Manual contendo o detalhamento do processo de Garantia para a bandeira Peugeot.
PRODUTO | Linx DMS |
---|---|
MENU | Incluso no Manual |
DATA |
|
AUTOR | Distribuição Linx DMS [email protected] |
ÁREA | P&D DMS Porto Alegre |
Detalhamento do processo de Garantia para a bandeira Peugeot.
Este documento aplica-se a todas as concessionárias da bandeira Peugeot.
A seguir serão detalhadas as etapas de um processo de garantia.
- Tela principal com todos os processos disponíveis
Menu "Fábrica > Peugeot > Solicitação de Garantia" será apresentado na figura 1:
Figura 1: Garantia Peugeot
Nesta tela é possível acessar todos os processos disponíveis para a garantia Peugeot.
- Seleção de O.S. de garantia Opção "1 – Seletor"
Programa que efetua a seleção das O.S. de Garantia.
Figura 2: Seleciona O.S. Garantia
A opção Selecionar Todas desconsidera os demais filtros e seleciona todas as Ordens de Serviço disponíveis para a montagem do processo de garantia. A Ordem de Serviço deve estar faturada ou fechada para lançamentos serem selecionadas no processo de garantia.
Figura 3: Seleciona O.S. Garantia
Clique no botão Abrir Dossiê para incluir a Ordem de Serviço no processo de garantia.
- Manutenção da Solicitação de Garantia Opção "2 - Manutenção"
Programa que efetua a manutenção das solicitações de garantia.
Figura 4: Manutenção de Solicitações de Garantia
Ao acessar a manutenção através do Seletor, o programa é apresentado na aba Manutenção:
Figura 5: Manutenção de Solicitações de Garantia
O primeiro passo consiste em clicar no botão Gravar para incluir a solicitação de garantia.
Ao clicar com o botão direito do mouse na grade de solicitações é apresentado o menu a seguir:
Figura 6: Menu da Grade de Solicitações
Opções disponíveis:
- Nova solicitação.
Efetua a inclusão de uma nova solicitação.
- Manutenção de Solicitação.
Efetua a manutenção de uma solicitação já existente.
A manutenção é permitida somente para as solicitações com status Em Digitação e Ok para Transmissão.
- Manutenção do Aceite da Solicitação.
Efetua a manutenção das informações de aceite após retorno da montadora.
A manutenção do aceite é permitida somente para as solicitações com status Transmitida
e Aceita.
- Exclui Solicitação Exclui uma solicitação.
A exclusão é permitida somente para as solicitações com status Em Digitação ou OK para Transmissão.
- Desmarca Solicitação
Desmarca uma solicitação com status Transmitida para efetuar manutenção ou nova transmissão para a montadora.
- Manutenção de Peças Consequência/M.O. Adicional
Acessa a tela de manutenção de Peças Consequência/M.O. Adicional.
Esta manutenção é permitida somente para as solicitações com status Em Digitação ou Ok para Transmissão.
Ao selecionar a opção Nova Solicitação é apresentada a tela a seguir:
Figura 7: Manutenção de Solicitações de Garantia.
campos
- Ordem Servico
Número da Ordem de Serviço.
- Data da Solicitação
Informação gerada automaticamente no cadastramento da solicitação.
- Aba Mão de obra Principal
- Serviços Requisitados na O.S.
Listagem dos serviços existentes na Ordem de Serviço e que ainda não foram selecionados no processo de garantia.
- Mão de obra Principal
Serviço principal da solicitação de garantia.
Se o serviço estiver presente na Ordem de Serviço, deve ser selecionado na grade de Serviços Requisitados na Ordem de Serviço através do botão Selecionar Serviço.
Se o serviço não estiver presente na Ordem de Serviço, deve ser selecionado através do botão .
Os botões Peça Consequência e M.Obra Consequência estarão disponíveis após a gravação da solicitação. Eles são utilizados para selecionar as peças e mão de obra adicionais do processo.
Figura 8: Manutenção de Peças Consequentes/M.O. Adicional.
- Aba Peça Causadora
Figura 9: Manutenção de Solicitações
- Peças Requisitadas na O.S.
Listagem das peças existentes na Ordem de Serviço e que ainda não foram selecionados no processo de garantia.
- Peça Causadora
Peça causadora da solicitação de garantia.
Se a peça estiver presente na Ordem de Serviço, deve ser selecionado na grade de Peças Requisitados na Ordem de Serviço através do botão Selecionar Peça.
Se a peça não estiver presente na Ordem de Serviço, deve ser selecionada através do botão .
- Aba Detalhamento
Figura 10: Manutenção de Solicitações.
- Código Imputação
O cadastro é realizado através do menu "Oficina > Garantia > Cadastros > Tipo de Garantia".
- Código Defeito
O cadastro é realizado através do menu "Oficina > Garantia > Cadastros > Código de Defeito".
- Tipo Vin;
- Tipo Incidente; Crédito
- Presença Pane; Sim/Não
Indica se o veículo utilizou o guincho para chegar até a concessionária.
- Nro. Acordo
- Constatação;
- Diagnóstico;
- Remédio
- Aba Aceite
Informações sobre o Aceite / Rejeição da solicitação de garantia.
- Transmissão do arquivo de Garantia opção "3 - Geração do arquivo de transmissão"
Programa que realiza a geração do arquivo de transmissão da garantia.
Figura 11: Geração do Arquivo de Transmissão.
Selecione a opção Solicitação de Garantia, confira o campo Arquivo de Geração e clique no botão Procurar.
Serão apresentadas todas as Ordens de Serviço disponíveis para envio.
Figura 12: Geração do Arquivo de Transmissão.
O usuário deve selecionar as Ordens de Serviço para envio e clicar no botão Exportar para a geração do arquivo contendo as solicitações de garantia.
Após o processamento e geração do arquivo a ser enviado para a montadora, o Linx DMS apresenta uma tela conforme exemplo a seguir:
Figura 13: Geração do Arquivo de Transmissão.
Após a geração, os arquivos devem ser transmitidos para a montadora para validação.
- Emissão da nota fiscal de recebimento de peças Opção "4 – Recebimento Peças Defeituosas"
Programa que efetua o recebimento das peças defeituosas das Ordens de Serviço de garantia.
Figura 14: Recebimento de Peças Defeituosas.
Informe o número da Ordem de Serviço e clique no botão "raio" para buscar os dados de Contato, Data de Emissão e Cliente. Por padrão, o campo Nro. Dossiê é gravado com o próprio número da Ordem de Serviço, mas é obrigatório que o número do Dossiê real seja informado em cada item a ser devolvido para a montadora. O duplo clique na linha do item permite a alteração no campo Nro. Dossiê. Esta informação é necessária para o programa de geração da Nota Fiscal de Transporte (item 7 – Emissão da Nota fiscal de remessa – Transporte) efetuar as atualizações necessárias no processo de garantia.
- O botão 1 - Incluir permite incluir algum item manualmente na nota de recebimento de peças defeituosa;
- O botão 2–Excluir permite excluir um item;
- O botão 3–Alterar permite alterar os dados do item;
- O botão 4–LerO.S. lê todos os itens da Ordem de Serviço para recebimento;
- O botão 6 –N.F. permite informar os dados da nota fiscal e enviar para o Frente de Caixa. Esta nota fiscal de recebimento das peças defeituosas é emitida no Frente de Caixa.
- Após a Emissão da Nota de Recebimento de Peças Defeituosas
Após a emissão da nota de Recebimento é necessário efetuar o Aceite da solicitação de garantia. Acesse a manutenção da solicitação de garantia através do botão "2 – Manutenção".
Consulte a O.S. que deseja efetuar o Aceite.
Na aba de Solicitaiões, clique com o botão direito e em "Manutenção do Aceite da Solicitação".
Figura 15: Manutenção do Aceite da Solicitação.
Ao menos o campo Número Dossiê deve ser informado para poder dar continuidade ao processo.
- Emissão da Nota fiscal de remessa – Transporte Botão "5 – Remessa Peças Defeituosa"
Programa que efetua a geração da nota fiscal de remessa para a montadora (nota de transporte).
Figura 16: Remessa de Peças.
Informe o número do dossiê para a NF de transporte e clique no botão "raio".
Se o número do dossiê estiver em branco será apresentada uma tela com os dossiês disponíveis para a emissão da nota fiscal.
Figura 17: Dossiês disponíveis.
Os itens serão buscados automaticamente.
Figura 18: Remessa de Peças.
Para enviar a nota para o frente de caixa deve ser feito através do botão "5 – Nota Fiscal". A emissão da nota fiscal é feita pelo frente de caixa.
- Geração do Relatório Posição Geral Botão "6 – Relatório Posição Geral"
Programa que efetua a geração do relatório posição geral.
Figura 19: Relatório de Posição Geral.
Ai informar alguma opção de filtro e clicar no botão Imprimir será impresso o relatório, conforme a figura 20:
Figura 20: Relatório de Posição Geral.
- Geração de etiquetas
Botão "7 – Gerador de Etiquetas"
Programa que permite a geração das etiquetas das peças em garantia.
Figura 21: Emissão de Etiquetas de Peças para Devolução.
- Informe o NúmeroO.S. e clique no botão "Raio". Serão listados os itens da O.S;
- Selecione os itens que deseja e clique no botão Visualizar;
- Será impressa a etiqueta conforme a figura 22:
Figura 22: Identificação de peças.
Conteúdo do pacote
# | Nome do arquivo | Comentário |
1 | Fabrica.exe | Executável do programa de comunicação com a Fábrica – demais montadoras. |
2 | Manual Garantia Peugeot.pdf | Este documento. |
Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.