O3PC0050 Relatório de Clientes
Seguindo os modelos propostos pela VW (através do Onda 3), esse programa oferece a possibilidade de dois relatórios: "Clientes Ativos" e "Clientes Inativos".
Clientes Ativos
Ao selecionar essa opção o sistema por default considera que o período para pesquisa pertence aos 03 últimos meses (especificação da VW), separados por ordem: Último, Penúltimo e Antepenúltimo.
São selecionados todos os clientes que tiverem algum registro de compra não cancelada nesse período. As NF's devem possuir uma transação cuja movimentação seja "S" (Saída) e no respectivo tipo de transação os valores dos atributos "cttptran.compvend" e "cttptran.demonstra" sejam iguais a "S" e "N", respectivamente (ou seja, uma saída, uma venda e não uma demonstração).
Em relação aos itens da NF, esses devem possuir um tipo de item cujos atributos "cntpitem.exigeprodut" e "cntpitem.exigeindivi" estejam com valor = "S".
O relatório é montado em colunas, as quais estão na seguinte ordem: Segmento / Cliente ( Nome Guerra ) / Endereço / Cep / Cidade / Telefone.
Em seguida vem as caixas referentes ao Último, Penúltimo e Antepenúltimo mês, compostas pelas colunas: Vendas Líquidas / Margem Líquida / Margem Líquida %.
Composição das Colunas:

Vendas Líquidas

= valoritem + valoracresc + valorfret + valorseguro + valoroutros , todos da tabela "cnnfcapa".

Margem Líquida

Diferença entre o valor de venda e custo do produto.
Valor de venda = venda líquida (vindo do "cnnfitem")
Custo do produto:
1. Calcular o valor de Pis e Cofins do produto.
valor da venda líquida * soma dos percentuais Pis+Cofins,
encontrados na tabela "cofilial", dividido por 100.
2. Calcular Custo
cnnfitem.customedio + cnnfitem.valoricms + Pis/Cofins

Margem Líquida %

= Margem Líquida / Valor da Venda Líquida * 100.


Os valores são distribuídos pelas colunas conforme a incidência de compra durante os meses de apuração.
Clientes Inativos
Sua forma de apresentação é semelhante ao do Relatório de "Clientes Ativos", contudo os clientes selecionados para esse relatório são os que não registraram nenhuma compra no período de 03 meses (definição VW).
Pode-se entender que a forma de seleção dos clientes só difere dos "Ativos" quanto a esse detalhe.
As NF's e valores apresentados possuem a mesma origem.
Nesse relatório devem ser apresentados os valores das últimas compras desses clientes fora do período de inatividade. Para isso é solicitada a data inicial limite para estipular o início da pesquisa. A data final é a primeira data anterior ao último dia da pesquisa para seleção dos inativos.
Em seguida é solicitado o setor que se deseja apurar.
Dessa forma o programa faz uma seleção mais rápida e objetiva do segmento.
Isso se torna necessário, pois se fossem apurados todos os inativos selecionados o programa iria onerar muito o processamento do servidor e aumentar o tráfego na rede.
O relatório é montado em colunas que estão na seguinte ordem: Cliente ( Nome Guerra ) / Endereço / Cep / Cidade / Telefone...
Seguem-se as caixas referentes ao Último, Penúltimo e Antepenúltimo mês de compra do cliente, compostas pelas seguintes colunas: Vendas Líquidas / Margem Líquida / Margem Líquida % / Mês / Ano.
Composição das Colunas:
As colunas Vendas Líquidas, Margem Líquida e Margem Líquida % são calculadas da mesma forma que no Relatório de Clientes Ativos.
Mês: Auto-explicativo.
Ano: Auto-explicativo.
Tanto no Relatório de "Ativos" quanto no Relatório de "Inativos" ao final é exibido um Total Geral do que foi apurado. Também será descrita a forma de cálculo das colunas de valores.