ASSUNTO

Integração com o sistema Agendamento Online Renault.


PRODUTO

Linx DMS

MENU

-

DATA

 

AUTOR

Distribuição Linx DMS
[email protected]

ÁREA

P&D DMS Porto Alegre

Atenção: Antes de prosseguir com este manual, certifique-se de que leu e executou os procedimentos descritos no Manual de Instalação-Atualização do produto Linx DMS Integrador.

FINALIDADE

O Agendamento OnLine Renault trata a integração dos agendamentos da oficina, que consiste em enviar os agendamentos realizados no Linx DMS para o site da Renault, buscar e integrar os agendamentos realizados no Site do Renault na agenda dos consultores do Linx DMS.

ABRANGÊNCIA

Estes procedimentos destinam-se a todas as concessionárias da marca Renault.

APLICAÇÃO

O Agendamento OnLine Renault trata a integração dos agendamentos da oficina, que consiste em enviar os agendamentos realizados no Linx DMS para o site da Renault, buscar e integrar os agendamentos realizados no Site do Renault na agenda dos consultores do Linx DMS.
Os seguintes métodos são tratados pela integração:

    • Envio de Agendamentos realizados no Linx DMS:
      Envio de novos agendamentos realizados e de alterações realizadas no agendamento no Linx DMS para o site da Renault.
    • Download de Agendamentos realizados no site da Renault:
      Download dos agendamentos realizados no site da Renault para o Linx DMS e envio das alterações realizadas no Linx DMS para o site da Renault.
    • Cadastro de Consultores
      Cadastra o consultor do Linx DMS no sistema da Renault e atualiza alteração, também possibilita o vínculo entre o consultor do sistema da Renault no Linx DMS.
    • Cancelamento Automático para Agendamentos não efetivados
      Cancelamento automático para os agendamentos não efetivos do dia anterior.
    • Envio de Bloqueios da Agenda realizados no Linx DMS:
      Envio de novos bloqueios realizados e exclusões de bloqueios realizadas no agendamento no Linx DMS para o site da Renault.
    • Download de Bloqueios da Agenda realizados no site da Renault:
      Download dos bloqueios realizados no site da Renault para o Linx DMS.
    • Cadastro de Horários de Atendimento da Concessionária:
      Atualiza o horário de atendimento do sistema da Renault no Linx DMS e realiza a atualização do horário de atendimento do Linx DMS no sistema da Renault.
    • Envio de Bloqueios Recorrentes da Agenda do Linx DMS:
      Envio de bloqueios recorrentes (horário de lanche, intervalo ou diferença do horário de trabalho do vendedor para o horário de atendimento da concessionária) da agenda do Linx DMS para o site da Renault.

A seguir são descritos os procedimentos de configuração e utilização da integração com o Agendamento OnLine Renault.

Configurações

Manutenção de Parâmetros do Fábrica

    • Menu: Fábrica > Renault > Parâmetros.

Na aba Agendamento OnLine, marcar a opção "Utiliza Integração Agendamento OnLine da Oficina".

Figura 01 - Parâmetros Renault

Campos:

  • Usuário / Senha / Token / Client Secret / Client ID: Dados de acesso ao Agendamento OnLine. Estas informações são fornecidas pela montadora.
  • Usuário para notificação do Agendamento OnLine: Usuário que receberá as mensagens de correio interno do Linx DMS com as notificações da integração automática.
  • Tipo do Serviço Padrão Para Solicitação do Cliente: Tipo de Serviço que será utilizado para atualização no site da Rea cadastramento automático do Agendamento OnLine no Linx DMS.
  • Horário Padrão da Concessionária: Horário que será utilizado para atualização automática no Linx DMS e no site da Renault. A utilização desse campo será explicada posteriormente no item Detalhamento das Integrações - Atualização do Horário da Concessionária.
  • NroDias Agenda OnLine: Número de dias que a agenda online no site da Renault permite agendamento. Essa informação é utilizada para gerar automaticamente alguns tipos de bloqueios. Essa funcionalidade, bem como a função do botão Exclui Bloqueios Futuros, será detalhada posteriormente no item Detalhamento das Integrações - Atualização de Bloqueios.


Importante: Este procedimento deve ser realizado em todas as revendas Renault do grupo.
O botão "Enviar Carga Inicial Agendamentos" será explicado posteriormente em um tópico específico deste documento.

Configuração do Linx DMS

Manutenção de Vendedores

    • Menu: Faturamento > Cadastros > Vendedores > Cadastro de Vendedores.

Atualizar o cadastro, informando o CPF de todos os vendedores que fazem parte da "Agenda Oficina" e que farão uso do "Agendamento OnLine".

Figura 02 - Manutenção de vendedores


O campo "Cód. Agendamento OnLine", será preenchido automaticamente pela sincronização de consultores.
Cancelamento/Exclusão de um agendamento Linx DMS
Para o Agendamento Online da Renault ao cancelar ou excluir um agendamento, é obrigatório informar um motivo para o ocorrido.

Para isso deve ser efetuado a seguinte configuração:

    • Menu: Oficina > Parâmetros > Módulo


Figura 03 – Parâmetros da Oficina.


Nos parâmetros da oficina, ir na aba "Agenda". O campo "Informar Motivo na Exclusão do Agendamento" deve ser marcado.
Para configurar o motivo ir em:

    • Menu: Configuração > Cadastros > Motivos


Figura 04 – Cadastro de motivo

No cadastro de motivo, para os motivos com o campo "Tipo Motivo" com a informação "Exclusão de Agendamento" e "Cancelamento", deve ser informado o campo "Motivo Agendamento OnLine".
As opções de seleção apresentadas no campo "Motivo Agendamento OnLine" são padrões disponibilizados pela Renault, portanto não é possível incluir novas opções.
Cadastro dos Motivos de Bloqueio da Agenda
Ao realizar o bloqueio de um tempo na agenda do consultor é necessário informar o motivo do bloqueio da agenda do vendedor. O site da Renault possui tipos de bloqueio específicos, para haver compatibilidade entre os bloqueios cadastrados no Linx DMS e no site da Renault é necessário cadastrar um motivo de bloqueio para cada tipo de bloqueio existente no site na Renault.
Menu: Configuração > Cadastros > Motivos

 

Figura 05 – Motivos de Bloqueio

Sincronização Consultores da Oficina

Sincronização Consultores

    • Menu: Fábrica > Renault > Agendamento OnLine > Sincronizar Consultores.

Sincronizar os consultores do Linx DMS com os consultores cadastrados no "Agendamento OnLine da Renault".

Figura 06 - Sincronização


Nesta tela será exibido na parte de "Consultor DMS" todos os consultores da oficina do Linx DMS. Na parte "Consultor Agenda OnLine" será exibido todos os consultores cadastrados no Agendamento OnLine da Renault.
Ao selecionar um consultor do DMS que não tenha o campo "Cód. Agenda OnLine" informado será habilitado o botão "Cadastrar no Agenda OnLine", ao clicar nele será efetuado o cadastro do consultor no "Agendamento OnLine Renault" e o campo "Cód. Agenda OnLine" será preenchido com o código do consultor no "Agendamento OnLine".
Ao selecionar um consultor do Agendamento OnLine e clicar no botão "Vincular Consultor da Agendamento OnLine com o Consultor do Linx DMS com o mesmo CPF?", o sistema irá procurar no cadastro de consultores do Linx DMS o consultor com o mesmo CPF e preencher o campo "Cód. Agenda OnLine". Desta forma o vínculo do consultor com os dois sistemas será realizado.

Configuração do Linx DMS Integrador

Para que os agendamentos passem a ser sincronizados, realize os passos abaixo:

    • Executar o programa LDIConfig.exe, existente na pasta principal do Linx DMS Integrador;

Acessar o menu "Configuração > Renault – Agendamento OnLine"

    • Será aberto a tela de configuração do Agendamento OnLine da Renault.
    • Na aba "Configuração", preencher os dados de acesso ao banco de dados:


Figura 07 - Configuração

    • Clicar em "Testar conexão".
    • Prosseguir somente se for apresentada a mensagem "Conexão com o Banco de Dados realizada com sucesso! ". Caso não ocorra, verifique se os parâmetros informados são os mesmos utilizados pelo Linx DMS.
    • Clicar em "Next";
    • Na aba "Agendamento OnLine" informar os campos solicitados:



Figura 08 - Agendamento OnLine.

Campos:

  • Nome: Nome para identificar a configuração.
  • Descrição: Descrição detalhada da configuração.
  • URL: Endereço do serviço do Agendamento OnLine, fornecido pela montadora.
  • Log Detalhado: Tipo de gravação do log da integração (no arquivo texto e no banco de dados).
  • Número dias: Quantidade de dias para buscar dos agendamentos. Data atual mais X dias. O Recomendado pela Renault é de 30 dias.
  • Intervalo: Intervalo em minutos para buscar os agendamentos no Agendamento OnLine.


Clicar em "Salvar", finalizar a configuração clicando em "Next" e depois em "Finish":

Figura 09 - Conclusão


Reinicie o serviço do integrador

    • No Windows, pressione a tecla do logotipo do Windows + "R";
    • Digite services.msc e clique em "Ok";
    • Localize e clique sobre o serviço "Linx DMS Integrador";
    • Clique em "Reiniciar o serviço";
    • Após esse procedimento, o status do serviço deve continuar como "Em Execução".



Figura 10 - Tela do serviço

Monitor de Log do Linx DMS Integrador

No LDIConfig, acesse o menu "Configuração > Monitor Log de Execução":


Figura 11 - Monitor do Log de Execução do Linx DMS Integrador


Nesta tela é apresentado o log das integrações. O tempo de atualização pode ser configurado na barra superior do programa.
Os logs referentes ao processo do Agendamento OnLine são identificados pelo módulo eLDIRenSFAgendamentoOnLine.exe.
A coluna "Tipo" apresenta o tipo do log gravado.
Para a consulta dos XMLs ou SQLs executados durante a integração, é possível verificar o arquivo de log do Linx DMS Integrador.
O botão "Pesquisar logs anteriores" permite que o histórico seja consultado.

Fluxo do Agendamento Online

Com a utilização do Agendamento OnLine, o processo de agendamento da oficina segue o fluxo a seguir


Figura 12 – Fluxo do Atendimento


De acordo com este fluxo, o agendamento pode ser efetuado no Linx DMS e no Agendamento OnLine da Renault. Após a integração, todo o agendamento segue no Linx DMS de acordo com o que já é praticado na concessionária.
Conforme o andamento do agendamento (Criação de O.S., não compareceu, Agendamento Efetivo), o status do agendamento é atualizado no Agendamento OnLine.
O item a seguir explica como o processo é realizado.

Detalhamento das Integrações

Abaixo seguem os pontos de integração entre o Linx DMS e o Agendamento OnLine da Renault:

Envio dos agendamentos já cadastrados no Linx DMS

Menu: Fábrica > Renault > Parâmetros

No início da utilização do processo, a concessionária deve transmitir, para o Agendamento OnLine, todos os agendamentos da oficina já cadastrados com data de agendamento maior que que a atual.
Esta tarefa é executada utilizando o botão "Envio Carga Inicial Agendamentos", existente na tela de parâmetros.


Figura 13 – Parâmetros Renault


Clicando no botão "Enviar Carga Inicial Agendamentos", o sistema envia os agendamentos em aberto e com data de agendamento maior que a data atual para o Agendamento OnLine da Renault.

Envio do agendamento para o Agendamento OnLine da Renault

Menu: Oficina > Agendamento Oficina

A partir do início da utilização do Agendamento OnLine, todo agendamento criado no Linx DMS será enviado automaticamente para o Agendamento OnLine da Renault. O processo de abertura do agendamento continua o mesmo já utilizado.


Figura 14 – Manutenção da Agenda do Consultor.


Após a inclusão do agendamento, no momento que gravar o agendamento, será apresentado a mensagem "Agendamento enviado para a Renault". Com isso, o agendamento cadastrado no Linx DMS já consta no Agendamento OnLine da Renault.


Figura 15 - Agendamento enviado para a Renault


  • Informações importantes:

Para os agendamentos do Linx DMS que já foram enviados para o Agendamento OnLine, será exibido a informação "Cód. Agendamento OnLine" com o código cadastrado no Agendamento Online.

Figura 16 – Código do agendamento enviado para a Renault

Caso ocorra algum erro no momento do envio para o Agendamento OnLine, uma mensagem será exibida em tela. O usuário deve efetuar o ajuste necessário e ao gravar as alterações, o Linx DMS fará uma nova tentativa de envio.
O Linx DMS Integrador fará o envio dos agendamentos para o Agendamento OnLine, automaticamente caso, por algum outro motivo o agendamento do Linx DMS não tenha sido enviado.


  • Download dos agendamentos do Agendamento OnLine da Renault para o Linx DMS

Uma vez que todo agendamento criado no Linx DMS é enviado ao Site, estes horários não mais ficam disponíveis para agendamento, portanto, um usuário/cliente somente irá conseguir incluir seu agendamento no Site para os horários que estão disponíveis no Linx DMS da concessionaria.


  • Linx DMS Integrador

Com a configuração realizada para que o Linx DMS Integrador busque os agendamentos no Agendamento OnLine no Site da Renault, será feito a inclusão de forma automática no Linx DMS dos agendamentos encontrados. Este agendamento já vem com o código Agendamento OnLine.


Figura 17 – Agendamento originado no Agendamento OnLine da Renault.


Caso o Agendamento seja enviado para um cliente que não esteja cadastrado no Linx DMS, o mesmo será cadastrado de forma simplificada, devendo ter o seu cadastro completado posteriormente.
Caso o agendamento seja enviado com um veículo que a placa não esteja cadastrada no Linx DMS, o agendamento será cadastrado sem placa, devendo ser efetuado o cadastro do veículo posteriormente e vinculado ao agendamento pelo campo Placa.


Figura 18 – Agendamento originado no Agendamento OnLine da Renault.


O agendamento será cadastrado no Linx DMS com os dados informados no momento da criação no site da Renault para a solicitação do cliente, podendo ter os seus dados completados como a inclusão de pacotes, peças ou serviços.
Será enviado um Correio interno do Linx DMS, informando o consultor e o usuário de notificações que o agendamento foi cadastrado.


Figura 19 – Correio enviado ao consultor e o usuário de notificações.

  • Alteração de agendamento no Linx DMS

Menu: Oficina > Agendamento Oficina


Figura 20 – Alterando agendamento.


Agendamento criado originalmente no Linx DMS
Ao efetuar alteração nos campos Data agendada, hora agendada, Status do Agendamento, Consultor de serviços, Cliente, Descrição das solicitações, alteração no valor (peças e serviços), Observação ou veículo (Chassi ou Placa). Será enviado uma atualização do agendamento para o Agendamento OnLine.
Agendamento criado originalmente no Agendamento OnLine
Ao efetuar alteração nos campos Data agendada, hora agendada, Status do Agendamento e Consultor de serviços. Será enviado uma atualização do agendamento para o Agendamento OnLine.
Caso altere os campos Cliente, Descrição das solicitações, alteração no valor (peças e serviços), Observação ou veículo (Chassi ou Placa). O Linx DMS irá efetuar o cancelamento do agendamento cadastrado no Site da Renault e efetuará um novo agendamento com os novos dados informados pelo usuário. O agendamento do Linx DMS permanecerá o mesmo, alterando apenas o campo Cód. Agendamento OnLine para o seu novo código.


  • Abertura de Ordem de Serviço de um agendamento Linx DMS

Ao efetuar a abertura de uma Ordem de Serviço no Linx DMS, onde tenha agendamento realizado. Será enviado para o Agendamento OnLine uma atualização de status do agendamento, informando que o agendamento virou uma Ordem de Serviço.
O processo de abertura da ordem de serviço no Linx DMS continua o já existente.


  • Atualização do Horário da Concessionária

No Linx DMS existe a opção para atribuir horários de trabalho diferentes entre os consultores visualizados na Agenda. Como o site da Renault possui somente um horário por concessionária, o Linx DMS utiliza um horário padrão para essa finalidade. Esse horário padrão é atualizado pelo site da Renault no Linx DMS e pode enviar a atualização do Linx DMS para o site da Renault.
Esse horário padrão deve ser informado no campo: Horário Padrão da Concessionária, da tela de Manutenção de Parâmetros Renault, aba Agendamento OnLine.


Figura 21 – Parâmetro do horário padrão.


O cadastramento desse horário padrão deve seguir as seguintes regras:

    • O horário inicial de trabalho deve ser menor horário de início atribuído a um consultor.
    • O horário final de trabalho deve ser o maior horário de término atribuído a um consultor.

    • Exemplo:
    • Consultor A trabalha das 08:00 as 18:00
    • Consultor B trabalha das 09:00 as 19:00
    • Consultor C trabalha das 08:00 as 18:00
    • Consultor D trabalha das 08:30 as 18:30
      Horário padrão deve ser cadastrado da seguinte forma:
    • Horário de início: 08:00
    • Horário de término: 19:00
      Se os consultores possuem somente um horário de expediente na concessionária o horário padrão é o mesmo cadastrado para eles.
      O cadastramento do horário padrão é realizado na seguinte opção do Linx DMS:
      Menu: Oficina > Cadastros > Horários > Atendimento da Recepção

      Figura 22 – Cadastro de horário padrão.

  • Atualização de Bloqueios

O processo de integração envia dois tipos de bloqueios para o site Renault: bloqueios cadastrados na agenda e bloqueios fixos (intervalos e diferenças entre o horário de início/final do expediente e o horário de atendimento da concessionária), e recebe bloqueios cadastrados no site da Renault.
Bloqueios Fixos:
Os bloqueios fixos são gerados automaticamente na execução do processo de integração, para isso utilizam o parâmetro Nro. de Dias da Agenda OnLine.

Figura 23 – Nro. Dias Agenda OnLine


Este parâmetro é utilizado para gerar bloqueios dentro do prazo que o cliente pode realizar um agendamento no site da Renault. Todo dia é adicionado um novo bloqueio (lanche ou diferença de horário) na data correspondente ao final do prazo informado no parâmetro.
Se o horário do expediente ou horário do intervalo de um consultor for alterado é necessário gerar novamente os bloqueios com base nesse novo horário. Para isso utiliza-se o botão Exclui Bloqueios Futuros. Essa opção gera automaticamente as solicitações de exclusão dos bloqueios existentes e o processo de integração realiza a exclusão no site da Renault bem como a geração automática dos novos bloqueios.
Ao executar a opção de exclusão dos bloqueios é visualizada a tela para seleção dos consultores. É possível selecionar um ou mais consultores, após a seleção o processo é executado.
Bloqueios Cadastrados na Agenda:
O bloqueio de tempos na agenda do Linx DMS é realizado pela opção existente na tela de agendamento da oficina.
Menu: Oficina > Agendamento Oficina


Figura 26 – Bloqueio de Tempo.


Após selecionar a opção de bloqueio de tempo é necessário informar o período bloqueado e o motivo de bloqueio.

Figura 27 – Seleção do motivo de bloqueio


Todos os bloqueios cadastrados são enviados para o site da Renault para bloquear o mesmo período na agenda do site.
Quando um bloqueio é excluído no Linx DMS a informação também é enviada para o site da Renault para liberar o tempo na agenda do site.

Consulta de Logs de comunicação

Através do menu "Fábrica > Renault > Processos > Linx DMS Integrador" é possível verificar logs anteriores da integração do Linx DMS Integrador com o Agendamento OnLine.


Figura 28 – Consulta de logs anteriores


Os logs referentes ao processo do Agendamento OnLine são identificados pelo módulo eLDIRenSFAgendamentoOnLine.exe.
A coluna "Tipo" apresenta o tipo do log gravado.

Conteúdo do pacote

#

Nome do arquivo

Comentário

1

Apollo.exe e ApolloClient.exe

Executável do Linx DMS.

2

Linx DMS Integrador.exe

Instalador do Linx DMS Integrador, responsável pela comunicação com o Agendamento Online da Renault.

3

Manual do Agendamento OnLine Renault.pdf

Este documento.

DÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.

  • Sem rótulos