ASSUNTO

Implementação do Projeto de integração do agendamento on-line entre o Portal da Nissan e o Linx DMS.

Produto

LinxDMS

Menu

Fábrica

Data

08/08/2022

Autor

Distribuição Linx DMS
[email protected]

Área

P&D DMS


FINALIDADE

Implementar o projeto de integração entre o Service Booking da Nissan e o Linx DMS.

ABRANGÊNCIA

Estes procedimentos destinam-se a todas as concessionárias da marca Nissan.

 

APLICAÇÃO

O projeto Service Booking Nissan trata-se de um processo de interface responsável por consultar a disponibilidade de agenda na concessionária para os serviços de revisão, Recall ou outros serviços.

A escolha será realizada no Portal da Nissan, através de um calendário com as datas disponíveis para o atendimento do cliente, de acordo com a disponibilidade da concessionária.



PRÉ-REQUISITO

Para que haja a comunicação segura entre o LinxDMS e o serviço da Nissan é necessário que haja a liberação de endereços IPs no firewall do cliente. 

Os endereços são fornecidos pela Nissan e deve ser utilizado o item North America Instance.


IP Addresses for IICS NA1 POD (North America POD1)

DNS Name: CAI-PROD-USW1-EXT-ALB-45213801.us-west-2.elb.amazonaws.com
DNS Name for Disaster Recovery: CAI-PROD-USW1DR-EXT-ALB-638616070.us-east-1.elb.amazonaws.com


Segue DNS, lista de IPs e o link com a documentação oficial.

https://knowledge.informatica.com/s/article/535281?language=en_US#na1



IMPORTANTE!

Após a liberação da porta no Firewall é necessário enviar para a Nissan as seguintes informações:

Endpoint: http://IP_SERVIDOR:PORTA_SERVIDOR/LinxDMS/Oficina/NisServiceBook/

Usuário e senha de conexão: Os mesmos utilizados no NissanDI.

Os dados de Endpoint e Usuário/senha, devem ser para o e-mail  [email protected] .


Não alterar a URL Linx DMS(Web) cadastrada em  Linx DMS > Configurações > Cadastros > Empresa e Revenda > aba Parâmetros > URL Linx DMS(Web), pois é utilizada em outros serviços. 




Para verificar qual a porta utilizada no Configurador do LinxDMS acesse o Menu:

Linx DMS > Configurações > Cadastros > Empresa e Revenda > aba Parâmetros > URL Linx DMS(Web).

http://IP:Porta/LinxDMSPrincipal






Configuração no Linx DMS

Acesse o Fábrica > Nissan> Parâmetros > Aba Service Booking.


Figura 1 : Parâmetros do Fábrica

Campos:

    • URL : Informar o endereço fornecido pela montadora.

    • Usuário / Senha:  Estas informações são fornecidas pela montadora e são as mesmas utilizadas para o Nissan DI.

    • E-mail:  Informe o e-mail do responsável que receberá uma cópia dos agendamentos on-line realizados no Portal da Nissan.

    • Serviço Padrão SB: Informe o Tipo de Serviço que será utilizado para criar o agendamento.
    • Usuário Padrão Agendamento Oficina SB : Informar o código do usuário do departamento da oficina. Importante verificar se no cadastro do vendedor esse usuário está cadastrado no departamento da Oficina. 

    • Disponibilidade da agenda do consultor : Informar o tempo para exibição para exibição do calendário com datas disponíveis para o atendimento do cliente, de acordo com a disponibilidade da concessionária, sendo o padrão informado pela Nissan de: 4h uteis, 8 horas uteis, D+1, D+2, D+3 até 21 dias. 

    • Timer da integração (minutos) : Informar o tempo em minutos para a integração com a montadora.

    • Clique em aplicar .


  • Categoria de Serviços SB : Após as configurações acima é necessário realizar o De- Para das Categorias de Serviço Service Booking e as Categorias utilizadas no DMS.

  • Clique no Botão "Categoria de Serviços SB".

Selecione na coluna DMS a categoria referente a cadastrada no Service Booking.

Após concluir as seleções, clique em OK.

Figura 2 : Categorias Serviços Service Booking


Configuração do E-mail

É necessário configurar um endereço de e-mail para que seja realizado a comunicação de um Novo Agendamento On-line realizado no site da Nissan para o Responsável da Oficina.

Esse e-mail será utilizado pelo Linx DMS para realizar o disparo de e-mail para o Responsável da Oficina, contendo o Número do Contato, Cliente, E-mail, Telefone, Data e Hora de Agendamento.


Acesse o Menu Linx DMS >Configurações >Cadastro de Empresas e revendas  > Aba Agenda de Processos.

Figura 3 : Parametrização do e-mail 


Configuração de Segurança

O sistema precisa gerar um certificado digital próprio para comunicação com a API do Service Book Nissan. Para que esse certificado seja gerado e consumido é preciso liberar todas as permissões para usuários autenticados ou todos usuários para a pasta raiz do Linx DMS.

Botão direito pasta raiz > Propriedades > Segurança > Selecionar usuário > Botão Editar

       

Figura 3.1 : Propriedades > Segurança > Selecionar usuário > Botão Editar

Utilização no Linx DMS


PRÉ-REQUISITO

O intervalo de tempo entre os Agendamentos realizados no Portal da Nissan, devem ser parametrizados em Linx DMS > Oficina > Cadastros > Horário > Atendimento Recepção, preenchendo o campo Tempo de Atendimento.

Os parâmetros "Horário de Intervalo" e "Horário de Trabalho"  deverão estar preenchidos.


 

Figura 4 : Linx DMS > Oficina > Cadastros > Horário > Atendimento Recepção



É necessário verificar também se no cadastro de vendedores os horários estão parametrizados.

Linx DMS > Faturamento > Cadastros > Cadastro Vendedores



Figura 4.1 : Linx DMS > Faturamento > Cadastros > Cadastro Vendedores



Acesse o Menu Linx DMS > Oficina > Agendamento Oficina. 

Os agendamentos on-line realizados através do portal da Nissan, serão exibidos na Agenda do Consultor com o caractere "@".


Figura 4.2 : Agendamento da Oficina 

Dados do Cliente

Quando o cliente efetuar o agendamento no Portal da Nissan, o sistema irá verificar se o cliente informado no site existe cadastrado no Linx DMS, buscando pelo campo endereço de e-mail informado no Portal da Nissan.


Caso não encontre o cliente, será criado um novo com cadastro de cliente com o tipo Prospecção, sendo necessário completar o cadastro para que seja possível realizar o faturamento. 

Importante: Verificar no Menu CRM Plus > Parâmetros > Módulo se o campo  o Tipo Cliente (Cad. Simplificado) está selecionado "Prospecção".

Menu Linx DMS > Faturamento > Manutenção Clientes > Cadastro de Clientes.

Dados do Veículo

O sistema irá buscar no Linx DMS o veículo, consultando na Ficha de Segmento a Placa Atual ou Placa Anterior, de acordo com a Placa informada no site, caso não encontre será incluído no campo "Observações Adicionais" em Linx DMS > Oficina > Agendamento Oficina.

O responsável pelo Agendamento deverá preencher a Ficha de Segmento em Linx DMS > Oficina > Ficha de Seguimento > Manutenção.

Agendamento On-line


Após o cliente efetuar o agendamento on-line no site da Nissan, o concessionário terá 2h para realizar a confirmação do agendamento através do Linx DMS.

Será enviado para o Portal da Nissan os seguintes Status para os Agendamentos:

1 - Confirmado.

2 - Reagendado.

3 - Cancelado.

4 - Serviço Realizado.

5 - No Show.

Status 1 - Confirmado

Para confirmar o agendamento acesse o Menu Linx DMS > Oficina > Agendamento Oficina.

Após verificar os dados do agendamento, deverá ser confirmado através do botão "Confirmação SB" .

Figura 5 : Manutenção da Agenda : Confirmação

Status 2 : Reagendado 

Para reagendar um  agendamento acesse o Menu Linx DMS > Oficina > Agendamento Oficina.

Clique no botão " Reagendar(410)".

Figura 6 : Manutenção da Agenda : Reagendar

Status 3 : Cancelado


Para cancelar um  agendamento acesse o Menu Linx DMS > Oficina > Agendamento Oficina.

Clique no botão Cancelar Agend. (96)

Não será possível Excluir um agendamento proveniente do agendamento online. 

Será exibido a mensagem " Não é possível excluir um agendamento do Service Booking."

Figura 7 : Oficina - Agendamento Oficina : Cancelar/Excluir

Status 4 : Serviço Realizado

Após o fechamento da Ordem de Serviço e o faturamento realizado será enviado ao portal da Nissan o Status de Serviço Realizado.

Figura 8 : Oficina - Agendamento Oficina > Consulta Avançada.

Status 5 : No Show

Será considerado No Show, quando o cliente não comparecer.

Acesse o Menu Linx DMS > Oficina > Agendamento Oficina.

Selecione o Agendamento, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção "Cliente não compareceu"

Figura 9 : Oficina - Agendamento Oficina : Não compareceu
Consultar o Log da Integração dos Agendamentos entre o Portal Nissan e o Linx DMS.

Acesse o Menu Linx DMS >Configurações > Consulta Log Web.

          Selecionar no Campo Processo a Opção "Nissan Service Booking" .

          Informe a Data Inicial para Pesquisa e clique no botão "Pesquisar".

          Será exibido os logs referentes a comunicação realizada com o Service Booking Nissan.


Figura 10 : Consulta de Log web

Consultar o Status dos Agendamentos Integrados com o Service Booking da Nissan. 

Para consultar os status  dos agendamentos acesse Menu Linx DMS > Oficina > Agendamento Oficina > Consulta Avançada.

Selecione o Flag  "Exibir Apenas Agendamento SB NIssan", será exibido todos os status da comunicação realizada.

Clique em Procurar.


Observação:

O ID de agendamento SB será gerado pela Nissan e enviado para o Linx DMS como identificador único da reserva e será usado como chave em todos os processos onde a reserva poderá sofrer alteração, exemplo: caso ocorra um reagendamento o ID será o mesmo.


Figura 11: Menu Linx DMS > Oficina > Agenda da oficina > Consulta Avançada.



Para filtrar um determinado Status, utilize o Grid Resultado filtrando pela coluna Status SB.

Exemplo : Para visualizar os agendamentos que ainda não foram confirmados filtre pelo Status SB "Não Enviado"

                É possível confirma-los clicando no botão "Confirmação SB".


Figura 12 : Manutenção da Agenda : Consulta Avançada - Status SB 




DÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.