Produto | LinxDMS |
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Implementação do Projeto de integração do agendamento on-line entre o Portal da Nissan e o Linx DMS.
O projeto Service Booking Nissan trata-se de um processo de interface responsável por consultar a disponibilidade de agenda na concessionária para os serviços de revisão, Recall ou outros serviços.
A escolha será realizada no Portal da Nissan, através de um calendário com as datas disponíveis para o atendimento do cliente, de acordo com a disponibilidade da concessionária.
Estes procedimentos destinam-se a todas as concessionárias da marca Nissan.
PRE-REQUISITOS
Para que haja a comunicação segura entre o LinxDMS e o serviço da Nissan é necessário que haja a liberação de endereços IPs no firewall do cliente.
Os endereços são fornecidos pela Nissan e deve ser utilizado o item North America Instance.
IP Addresses for IICS NA1 POD (North America POD1)
DNS Name: CAI-PROD-USW1-EXT-ALB-45213801.us-west-2.elb.amazonaws.com
DNS Name for Disaster Recovery: CAI-PROD-USW1DR-EXT-ALB-638616070.us-east-1.elb.amazonaws.com
Segue DNS, lista de IPs e o link com a documentação oficial.
IMPORTANTE!
Após a liberação da porta no Firewall é necessário enviar para a Nissan as seguintes informações:
Endpoint: http://IP_SERVIDOR:PORTA_SERVIDOR/LinxDMS/Oficina/NisServiceBook/
Usuário e senha de conexão: Necessário cadastrar usuário e senha de conexão no servidor da Concessionária, que foi indicado no Endpoint acima.
Esse usuário e senha, necessariamente, não precisa ser os mesmos utilizados no NissanDI, será utilizado pela Nissan para se conectar ao servidor da concessionária.
Os dados de Endpoint e Usuário/senha, devem ser enviados para o e-mail [email protected] .
Não alterar a URL Linx DMS(Web) cadastrada em Linx DMS > Configurações > Cadastros > Empresa e Revenda > aba Parâmetros > URL Linx DMS(Web), pois é utilizada em outros serviços.
Para verificar qual a porta utilizada no Configurador do LinxDMS acesse o Menu:
Linx DMS > Configurações > Cadastros > Empresa e Revenda > aba Parâmetros > URL Linx DMS(Web).
http://IP:Porta/LinxDMSPrincipal
Configuração no Linx DMS
Parâmetros:
Acesse o Fábrica > Nissan> Parâmetros > Aba Service Booking.
Figura 1 : Parâmetros do Fábrica
Campos:
URL : Informar o endereço fornecido pela montadora.
Usuário / Senha: Estas informações são fornecidas pela montadora e são as mesmas utilizadas para o Nissan DI.
E-mail: Informe o e-mail do responsável que receberá uma cópia dos agendamentos on-line realizados no Portal da Nissan.
- Serviço Padrão SB: Informe o Tipo de Serviço que será utilizado para criar o agendamento.
Usuário Padrão Agendamento Oficina SB : Informar o código do usuário do departamento da oficina. Importante verificar se no cadastro do vendedor esse usuário está cadastrado no departamento da Oficina.
Disponibilidade da agenda do consultor : Informar o tempo para exibição para exibição do calendário com datas disponíveis para o atendimento do cliente, de acordo com a disponibilidade da concessionária, sendo o padrão informado pela Nissan de: 4h uteis, 8 horas uteis, D+1, D+2, D+3 até 21 dias.
Timer da integração (minutos) : Informar o tempo em minutos para a integração com a montadora.
Clique em aplicar .
Categoria de Serviços SB :
Após as configurações acima é necessário realizar o De- Para das Categorias de Serviço Service Booking e as Categorias utilizadas no DMS.
Clique no Botão "Categoria de Serviços SB".
Selecione na coluna DMS a categoria referente a cadastrada no Service Booking.
Após concluir as seleções, clique em OK.
Figura 2 : Categorias Serviços Service Booking
Configuração do E-mail:
É necessário configurar um endereço de e-mail para que seja realizado a comunicação de um Novo Agendamento On-line realizado no site da Nissan para o Responsável da Oficina.
Esse e-mail será utilizado pelo Linx DMS para realizar o disparo de e-mail para o Responsável da Oficina, contendo o Número do Contato, Cliente, E-mail, Telefone, Data e Hora de Agendamento.
Acesse o Menu Linx DMS >Configurações >Cadastro de Empresas e revendas > Aba Agenda de Processos.
Figura 3 : Parametrização do e-mail
Configuração de Segurança:
O sistema precisa gerar um certificado digital próprio para comunicação com a API do Service Book Nissan. Para que esse certificado seja gerado e consumido é preciso liberar todas as permissões para usuários autenticados ou todos usuários para a pasta raiz do Linx DMS.
Botão direito pasta raiz > Propriedades > Segurança > Selecionar usuário > Botão Editar
Figura 3.1 : Propriedades > Segurança > Selecionar usuário > Botão Editar
Utilização no Linx DMS
Cadastro de Horários:
Pré-requisito
O intervalo de tempo entre os Agendamentos realizados no Portal da Nissan, devem ser parametrizados em Linx DMS > Oficina > Cadastros > Horário > Atendimento Recepção, preenchendo o campo Tempo de Atendimento.
Os parâmetros "Horário de Intervalo" e "Horário de Trabalho" deverão estar preenchidos.
Figura 4 : Linx DMS > Oficina > Cadastros > Horário > Atendimento Recepção
Cadastro de Vendedores:
É necessário verificar também se no cadastro de vendedores os horários estão parametrizados.
Linx DMS > Faturamento > Cadastros > Cadastro Vendedores
Figura 4.1 : Linx DMS > Faturamento > Cadastros > Cadastro Vendedores
Agendamento Oficina:
Acesse o Menu Linx DMS > Oficina > Agendamento Oficina.
Os agendamentos on-line realizados através do portal da Nissan, serão exibidos na Agenda do Consultor com o caractere "@".
Figura 4.2 : Agendamento da Oficina
Dados do Cliente:
Quando o cliente efetuar o agendamento no Portal da Nissan, o sistema irá verificar se o cliente informado no site existe cadastrado no Linx DMS, buscando pelo campo endereço de e-mail informado no Portal da Nissan.
Caso não encontre o cliente, será criado um novo com cadastro de cliente com o tipo Prospecção, sendo necessário completar o cadastro para que seja possível realizar o faturamento.
Importante: Verificar no Menu CRM Plus > Parâmetros > Módulo se o campo o Tipo Cliente (Cad. Simplificado) está selecionado "Prospecção".
Menu Linx DMS > Faturamento > Manutenção Clientes > Cadastro de Clientes.
Dados do Veículo:
O sistema irá buscar no Linx DMS o veículo, consultando na Ficha de Segmento a Placa Atual ou Placa Anterior, de acordo com a Placa informada no site, caso não encontre será incluído no campo "Observações Adicionais" em Linx DMS > Oficina > Agendamento Oficina.
O responsável pelo Agendamento deverá preencher a Ficha de Segmento em Linx DMS > Oficina > Ficha de Seguimento > Manutenção.
Agendamento On-line
Após o cliente efetuar o agendamento on-line no site da Nissan, o concessionário terá 2h para realizar a confirmação do agendamento através do Linx DMS.
Será enviado para o Portal da Nissan os seguintes Status para os Agendamentos:
1 - Confirmado.
2 - Reagendado.
3 - Cancelado.
4 - Serviço Realizado.
5 - No Show.
Status 1 - Confirmado
Para confirmar o agendamento acesse o Menu Linx DMS > Oficina > Agendamento Oficina.
Após verificar os dados do agendamento, deverá ser confirmado através do botão "Confirmação SB" .
Figura 5 : Manutenção da Agenda : Confirmação
Status 2 : Reagendado
Para reagendar um agendamento acesse o Menu Linx DMS > Oficina > Agendamento Oficina.
Clique no botão " Reagendar(410)".
Figura 6 : Manutenção da Agenda : Reagendar
Status 3 : Cancelado
Para cancelar um agendamento acesse o Menu Linx DMS > Oficina > Agendamento Oficina.
Clique no botão Cancelar Agend. (96)
Não será possível Excluir um agendamento proveniente do agendamento online.
Será exibido a mensagem " Não é possível excluir um agendamento do Service Booking."
Figura 7 : Oficina - Agendamento Oficina : Cancelar/Excluir
Status 4 : Serviço Realizado
Após o fechamento da Ordem de Serviço e o faturamento realizado será enviado ao portal da Nissan o Status de Serviço Realizado.
Figura 8 : Oficina - Agendamento Oficina > Consulta Avançada.
Status 5 : No Show
Será considerado No Show, quando o cliente não comparecer.
Acesse o Menu Linx DMS > Oficina > Agendamento Oficina.
Selecione o Agendamento, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção "Cliente não compareceu"
Figura 9 : Oficina - Agendamento Oficina : Não compareceu
Status dos Agendamentos
Log de Integração
Para Consultar o Log da Integração dos Agendamentos entre o Portal Nissan e o Linx DMS:
Acesse o Menu Linx DMS >Configurações > Consulta Log Web.
Selecione no Campo Processo a Opção "Nissan Service Booking" .
Informe a Data Inicial para Pesquisa e clique no botão "Pesquisar".
Será exibido os logs referentes a comunicação realizada com o Service Booking Nissan.
Figura 10 : Consulta de Log web
Consultar um Agendamento
Para consultar o Status dos Agendamentos Integrados com o Service Booking da Nissan,
Acesse Menu Linx DMS > Oficina > Agendamento Oficina > Consulta Avançada.
Selecione o Flag "Exibir Apenas Agendamento SB NIssan", será exibido todos os status da comunicação realizada.
Clique em Procurar.
Observação:
O ID de agendamento SB será gerado pela Nissan e enviado para o Linx DMS como identificador único da reserva e será usado como chave em todos os processos onde a reserva poderá sofrer alteração, exemplo: caso ocorra um reagendamento o ID será o mesmo.
Figura 11: Menu Linx DMS > Oficina > Agenda da oficina > Consulta Avançada.
Confirmar um Agendamento
Para filtrar um determinado Status, utilize o Grid Resultado filtrando pela coluna Status SB.
Exemplo : Para visualizar os agendamentos que ainda não foram confirmados filtre pelo Status SB "Não Enviado".
É possível confirma-los clicando no botão "Confirmação SB".
Figura 12 : Manutenção da Agenda : Consulta Avançada - Status SB
Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.