ASSUNTO

Projeto myHonda no Linx DMS Apollo.


PRODUTO

Linx DMS Apollo

MENU

Incluso no Manual

DATA

 

AUTOR

Distribuição Linx DMS
[email protected]

ÁREA

P&D DMS Porto Alegre


FINALIDADE

Implementação do projeto myHonda no Linx DMS Apollo.

ABRANGÊNCIA

Este documento destina-se a todas as concessionárias da montadora Honda (2 e 4 rodas).

APLICAÇÃO

Atualmente, o DMS realiza a troca de informações com a Honda através dos sistemas DBM e H3S, sendo o DBM o sistema responsável por informações de duas rodas e o H3S por informações de quatro rodas.
O projeto myHonda vem para substituir o DBM e o H3S, pois ele será responsável por transmitir as informações de duas e quatro rodas.
A comunicação com o myHonda é realizada através de acesso a um webservice da montadora, portanto a máquina utilizada para hospedar o executável myHonda deve possuir acesso à Internet.
Abaixo segue a descrição das interfaces previstas.


Importante:

  • Os sistemas DBM e H3S serão desativados imediatamente após o início da utilização do myHonda. Mais informações no tópico Desinstalação do DBM/H3S deste manual.
  • É mandatório que o Windows da máquina onde será utilizado o myHonda esteja com o Internet Explorer na versão 10 ou superior.

Interfaces de Transmissão (DMS envia informações para a montadora)

  • Cliente

Envio dos dados cadastrais dos clientes incluídos ou alterados no DMS. As demais interfaces de transmissão também enviam o cliente envolvido. Ex.: A interface de Venda efetua duas transmissões: Uma com os dados da venda e outra com os dados do cliente envolvido.

  • Venda

Envio dos dados das vendas de veículos realizadas no DMS (propostas).

  • Ordem de Serviço

Envio dos dados das Ordens de Serviço geradas no DMS.

  • Agendamento

Envio dos dados dos agendamentos de oficina gerados no DMS.
Obs.: Não são enviados os agendamentos que já geraram uma O.S.

  • Recepção

Envio dos dados das recepções de clientes na concessionária (interesses de veículos).

  • Test Drive

Envio dos dados dos agendamentos de test drive gerados no DMS.

  • Peças Balcão

Envio dos dados das vendas de peças realizadas no balcão (atendimentos de balcão).

Interfaces de Consulta (DMS consulta informações da montadora)

  • Valor Cliente

Consulta a diferenciação do valor dos clientes para identificar a sua classificação e possibilitar o tratamento de forma individualizada.

  • Protocolo de envio

Consulta do protocolo de envio recebido na transmissão de uma interface. Esta consulta retorna uma lista com as inconsistências encontradas sobre os dados enviados referentes a um número de protocolo.

  • Marca, Modelo e Versão

Consulta das marcas, modelos e versões presentes na base da montadora.


Executáveis Envolvidos

Os seguintes executáveis compõem este projeto:

  • Apollo.exe

Principais funções:

    • Configuração dos parâmetros do processo;
    • Geração das informações para transmissão (Clientes, Propostas, O.S.'s,...);
    • Consulta das informações importadas do myHonda (Valor Cliente e Marca, Modelo e Versão).


  • Fabrica.exe

Principal função:

    • Informação do Número do DN da concessionária.
    • Informação de uso da integração com o myHonda.


  • myHonda.exe

Principais funções:

    • Monitoramento das Interfaces cadastradas, divididos em:
      • Principal
      • Histórico
      • Detalhamento
    • Comunicação manual de informações;
    • Comunicação automática de informações;
    • Configuração do acesso ao servidor;
    • Configuração das interfaces.


Configuração do Processo

A seguir são descritos os pontos de configuração do sistema para utilização da ferramenta.

Configuração no Fábrica Honda

  • Manutenção de Parâmetros Honda

Menu: Fábrica > Honda
Acessar a aba Geral:

    • Informar o campo <Número DN> da concessionária.
    • Marcar o campo <Utiliza Integração myHonda>

Configurações no Linx DMS Apollo

  • Manutenção de Ramo de Atividade

Menu: CRM > Cadastros > Ramo de Atividade
Informar o campo <Código myHonda> referente ao registro.
Esta informação será utilizada na interface de Clientes. Possui valores diferenciados para pessoa física e jurídica.
Caso o código não esteja preenchido no cadastro, será utilizado o valor 500 (Não informado).


  • Manutenção de Categoria de Cliente

Menu: Faturamento > Cadastros > Categoria Clientes
Informar o campo <Código myHonda> referente ao registro.
Esta informação será utilizada na interface de Clientes para pessoa física.


  • Manutenção de Motivos

Menu: Configuração > Cadastros > Motivos
Informar o campo <Código myHonda> para os motivos de tipo:

  • Venda Perdida de Veículo

Informação utilizada no cancelamento de propostas de veículos (Motivo do Cancelamento) – interface de Vendas;

  • Venda de Peças

Informação utilizada venda balcão (Motivo da Compra) – interface de Peças Balcão;

  • Venda de Veículo

Informação utilizada na criação de propostas de veículos (Motivo da Compra) – interface de Vendas;

  • Retrabalho de OS

Informação utilizada na criação da O.S. – interface de Ordem de Serviço;

  • Venda de Peça (Tipo cliente)

Informação utilizada na venda balcão (Tipo de Cliente) – interface de Peças Balcão;

  • Manutenção de Condições de Pagamento

Menu: Faturamento > Cadastros > Condições Pagamento
Informar o campo <Instituição de Consórcio>.
Esta informação será utilizada na interface de Vendas.

  • Manutenção do Tipo de Uso do Veículo

Menu: Oficina > Cadastros > Tipo de Uso do Veículo
Informar o campo <Código myHonda> referente ao registro.
Esta informação será utilizada na interface de Vendas.

  • Manutenção da Categoria da OS

Menu: Oficina > Cadastros > Categoria de O.S.
Informar o campo <Código myHonda> referente ao registro.
Esta informação será utilizada na interface de Ordem de Serviço.

  • Manutenção da Categoria de Serviço

Menu: Oficina > Cadastros > Categoria de Serviço
Informar o campo <Código myHonda> referente ao registro.
Esta informação será utilizada nas interfaces de Ordem de Serviço e Agendamento.

  • Manutenção de Serviços Periódicos

Menu: CRM > Cadastros > Serviços Periódicos
Informar o campo <Código myHonda> referente ao registro.
Esta informação será utilizada na interface de Ordem de Serviço.
Importante: A utilização da distribuição de contatos referente aos serviços periódicos (ciclo de vida) depende da liberação do módulo CRM Plus.

  • Manutenção de Origens de Tráfego

Menu: CRM > Cadastros > Origem de Tráfego
Informar o campo <Código myHonda> referente ao registro.
Esta informação será utilizada nas interfaces de Recepção e Test Drive.

  • Manutenção de Tipo de Contato

Menu: CRM > Cadastros > Tipo de Contato
Informar o campo <Código myHonda> referente ao registro.
Esta informação será utilizada na interface de Recepção.

  • Manutenção de Questionário

Menu: CRM > Cadastros > Questionário
Informar o campo <Tipo de Pesquisa (myHonda)> para o questionário de Test Drive de automóveis e/ou motocicletas.
Esta informação será utilizada na interface de Test Drive.

  • Manutenção de Questões

Menu: CRM > Cadastros > Questões
Informar o campo <Tipo de Questão (myHonda)> para as questões dos questionários de Test Drive de automóveis e/ou motocicletas.
Esta informação será utilizada na interface de Test Drive.

  • Parâmetros da Oficina

Menu: Oficina > Parâmetros > Módulo
Informar o campo <Check List padrão para entrega do veículo>.
Esta informação será utilizada na interface de Ordem de Serviço.
O Check List é criado no menu Veículos > Cadastros > Check List do Veículo.

  • Parâmetros da Peças

Menu: Peças > Parâmetros
Acessar a aba <CAC> e marcar o campo <Na Venda de Peça Balcão Obrigar informação do Motivo da Venda>.
Esta informação será utilizada na interface de Peças Balcão.

  • Parâmetros da Veículos

Menu: Veículos > Parâmetros
Acessar a aba <Agenda de Test-Drive> e marcar os campos <Registrar interesse automaticamente ao agendar o test-drive> e <Preencher pesquisa ao encerrar o test-drive>.
Estas informações serão utilizadas na interface de Test Drive.

  • Manutenção de Clientes

Menu: Faturamento > Manutenção Clientes > Cadastro de Clientes
Acessar os cadastros referentes às financeiras utilizadas pela concessionária e informar o número do banco correspondente no campo <DN/Banco myHonda> da aba <Pessoa Jurídica>.
Os seguintes bancos são utilizados no myHonda:

    • 1: Banco Honda
    • 2: Santander
    • 3: Bradesco
    • 4: Itaú
    • 5: Safra
    • 6: BV
    • 7: Alfa
    • 8: Banco do Brasil
    • 9: Banco Pan
    • 10: HSBC
    • 11: Cooperativa De Credito
    • 999: Outros


Configurações no myHonda

  • Aba Configuração > Geral


Tela Configuração - Geral


  • Usuário myHonda

Usuário de acesso ao Webservice da Honda. Fornecido pela montadora.

  • Senha myHonda

Senha de acesso ao Webservice da Honda. Fornecida pela montadora.

  • URL do Webservice – Geral

Endereço do Webservice do myHonda. Esse endereço será utilizado por todas as interfaces que não possuírem URL específica cadastrada (campo será verificado no item 2).
Valor: https://dms.myhonda.com.br:8243/services/honda-dealer

  • Usuário para recebimento de mensagens

Selecionar um usuário do DMS para recebimento das mensagens de inconsistências na transmissão automática dos dados para a montadora.

  • Categorias de Veículos para Produtos de Força

Selecionar as categorias de veículos referentes aos Produtos de Força. Para essas categorias não será utilizado o Tipo da Família para categorizar o produto envolvido na interface.

  • Categorias de Peças para Produtos de Força

Selecionar as categorias de peças referentes aos Produtos de Força.

  • Consultar Log de Aceite

Consulta as informações do Log de Aceite gravado na primeira execução do sistema.

Consulta Log de Aceite


O botão <Salvar Arquivo> efetua a gravação de um arquivo separado por ponto-e-vírgula, no mesmo diretório da aplicação, com o seguinte nome:

    • myHonda_LogAceite_9999999.log, onde 9999999 é o IDN Dealer da concessionária.


  • Aba Configuração > Interfaces


Tela Configuração - Interfaces


  • Interface

Código da interface para configuração.

  • Ativa

Indica se a interface está habilitada.

  • Horário de Comunicação

Horário para transmissão das informações de forma automática.

  • Data do Último Envio

Data referente à última transmissão de informações.

  • Limite de Lote

Número limite de registros para cada lote de transmissão. Ao ultrapassar esse limite, será gerada mais de uma transmissão de interface.

  • URL do Webservice – Interface

Endereço do Webservice do myHonda específico para a interface.
Atualmente é necessário informar este campo somente para as para as seguintes interfaces:

    • Valor Cliente

https://dms.myhonda.com.br:8243/services/ValorClienteService

    • Protocolo de Envio

https://dms.myhonda.com.br:8243/services/ProtocoloService

    • Marca, Modelo e Versão

https://dms.myhonda.com.br:8243/services/MarcaModeloVersaoProxy

  • Aba Comunicação Manual > Marca, Modelo e Versão

Antes do início das comunicações, o mapeamento entre os modelos padrões da Honda e o modelos do Apollo deve ser realizado.
Para efetuar a consulta dos modelos da Honda e cadastramento no Apollo, verificar o tópico abaixo:

    • Utilização do myHonda.*
    • Aba Comunicação Manual*
    • Aba Marca, Modelo e Versão*


Utilização do myHonda

Ao executar o programa será solicitado o login idêntico ao existente no Linx DMS Apollo.
No primeiro acesso, será apresentado o Termo de Aceite do myHonda, conforme tela a seguir:

Termo de Aceite do myHonda


Para prosseguir é necessário marcar a opção que indica que o termo foi lido e aceito.
Caso a concessionária possua alguma interface do DBM / H3S ativa, será apresentada a mensagem a seguir:

Mensagem DBM/H3S ativo


Após iniciar a execução da aplicação, será incluído um ícone na barra de tarefas e outro na "bandeja" do Windows conforme imagem abaixo:

Ícone da barra de ferramenta e ícone da "bandeja"


O detalhe em vermelho no ícone indica que o monitoramento para envio automático está desativado.
Sempre que o aplicativo for minimizado, o ícone da barra de tarefas desaparecerá, permanecendo somente o ícone da "bandeja".

Ícone da "bandeja"


Para restaurar o programa deve-se clicar duas vezes no ícone da "bandeja" ou clicar com o botão direito para selecionar o item do menu que será apresentado.

Menu do ícone da bandeja

Opções existentes:

    • Aba Monitoramento

Nesta aba estão presentes os Painéis de Monitoramento do processo.

    • Aba Principal

Contém o painel principal que apresenta todas as interfaces cadastradas com o resumo do último envio realizado e próximo envio agendado.

Tela Monitoramento - Principal


As seguintes opções estão disponíveis:

    • Botão Ativar Monitoramento

Ao clicar neste botão, o aplicativo myHonda iniciará o monitorando as interfaces de envio e recebimento conforme os horários configurados.
Assim que o monitoramento for ativado será apresentado um detalhe em verde no ícone da aplicação, conforme abaixo:

Ícone da bandeja ativo
Importante:

      • O envio automático das interfaces é realizado para todas as revendas que estiverem com o processo configurado.
      • Ao abrir o myHonda.exe, o monitoramento das interfaces vem desativado.


  • Grid com informações

Ao clicar com o botão direito no grid, e apresentado o menu abaixo:

Menu do grid principal

Opções:

    • Detalhar Postagem: Realiza um mergulho nas informações da última postagem da interface selecionada. Mais informações no item <c. Aba Detalhamento>.
    • Retransmitir Interface: Retransmite a última postagem da interface selecionada.
    • Atualizar: Atualiza os dados do grid.
    • Monitor de SQL (monitor.txt): Ativa a gravação do monitor de SQL em arquivo texto. Todos os comandos SQL executados no banco de dados, referentes ao myHonda, serão gravados no arquivo monitor.txt localizado na mesma pasta do executável do myHonda.


  • Os botões do rodapé

Permitem a exportação do grid para o Excel e a geração de relatório para a impressão.

Opções do rodapé

  • Botão Atualizar

Atualiza os registros do grid.

  • Aba Histórico

Contém o painel de histórico que apresenta todas as postagens realizadas para as interfaces cadastradas.

Tela Monitoramento - Histórico


  • Grid com informações

Ao clicar com o botão direito no grid, e apresentado o menu abaixo:

Menu do grid histórico


Opções:

    • Consultar Motivo Completo: Apresenta uma tela com o texto completo do motivo de erro no envio.


Tela Consultar Motivo Completo


    • Consultar Protocolo de Envio: Apresenta os detalhes do protocolo de envio.


Tela Consultar Protocolo de Envio


O botão <Consultar> permite que as informações deste protocolo sejam atualizadas com base nas informações da montadora.

    • Detalhar Postagem: Realiza um mergulho nas informações da postagem. Mais informações no item <c. Aba Detalhamento>.
    • Retransmitir Interface: Retransmite a última postagem da interface selecionada.
    • Atualizar: Atualiza os dados do grid.
    • Monitor de SQL (monitor.txt): Ativa a gravação do monitor em arquivo texto.


  • Os botões do rodapé

Permitem a exportação do grid para o Excel e a geração de relatório para a impressão.


Opções do rodapé

  • Botão Atualizar

Atualiza os registros do grid.

  • Botão Log de Processamento

Permite a visualização do histórico dos logs de processamento das interfaces.

  • Aba Detalhamento

Apresenta as principais colunas dos registros transmitidos na interface selecionada.
Esta aba é apresentada somente quando a opção de detalhamento é selecionada em um dos painéis de monitoramento.

Tela Monitoramento - Detalhamento


  • Os botões do rodapé

Permitem a exportação do grid para o Excel e a geração de relatório para a impressão.


Opções do rodapé

  • Aba Comunicação Manual

Nesta aba é possível efetuar o envio/consulta manual das interfaces do myHonda.

  • Aba Clientes


Tela Comunicação Manual - Clientes

O botão <Pesquisar> efetua a seleção dos clientes com base no seguinte critério:

  • Pessoa Física ou Jurídica;
  • Data da última alteração dentro do período selecionado.


O grid de resultado apresenta todos os clientes selecionados, permitindo que sejam desmarcados para possibilitar o envio de registros específicos.
Os botões <Todos> e botão <Nenhum>, marcam e desmarcam todos os registros apresentados no grid.
O botão <Transmitir> efetua o envio das informações para o Webservice da Honda.

  • Aba Vendas


Tela Comunicação Manual - Vendas


O botão <Pesquisar> efetua a seleção das vendas (propostas de veículos) com base no seguinte critério:

    • Pessoa Física ou Jurídica;
    • Data de abertura, data de aprovação do gerente ou data de fechamento dentro do período selecionado.


O grid de resultado apresenta todas as vendas selecionadas, permitindo que sejam desmarcadas para possibilitar o envio de registros específicos. Importante: Os registros que contenham alguma informação na coluna <Inconsistência> preenchida não serão transmitidos.
O botão <Transmitir> efetua o envio das informações para o Webservice da Honda.
Ao enviar o registro da venda, também será enviado o registro do cliente respectivo.


  • Aba Ordens de Serviço


Tela Comunicação Manual - Ordens de Serviço


O botão <Pesquisar> efetua a seleção das ordens de serviço com base no seguinte critério:

    • Pessoa Física ou Jurídica;
    • Data de emissão, data de encerramento ou data de última alteração dentro do período selecionado.


O grid de resultado apresenta todas as ordens de serviço selecionadas, permitindo que sejam desmarcadas para possibilitar o envio de registros específicos.
O botão <Transmitir> efetua o envio das informações para o Webservice da Honda.
Ao enviar o registro da O.S., também será enviado o registro do cliente condutor respectivo. Caso o condutor não seja informado, será enviado o proprietário do veículo.

  • Aba Agendamento


Tela Comunicação Manual - Agendamento


O botão <Pesquisar> efetua a seleção dos agendamentos com base no seguinte critério:

    • Pessoa Física ou Jurídica;
    • Sem O.S. aberta;
    • Data do contato, data do agendamento ou data de confirmação do agendamento dentro do período selecionado.


O grid de resultado apresenta todos os agendamentos selecionados, permitindo que sejam desmarcados para possibilitar o envio de registros específicos.
O botão <Transmitir> efetua o envio das informações para o Webservice da Honda.
Ao enviar o registro do agendamento, também será enviado o registro do cliente respectivo.


  • Aba Recepção


Tela Comunicação Manual - Recepção


O botão <Pesquisar> efetua a seleção das recepções (interesses de veículos) com base no seguinte critério:

    • Pessoa Física ou Jurídica;
    • Data do contato dentro do período selecionado.


O grid de resultado apresenta todas as recepções selecionadas, permitindo que sejam desmarcadas para possibilitar o envio de registros específicos.
O botão <Transmitir> efetua o envio das informações para o Webservice da Honda.
Ao enviar o registro da recepção, também será enviado o registro do cliente respectivo.


  • Aba Test Drive


Tela Comunicação Manual - Test Drive


O botão <Pesquisar> efetua a seleção dos test drives com base no seguinte critério:

    • Pessoa Física ou Jurídica;
    • Test Drive com questionário respondido que seja do tipo de pesquisa Automóvel ou Motocicleta;
    • Data do contato ou data do agendamento dentro do período selecionado.


O grid de resultado apresenta todos os test drives selecionados, permitindo que sejam desmarcados para possibilitar o envio de registros específicos. Importante: Os registros que contenham alguma informação na coluna <Inconsistência> preenchida não serão transmitidos.
O botão <Transmitir> efetua o envio das informações para o Webservice da Honda.
Ao enviar o registro do test drive, também será enviado o registro do cliente respectivo.

  • Aba Peças Balcão


Tela Comunicação Manual - Peças Balcão


O botão <Pesquisar> efetua a seleção das vendas de peças balcão com base no seguinte critério:

    • Pessoa Física ou Jurídica;
    • Data do contato, data de fechamento do contato ou data de processamento da nota fiscal dentro do período selecionado.


O grid de resultado apresenta todas as vendas de peças balcão selecionadas (atendimento com ou sem nota fiscal emitida), permitindo que sejam desmarcados para possibilitar o envio de registros específicos.
O botão <Transmitir> efetua o envio das informações para o Webservice da Honda.
Ao enviar o registro de peça balcão, também será enviado o registro do cliente respectivo.

  • Aba Valor Cliente


Tela Comunicação Manual - Valor Cliente


Os seguintes campos estão disponíveis para consulta:

    • Data da última sincronização: Caso não seja informada, será lida a última existente na base de dados. Se não existir consulta prévia na base de dados, será utilizada a data atual.
    • Cliente da concessionária: Cliente para pesquisa das informações. Campo opcional.


O botão <Consultar> efetua a consulta da interface no Webservice da montadora e apresenta as informações na tela.
Através do botão <Salvar no DMS> é possível armazenar as informações para consulta futura.
A consulta está disponível no cadastro do cliente (menu Faturamento > Manutenção Clientes > Cadastro de Clientes).

  • Aba Protocolo de Envio


Tela Comunicação Manual - Protocolo de Envio


O seguinte campo está disponível para consulta:

  • Protocolo: Número do protocolo de envio da postagem. O botão  permite que o protocolo seja lido nas postagens existentes na base de dados.


O botão <Consultar> efetua a consulta da interface no WebService da montadora e apresenta as informações na tela.
Através do botão <Salvar no DMS> é possível armazenar as informações para consulta futura na aba Monitoramento > Histórico.

  • Aba Marca, Modelo e Versão


Tela Comunicação Manual - Marca, Modelo e Versão


Os seguintes campos estão disponíveis para consulta:

    • Data da última sincronização: Na primeira utilização, informar uma data que retorne a maioria dos modelos Honda utilizados na concessionária. Ex.: 01/01/1990. Caso não seja informada, será lida a última existente na base de dados. Se não existir consulta prévia na base de dados, será utilizada a data atual.
    • Categoria do Produto: Permite a consulta de informações de automóveis ou motocicletas.


O botão <Consultar> efetua a consulta da interface no Webservice da montadora e apresenta as informações na tela.
Através do botão <Salvar no DMS> é possível armazenar as informações para utilização DMS.

Importante: Após a atualização do DMS é necessário efetuar o mapeamento entre os modelos do DMS e os modelos do myHonda através do cadastro de modelos

Menu Veículos > Cadastros > Modelos), aba <Inf. Adicionais>


Tela Cadastro de Modelos

Os botões <Todos> e <Nenhum>, quando disponíveis, marcam e desmarcam todos os registros apresentados no grid da interface.
Após o envio dos dados de uma interface de transmissão, o programa apresenta a seguinte mensagem:

Tela Postagem concluída


Importante:

    • O envio manual das interfaces é realizado somente para a revenda que o usuário estiver logado.
    • O programa efetua a gravação de um log contendo todas as informações referentes ao processo de transmissão dos dados. Localiza-se no mesmo diretório do executável do myHonda e segue a seguinte nomenclatura: myHonda_AAAAMMDD.log.


  • Aba Configuração

Já explicada no tópico <Configuração no myHonda>.

Informações transmitidas

Abaixo são apresentadas as principais informações transmitidas por interface. Cada item também apresenta os novos campos criados para atender o processo.

  • Clientes

Dados cadastrais

Dados gerais do cadastro do cliente.
Novos campos criados para o processo (mais informações no tópico Alterações no Linx DMS Apollo):

    • Tipo de Deficiência: Tipo de deficiência física para cliente especial;
    • Relacionamento Dealer: Indica se a concessionária pretende continuar o relacionamento com o cliente;
    • Motivo da não relação: Indicador do motivo pelo qual a concessionária não pretende manter relacionamento com a pessoa (cliente);
    • Contato de preferência: Plataforma de contato de preferência do cliente;
    • Controlar garagem: Indica a necessidade de controlar a "Garagem do Cliente";
    • Endereço preferencial: Preferência do tipo de endereço para contato;
    • Ponto de referência de entrega: Descrição do ponto de referência do endereço de entrega;
    • Ponto de referência de cobrança: Descrição do ponto de referência do endereço de cobrança;
    • E-mail preferencial: Preferência de tipo de e-mail para Contato.
    • Documentos (pessoa física)

Dados dos documentos do cliente pessoa física.
Novo campo criado para o processo (mais informações no tópico Alterações no Linx DMS Apollo):

    • Categoria da carteira de habilitação
    • Funcionários (pessoa jurídica)

Dados dos contatos do cliente pessoa jurídica.
Novos campos criados para o processo (mais informações no tópico Alterações no Linx DMS Apollo):

    • Formação acadêmica: Indica o nível de escolaridade da pessoa de contato;
    • Condutor: Indica se a pessoa de contato é a condutora.
  • Endereços

Dados dos endereços residencial (pessoa física) ou comercial (pessoa jurídica) e endereço do emprego atual (pessoa física).

  • Telefones

Dados dos telefones comercial, residencial, celular e fax.

  • E-mails

Endereços de e-mails particular e profissional.

  • Redes sociais

Redes sociais do cliente.
Novos campos criados para o processo (mais informações no tópico Alterações no Linx DMS Apollo):

    • LinkedIn: Endereço web do LinkedIn do cliente.
    • Pinterest: Endereço web do Pinterest do cliente.
    • Instagram: Endereço web do Instagram do cliente.

  • Garagem

Dados dos veículos de propriedade do cliente.

    • Vendas
    • Dados da venda

Dados gerais da venda realizada.
Novos campos criados para o processo (mais informações no tópico Alterações no Linx DMS Apollo):

    • Cliente usuário: Indica o cliente que será o usuário do veículo. Quando não informado será considerado o cliente que está efetuando a compra;
    • Relacionamento com o proprietário: Indica o grau de relacionamento do usuário com o proprietário.
    • Veículo de premiação (Proposta): Indica se o veículo possui origem de premiação/sorteio;
    • Tipo de transmissão (Ficha de seguimento): Tipo de transmissão para automóveis;
    • Código da seguradora (Ficha de seguimento): Código da seguradora do veículo vendido (aba Histórico de Seguros).

  • Condições de pagamento

Dados da condição de pagamento utilizada pelo cliente.

  • Produto captado na troca

Dados do produto recebido na troca.

  • Acessórios

Detalhamento dos acessórios incluídos na negociação.

    • Ordem de serviço
    • Dados da O.S.

Dados gerais da O.S.
As informações referentes à revisão de entrega (Inspeção Final) são informadas na Torre de Controle do Linx DMS Apollo (menu Oficina > Torre de Controle). Para a apresentação da coluna <Teste Veículo (243)> deve ser marcado o parâmetro <Situação do teste do veículo> na aba <Parâmetros>.
Novos campos criados para o processo (mais informações no tópico Alterações no Linx DMS Apollo):

    • Motivo do retrabalho: Informado quando a O.S. for referente a um retrabalho.
    • Cliente condutor: Indica o cliente que conduziu o veículo até a concessionária. Quando não informado será considerado o cliente proprietário do veículo;
    • Relacionamento com o proprietário: Indica o grau de relacionamento do condutor com o proprietário.

  • Condições de pagamento

Dados das condições de pagamento utilizadas pelo cliente.

  • Serviços

Dados dos serviços incluídos na O.S.

  • Peças

Dados das peças incluídas na O.S.

    • Agendamento
    • Dados do Agendamento

Dados gerais do agendamento realizado pelo cliente.

  • Tipos de serviço do agendamento

Tipos de serviço incluídos no agendamento.

    • Recepção
    • Dados da recepção (interesse)

Dados gerais do interesse do cliente.

    • Produto de interesse

Dados do produto de interesse do cliente.

    • Test Drive
    • Dados do test drive

Dados gerais do test drive agendado/realizado pelo cliente.

    • Produto do test drive

Dados do produto do test drive.

    • Peça Balcão
    • Dados da venda balcão

Dados gerais da venda de peça realizada no balcão.
Novo campo criado para o processo (mais informações no tópico Alterações no Linx DMS Apollo):

    • Tipo de cliente: Tipo de cliente da venda. Informação solicitada na confirmação do atendimento balcão (envio para o Frente de Caixa).
    • Itens da venda balcão

Dados dos itens existentes na venda balcão.

Alterações no Linx DMS Apollo

Atendimento de Veículos

Menu: Veículos > Atendimento > Atendimento Veículos

Durante a realização do atendimento de veículos, a tela de Recepção de Veículos, aba <Dados Adicionais>, permitirá a informação dos seguintes campos:

    • Veículo de Premiação/Sorteio: Indica que o veículo possui origem de premiação/sorteio.
    • Usuário do Veículo: Utilizado quando o usuário do veículo é diferente do proprietário.
    • Relacionamento com o Proprietário: Indica o grau de relacionamento do usuário do veículo com o cliente proprietário.



Tela Recepção de Veículos


Atendimento da Oficina

Menu (70200): Oficina > Atendimento Oficina

Durante a realização do atendimento de oficina, a tela de atendimento, aba <Informações Gerais>, permitirá a informação dos seguintes campos:

    • Condutor: Utilizado quando o condutor do veículo é diferente do proprietário.
    • Relac. Proprietário: Indica o grau de relacionamento do usuário do veículo com o cliente proprietário.



Tela Atendimento da Oficina


A tela de abertura da ordem de serviço permitirá a informação do Motivo do Retrabalho, quando o campo <É Retrabalho> for marcado, conforme tela abaixo:

Tela Abertura da Ordem de Serviço


O mesmo ocorre na tela de Manutenção da Ordem de Serviço:

Tela Manutenção da Ordem de Serviço

Conforme visto anteriormente, o Motivo do Retrabalho é cadastrado na Manutenção de Motivos.


Atendimento Balcão

Menu (81000): Peças > Atendimento Balcão

Ao confirmar o atendimento balcão, será solicitado o Motivo da Compra e Tipo de Cliente para o myHonda, conforme telas abaixo:



Tela Atendimento Balcão – Motivo da Compra



Tela Atendimento Balcão – Tipo de Cliente
Conforme visto anteriormente, os cadastros de Motivo da Compra e Tipo de Cliente são cadastrados na Manutenção de Motivos.


Manutenção da Ficha de Seguimento

Menu (70430): Oficina > Ficha de Seguimento > Manutenção

Na tela de Ficha de Seguimento é possível informar os seguintes dados:

    • Tipo de Transmissão (aba Dados do Veículo): Indica o tipo de transmissão do câmbio do veículo.
    • Código myHonda (aba Histórico de Seguros): Indica o código da seguradora para o myHonda.



Tela Ficha de Seguimento – Dados do Veículo



Tela Ficha de Seguimento – Histórico de Seguros


Manutenção de Clientes

Menu (55910): Faturamento > Manutenção Clientes > Cadastro de Clientes
Na tela de Manutenção de Clientes, aba <myHonda>, é possível informar os seguintes campos:

  • Redes Sociais
    • LinkedIn: Endereço web do LinkedIn do cliente.
    • Pinterest: Endereço web do Pinterest do cliente.
    • Instagram: Endereço web do Instagram do cliente.

  • Pontos de Referência
    • Endereço 1: Ponto de referência para o endereço 1.
    • Endereço 2: Ponto de referência para o endereço 2.
  • Pessoa Física
    • Tipo de Deficiência: Tipo de Deficiência do cliente pessoa física. Esta informação será utilizada somente se a categoria do cliente possuir o código myHonda
       2. Pessoas com Deficiência.
  • Categoria da Carteira de Habilitação: Código da categoria da carteira de habilitação do cliente.
    Não Manter Relação com o Cliente: Indica se a concessionária quer manter relação com o cliente.
    • Motivo da Não Relação como Cliente: Motivo para a concessionária não querer manter relação com o cliente.
    • Controlar Garagem do Cliente: Indica se a interface de Clientes envia os dados dos veículos do cliente.
    • Endereço Preferencial: Indica o endereço preferencial do cliente.
    • E-mail Preferencial: Indica o e-mail preferencial de comunicação do cliente.
    • Contato Preferencial: Indica a forma de contato preferencial do cliente.


Os novos campos são demonstrados na tela abaixo:

Tela Manutenção de Clientes – aba myHonda

Desinstalação do DBM/H3S

Após o início da utilização do myHonda, todas as interfaces ativas do DBM/H3S são desativadas automaticamente, portanto não é mais necessária a utilização do serviço de envio destas informações.
Para desinstalar o serviço, execute os passos abaixo:

    • Acesse a barra de ferramentas do Windows, menu Iniciar > Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Serviços.
    • Verifique a existência do serviço H3S – Serviço de Coleta e Exportação de Informações.

Caso exista, proceda conforme abaixo:

    • Clique com o botão direto do mouse e selecione Propriedades;
    • Clique no botão Parar;
    • Acesse a barra de ferramentas, menu Iniciar > Todos os programas > Acessórios e clique com o botão direito em Prompt de Comando;
    • Selecione a opção Executar como Administrador;
    • Acesse o diretório informado no campo Caminho do executável das propriedades do serviço;
    • Digite o comando SrvH3S.exe /uninstall e pressione Enter.

Deve ser apresentada a mensagem de sucesso, abaixo:

Mensagem de desinstalação.

DÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.

  • Sem rótulos