Projeto Grau de Atendimento – MBB
Produto | VEP – Venda Externa Peças |
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Menu | Menu Gráficos > aba Grau de Atendimento |
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Área | LINX DMS |
Explicar o funcionamento dos Gráficos do Projeto Grau de Atendimento – MBB
Exclusivo para marca MBB – Caminhões
O Projeto Grau de Atendimento traz uma análise com dashboards e gráficos, relacionados peças utilizadas nos atendimentos de Oficina, Balcão e Tele peças.
No menu de Gráficos do VEP, aba Grau de Atendimento, temos as sub abas:
Aba Configurações:
Nesta tela, o usuário deverá informar os motivos de venda perdida cadastrados (Menu do Linx DMS > Configurações > Cadastro > Motivos), para cada motivo padrão da MBB. Exemplo: no campo Estoque Inexistente, devem ser informados todos os motivos relacionados a estoque inexistente.
Ainda nesta tela, temos o campo para o Cálculo da Mobilidade do Estoque, sendo 9 ou 12 meses fechados.
Aba Grau Atendimento:
O usuário deve informar a Revenda, Período e Canais (Balcão, Tele peça e Oficina)
Gráfico Grau de Atendimento:
Do lado esquerdo temos os cards de cada canal de atendimento, referente ao último mês do período. Do lado direito temos o gráfico do Grau de Atendimento referente aos valores totais de cada mês.
Para este gráfico, é utilizado a regra abaixo:
Gráfico Vendas Perdidas:
Neste gráfico é exibido as vendas perdidas conforme filtros acima, considerando os 15 motivos mais utilizados no registro de vendas perdidas.
O usuário pode verificar as peças de um motivo, clicando na fatia do gráfico e então será exibido um novo gráfico com 10 peças, conforme imagem abaixo:
Gráfico Curva ABC:
Neste gráfico é exibido as vendas perdidas conforme filtros acima, considerando a Curva ABC de cada item.
O usuário pode verificar as peças de uma classe ABC, clicando na fatia do gráfico e então será exibido um novo gráfico com 10 peças, conforme imagem abaixo:
Aba Mobilidade Estoque:
O usuário deve informar a Revenda, Ano/Mês e Canais (Balcão, Tele peça e Oficina). Com base no Ano/Mês informado, será calculado a mobilidade do estoque referente aos últimos 9 ou 12 meses fechados, conforme parâmetro da aba Configurações.
Exemplo:
9 meses fechados: 2021/05 = período de 01/08/2020 a 30/04/2021
12 meses fechados: 2021/05 = período de 01/05/2020 a 30/04/2021
Com esse período, é calculado a mobilidade do estoque com base nas Notas Fiscais emitidas. Para cada item vendido no período, é analisado a frequência por mês, sendo considerado uma ou mais vendas no mês, já é considerado que determinada peça teve frequência no mês x. Entende-se como frequência por mês, a quantidade de Notas Fiscais emitidas da peça.
Com o parâmetro de “Padrão nove meses fechados” a mobilidade será considerada:
“A” – Frequência de vendas entre 7 e 9 meses
“B” – Frequência de vendas entre 4 e 6 meses
“C” – Frequência de vendas entre 1 e 3 meses
“N” – Sem frequência de vendas
Com o parâmetro de “Doze meses fechados” a mobilidade será considerada:
“A” – Frequência de vendas entre 10 e 12 meses
“B” – Frequência de vendas entre 7 e 9 meses
“C” – Frequência de vendas entre 4 e 6 meses
“D” – Frequência de vendas entre 1 e 3 meses
“N” – Sem frequência de vendas
O usuário pode verificar as peças de uma mobilidade, clicando na fatia do gráfico e então será exibido um novo gráfico com 10 peças, conforme imagem abaixo:
Aba Star Class:
O usuário deve informar a Revenda, Ano/Mês e Canais (Balcão, Tele peça e Oficina). Com base no Ano/Mês informado, será calculado o percentual das peças atendidas/solicitadas, analisando a mobilidade de cada peça.
O período considerado será o primeiro dia do ano até o último dia do Ano/Mês informado.
Exemplo:
2021/05 = período de 01/01/2021 a 31/05/2021
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