade.


Aba CIAP



  • Modelo CIAP: Indica qual o modelo do livro a ser utilizado pela concessionária para controlar a amortização do ICMS do ativo fixo;
  • Quantidade de meses para amortização: Indica em quantas parcelas a empresa pode se apropriar do ICMS. O número de meses é contado a partir da aquisição do bem. Os valores referentes ao ICMS podem receber correção conforme a legislação. Para informar ao sistema que os valores devem ser corrigidos, é necessário preencher a tabela de correção do ICMS.

Configurações

Este processo trata das principais configurações do sistema, entre elas: Ambiente, Atalhos, Cadastro de Empresas e Revendas, Cadastro de Usuários e Permissões e outras.

As configurações específicas do processo de Controle Patrimonial são tratadas no respectivo subprocesso Parâmetros.


Ambiente

Configurações > Ambiente
Ambiente
Permite mudar de ambiente de trabalho a qualquer momento, ou seja, acessar outra filial disponível (usuário deve ter permissão de acesso através da manutenção de usuários), além de informar o Banco de Dados utilizado e o local (Base de Dados).

Login

Configurações > Login
Identificação
Permite a troca de usuário sem que seja necessário o logout completo do sistema. O usuário e a senha são solicitados.

Senha

Configurações > Senha
Altera Senha
Permite alterar a senha do usuário. Digite a senha atual, a nova senha e, em seguida, confirme.

Correio

Configurações > Correio
Correio Eletrônico
Permite a troca de mensagens entre usuários cadastrados no sistema. Clique no botão Nova e, em seguida,Para. Desta forma, é possível exibir todos os usuários cadastrados, somente os logados ou usuários de determinado grupo, além de poder exibir os contatos por Concessionária e selecioná-los como destinatários da mensagem. Digite o texto e clique em Enviar.

Movimentação

Neste processo estão inseridos todos os tipos de movimentações que podem ser realizadas com um item do imobilizado. As funções de aquisição, baixas, transferência entre filiais e transferências internas entre contas patrimoniais e centros de custos estão descritas neste tópico.

Fluxo



Aquisição de bens

Controle Patrimonial > Movimentação > Aquisição de bens
Aquisição de Bens
Na aquisição, o sistema grava o registro do bem. A transação pode ser excluída enquanto não for efetuado qualquer cálculo e encerrado o período. Caso contrário, não será permitido excluir a transação, somente reabrindo o período encerrado.

Incluir
Para incluir a aquisição de um bem, é necessário clicar no botão Incluir, informar o código do bem e as demais informações referentes à transação. Se o bem já existir, o sistema implementa a seqüência no campo Agregado. As informações com o título em preto são obrigatórias e devem ser preenchidas. A data de aquisição do bem deve estar dentro do período que está em aberto. O sistema também controla o cálculo do PIS e COFINS nas depreciações e a amortização do CIAP (Crédito de ICMS do Ativo Permanente). Para isto, os valores de ICMS devem ser informados na aba destinada a impostos.

Gravar
Após digitar todas as informações relevantes à aquisição do bem, deve-se clicar no botão Gravar. Se todas as informações estiverem corretas, o bem é gravado.

Aba Manutenção > Valor Societário
Aba visualizada ao selecionar o campo <Utiliza Capital Societário>, nos parâmetros do controle patrimonial.
Nesta aba é possível informar os valores e taxas de depreciação específica para o bem adquirido.
No campo <Valor Residual> deve ser informado o valor que é uma parte do valor societário que não sofre depreciação, por exemplo, valor societário de 1000 e residual de 200. Neste caso a depreciação será calculada sobre 1000-200=800.


Campos disponíveis:

  • Valor ICMS S.T: Permite informar o valor do imposto de ICMS substituição tributária;
  • Valor ICMS sobre o Frete: Permite informar o ICMS sobre o Frete;
  • Valor Diferença ICMS: Permite informar a diferença de ICMS. (2.09U01).
  • Qtde meses p/ amortização: Permite a possibilidade de amortização do CIAP diferenciada por bem. No caso de bens com amortização diferenciada da regra geral, que esta informada nos parâmetros do módulo, o usuário poderá informar a quantidade de meses para amortização na aba <Impostos> no momento da aquisição do bem. Desta forma, este bem sofrerá uma amortização diferenciada dos demais.(2.09U01).
  • Plaqueta: Permite informar o número da plaqueta de patrimônio do bem. (2.12).
  • Contador: Permite informar o contador da nota fiscal. (3.03).

  • Calcular o crédito de Pis/Cofins sobre o valor da aquisição: Esta opção já existia, porém, não era visível para o usuário e estava vinculada a opção “Calcular o crédito de Pis/Cofins sobre o valor da aquisição” dos parâmetros do módulo. Agora esta opção está visível para o usuário e permite calcular o crédito de PIS/COFINS sobre o valor da aquisição quando as opções “Calcular o crédito de Pis/Cofins sobre o valor da aquisição” e “Perguntar Antes” estiverem marcadas nos parâmetros do módulo. O campo ficará desabilitado na manutenção do cadastro de bens. (3.03U01).

Alterar
Após digitar todas as informações referentes à aquisição do bem, é possível alterá-las clicando no botão Alterar. Caso o encerramento do período já tenha sido efetuado, a alteração não é realizada.

Cancelar
Para desistir da transação, durante a aquisição do bem, basta clicar no botão Cancelar.

Excluir
Se não foi efetuado qualquer cálculo e encerrado o período, é possível excluir a aquisição do bem, clicando no botão Excluir. Caso contrário, a aquisição não é excluída.

Transformar em projeto
Se o bem cadastrado for referente a um projeto de construção ou montagem de máquinas, é necessário assinalá-lo como projeto, clicando no botão Transformar em projeto. Para isso, deve-se informar um nome, a data de abertura e a situação. Somente o bem de agregado zero pode ser transformado em projeto. Os demais, que fazem parte do projeto, devem ser cadastrados como agregados. Além disso, somente os bens que não estejam marcados para depreciar podem ser transformados em projetos.
Para maiores informações, acesse manutenção de projetos.

Baixa de bens

Controle Patrimonial > Movimentação > Baixa de bens
Baixa de Bens
Na baixa de bens, o sistema solicita o bem a ser baixado, o tipo de baixa a ser efetuado e o valor correspondente. O bem baixado não poderá ser alterado e não entrará nos cálculos do sistema, embora continue cadastrado para eventuais consultas com todo o seu histórico. A baixa pode ser excluída enquanto ainda não fo efetuado qualquer cálculo e encerrado o período. Caso contrário, é necessário reabrir o período encerrado.

Incluir
Para incluir uma baixa de um bem, o usuário deve clicar no botão Incluir e informar o código do bem e as demais informações referentes à transação. As informações com o título em preto são obrigatórias e devem ser preenchidas.

Gravar
Após digitar todas as informações referentes à baixa do bem, o usuário deve clicar no botão Gravar. Se as informações estiverem corretas, o bem é baixado.

Cancelar
Para desistir da transação, durante a aquisição do bem, basta clicar no botão Cancelar.

Excluir
Se não foi efetuado qualquer cálculo e encerrado o período, é possível excluir a baixa do bem, clicando no botão Excluir. Caso contrário, a baixa não poderá ser excluída.

Transferência de bens - Filiais

Controle Patrimonial > Movimentação > Transferência de bens - Filiais
Transferência de Bens - Filiais
Na transferência, o programa solicita o bem a ser transferido. É possível realizar transferências entre filiais de uma mesma empresa e armazenar todas as informações para consultas posteriores.

Incluir
Para incluir uma transferência de um bem, é necessário clicar no botão Incluir e informar o código do bem e os demais dados referentes à transação. As informações com o título em preto são obrigatórias e devem ser preenchidas. Para fins de transferências, o bem selecionado e seus respectivos agregados são transferidos. Para concluir uma transferência, deve-se informar o código do bem na filial de destino. Isto garante a integridade da transferência. Caso o bem não esteja cadastrado na filial, é necessário cadastrá-lo. Para isso, deve-se clicar no botão Gravar bem destino antes de gravar a transferência.

Gravar
Após digitar todas as informações relevantes à transferência do bem, o usuário deve clicar no botão Gravar. Se todas as informações estiverem corretas, o bem é transferido.

Cancelar
Para desistir da transação, durante a transferência do bem, basta clicar no botão Cancelar.

Excluir
Se não foi efetuado qualquer cálculo e encerrado o período, é possível excluir a transação do bem, clicando no botão Excluir. Caso contrário, a transferência não poderá ser excluída.


Transferência de bens - Interna

Controle Patrimonial > Movimentação > Transferência de bens - Interna
Transferência de Bens - Interna
Na transferência interna, o programa solicita o bem a ser transferido. A transferência pode ocorrer entre Contas Patrimoniais e Centros de Custos. Todas as informações serão armazenadas para consultas posteriores.
O efeito da transferência, para o cálculo de depreciação, só ocorrerá a partir do próximo encerramento de período.

Incluir
Para incluir uma transferência interna, o usuário deve clicar no botão Incluir, informar o código do bem e as demais informações referentes à transação. As informações com o título em preto são obrigatórias e devem ser preenchidas. O bem principal e todos os seus agregados são transferidos.

Gravar
Após digitar todas as informações referentes à transferência interna, o usuário deve clicar no botão Gravar. Se as informações estiverem corretas, o bem é transferido.

Cancelar
Para desistir da transação, durante a transferência interna, basta clicar no botão Cancelar.

Excluir
Se não foi efetuado qualquer cálculo e encerrado o período, é possível excluir a transação interna, clicando no botão Excluir. Caso contrário, a transferência não poderá ser excluída.

Cadastro de bens

Controle Patrimonial > Movimentação > Cadastro de bens
Cadastro de Bens
Na manutenção de bens, podem ser alterados alguns campos, inclusive a taxa de depreciação, desde que a alteração não influencie nos cálculos já realizados. Estas alterações serão utilizadas somente para os próximos cálculos realizados. Toda a alteração é gravada em um registro histórico com a data e o usuário que efetuou a alteração. Veja em Relatórios > Log de alterações cadastrais.

Alterar
Após selecionar o bem, é possível alterar todos os campos que não estejam bloqueados pelo sistema. Somente os campos que não possuem influência nos cálculos podem ser alterados.

Aba Manutenção > Valor Societário
Aba visualizada ao selecionar o campo <Utiliza Capital Societário>, nos parâmetros do controle patrimonial.
Nesta aba é possível informar os valores e taxas de depreciação específica para o bem adquirido.
No campo <Valor Residual> deve ser informado o valor que é uma parte do valor societário que não sofre depreciação, por exemplo, valor societário de 1000 e residual de 200. Neste caso a depreciação será calculada sobre 1000-200=800.




  • Plaqueta: Permite informar o número da plaqueta de patrimônio do bem. (2.12).

Gravar
Após alterar as informações desejadas, o usuário deve clicar no botão Gravar para confirmar as modificações.

Cancelar
Para desistir, durante a alteração, basta clicar no botão Cancelar. A alteração será desfeita.



Implantação de bens/saldos

Controle Patrimonial > Movimentação > Implantação de bens/saldos
Implantação de bens/saldos
Na implantação, o sistema grava o registro do bem e seu respectivo saldo. É possível excluir um item implantado enquanto não for efetuado qualquer cálculo e encerrado o período. Caso contrário, não será permitida a exclusão, somente reabrindo o período encerrado. Caso não exista um período especificado no momento da implantação de saldos, o programa irá solicitar a data inicial e final do período 1 (um).

Incluir
Para incluir a implantação de um bem, é necessário clicar no botão Incluir, informar o código do bem e as demais informações referentes à transação. Se o bem já existir, o sistema implementa a seqüência no campo Agregado. Essa seqüência pode ser alterada pelo usuário. As informações com o título em preto são obrigatórias e devem ser preenchidas. A data de implantação do bem deve estar dentro do período que está em aberto. O sistema também controla o cálculo do PIS e COFINS nas depreciações e a amortização do CIAP (Crédito de ICMS do Ativo Permanente). Para isto, os valores de ICMS devem ser informados na aba destinada a impostos.

Gravar
Após digitar todas as informações referentes à implantação do bem/saldo, deve-se clicar no botão Gravar. Se todas as informações estiverem corretas, o bem é gravado.

Alterar
Após digitar todas as informações referentes à implantação do bem/saldo, é possível alterá-las clicando no botão Alterar. Caso o encerramento do período já tenha sido efetuado, a alteração não é realizada.

Cancelar
Para desistir da transação, durante a implantação do bem/saldo, basta clicar no botão Cancelar.

Excluir
Se não foi efetuado qualquer cálculo e encerrado o período, é possível excluir a implantação do bem/saldo, clicando no botão Excluir. Caso contrário, a implantação não poderá ser excluída.


Implantação dos valores societários

Controle patrimonial > Movimentação > Implantação dos valores societários
Este programa tem por finalidade auxiliar na implantação dos valores societários dos bens. (2.12U02).


Na aba <Filtro> o usuário poderá informar os seguintes parâmetros de seleção de bens:

  • Número do bem;
  • Agregado;
  • Plaqueta;
  • Descrição inicial;
  • Número nota fiscal;
  • Período de aquisição (data início e fim);
  • Tipo de movimento (somente os tipos referentes a aquisição);
  • Valor societário implantado (sim, não e todos).

Na aba <Manutenção> consta um quadro com os dados do bem e abaixo um segundo quadro contendo os campos necessários para a implantação dos valores societários.
Para incluir os valores societários o usuário deverá clicar no botãoe informar os campos referentes ao Início da depreciação, taxa de depreciação, valor societários, valor residual e depreciação acumulada.
Após informar os respectivos campos, clique no botãopara registrar os valores societários.
Quando for selecionado um bem cujo valor societário já foi implantado, o programa irá mostrar os respectivos valores, a data em que foi implantado e não possibilitará alterações a não ser que a implantação tenha sido feita dentro do período que está em aberto.


Cálculo

Este processo permite realizar o encerramento mensal e a reabertura do último período fechado.

Fluxo



Encerrar Período

Controle Patrimonial > Cálculo > Encerrar Período
Encerrar Período
O encerramento do período deve ser realizado sempre depois que todas as aquisições, baixas e transferências do período estejam digitadas. Somente o último mês aberto ou reaberto é disponibilizado para o encerramento.
No processo são calculados os valores referentes à depreciação, amortização do ICMS, PIS e COFINS. Ao término do processo, o período é encerrado e um novo período é aberto automaticamente.
Abaixo segue tela com campos que devem ser informados:

  • Total de saídas tributadas;
  • Total de saídas;
  • Definitivo.


Os campos referentes ao total de saídas tributadas e total de saídas devem ser acessados no resumo do livro fiscal de saídas da empresa. Estes valores são utilizados no cálculo da amortização do ICMS.
Caso o campo Definitivo não esteja marcado, o programa não efetua o fechamento do período, porém os lançamentos referentes às depreciações e impostos são calculados e podem ser consultados nos programas de relatórios existentes.

Reabrir Período

Controle Patrimonial > Cálculo > Reabrir Período
Reabrir Período
O processo de reabertura de período permite que a empresa reabra o último período encerrado da empresa/filial em que o usuário está logado. A reabertura implica na exclusão dos registros gerados pelo cálculo, inclusive da contabilidade, quando houver integração com o Linx DMS/BRAVOS.
Não existem valores que devam ser informados. O usuário deve apenas executar o processo ou encerrar o programa.

Recalcular o Período

Recalcular o Período
O processo de recálculo deve ser realizado da seguinte forma: deve-se reabrir o mês, realizar as alterações necessárias e executar novamente o Encerramento do Período.

Controle Patrimonial > Cálculo > Reabrir Período
Reabrir Período
Veja o processo de reabertura do período.

Controle Patrimonial > Cálculo > Encerrar Período
Encerrar Período
Veja o processo de encerramento do período.

Integração

Este processo permite realizar o encerramento mensal e a reabertura do último período fechado.

Fluxo



Importação de bens

Controle Patrimonial > Integração > Importação > Importação
Importação de bens
O processo de importação de bens fornece uma lista com as aquisições para facilitar a inclusão dos bens no sistema. Essas informações podem ser importadas do Linx DMS/BRAVOS ou arquivo texto gravado por outros sistemas.

Importação de bens do Sistema Linx DMS/BRAVOS
A importação das aquisições de bens no Linx DMS/BRAVOS consiste na seleção das notas de compras para o imobilizado. Para identificar quais as notas referentes às compras para o imobilizado, deve-se informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS/BRAVOS que identificam estas compras. Com base nos tipos de transações e no período informado é gerada uma lista de notas. Com um duplo clique nas notas da lista, o programa de Aquisição é executado levando os dados já preenchidos. Em seguida, é necessário digitar as informações que faltam e confirmar a transação.

Importação de bens de outros Sistemas
Consiste na leitura de um arquivo texto gerado em outro sistema, em um layout pré-definido pela CNP, contendo as notas de compras para o imobilizado. Uma lista de notas, com base nas informações desse arquivo, é gerada. Com um duplo clique nas notas da lista, o programa de aquisição é executado com os dados já preenchidos. Em seguida, é necessário digitar as informações que faltam e confirmar a transação.

 

LAYOUT DE IMPORTAÇÃO DE NOTAS

Campo

Formato

 

Check

Tipo de Registro

X(1)

Tipo de Registro

 

Empresa

9(6)

Cód. Empresa

 

Revenda

9(2)

Cód. Revenda

 

Tipo de nota

X(1)

Se a nota é de Entrada ou Saída

A – Aquisição

B – Baixa

Situação

X(1)

Situação: se já foi integrada ou não

Fixo "I" de Importada

Descrição do item

X(200)

Descrição do bem

 

Número da nota fiscal

9(12)

(no ageware é pic x, no Linx DMS/BRAVOS é numérico)

 

Série da nota fiscal

X(5)

Série da Nota de Compra

 

Nome do fornecedor

X(70)

Nome do fornecedor

 

CNPJ ou CPF

9(14)

CNPJ ou CPF do fornecedor

 

Pessoa Jurídica ou Física

X(1)

Tipo de pessoa

F – Física

J – Jurídica

Data de aquisição

DDMMAAAA

data da aquisição

 

Quantidade

X(7)

Quantidade de itens adquiridos

 

Valor original

9(15)V9(2)

Valor original do bem gravado no momento da aquisição, na moeda nacional

 

Valor de ICMS

9(15)V9(2)

Valor do ICMS do bem

 

Ordem

9(5)

Posição do item na nota fiscal

 

Data de início

DDMMAAAA

Data de início

 

Data de fim

DDMMAAAA

Data de fim

 

  • Na coluna Formato, os valores entre parênteses correspondem ao tamanho do campo a ser gravado, o caractere <9> indica que o campo é numérico, o <X>, que o campo é alfanumérico, e o <V>, que o campo possui decimais. O formato DDMMAAAA indica que é uma data, sendo DD=Dia, MM=Mês e AAAA=Ano. Exemplo: 07/09/2007 deve ser gravado no arquivo como <07092007>.
  • Todos os campos numéricos devem estar alinhados à direita. O restante dos caracteres não preenchidos, à esquerda, devem ser completados com zeros. Exemplo: o valor 1.256,54 deve ser gravado como <00000000000125654>.


Exportação

Controle Patrimonial > Integração > Exportação
Cadastrar as contas contábeis
As contas contábeis consistem no plano de contas da empresa. Caso o Controle Patrimonial seja integrado ao Linx DMS/BRAVOS, o plano de contas já deve estar preenchido na contabilidade. Do contrário, o usuário deve cadastrar o plano ou somente as contas utilizadas pelo Controle Patrimonial.

Cadastrar os códigos contábeis
Os códigos contábeis indicam as contas que fazem parte de uma determinada transação. Devem ser cadastradas as transações que envolvem as aquisições, baixas e transferências dos ativos. Nestes códigos contábeis são cadastradas as contas de débito, crédito e o histórico padrão a ser utilizado na integração contábil. Se o Controle Patrimonial for integrado com o Linx DMS/BRAVOS, essas contas já devem estar cadastradas.

Cadastrar os centros de custos
Os centros de custos são utilizados na referência cruzada para gerar a integração contábil. Caso o Controle Patrimonial seja integrado ao Linx DMS/BRAVOS, os centros de custos já devem estar preenchidos. Do contrário, o usuário deve cadastrá-los.

Manutenção da referência cruzada
Para cada conta patrimonial, centro de custo e tipo de movimentação, pode ser informado um código contábil que o sistema utiliza para gerar os lançamentos contábeis. Cada valor gerado pelo ativo pode ser lançado separadamente na contabilidade. Para isto, basta mapeá-lo na referência cruzada. Como exemplo, é possível citar as depreciações. Normalmente, os valores de compra e baixa já são contabilizados no sistema utilizado pela empresa e não devem ser mapeados.

Integração contábil
Quando o Controle Patrimonial é integrado, o processo de integração contábil lança todos os valores gerados no sistema para a contabilidade do Linx DMS/BRAVOS. Quando são utilizados outros sistemas, é gerado um arquivo texto para exportação. Com base na referência cruzada, o sistema gera os lançamentos nas respectivas contas de débito e crédito. Caso não existam referências contábeis cadastradas para alguma conta patrimonial / centro de custo, o processo não será realizado até que todas as referências sejam cadastradas.

 

LAYOUT DE EXPORTAÇÃO DE LANÇAMENTOS CONTÁBEIS

Campo

Formato

 

Check

Grupo

9(2)

Fixo zeros

 

Empresa

9(4)

Cód. Empresa

 

Filial

9(3)

Cód. Filial

 

Código lançamento

9(2)

Fixo zeros

 

Conta

X(15)

Cód. conta contábil

 

Centro de custo

9(5)

Cód. centro de custo

 

Seqüência

X(16)

Fixo brancos

 

Data

AAAAMMDD

Data de referência

 

Débito/Crédito

X(1)

Natureza

D - Débito ou C - Crédito

Contra Partida

X(15)

Cód. conta contábil

 

Valor

9(13)V9(2)

Valor do lançamento

 

Código Histórico Padrão

9(6)

Cód. Histórico Padrão

 

Complemento

X(40)

Descrição do complemento

 

Brancos

X(25)

Fixo brancos

 


Relatório de Lançamentos





Opção disponível:

  • Revenda: Permite que na geração do relatório seja parametrizado as informações da revenda, ou seja, o usuário selecionará as revendas desejadas para geração. (2.01U01).

Importação

Controle Patrimonial > Integração > Importação

Importação


Controle Patrimonial > Integração > Importação > Importação
Importação de Itens


Aba Consulta > Filtro



Campos disponíveis:

  • Adicionar valor do ICMS Retido no campo Valor Original: Permite somar os impostos referentes ao ICMS Retido. (3.00U03).
  • Adicionar valor do IPI no campo Valor Original: Permite somar os impostos referentes ao IPI no valor original. (3.00U03).

Relatórios

Movimentação

Controle Patrimonial > Relatórios > Movimentação
Relatório de Movimentação de bens
Permite gerar o Relatório de Movimentação de Bens, conforme informado os parâmetros. (1.23)
O parâmetro <Imprimir descrição do bem>, permite a impressão completa do bem.



Emitir Demonstrativo CIAP

Controle Patrimonial > Relatórios > Demonstrativo CIAP
Demonstrativo CIAP
O Controle de Crédito de ICMS do Ativo Permanente (CIAP) permite à empesa obter créditos de ICMS pago pela aquisição de bens. Para cada bem, é possível informar o valor do ICMS a amortizar. Esse valor de ICMS é amortizado em um número de meses determinado pela lei e que deve ser parametrizado no sistema. No cálculo, o sistema gera os lançamentos de amortização dos valores de ICMS para integração na contabilidade. O sistema emite os relatórios do CIAP nos modelos, conforme exige a legislação.



Resumo de Saldos

Controle Patrimonial > Relatórios > Resumo de Saldos
Resumo de Saldos





Opção disponível:

  • Conta Patrimonial: Quando marcado, o sistema permite ao usuário, através do preenchimento dos campos <Bem Inicial> e <Bem Final>, determinar um intervalo específico de bens para compor o relatório, através do preenchimento destes novos campos. (2.11).

Crédito de PIS e COFINS

Controle Patrimonial > Relatórios > Crédito de PIS e COFINS
Crédito de PIS e COFINS
Deve-se informar a alíquota de PIS e COFINS no cadastro de Empresas/Revendas. O sistema permite marcar os bens sobre os quais incidem PIS e COFINS. No encerramento do período, são calculados os valores de crédito sobre a parcela depreciada no período para estes bens. Estes valores são integrados na contabilidade. O sistema possibilita a emissão de um relatório com o mapa dos créditos que foram calculados.




Relatório Geral de Bens

Controle Patrimonial > Relatórios > Relatório Geral de Bens
Relatório Geral de Bens

Permite gerar o Relatório Geral de Bens, conforme informado os parâmetros. (2.03U02).
Ao selecionar o campo <Utiliza Capital Societário>, nos parâmetros do controle patrimonial, habilitará a opção <Imprimir Valores Societários>, para que imprima somente os bens que tem valores societários.
Cálculo da depreciação acumulada:
(((valor societário - valor residual) * taxa / 100) / 12) * (quantidade de meses entre a data de início e a data do período em aberto - 1).


Aba Exportação


Opções disponíveis:

  • Botão: Permite a exportação do arquivo em formato Excel.
  • Botão: Permite a impressão do arquivo.
  • Coluna Revenda: Permite emitir o relatório de bens consolidado das revendas da empresa logada. (3.02U01).

Depreciações

Controle Patrimonial > Relatórios > Depreciações
Relatório de Depreciações
Permite gerar o Relatório de Depreciações, conforme informado os parâmetros.
Ao selecionar o campo <Utiliza Capital Societário>, nos parâmetros do controle patrimonial, habilitará a opção <Imprimir Valores Societários>, para que imprima somente os bens que tem valores societários.
Cálculo da depreciação acumulada:
(((valor societário - valor residual) * taxa / 100) / 12) * (quantidade de meses entre a data de início e a data do período em aberto - 1).




Crédito ICMS Imobilizado

Controle Patrimonial > Relatórios > Crédito ICMS Imobilizado
Crédito ICMS Imobilizado
Permite controlar individualmente o crédito de ICMS dos bens do ativo imobilizado, conforme período informado. (2.09U02).




Opções:




Opções disponíveis:

  • Considerar o valor do ICMS de Bem baixado como Valor já Apropriado: Permite somar o ICMS de um Bem baixado no período de emissão do relatório no campo "Valor já Apropriado" e não apresentar saldo no campo "Saldo a Compensar". (2.12U02).

Relatório Individual de Bens

Controle Patrimonial > Relatórios > Relatório Individual de Bens
Relatório Individual de Bens
Aba Seleção (3.00U01). 



Inventário

Controle Patrimonial > Relatórios > Inventário
Inventário de Bens
Aba Filtro (3.00U01).

Log de Alterações Cadastrais

Controle Patrimonial > Relatórios > Log de Alterações Cadastrais
Relatório de Alterações do Cadastro de Bens
Aba Filtro (3.00U01).


Razão Auxiliar

Controle Patrimonial > Relatórios > Razão Auxiliar
Razão Auxiliar de Bens
Aba Filtro (3.00U01).


Agendar manutenção

Controle Patrimonial > Agenda de Manutenção > Agenda de Manutenção de Bens
Agenda de Manutenção de Bens
Permite agendar as manutenções das máquinas e equipamentos, tanto as corretivas, como as preventivas. Além da programação das manutenções, é possível registrar as ações que foram tomadas, quem realizou o serviço, o respectivo custo e a efetiva data da manutenção.

Histórico de Manutenção de Bens
Através do histórico de manutenção de bens é possível visualizar as manutenções já realizadas e controlar as que estão agendadas por datas de agendamento e manutenção, identificar quem foi o responsável pela manutenção e seus respectivos comentários.
Nesta tela o botão <Agendamento>, permite o agendamento de processos. (2.06).

Manutenção de Projetos

Controle Patrimonial > Projetos > Manutenção de Projetos
Manutenção de Projetos
No cadastramento de projetos, o sistema armazena aqueles em andamento para, posteriormente, serem associados aos bens. Um projeto consiste, basicamente, em algo que será construído, por exemplo: máquinas de produção, prédios, entre outros. Todos os materiais que são adquiridos devem ser cadastrados e associados a um projeto que, ao término da construção, é imobilizado através da imobilização do projeto.
O projeto deve ser criado a partir de um bem com agregado de número zero e que não possua mais agregados. Um bem transformado em projeto não pode ter tido depreciações. Num primeiro momento, o bem é cadastrado e posteriormente transformado em projeto. Esta transformação pode ser feita através da tela de aquisição de bens ou pelo programa de manutenção de projetos. O bem deve estar cadastrado com o campo Depreciar desmarcado.

Imobilização de Projeto
Após o término do projeto, este conjunto de bens pode ser imobilizado e, a partir da data de imobilização, ser depreciado. Para isto, basta executar o programa de manutenção de projetos, selecionar o projeto e, no quadro Imobilização, transformá-lo em um bem, informando os campos solicitados e clicando no botão Imobilizar Projeto.

Manutenção Apólices de Seguro

Controle Patrimonial > Seguros > Manutenção de Apólices de Seguro

Manutenção de Apólices de Seguro
No cadastramento de apólices de seguro, o sistema armazena as principais informações referentes às apólices de seguro (data de emissão, data de vencimento, seguradora e valor do seguro) e permite vincular os bens segurados a essas apólices. Para cadastrar uma apólice de seguro, é necessário executar o programa de manutenção de apólices e informar os dados referentes a ela. Após a gravação, deve-se realizar a vinculação dos bens.

Relatório de Apólices de Seguro
Demonstra todos os bens vinculados a uma determinada apólice de seguro. É possível selecionar as apólices a serem impressas através de filtros. Existe a opção de impressão analítica ou sintética.

Mensagens de Erro

Detalha algumas mensagens exibidas pelo módulo Controle Patrimonial, seus significados e os procedimentos adequados para cada situação.

[Erro 2003] Versão do Banco de Dados incorreta.

O programa é executado, mas aparece a seguinte mensagem: 

[Erro 2003]Versão do banco de dados incorreta. Comunique o administrador do sistema.

 O programa ControlePatrimonial.exe foi atualizado, mas a rotina de conversão da base de dados não foi realizada. Entre em contato com o Suporte Nacional para verificar a rotina de atualização do sistema. 

[Erro 2004] Não consegui conectar com o banco de dados.

O programa é executado, mas aparece a seguinte mensagem: 

[Erro 2004]Não consegui conectar com o banco de dados. 

A definição do caminho para a base de dados, no arquivo Conexao.dat, está incorreta. Verifique a configuração na linha DATABASE.

 Exemplo:

[DATABASE]=129.10.128.100:d:\bases\Apollo/BRAVOS.gdb.

[Erro 2010] Chave de liberação inválida ou já expirada. Comunique o administrador do sistema. 

O programa é executado, mas aparece a seguinte mensagem: 

[Erro 2010] Chave de liberação inválida ou já expirada. Comunique o administrador do sistema. 

Entre em contato com o Suporte Nacional e solicite uma nova chave de liberação. 

[Erro 2014] Não consegui executar o programa ControlePatrimonial.exe. 

O programa não é executado, mas aparece a seguinte mensagem:

[Erro 2014] Não consegui executar programa ControlePatrimonial.exe. 

Entre em contato com o Suporte Nacional.



1 comentário

  1. Anônimo

    No modulo "Controle Patrimonial" existe a possibilidade de inclusão de 2 ou mais itens com a mesma característica, porém seguindo a sequencia de um numero informado no campo "Numero do bem- 12503" e no campo "Quantidade-05" Ex. 05 computadores - Informo o primeiro numero 12503 e o sistema inclui alem do 12503 o 12504, 12505, 12506 e 12507,  com as mesmas características, que se necessário poderei alterá-las conforme necessidade.