Processo

SCSM

Tarefa
Objetivo
Evento
Abrangência

Recursos



Passo a Passo 

Apresentação

Através do Sistema de Chamados é possível o acesso ao SCSM (Sistema de Controle de Mudança), a primeira página a ser apresentada é a "Lista de SM's", o campo "Responsável Atual" já vem preenchido com o nome do usuário que está logado. Na parte superior da tela será apresentada uma combobox com todas as funcionalidades disponíveis de acordo com o nível de usuário do analista logado. Veja a disponibilidade de cada uma delas de acordo com o nível funcional:

Funcionalidades disponíveis


"Lista de SM's", "Relatório de Horas Diárias", "Criar Nova SM": disponível para todos os Analistas.


"Rastreabilidade de Requisitos": não disponível apenas para analistas GX


"Quadro de Horas", "Monitoramento de Projeto", "Parametrização de Nível Funcional", "Lista de Projetos", "Gerencia de Configuração", "Lista de Mudanças de Escopo": disponíveis para Gerente de Projetos, Gerente de Produtos, Coordenador de Testes e Analista QA.


"Lista de SM's/ Projeto", "Lista de Homologação de SM's": disponível para Analista QA, Analista de Testes e Coordenador de Testes.


"Lista de Aprovação de SM's": disponível apenas para Gerente de Produto.


"Lista de Fechamento de SM's": disponível para Gerente de Produto e Gerente de Projetos.


"Lista de Motivos de Gov": disponível para Gerente de Projetos.


Lista de SM's (SCSM0002)

A tela "Lista de Sm's" lista todas as SM's que estejam na sua versão mais atual. Mesmo que o usuário saia da tela, o filtro usado permanecerá. Possui três botões no canto superior direito, sendo eles: "aplicar filtro", explicado logo adiante pelos filtros disponíveis, "limpar filtro", para limpar todos os campos de filtros , "nova SM", que leva a tela de abertura de uma nova SM e também "planilha", que ao clicado mostra uma popup para a abertura ou download de uma planilha excel contendo os dados das SMs e suas especificações.

Figura 1 – Tela de Lista de Sm's.


Figura 2 – Planilha com os dados do Excel.



Filtros disponíveis

"Numero SM", campo de filtro por numero de SM. OBS: Se este campo estiver preenchido com um número, todos os outros campos de filtro são ignorados, apresentando somente a SM em questão. Se o valor estiver zerado, o filtro ignorará esse campo.


"Criado por", combo para preenchimento do criador da SM. Se estiver vazio, o filtro ignorará esse campo. Serão carregadas nessa combo apenas os analistas que possuírem algum registro em tecnologia, ou seja diferentes de null e 'NE'.


"Produto", combo para preenchimento do produto que está vinculado a SM. Se estiver vazio, o filtro ignorará esse campo.


"Projeto", combo para preenchimento do projeto que está vinculado a SM. Se estiver vazio, o filtro ignorará esse campo.


"Chamado", campo para filtrar por número do chamado que a SM foi aberta. Se o valor estiver zerado, o filtro ignorará esse campo.


"Responsável atual", combo com todos os analistas disponíveis que tenham alguma tecnologia ou ambas. Aqui aparecerão apenas as SM's que tiverem o analista selecionado como Analista Responsável ou que tiverem o analista selecionado envolvido nas especificações. Se estiver vazio, o filtro ignorará esse campo. Serão carregadas nessa combo apenas os analistas que possuírem algum registro em tecnologia, ou seja diferentes de null e 'NE'.


"Data Criação", campo para informar um período de datas correspondentes a data de criação. Se um deles estiver vazio ele considerará todos os resultados possíveis a partir/antes da data informada. Se os dois campos estiveram vazios, o filtro ignorará esse campo.


"Aparecer Apenas", campo que permite ao usuário a possibilidade de selecionar SM's que possuam status iguais as informados no filtro pelo usuário. Os status de uma SM são: "Analisada", "Especificada", "Em Desenvolvimento", "Concluída", "Homologada" e "Fechada".


Disposição das Sm's na Lista

Após clicar no botão "filtrar SM", localizado no canto superior direto, uma lista de Sm's será exibida com os registros de acordo com o filtro informado pelo usuário:

Figura 3 – Disposição das SM's na lista


"Num. SM":
 Exibe o número da SM, clicando no cabeçalho em questão as SM's serão ordenadas por SM de modo crescente / decrescente. Posicionando o mouse sobre o número da SM o sistema exibirá um tooltip com a análise / entendimento da mesma.

"Versão": Versão da SM. Vale lembrar que o sistema trará a versão mais atual sempre.

"Chamado": Exibe o número do Chamado, clicando no cabeçalho em questão as SM's serão ordenadas por Chamado de modo crescente / decrescente. Posicionando o mouse sobre o número do chamado, ele exibirá a Descrição, o Criador e a Data da Abertura do Chamado em forma de tooltip. Clicando nele abrirá uma Popup para o sistema de chamados com o chamado em questão.

"Tipo": Se a SM é de "GOV" ou de "EVOLUÇÃO"

"Produto": O produto no qual a SM está vinculada.

"Criado em": Data de criação da SM.

"Status Atual": Refere-se ao status que a SM encontra-se no momento.

"Responsável Atual": Analista que se encontra responsável pela SM no momento.

Coluna de Mudança de Escopo: Para as SM' que estiverem com o Status Atual "Em Desenvolvimento" e o usuário não for um analista implementador, o botão "Mudança de Escopo da SM" estará disponível.


Disposição das Especificações na Lista

Embaixo de cada uma das SM's se encontra suas especificações. Elas estão dispostas da seguinte maneira:

"Item": Número da mesma.

"Componente": Nome do Componente

"Descrição": Descrição da Especificação.

"Tempo": O tempo em horas que a especificação demandará.

"Implementador": O analista que implementará a SM.

"Status": Exibe como está o apontamento da implementação. Pode ser "Em Andamento" (representado pelo fundo da linha na cor VERDE), "Parado" (representando pelo fundo da linha na cor AMARELA) ou "Finalizado" (sinalizado por uma imagem de OK substituindo o "Relógio de Apontamento")

"Apontamento": Se a SM estiver com o Status Atual "Em Desenvolvimento" e o Analista Responsável for o usuário logado, o botão "Relógio de Apontamento" estará disponível. Este botão levará a tela de apontamento de horas para se registrar o tempo gasto e o andamento dessa especificação.

Abertura de SM (SCSM0001 – aba Dados de Abertura)


Após clicar no botão "nova SM", disposto no canto superior direito da tela de Lista de SM's ou sobre a combo de funcionalidades disponíveis, se abrirá a tela de criação de SM. Essa tela pode ser acessada por qualquer usuário do sistema.

Figura 4 - Tela de Abertura de SM


Criação de uma nova SM

Abaixo veremos campo o procedimento de como se abrir uma SM corretamente:

"Número Chamado": Aqui é necessário informar o chamado no qual a SM será aberta. Imediatamente o sistema validará o chamado.


Conforme o status / situação do Chamado, a SM pode ou não ser aberta. Abaixo seguem as situações em que o chamado é valido para se abrir a SM:

ChamadoSMChamado válido?
Severidade qualquer, AbertoQualquerSim
Severidade <> 2, EncerradoGOVNão
Severidade <> 2, Encerrado Evolução Sim
Severidade = 2, EncerradoGOVNão
Severidade = 2, EncerradoEvoluçãoNão




"Tipo de SM": Ao informar o número do chamado, o sistema irá preencher automaticamente o tipo de SM de acordo com a Severidade do chamado, como na tabela acima. Porém o tipo da SM independe da severidade do Chamado que a origina, podendo assim ser gerada uma SM de Evolução a partir de um Chamado de severidade diferente de 2 (SAP). Isto permite uma maior flexibilidade e autonomia da equipe de desenvolvimento.

"Produto": Lista de todos os produtos desenvolvidos pela Diasystem.

"Projeto": Lista de projetos que estejam com o status "Iniciado"

"Análise": Descrição da Análise da SM. O Entendimento da SM propriamente dito.

"Encaminhar Especificação": Lista de Analistas Implementadores da tecnologia do produto selecionado.


Os campos a seguir aparecem assim que for constatado que o chamado digitado é válido.

"Descrição Chamado": Auto-explicativo.

"Cliente": Cliente que abriu o chamado.

"Data de Criação": Data em que o chamado foi aberto.


O botão "Visualizar arquivos em anexo" habilitará um link para o ERC do chamado assim que o chamado for válido e o produto for selecionado.

Após o termino do preenchimento desses dados, clicando no botão "Salvar" será exibida a seguinte mensagem:

Figura 5 - Sm criada com sucesso


Se a SM for do tipo "GOV" é enviado um email ao analista para quem foi enviado a especificação com cópia para o atendente do chamado, contendo a análise da SM e também é gerada uma anotação interna constatando a abertura da SM.

Logo em seguida, a tela com os mesmos dados será mostrada, mas com a adição de novos botões

Figura 6 - Sm após aberta

"Cancelar SM": Clique nesse botão se a SM for inutilizada. No caso o status dela passaria para "Cancelada" imediatamente.

"Nova SM igual a essa": Clique nesse botão para replicar uma SM, com os mesmos dados da abertura. Uma mensagem indicando o número da nova SM aparecerá (igual figura 4).


Especificação da SM (SCSM0001 – Aba Especificação)

Logo em seguida a tela de abertura, o analista implementador responsável pela SM deverá especificá-la de acordo com sua tecnologia (a tecnologia é determinada pelo produto que foi escolhido na abertura da SM, podendo ser Genexus ou Genero). Em ambas as Tecnologias a operação a ser seguida é a mesma, devendo primeiramente ser especificadas as mudanças, indicando qual analista fará a modificação e salvando-as (pelo botão "salvar especificação"), também existe a possibilidade de indicar no campo "Analista Implementador", a opção "Não Definido" fazendo com que a SM não seja encaminhada para nenhum analista em específico e fique a disposição na lista de SMs. Ao final (após a última especificação ter sido salva) deve-se concluir a SM preenchendo o campo "Nota de Versão" e clicar no botão "salvar SM". Durante a especificação, você pode verificar o esforço a qualquer momento clicando no botão "calcular". 
Em Ambas as tecnologias existem a possibilidade também de escolher uma ordem de execução das especificações.


Figura 7 – Ordem das Especificações Genexus


Figura 8 – Ordem das Especificações Genero

Para salvar a nova ordem deve clicar em "Salvar Ordem".
Se a SM for de "EVOLUÇÃO" então aparecerá um campo extra "Revisor das Especificações". Este Revisor será quem aprovará as especificações e/ou indicará falhas na análise.
Após salva, a SM estará com o status "Em desenvolvimento" se for do tipo "GOV". Nesse caso o próximo passo seria apontar as horas de especificação. Se for do tipo "EVOLUÇÃO" a SM ficará com o status "Especificado", sendo o próximo passo então o da Aprovação de SM. 


Especificação Genexus

Figura 9 - Especificação Genexus


A especificação Genexus é composta pelos seguintes campos principais:

"Analista Implementador": É o analista responsável pela implementação desse requisito. Ele que vai posteriormente apontar horas para essa especificação. Somente serão apresentados neste campo para seleção, analistas ativos e que possuam alguma indicação de tecnologia.

"Descrição": Descrição da alteração a ser feita.

"Componente": O nome do componente a ser modificado. (Obs.: Se a especificação for sem esforço, não torna obrigatório mencioná-lo.)

"Alterar Documentação": se vai ser necessário alterar a documentação do sistema sim ou não.

"Camada": Qual camada abrangerá a modificação. Cada camada escolhida habilitará novos campos para serem preenchidos. Abaixo uma breve explicação sobre cada uma.


Camada de Apresentação

Esta camada interage diretamente com o usuário, é através dela que são feitas as requisições como consultas, por exemplo. Ex: Telas.

Figura 10 - Campos da Camada de Apresentação

São 13 campos necessários de perguntas sobre telas, como por exemplo, se ela tem campos validados ou não. Com isso será composto à complexidade e a duração da implementação.


Camada de Regra de Negócio

Também chamada de Lógica empresarial ou Funcionalidade. É nela que fica as funções e regras de todo o negócio. Inexiste uma interface para o usuário e seus dados são voláteis, ou seja, para que algum dado seja mantido deve ser utilizada a Camada de persistência. Ex: Procedures, Scripts.

Figura 11 – Campos da Camada de regra de negócio

São dois campos necessários, um deles para dizer "o que" será modificado e o outro pra dizer "como" será modificado, o que será feito dentro dele.

CAMADA DE PERSISTÊNCIA

A terceira camada é definida como o repositório das informações que a manipulam. Esta camada recebe as requisições da camada de negócios e seus métodos executam essas requisições em um banco de dados. Alterando o banco de dados alteraria apenas as classes da camada de dados, e o restante das camadas não seriam afetados por essa alteração. Ex: Transações, Tabelas.

Figura 12 - Campos da Camada de Persistência


São dois campos necessários, um deles para dizer "
o que" vai se modificar (no caso: tabela, transação etc.) e outro dizendo a operação (criar, excluir, etc.).


Especificação Gênero

A especificação Gênero pede que ao menos um desses campos seja preenchido:


"Programa": O programa no qual a modificação abrangerá.

"Função": A função que será manipulada na modificação.

"Tela": Modificações que abrangem a camada de apresentação têm que ter esse campo preenchido.


"Tabela": Se abranger mudança em tabela deve ser especificado qual ira ser manipulada.

"Módulo": Qual módulo do produto irá abranger a modificação.


E os campos obrigatórios:

"Analista Implementador": É o analista responsável pela implementação desse requisito. Ele que vai posteriormente apontar horas para essa especificação. Somente serão apresentados neste campo para seleção, analistas ativos e que possuam alguma indicação de tecnologia.

"Descrição": Descrição da alteração a ser feita.

"Complexidade": Dependendo da modificação a ser feita ela tem a complexidade alta para certo nível funcional. Para isso indicamos aqui o nível funcional indicado para a implementação.


Figura 13 - Especificação Gênero

A especificação Gênero funciona de modo que seja indicado, de acordo com os parâmetros estabelecidos, o numero de modificações.


Ex: É preciso alterar 11 atributos na tabela citada acima. Na linha referente à "Manutenção" de "Atributo" deve ser indicada na combo a faixa "de 10 a 20".

Figura 14 - Exemplo de Requisito Especificado Genero


Aprovação da SM (SCSM0001 – Aba Aprovação)

Este ponto estará habilitado somente se a SM é de "EVOLUÇÃO". Aqui o Revisor escolhido no passo anterior faz a avaliação das Especificações, cabendo a ele indicar as inconsistências (se houver) e aprová-la ou não para ser incorporada ao produto. Uma SM reprovada será considerada inapta e está automaticamente com o status "Cancelada".

Figura 15 - Aprovação da SM

"Comentário": Nesse campo o revisor poderá comentar sobre as especificações.

"Inconsistência": Para indicar a ocorrência de alguma das inconsistências listadas


Logo em seguida estará presente a questão "Essa SM pode ser considerada Aprovada?". Respondendo "Sim" a SM passa pra "Em Desenvolvimento". Respondendo "Não" ela será "Cancelada" como explicado acima.


Devolução de SM

Em alguns casos a SM possui apenas pequenas falhas, que não justifique seu cancelamento. Para isso existe uma coluna com a descrição abaixo:

Figura 16 - Devolução para o passo em questão.


Logo após escolher o passo clique na seta para a SM passar o seu status novamente para "Analisada" e com os seguintes responsáveis:

Gerente de Projeto se for devolvida para a Análise.

Analista Implementador responsável se for devolvida para a Especificação.


Desenvolvimento de SM (SCSM0002 – Faróis Indicativos)

Quando a SM se encontra no status "Em Desenvolvimento", o Implementador Responsável pela especificação fica encarregado de indicar como anda o item em termos de desenvolvimento. Se um item estiver com o responsável "Não Definido", qualquer analista poderá iniciá-lo, mas este passará a ser o responsável pelo item a partir de então.

Iniciar


Figura 17 - Especificação não iniciada


Para iniciar uma implementação basta clicar no ícone verde (Iniciar). O requisito passará para o status "Em Andamento" e ficará como na figura:

Figura 18 - Especificação em andamento

O requisito então passará a contar com duas opções: Parar e Finalizar.


Parar

Para parar a implementação clique no ícone amarelo em um requisito "Em Andamento".

Figura 19 - Especificação parada

O requisito parado possui a opção de ser iniciado novamente.

Finalizar

Se o item estiver "Em Andamento" ele pode ser finalizado pela imagem  , e com isso todos os ícones somem indicando que o requisito foi finalizado. O link no botão desaparecerá.

Figura 20 - Especificação finalizada

Após todos os itens da SM serem finalizados, a SM então passará para o status de "Homologada" (caso for "GOV") ou "Concluída" (caso for "EVOLUÇÃO"). Uma SM "Homologada" apenas esperará pra ser fechada, enquanto que uma SM "Concluída" passará pelo próximo passo, referente aos testes.


Apontamento de Horas

Para realizar o apontamento das horas de esforço o analista deve selecionar a opção "Apontamento de Horas", presente na combo de opções.

Figura 21 – Link para acesso a tela para apontamento de horas.


Ou clicando no ícone de relógio em uma SM que o analista esteja envolvido: 

Figura 22 - Apontamento de horas pela SM.



Ao selecionar a opção o usuário é redirecionado a tela para que ele possa registrar as horas trabalhad

Figura 23 –Tela para o registro de horas.


Se estiver vindo da tela de lista de SM's, o numero da SM selecionada será trazida por default.

Para efetivar o registro o analista deve clicar em "Salvar", caso ocorra algum erro é demonstrado as mensagens, se não o usuário é redirecionado para a listagem dos seus apontamentos. Os erro possíveis consistem no tipo de apontamento, pois depende de sua parametrização no cadastro de tipo de apontamento. Exemplo: Se você selecionar um tipo de apontamento que pede SM, um erro será emitido se não for informado nenhuma SM.


Figura 24 – Listagem de apontamentos registrados.


Essa listagem pode ser filtrada por data e também por analista, caso o usuário que estiver logado seja Gerente de Produto ou de Projeto. Serão carregadas na combo analista apenas os analistas que possuírem algum registro em tecnologia, ou seja diferentes de null e 'NE'.


Quadro de Horas

Trata-se de um quadro gerencial sobre os apontamentos realizados no sistema. Está disponível apenas para os gerentes.

Figura 25 - Quadro de Horas

Os filtros podem ser realizados por:

"SM": A SM em questão. Se não colocar nenhuma o sistema trará todas.

"Analista": O Analista a ser pesquisado. Se não colocar nenhum o sistema trará todos.

"Referente á": A data a ser levada como base para a pesquisa. Se não colocar nenhuma o sistema trará todas. Se deixar alguma das duas vazias ele desconsiderará o limite e trará todas as SMs partir e/ou antes das data especificada.

"Projeto": Limitar a pesquisa a um projeto especifico. Se não colocar nenhum o sistema trará todos.

"Tipo de Apontamento": Limitar a pesquisa a um tipo de apontamento específico. Se não colocar nenhum o sistema trará todos os tipos.


Após clicar no botão "Aplicar Filtro", o sistema trará todas as ocorrências possíveis, juntamente com o numero de SMs encontradas e o total de horas somadas.

Manutenções


Cadastro de Área de Conhecimento

Funcionalidade onde o usuário que tiver o papel de "Gerente de Produto", "Gerente de Projeto", "Analista QA" e "Coordenador de Testes", poderá inserir e editar áreas de conhecimento.

Figura 26 – Lista de Áreas de Conhecimento.


Clicando no botão "Nova Área", o usuário é redirecionado a uma tela onde fará a inserção da nova área de conhecimento.

Figura 27 – Tela para Inserção de uma Nova Área de Conhecimento.


Para salvar os novos dados, basta clicar no botão "Salvar". Caso no momento da inserção seja encontrada alguma inconformidade é retornado mensagens.

Caso o analista queira editar alguma área de conhecimento já existente, basta clicar na imagem  , existente em cada registro da lista.


Figura 28 – Edição de uma Área de Conhecimento.


Relacionamento Área de Conhecimento com Habilidades

Quando o analista acessa a tela de alteração de uma área de conhecimento, o botão "Nova Habilidade" é habilitado, assim como uma lista com as habilidades já relacionadas com a área de conhecimento.

Clicando em "Nova Habilidade", o analista é redirecionado a uma página onde poderá realizar um novo relacionamento, cadastrando uma nova habilidade.

Figura 29 – Cadastro de uma nova Habilidade para a Área de Conhecimento.


Para salvar a habilidade, basta clicar no botão "Salvar". Se no momento da inserção for encontrado alguma inconformidade é retornado mensagens de aviso.

Para editar uma habilidade já cadastrada, o analista deve clicar na imagem  , existente em todos os registros na lista de habilidades relacionadas com a área de conhecimento.

Para excluir uma habilidade já cadastrada, o analista deve clicar na imagem  , existente em todos os registros na lista de habilidades relacionadas com a área de conhecimento.


Cadastro de Funções


Funcionalidade onde o usuário que tiver o papel de "Gerente de Produto", "Gerente de Projeto", "Analista QA" e "Coordenador de Testes", poderá inserir e editar funções.


Figura 30 – Lista das Funções Existentes.


Para inserir uma nova função o analista deve clicar em "Nova Função", onde será redirecionado para uma nova tela.




Figura 31 – Tela para Cadastro de uma Função.


Para salvar a nova função, deve se clicar em "Salvar". Caso ocorra algum erro, é retornado mensagens de aviso.

Após a inserção com sucesso, são habilitados dois botões "Nova Responsabilidade" e "Nova Habilidade", onde se pode relacionar Responsabilidades e Habilidades com a Função.


Figura 32 – Tela para Cadastro de uma Função.





Cadastro de Responsabilidades para a Função


Clicando em "Nova Responsabilidade", o analista é redirecionado para a tela onde ele pode cadastrar uma responsabilidade relacionada com a função.


Figura 33 - Tela para Cadastro de uma Responsabilidade para a Função.


Para salvar a nova responsabilidade, deve se clicar em "Salvar". Caso ocorra algum erro, é retornado mensagens de aviso.


Para editar uma responsabilidade, basta clicar na imagem  , presente em todos os registros da lista.


Relacionando Habilidades para a Função


Clicando em "Nova Habilidade", o analista é redirecionado para a tela onde ele pode cadastrar uma responsabilidade relacionada com a função.

Figura 34 – Tela para Cadastro de uma nova Habilidade para a Função.


Clicando na lista de valores "Área", são carregadas na lista inferior as habilidades relacionadas com a área, para que o analista possa escolher.


Para salvar a novo relacionamento, deve se clicar em "Salvar". Caso ocorra algum erro, é retornado mensagens de aviso.

Para excluir um relacionamento, basta clicar na imagem  , presente em todos os registros da lista.




Figura 35 – Tela para Exclusão de um Relacionamento Habilidade x Função.



Cadastro Relacionamento Habilidades x Analistas.


Funcionalidade onde o usuário que tiver o papel de "Gerente de Produto", "Gerente de Projeto", "Analista QA" e "Coordenador de Testes", poderá inserir e excluir habilidades para os analistas.

De início é carregado todas as habilidades do analista que está logado, para consultar as habilidades já relacionadas com um analista, basta realizar a busca sem selecionar uma área de conhecimento.


Figura 36 – Listagem de Habilidades já Relacionadas



Caso o analista selecione também uma área de conhecimento é demonstrado todas as habilidades ainda disponíveis para relacionar.


Figura 37 – Listagem de Habilidades a serem Relacionadas.



Note que filtrando pela área, caso tenha alguma habilidade já relacionada ela vem com o campo de seleção desabilitado, indicando que já existe o relacionamento.

Para excluir um relacionamento, basta clicar na imagem  , presente nos registros da lista.


Figura 38 – Tela para Exclusão de um Relacionamento Habilidade x Analista.




Cadastro de EAP Base


A partir de uma fase, o usuário pode inserir uma Estrutura Analítica do Projeto (EAP). Para isso entre na tela de "Lista de Fases" e clique na imagem  para a criação (ou visualização, se já tiver sido criada) de uma EAP.


Figura 39 - Botão de inclusão de uma EAP base numa Fase.



Se não houver nenhum EAP para aquela fase, imediatamente aparecerá a tela de cadastro de um novo EAP. O novo EAP sempre estará na versão um.


Figura 40 - Inserção de um novo EAP



Após inserir um novo EAP duas novas funcionalidades serão liberadas: A inserção de Tarefas e o versionamento. Para versionar uma EAP basta selecionar na caixa "Versionar" e com isso todas as Tarefas, Atividades e Pacotes da EAP serão congelados exatamente como estão. O usuário poderá consultá-las através dos botões de visualização de versões anteriores localizado na parte superior da tela.


Figura 41 - EAP base depois de criada



EAPs com Tarefas não podem ser excluídas. Se o usuário excluir uma EAP, a versão anterior passa a ter efeito (por ex. se excluir uma EAP na versão 2 a versão 1 passa a ser a corrente). Para cadastrar uma tarefa, atividade ou pacote clique no botão correspondente. Tarefas, Atividades e Pacotes de versões que não são a mais atual não podem ser modificados.


Figura 42 - Lista de Tarefas / Atividades / Pacotes



Cadastro de Tarefas


Funcionalidade onde o analista pode inserir tarefas para o EAP desejado. Através da Tela de edição do EAP, o usuário clica no botão "Nova Tarefa".


Figura 43 – Tela para Cadastro de uma Tarefa.



O usuário é redirecionado para uma tela onde o mesmo irá realizar a inserção/edição de uma tarefa, para concluir as modificações, o analista deve clicar no botão "Salvar". Se houver algum erro são retornadas mensagens, avisando-o sobre as inconformidades.

Para efetivar a exclusão da tarefa, o usuário deve selecioná-la e clicar no botão "Excluir", o sistema exclui o item e redireciona para a página de "Cadastro de EAP". Nota: Caso exista alguma atividade relacionada com a tarefa que esteja querendo excluir, uma mensagem é exibida e a exclusão é cancelada.


Figura 44 – Mensagem de Aviso ao existir Atividades Relacionadas.


Cadastro de Atividades da Tarefa


Funcionalidade onde o analista pode inserir atividades para tarefas do EAP desejado. Através da Tela de edição do EAP, o usuário clica no botão "Nova Atividade".


Figura 45 – Tela para Cadastro de uma nova Atividade.


É redirecionado para uma tela onde o usuário irá realizar a inserção/edição de uma atividade, para concluir as modificações, o analista deve clicar no botão "Salvar". Se houver algum erro são retornadas mensagens, avisando-o sobre as inconformidades.

Para efetivar a exclusão da tarefa, o usuário deve selecioná-la e clicar no botão "Excluir", o sistema exclui o item e redireciona para a tela de "Cadastro de EAP Base". Se houver Pacotes relacionados a Atividade, a mesma não será excluída e uma mensagem de erro mostrará (como no cadastro de Tarefas)




Cadastro de Pacotes das Atividades


Funcionalidade onde o analista pode inserir pacotes para atividades do o EAP desejado. Através da Tela de edição do EAP, o usuário clica no botão "Novo Pacote".


Figura 46 - Cadastro de Pacotes para Atividades



É redirecionado para uma tela onde o usuário irá realizar a inserção/edição de um pacote, para concluir as modificações, o analista deve clicar no botão "Salvar". Se houver algum erro são retornadas mensagens, avisando-o sobre as inconformidades.

Para efetivar a exclusão de um Pacote, o usuário deve selecioná-lo e clicar no botão "Excluir", o sistema exclui o item e redireciona para a tela de "Cadastro de EAP Base". Somente após excluir todos os pacotes que sua Atividade pode ser excluída.



Manutenção de Grupo de Perguntas


Funcionalidade onde o analista pode cadastrar grupo para perguntas de Check List. O Acesso se dá através da aba "Base Organizacional", no Menu Principal.




Figura 47 – Link Manutenção Grupo de Perguntas no Menu Principal.



Acessando, o usuário é redirecionado para a listagem dos grupos já cadastrados, existindo o botão "Novo Grupo", para a inserção de um novo grupo de perguntas. A ordenação da lista é em ordem alfabética.


Figura 48 – Listagem de Grupos de Perguntas.



Clicando em "Novo Grupo", o analista é redirecionado para outra tela onde o usuário poderá cadastrar um novo grupo de perguntas


Figura 49 – Tela para Cadastro de um novo Grupo.



Para efetivar a inserção, deve-se clicar em "Salvar", caso ocorra algum tipo de falha é retornado mensagens de aviso, caso contrário, a inserção é realizada com sucesso e o usuário é redirecionado novamente a listagem de grupos cadastrados.

Para se editar um registro, deve-se clicar no botão  , existente em cada registro da lista. Ao clicar o usuário é redirecionado para a mesma tela do cadastro, só que com os dados disponíveis para que possa ser alterado. Para confirmar a alteração deve-se clicar em "Salvar".


Figura 50 – Tela para a Alteração de um Grupo de Perguntas.


Manutenção de Respostas


Funcionalidade onde o analista pode cadastrar novas respostas para os checklists. O Acesso se dá através do link na aba "Base Organizacional" do Menu Principal.


Figura 51 – Link para Manutenção de Respostas no Menu Principal.



Acessando, o usuário é redirecionado para a listagem de respostas já cadastradas, ordenada em ordem alfabética. Também possui um botão "Nova Resposta" para o cadastro de uma resposta para ser usada em checklist.


Figura 52 – Listagem de Respostas já Cadastradas.



Clicando em "Nova Resposta", o analista é redirecionado a outra tela, para que possa inserir a nova resposta.


Figura 53 – Tela para inserção de uma nova resposta.





Para efetivar a inserção deve-se clicar em "Salvar", se ocorrer algum erro durante a operação é retornado mensagens de aviso, caso contrário, o novo registro foi criado com sucesso, e automaticamente é redirecionado para a listagem de respostas.


Para se editar um registro, deve-se clicar no botão  , existente em cada registro da lista. Ao clicar o usuário é redirecionado para a mesma tela do cadastro, só que com os dados disponíveis para que possa ser alterado. Para confirmar a alteração deve-se clicar em "Salvar".


Figura 54 – Tela para Alteração de uma Resposta.




Manutenção de Perguntas


Funcionalidade onde o analista pode cadastrar novas perguntas para checklist e relacioná-las com as respostas cadastradas. O Acesso se dá através do link na aba "Base Organizacional" do Menu Principal.


Figura 55 – Link para Manutenção de Perguntas no Menu Principal.




Acessando, o analista é redirecionado a listagem de perguntas já cadastradas, que está ordenada em ordem alfabética, Possui um botão, "Nova Pergunta", para o cadastro de uma nova pergunta. A listagem pode ser filtrada por tipo de checklist.


Figura 56 – Listagem de Perguntas cadastradas.




Clicando no botão, "Nova Pergunta", o usuário é redirecionado para uma tela onde pode cadastrar uma nova pergunta, e também já relacionar as respostas que está pergunta terá.


Figura 57 – Cadastro de uma pergunta e o seu relacionamento com as respostas.




A pergunta possui um estilo de resposta, esse estilo pode ser: "Múltipla Escolha", "Múltiplo Valor", "Livre" ou "Ambas", para perguntas que tenham além da escolha por "combobox", um campo para explicações ou considerações.

Para se editar um registro, deve-se clicar no botão  , existente em cada registro da lista. Ao clicar o usuário é redirecionado para a mesma tela do cadastro, só que com os dados disponíveis para que possa ser alterado. Para confirmar a alteração deve-se clicar em "Salvar".

Para se excluir um relacionamento, deve-se clicar no botão  , existente em cada registro da lista de respostas. Ao clicar o usuário é aberto uma PopUp para a exclusão.


Figura 58 – PopUp para a Exclusão de um relacionamento Pergunta x Resposta.



Manutenção de Motivos de GOV


Funcionalidade onde o analista pode cadastrar os motivos de Gov, utilizados para apontar no fechamento das SM's. O acesso se dá através do combo de opções.

Acessando, o usuário é redirecionado para a listagem de motivos já cadastrados, ordenada em ordem alfabética. Também possui um botão "Novo Motivo" para o cadastro de um motivo de gov para ser usado no fechamento de SM's. A listagem possui um filtro por descrição, mostrando na listagem qualquer motivo que contenha a palavra chave no campo descrição.


Figura 59 - Listagem de motivos de Gov




Cadastro Motivo GOV


No cadastro de motivos de GOV em uma alteração ou criação de um novo motivo deverá ser preenchido o campo 'Descrição', assim que um motivo de GOV é salvo o usuário é redirecionado para tela de listagem.


Figura 60 – Cadastro de motivos de GOV


Fechamento de SM's


Após uma SM ser finalizada pelo analista, ela segue para aprovação e fechamento do gerente de projeto, onde caso a SM seja de GOV, o gerente de projeto deverá escolher qual o motivo que demandou aquela SM. Quando não houver um motivo definido, pode-se escolher "CAUSA NÃO IDENTIFICADA", caso seja outro tipo de SM, não será disponibilizada a opção de escolha. Definido o motivo de Gov, basta clicar sobre o link para encerrar a SM.




Figura 61 – Fechamento de SM's


Relatório de Motivos de GOV


Relatório onde o gerente de projeto pode buscar SMs de GOV por um período de data e selecionando vários produtos, o resultado da consulta é uma planilha preenchida com as informações.


O acesso se dá através do menu do sistema, com o nome de "Relatório Motivos de GOV".


Figura 62 – Link de Acesso ao Relatório de Motivos de GOV





Figura 63 – Tela para Consulta e Geração da Planilha de Motivos de GOV.




Clicando no botão "Planilha", é gerado a planilha e é exibido o botão "Download" para realizar o download da planilha.


Figura 64 – Planilha de Relatório de Motivo de GOV gerada.




Checklists


Checklist de Especificação e Implementação.


Check List preenchido somente em SM's de Evolução, onde o Analista Implementador responsável apontará as devidas falhas na Especificação / Implementação. O acesso ao checklist pode ser feito pelo link no detalhe da SM.


Figura 65 - Links para checklists no detalhe da SM



Clique no devido checklist para abrir uma popup com perguntas sobre o passo em questão se ele foi seguido na SM. Assim que o checklist for preenchido o ícone irá mudar.


A tela de preenchimento conta com o seguinte layout:


Figura 66 - Tela para o Preenchimento de Checklist


Se alguma pergunta obrigatória não for respondida, imediatamente uma mensagem de erro indicara a pergunta irregular. Após o checklist ser preenchido vai aparecer no canto superior esquerdo, a opção de visualizar as versões anteriores do checklist (que acompanham a versão da SM).


Checklist do Resultado dos Testes


Checklist preenchido somente em SM's de Evolução, onde o analista do QA irá apontar o resultado referente ao teste da SM em questão. Somente analistas do QA conseguem realizar o preenchimento


Figura 67 - Tela para Preenchimento do Checklist.




Clicando nos botões "ver versão anterior" e "ver próxima versão", o analista pode navegar pelas versões do checklist.

Para salvar os dados da versão em andamento do checklist, basta clicar em "salvar".Importante ressaltar o valor do campo "Resultado", se o valor escolhido foi "Passou com Caso de Teste", "Passou sem Caso de Teste" e "Passou com Restrições", o status da SM é alterado para "Fechada", caso o valor selecionado seja qualquer outro, o status é alterado para "Depuração".

Ambas as situações são disparados emails para os responsáveis indicando o resultado final dos testes da versão da SM.


Figura 68 - Email de Comunicação do Resultado dos Testes.


Checklist de Depuração


Após o preenchimento do Checklist de Teste, caso o resultado apresente falha, a SM passa para o status "Depuração", nesta fase é liberado para preenchimento o "Checklist de Depuração". Somente Gerentes de Produto, Projeto e Analistas Implementadores conseguem realizar o preenchimento.


Figura 69 - Tela para o Preenchimento do Checklist de Depuração.




Clicando no botão "Resultado dos Testes", é possível visualizar os últimos checklists de resultado de testes preenchidos.


Figura 70 - Tela para consulta dos resultados dos testes.




Caso o analista selecione o campo "Caso a depuração não confirme a Falha do Resultado, clique aqui", é habilitado um campo para o preenchimento da justificativa do não aceite do resultado dos testes. Clicando em "Salvar" o status da SM é alterado para "Concluído".


Figura 71 - Tela para o justificativa do não aceite do teste.




Caso o analista identifique que a falha realmente procede, o mesmo deve realizar o preenchimento do checklist com as causas do defeito e indicar quais as especificações que precisam ser alteradas e em qual status a SM deve ser versionada. Só é obrigatória a escolha de uma especificação se o status desejado for "Desenvolvimento".


Depois de realizar o preenchimento do checklist basta que o usuário clique em "Salvar" para que a SM volte para o status indicado no preenchimento. 


Figura 72 - Seção para indicar o status em que a SM será versionada.




Também é disparado um email para o coordenador de testes, com o resultado do checklist.


Figura 73 - Seção para indicar o status em que a SM será versionada.


Resultados dos Checklists


Nessa tela visualizaremos os resultados dos checklists respondidos. Logo no inicio os seguintes filtros são disponíveis.


Figura 74 - Filtros de Checklist disponíveis




"Tipo Checklist", combo para ser escolhido o Tipo de Checklist (obrigatório).

"Data", para colocar os limites de preenchimentos.

"Analista", somente respostas do analista selecionado.



Logo em seguida deve-se aplicar o filtro. Dependendo do tipo de checklist escolhido, aparecerá uma lista de respostas dadas por cada pessoa (se for um checklist de questões abertas), ou aparecerá uma lista com o percentual de cada resposta dada na múltipla-escolha.


Figura 75 - Lista se for questão aberta





Figura 76 - Lista se for questão de múltipla-escolha




Se for uma questão de múltipla-escolha, pode se clicar sobre cada resposta e verificar quais foram as SMs e os analistas de cada resposta escolhida.


Figura 77 - Detalhes das questões de múltipla-escolha


Checklist de GOV


Em SMs de chamados com severidade diferente de SAP, fica habilitado o preenchimento de um Checklist sobre o GOV atendido. Seu preenchimento não é obrigatório e pode ser realizado a qualquer momento do atendimento do GOV e até mesmo depois. Somente pode ser preenchido por Gerente de Produto, Projeto e por Analistas Implementadores.


Figura 78 - Local que indica o link de acesso ao Check List de GOV.





Figura 79 - Tela do Check List de GOV.


Depois de preenchido é possível sua visualização através do link denominado Checklist de GOV.


Documentação de versões anteriores deste programa

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