ASSUNTO

Projeto Grau de Atendimento – MBB

Produto

VEP – Venda Externa Peças

Menu

Menu Gráficos > aba Grau de Atendimento

Data

 

Autor

Área

LINX DMS


FINALIDADE

Explicar o funcionamento dos Gráficos do Projeto Grau de Atendimento – MBB

ABRANGÊNCIA

Exclusivo para marca MBB – Caminhões

APLICAÇÃO

O Projeto Grau de Atendimento traz uma análise com dashboards e gráficos, relacionados peças utilizadas nos atendimentos de Oficina, Balcão e Tele peças.

No menu de Gráficos do VEP, aba Grau de Atendimento, temos as sub abas:


Aba Configurações:

Nesta tela, o usuário deverá informar os motivos de venda perdida cadastrados (Menu do Linx DMS > Configurações > Cadastro > Motivos), para cada motivo padrão da MBB. Exemplo: no campo Estoque Inexistente, devem ser informados todos os motivos relacionados a estoque inexistente.

Ainda nesta tela, temos o campo para o Cálculo da Mobilidade do Estoque, sendo 9 ou 12 meses fechados.


Aba Grau Atendimento:

O usuário deve informar a Revenda, Período e Canais (Balcão, Tele peça e Oficina)

 

Gráfico Grau de Atendimento:

Do lado esquerdo temos os cards de cada canal de atendimento, referente ao último mês do período. Do lado direito temos o gráfico do Grau de Atendimento referente aos valores totais de cada mês.

Para este gráfico, é utilizado a regra abaixo:


Gráfico Vendas Perdidas:

Neste gráfico é exibido as vendas perdidas conforme filtros acima, considerando os 15 motivos mais utilizados no registro de vendas perdidas.

O usuário pode verificar as peças de um motivo, clicando na fatia do gráfico e então será exibido um novo gráfico com 10 peças, conforme imagem abaixo:


Gráfico Curva ABC:

Neste gráfico é exibido as vendas perdidas conforme filtros acima, considerando a Curva ABC de cada item.

O usuário pode verificar as peças de uma classe ABC, clicando na fatia do gráfico e então será exibido um novo gráfico com 10 peças, conforme imagem abaixo:


Aba Mobilidade Estoque:

O usuário deve informar a Revenda, Ano/Mês e Canais (Balcão, Tele peça e Oficina). Com base no Ano/Mês informado, será calculado a mobilidade do estoque referente aos últimos 9 ou 12 meses fechados, conforme parâmetro da aba Configurações.

Exemplo:

9 meses fechados: 2021/05 = período de 01/08/2020 a 30/04/2021

12 meses fechados: 2021/05 = período de 01/05/2020 a 30/04/2021

 

Com esse período, é calculado a mobilidade do estoque com base nas Notas Fiscais emitidas. Para cada item vendido no período, é analisado a frequência por mês, sendo considerado uma ou mais vendas no mês, já é considerado que determinada peça teve frequência no mês x. Entende-se como frequência por mês, a quantidade de Notas Fiscais emitidas da peça.

Com o parâmetro de “Padrão nove meses fechados” a mobilidade será considerada:

“A”Frequência de vendas entre 7 e 9 meses

“B” Frequência de vendas entre 4 e 6 meses

“C” Frequência de vendas entre 1 e 3 meses

“N”Sem frequência de vendas

 

Com o parâmetro de “Doze meses fechados” a mobilidade será considerada:

“A”Frequência de vendas entre 10 e 12 meses

“B”Frequência de vendas entre 7 e 9 meses

“C” Frequência de vendas entre 4 e 6 meses

“D”Frequência de vendas entre 1 e 3 meses

“N”Sem frequência de vendas

O usuário pode verificar as peças de uma mobilidade, clicando na fatia do gráfico e então será exibido um novo gráfico com 10 peças, conforme imagem abaixo:


Aba Star Class:

O usuário deve informar a Revenda, Ano/Mês e Canais (Balcão, Tele peça e Oficina). Com base no Ano/Mês informado, será calculado o percentual das peças atendidas/solicitadas, analisando a mobilidade de cada peça.

O período considerado será o primeiro dia do ano até o último dia do Ano/Mês informado.

Exemplo:

2021/05 = período de 01/01/2021 a 31/05/2021


DÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.