Processos de garantia da Chrysler no Linx DMS.
Produto | Linx DMS |
---|---|
Menu | Menu Fábrica > Chrysler > Oficina > Garantia |
Data |
|
Autor | Distribuição Linx DMS |
Área | P&D DMS |
Manual contendo o detalhamento dos processos de garantia da Chrysler no Linx DMS.
Este documento aplica-se a todas as concessionárias da bandeira CHRYSLER.
Abaixo serão descritos os processos existentes no módulo de Garantia.
Configuração - Geral
O programa para manutenção dos parâmetros do módulo está disponível no Fábrica Chrysler conforme menu a seguir:
Fábrica > Chrysler > Parâmetros
Inicialmente são apresentados os campos utilizados em todos os processos. Os demais campos serão apresentados nos respectivos tópicos descritos neste manual.
Aba Geral:
Figura 1 : Manutenção de Parâmetros da Chrysler
Campos:
- Código Concessionária: Fornecido pela montadora.
- Diretório de Entrada de Arquivos: Selecionar uma pasta existente para armazenamento dos arquivos de entrada.
- Diretório de Saída de Arquivos: Selecionar uma pasta existente para armazenamento dos arquivos de saída.
Garantia
Configuração Inicial
O programa de configuração está disponível no Fabrica conforme menu a seguir:
Fábrica Chrysler > Parâmetros
Aba garantia:
Figura 2 :Tela de Processamento Chrysler - Garantia
O campo "Último SIG10CJD Gerado" indica a numeração do último arquivo de garanta criado. No início da utilização do processo de garantia o campo pode ser mantido em branco pois o sistema grava automaticamente o número 1 na primeira geração.
Processo de Garantia
Abaixo é apresentado o fluxo de informações referentes ao processo de garantia:
Figura 3 : Fluxo do processo de Garantia
Detalhamento das etapas:
1. Seleção da O.S. de Garantia e Revisão
Menu Fábrica > Chrysler > Oficina > Garantia > Seletor
Programa que efetua a seleção das O.S. de Garantia ou Revisão.
Figura 4 : Seleciona O.S. Garantia
A opção "Selecionar Todas" desconsidera os demais filtros e seleciona todas as O.S. disponíveis.
A O.S. deve estar com a situação em aberto, em andamento ou encerrada, e o lançamento fechado,
ou encerrada com o lançamento em aberto, para iniciar o processo de garantia.
Figura 5 : Seleciona O.S. Garantia - Resultado
Clicar no botão "Abrir S.G." para incluir a O.S. no processo de garantia.
2. Manutenção da Solicitação de Garantia
Menu Fábrica Chrysler > Oficina > Garantia > Manutenção
Programa que efetua a manutenção das solicitações de garantia.
Figura 6 : Manutenção de Solicitações de Garantia
Ao acessar a manutenção através do Seletor, o programa é apresentado na aba Manutenção :
Figura 7 : Manutenção de Solicitações de Garantia
O primeiro passo consiste em clicar no botão "Gravar" para incluir a solicitação de garantia.
Ao clicar com o botão direito do mouse no grid de solicitações é apresentado o menu abaixo:
Figura 8 : Manutenção de Solicitações de Garantia - Menu
Opções disponíveis:
- Nova solicitação
Efetua a inclusão de uma nova solicitação. - Manutenção de Solicitação
Efetua a manutenção de uma solicitação existente.
A manutenção é permitida somente para as solicitações com status "Faturada" ou anterior. - Reapresentação
Efetua a manutenção das informações de reapresentação da SG.
A reapresentação é permitida somente para as solicitações com status "Reapresentação" ou "Debitada". - Exclui Solicitação
Exclui uma solicitação.
A exclusão é permitida somente para as solicitações com status "Faturada" ou anterior. - Desmarca Solicitação
Desmarca uma solicitação com status "Transmitida", para efetuar manutenção ou nova transmissão. - Manutenção de Peças Consequência/M.O. Adicional
Acessa a tela de manutenção de Peças Consequência/M.O. Adicional.
Esta manutenção é permitida somente para as solicitações com status "Faturada" ou anterior.
Ao selecionar a opção Nova Solicitação é apresentada a tela abaixo:
Figura 9 : Manutenção de Solicitações
Campos:
- Tipo de Garantia
O cadastro é inserido manualmente através do menu Fabrica < Chrysler < Oficina < Garantia < Cadastros < Tipo de Garantia - Letra Inconv.
Letra atribuída para cada solicitação. A informação é gerada automaticamente, mas pode ser alterada pelo usuário. - Data da Solicitação
Informação gerada automaticamente no cadastramento da solicitação. - Serviços Requisitados na O.S.
Listagem dos serviços existentes na O.S. - Aba Mão de obra Principal
Mão de obra Principal, é o serviço principal da solicitação de garantia.
Se o serviço estiver presente na O.S., deve ser selecionado no grid de Serviços Requisitados na O.S. através do botão "Selecionar Serviço".
Se o serviço não estiver presente na O.S., deve ser selecionado através do botão .
Os botões "Peça Consequência" e "M.Obra Consequência" estarão disponíveis após a gravação da solicitação.
São utilizados para selecionar as peças e mão de obra adicionais do processo.
Aba Detalhamento
- Anomalia
O cadastro é inserido manualmente no menu Fabrica - Chrysler - Oficina - Garantia - Cadastros - Anomalia - Descrição do Inconveniente
Informação lida da solicitação existente na O.S.
Será enviado no arquivo de transmissão para a fábrica. - Observação do Inconveniente (Etiqueta da Peça)
Informação lida da solicitação existente na O.S.
Será utilizada na geração das etiquetas de peças. - Nro. Autorização
Campo obtido com a fábrica para determinados tipos de garantia. - N.F. Despesas Extras
Informações da nota fiscal de despesas extras com a solicitação de garantia. Ex.: Serviços de terceiros.
Utilizado também para garantias de reposição (garantia Balcão). - Cód. Espelho N.F.
Campos somente para consulta. A informação é atualizada na importação do arquivo de Espelho de Nota Fiscal de Transporte. Mais detalhes no item 7. - Aba Aceite
Informações sobre o Aceite / Rejeição da solicitação de garantia. Maiores informações no item 4. - Aba Crédito/Débito
Informações sobre o Crédito / Débito da solicitação de garantia. Maiores informações no item 5. - Totais – Valor requisitado
Valores totais de Mão de Obra e Peças referentes a mão de obra princopal e às peças e mão de obra adicionais. - Data de Transmissão
Informação gerada na transmissão do arquivo para a fábrica. - Núm. De Transmissão
Informação gerada na transmissão do arquivo para a fábrica. A cada nova transmissão o valor será incrementado. - Situação
Situação atual da solicitação de garantia.
Após preencher as informações necessárias é necessário consistir as informações através do botão "Consiste S.G.".
As seguintes consistências são realizadas:
- Preenchimento do campo Tipo de Garantia
- Dependendo do tipo de garantia selecionado:
- Exige autorização
Verifica o preenchimento do campo Nro. Autorização
- Classificação
Se a classificação é diferente de Campanha, verifica o preenchimento dos campos Localização / Inconveniente, Anomalia e Posição.
Se a classificação é Reposição (garantia Balcão), verifica o preenchimento do campo N.F. Despesas Extras.
- Tipo de Intervenção
Se o tipo é "Pré-Venda (veículo em estoque)", verifica se o veículo está com a data da primeira venda em branco na Ficha de Seguimento.
Se o tipo é "Pós-Venda (veículo de terceiros)", verifica se o veículo está com a data da primeira venda preenchida na Ficha de Seguimento.
- Preenchimento da Concessionária que vendeu o veículo (Ficha de Seguimento > Proprietários), quando o veículo for do cliente.
- Preenchimento do campo Mão de Obra Principal
- Dependendo da mão de obra principal selecionada
- Verifica se o serviço exige a informação do motor e/ou do câmbio na ficha de seguimento.
O parâmetro que indica a exigência está presente no cadastro do serviço.
Figura 12 : Serviços da Oficina
Após a solicitação de garantia estar consistida, a situação passa para "Faturada" permitindo a transmissão para a fábrica.
Ao sair do programa de manutenção, é realizada uma verificação das peças e serviços existentes na O.S. Se algum não estiver presente em alguma solicitação de garantia será apresentada a mensagem abaixo:
3.Transmissão do arquivo de Garantia
Menu Fábrica > Chrysler > Oficina > Garantia > Geração do Arquivo Transmissão
Programa que realiza a geração do arquivo de transmissão da garantia.
Figura 14 : Geração do arquivo de transmissão
Selecionar a opção "Solicitação de Garantia" e clicar em "Procurar".
Serão apresentadas todas as OS's disponíveis para envio.
Figura 15 : Geração do arquivo de transmissão - Resultado
O usuário deve selecionar as O.S.'s para envio e clicar no botão "Exportar" para a geração do arquivo contendo as solicitações.
O arquivo será gravado na pasta de saída configurada nos parâmetros do módulo com a seguinte nomenclatura: SIG10CJD.999, onde 999 corresponde a sequência de geração.
O valor da sequência de geração será gravado nos parâmetros do módulo conforme explicado no item Configuração Inicial.
Abaixo segue a tela apresentada no final do processamento:
Figura 16 : Geração do arquivo de transmissão - Log de execução
Após a geração os arquivos devem ser transmitidos para a fábrica para validação.
4. Atualizando a Rejeição
Todas as inserções/manutenções de "aceites" são manuais no DMS.
Menu Fábrica > Chrysler > Oficina > Garantia > Manutenção
Selecionar a Ordem de serviço transmitida
clicar com o mouse do lado direito
selecionar a opção - manutenção do aceite e inserir as informações
Atualizar os campos
- Número do Aceite
Somente para as solicitações aceitas.
- Data de Validação
- Situação
- 4 – Reapresentação: para as solicitações rejeitadas.
- 5 – Aceita: para as solicitações aceitas.
- Número da SG
Somente para as solicitações aceitas.
- Valor pago
Somente para as solicitações aceitas.
- Multa Penal
- Diferença de horas
- Diferença de peças
- Erro de Validação
Somente para as solicitações rejeitadas.
OBS.: O cadastro de Erros de Validação também deverá ser inserido manualmente através do Menu Fábrica > Chrysler > Oficina > Garantia > Cadastros > Códigos de Erro de Validação.
A manutenção das informações do Aceite da Solicitação deverá ocorrer de forma manual.
Para isso efetuar os seguintes passos:
- Acessar a tela de Manutenção de Solicitações de Garantia
- Localizar a O.S.
- Selecionar a solicitação de garantia no grid de solicitações
- Clicar com o botão direito no grid
- Selecionar a opção Manutenção do Aceite da Solicitação
Será apresentada a tela abaixo:
Figura 17 : Manutenção do Aceite da Solicitação
Preencher com as informações solicitadas.
Ao confirmar no botão "OK", será efetuada a seguinte consistência para gravação do campo Situação:
- Se o campo "Número da SG" for preenchido, a solicitação será gravada com Situação 5 – Aceita.
- Se o campo "Erro de Validação" for preenchido, a solicitação será gravada com Situação 4 – Reapresentação.
5.Atualização do Crédito / Débito
Todas as inserções/manutenções de "Crédito/Débito" são manuais no DMS.
Menu Fábrica > Chrysler > Oficina > Garantia > Manutenção
Depois que a SG é aceita pela fábrica, ela então realiza o pagamento ou estorno da mesma.
- Acessar a tela de Manutenção de Solicitações de Garantia
- Localizar a O.S.
- Selecionar a solicitação de garantia no grid de solicitações
- Clicar com o botão direito no grid
- Selecionar a opção Manutenção do Crédito / Débito da Solicitação
Será apresentada a tela abaixo:
Figura 18 : Manutenção do Crédito / Débito da Solicitação
Preencher com as informações solicitadas.
Ao confirmar no botão "OK", será efetuada a seguinte consistência para gravação do campo Situação:
- Se o campo "Número da Nota de Crédito" for preenchido, a solicitação será gravada com Situação 7 – Creditada;
- Se o campo "Estorno" for preenchido, a solicitação será gravada com Situação 6 – Debitada.
6. Emissão da nota fiscal de recebimento de peças
Menu Fábrica > Chrysler > Oficina > Garantia > Recebimento de Peças Defeituosas
Programa que efetua o recebimento das peças defeituosas das O.S.'s de garantia.
Figura 19: Recebimento de Peças Defeituosas
Informar o número da O.S. ou Código Espelho e clicar no "raio" para buscar os dados de Contato, Data de Emissão e Cliente.
Clicar em "4 – Ler O.S."
Neste momento serão lidos todos os itens da O.S. para recebimento. Por padrão o campo "Nro. SG" é gravado com o próprio número da O.S., mas é obrigatório que o número da SG real seja informado em cada item a ser devolvido para a fábrica. Esta informação é necessária para o programa de geração da Nota Fiscal de Transporte (item 8) conseguir efetuar as atualizações necessárias no processo.
Esta nota fiscal deve ser emitida no Frente de Caixa.
Observação: Caso o número da SG não esteja disponível no momento da emissão da nota fiscal, é possível informar depois que a nota for emitida neste mesmo programa. Para informar o número da SG o usuário deve clicar duas vezes na coluna do registro correspondente:
Figura 20: Recebimento de Peças Defeituosas
7. Importação do Espelho da Nota de Transporte
Menu Fábrica > Chrysler > Oficina > Garantia > Processamento de Arquivos
Programa para importação do arquivo de Espelho da Nota Fiscal de Transporte.
Após a liquidação das SG's (crédito) a montadora gera diariamente um arquivo de Espelho da Nota Fiscal para a concessionária. Este arquivo contém as peças que deverão ser enviadas para o departamento de garantia da Fábrica e seus respectivos valores.
O arquivo deve possuir a seguinte nomenclatura:
- Prefixo com o nome do sistema: DMS_
- Código da concessionária, numérico, fixo com 6 caracteres.
- Nome identificador da interface: ESPELHO.
- Código do espelho, numérico, fixo com 7 caracteres.
Exemplo: DMS_111111.ESPELHO.0417442.DAT
Após a verificação do arquivo, é possível imprimir e/ou atualizar as informações.
Impressão:
Figura 21: Processamento de Arquivos
Modelo de relatório:
Atualização:
Figura 23: Processamento de Arquivos - atualização
Após o processamento é apresentada a tela de log com o resultado.
É permitido importar o mesmo arquivo mais de uma vez.
Neste caso os novos itens serão incluídos e os já existentes serão atualizados, desde que estejam com status "Importado". Os itens que estiverem com status diferente, serão desconsiderados.
8. Emissão da Nota fiscal de remessa – Transporte
Menu Fábrica > Chrysler > Oficina > Garantia > Remessa de Peças Defeituosas
Programa que efetua a geração da Nota Fiscal de Remessa para a montadora (Nota de Transporte).
Informar o Número do Espelho para a NF de transporte e clicar no botão "raio".
Figura 25 : Remessa de Peças de execução
Se o número do espelho estiver em branco, será apresentada um com os espelhos disponíveis para emissão da NF.
Figura 26 : Seleção do Espelho
Os itens são lidos automaticamente.
Figura 27 : Remessa de Peças
A geração da Nota Fiscal é por espelho e deve ser emitida no Frente de Caixa.
Consultas e Relatórios :
Menu Fábrica > Chrysler > Oficina > Garantia > Consulta
Figura 28 : Consulta - Filtro
Preencher os dados do filtro e clicar em Procurar.
Será apresentada tela com os Detalhes da SG.
Figura 29 : Consulta-Resultado
OBS: Para casos de Reapresentação, onde uma mesma SG pode ser enviada novamente em outro espelho, foi incluída a opção 'Consulta Histórico',
onde serão apresentados todos os espelhos que SG tenha sido enviada.
Figura 30 - Códigos de Espelhos - Histórico
Relatórios
Espelho
Menu Fábrica > Chrysler > Oficina > Garantia > Relatório > Espelho
Figura 31 : Relatório de Espelho
Preencher os dados necessários e clicar em imprimir.
Abaixo é apresentado o modelo de relatório:
Posição geral
Menu Fábrica Chrysler > Oficina > Garantia > Relatório > Posição geral
Figura 33 : Relatório de Posição Geral
Preencher os dados necessários e clicar em imprimir.
OBS:
Para casos de Reapresentação, onde uma mesma SG pode ser enviada novamente em outro espelho, foi incluída a opção 'Consultar o Cadastro Histórico de Códigos de Espelhos'
Se marcada esta opção, a SG pode ser consultada informando qualquer código de espelho que ela tenha sido enviada.
Abaixo é apresentado o modelo de relatório:
Figura 34 : Relatório de Posição Geral de Garantia
Cadastros
Anomalias
Menu Fábrica > Chrysler > Oficina > Garantia > Cadastros > Anomalias
Figura 35 : Manutenção de Anomalias e Posições
O cadastro é manual de acordo com os códigos da montadora
Tipo de Garantia
Menu Fábrica > Chrysler > Oficina > Garantia > Cadastros > Tipo de Garantia
Figura 36 : Manutenção Tipo de Garantia
O cadastro é manual de acordo com os códigos da montadora
Códigos de Erro de Validação
Menu Fábrica > Chrysler > Oficina > Garantia > Cadastros > Códigos de Erro de Validação
O cadastro é manual de acordo com os códigos da montadora
Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.