ProdutoLinx DMS e Linx DMS
MenuOficina > Ordem de Serviço > Manutenção (70780)
Data

 

Autor
ÁreaLinx DMS
Finalidade

Este projeto tem como finalidade realizar a integração com o sistema parceiro Simova, este sendo um sistema especializado em atendimento de campo para reparo de equipamentos.


Abrangência

Esta funcionalidade pode ser utilizada por qualquer cliente a partir da versão 5.03 e que tenha o módulo Integração Simova contratado.


Aplicação

A integração com o sistema parceiro Simova é dividida em duas partes: o envio dos dados do sistema DMS para a Simova (sincronização) e o recebimento dos dados da Simova e integrando com o sistema DMS (integração). Para que estes dois processos possam ser realizados é necessário realizar a parametrização da integração.

Parametrização (Apollo.exe)

  1. Acessar o menu Oficina > Simova > Parâmetros (71621) e acessar a aba Parâmetros.



  2. Ao marcar o parâmetro Utilizar Integração Simova o sistema habilitará a funcionalidade de comunicação com o sistema parceiro, conforme a parametrização realizada. Segue descrição dos demais parâmetros:

    • Utiliza grupo de serviço: determina que a revenda utiliza grupo de serviço ao sincronizar os serviços da ordem de serviço para o sistema parceiro;
    • Integra CDT: determina que ao realizar a integração da ordem de serviço será efetuado os lançamentos de horas trabalhadas no CDT;
    • Integra Devolução de Peças: determina que ao realizar a integração da ordem de serviço será efetuado as devoluções de peças;
    • Integra Diagnóstico e Ação/Reparo: determina que ao realizar a integração da ordem de serviço será inserido o diagnóstico e a ação/reparo na solicitação;
    • Integra Quilometragem/Horímetro: determina que ao realizar a integração da ordem de serviço será atualizado a quilometragem/horímetro do equipamento.;

  3. Os campos URL, Usuário, Senha e Empresa são fornecidos pela equipe da Simova. O último campo é o código da empresa e revenda do sistema DMS referente a empresa cadastrada no sistema parceiro.
  4. Na aba Sincronização Geral tem como objetivo poder realizar a carga inicial dos cadastros que serão sincronizados com o sistema da Simova selecionando o tipo de registro e clicando em Sincronizar registros, podendo ser:

    • Cadastro de mecânico;
    • Cadastro de motivo do tipo paralização de serviço da oficina;
    • Cadastro de peças;
    • Cadastro de serviços (quando não utiliza grupo de serviço);
    • Cadastro de família de veículo;
    • Cadastro de modelo de veículo;
    • Cadastro de grupo de serviço (quando utiliza grupo de serviço).

Grupo de Serviço (Apollo.exe)

O grupo de serviço é um conceito utilizado pelo sistema parceiro para indicar que um serviço é composto por n serviços, e a totalização do tempo destes serviços é igual a 100% do tempo de serviço que é composto (grupo de serviço/serviço pai/serviço principal) pelos serviços filhos.

Para utilizar o grupo de serviço é necessário que o parâmetro Utiliza grupo de serviço esteja marcado, através do menu Oficina > Simova > Parâmetros (71621). Ao indicar que a revenda utiliza grupo de serviço, a sincronização manual e geral dos serviços não estará habilitada, pois ela será feita através do cadastro de grupo de serviço.

Obs.: Apenas para a integração Simova haverá separação por mecânico, pois não é possível obter estas informações separadas no Linx DMS. 


Estrutura de um grupo de serviço

Através do menu Oficina > Simova > Grupo de Serviço (71623) é possível realizar o cadastro dos grupos de serviços. Todos os serviços utilizados nesta vinculação deverão estar previamente cadastrados a partir do menu Oficina > Cadastros > Serviço (71470).



  1. Ao clicar no botão (incluir) será aberta a janela de pesquisa de serviço, no qual deverá ser selecionado o serviço que será considerado como o serviço pai, que será incluído na ordem de serviço.

  2. Para incluir os serviços filhos basta clicar no botão (incluir) que será aberta janela de pesquisa de serviço para seleção dos serviços que compõem o grupo de serviço. Após a inclusão do serviço é possível definir a porcentagem ou a unidade de tempo que o serviço filho representa para o grupo de serviço.

  3. Após a inclusão dos serviços e duas respectivas porcentagens ou unidades de tempo é necessário salvar o cadastro. Neste momento será efetuado o cálculo para determinar as porcentagens/unidades de tempo dos serviços filhos e realizar a sincronização com o sistema da Simova.

O serviço que deverá constar na ordem de serviço é o serviço pai, ou seja, o serviço que foi selecionado para ser o grupo de serviço. Ao realizar a sincronização da ordem de serviço serão enviados os serviços filhos deste serviço pai.


Sincronização (Apollo.exe)

A sincronização é o processo no qual os cadastros do sistema DMS necessários são enviados para o sistema parceiro para que possam ser utilizados. Os cadastros são:

  • Cadastro de mecânico (para a Simova a nomenclatura é Técnico/Funcionário);
  • Cadastro de motivo do tipo paralização de serviço da oficina (para a Simova a nomenclatura é Parada);
  • Cadastro de peças;
  • Cadastro de serviços;
  • Cadastro de família de veículo (para a Simova a nomenclatura é Tipo de Equipamento);
  • Cadastro de modelo de veículo (para a Simova a nomenclatura é Modelo de Equipamento);
  • Ordem de serviço (incluindo os serviços, peças e mecânicos vinculados a esta ordem de serviço).

Tipos de sincronização

Dentro do sistema DMS existem três tipos de sincronização: a geral, automática e a manual.

Sincronização Geral

É a sincronização realizada através do botão Sincronizar registros disponível na aba Sincronização geral do menu Oficina > Simova > Parâmetros (71621). Neste tipo de sincronização somente serão enviados para o sistema parceiro os tipos de registros selecionados, que nunca foram integrados e que estão ativos.

Sincronização Automática

É a sincronização realizada através do botão OK disponível no menu Oficina > Atendimento de Campo > Nota Fiscal de Remessa de Peças (70241). Este tipo de sincronização será explorado na Sincronização da Ordem de Serviço - Atendimento Externo.

Sincronização Manual

É a sincronização realizada através das manutenções dos cadastros que são sincronizados (exceto da manutenção de Família de veículo). Neste tipo de sincronização serão enviados para o sistema parceiro o registro que estará sendo sincronizado, independente se já tiver sido enviado para a Simova. Esta operação é realizada automaticamente caso um registro for incluído ou alterado através da manutenção.


A opção de sincronização manual no menu Oficina > Cadastros > Serviço (71470) somente estará visível se a revenda não utilizar grupo de serviço. Caso contrário a sincronização ocorrerá pelo menu Oficina > Simova > Grupo de Serviço (71623).


Sincronização da Ordem de Serviço

O item principal que é sincronizado é a ordem de serviço, sendo que ela poderá ser sincronizada de forma automática ou manual, de acordo com determinadas regras:

Atendimento Externo

Um atendimento/agendamento que está identificado como atendimento externo seguirá um determinado fluxo para que a ordem de serviço que será gerada, seja sincronizada.

  1. Abrir o atendimento e marcar que o atendimento será externo (pode ser através do menu Oficina > Agendamento Oficina (70100) ou pelo menu Oficina > Atendimento Oficina (70200));



  2. Incluir serviços, peças e abrir a ordem de serviço;
  3. Definir os mecânicos dos serviços e das peças;
  4. Requisitar as peças (elas ficarão com a situação Terceiros);



  5. Acessar o menu Oficina > Atendimento de Campo > Nota Fiscal de Remessa de Peças (70241), selecionar o romaneio das peças requisitadas anteriormente e clicar em OK.



  6. Neste momento é realizada a Sincronização Automática, enviando para o sistema parceiro os dados do cliente, veículo (para a Simova a nomenclatura é Equipamento), ordem de serviço, serviços, peças e mecânicos da ordem de serviço.

  7. Finalizar o envio da nota fiscal de remessa de peças para o Frente de Caixa e realizar a emissão da nota fiscal .

Uma ordem de serviço que será realizada externamente e não possui peças não seguirá o processo de Sincronização Automática e sim de Sincronização Manual, portanto se não houver peças não há necessidade de emitir a nota fiscal de remessa de peças.

O processo de atendimento externo já existia no sistema DMS, apenas sendo incluída a Sincronização Automática dentro deste processo.

Para a emissão da nota fiscal de remessa de peças é necessário parametrizar a transação do tipo Saída e subtipo Terceiro no menu Oficina > Parâmetros > Módulo, na aba Atendimento, no campo Atendimento de Campo > Tipo de Transação p/ Remessa de Peças.


Atendimento na Oficina

É o fluxo onde a ordem de serviço será realizada na oficina da revenda, não havendo a necessidade de ocorrer um atendimento externo. Neste processo a ordem de serviço será sincronizada de forma manual, quando o usuário desejar.

  1. Abrir o atendimento (pode ser através do menu Oficina > Agendamento Oficina (70100) ou pelo menu Oficina > Atendimento Oficina (70200));
  2. Incluir serviços, peças e abrir a ordem de serviço;
  3. Definir os mecânicos dos serviços e das peças;
  4. Requisitar as peças (elas ficarão com a situação Requisitadas);
  5. Acessar a aba Simova e clicar em Enviar. Neste momento é realizada a Sincronização Manual, enviando para o sistema parceiro os dados do cliente, veículo (para a Simova a nomenclatura é Equipamento), ordem de serviço, serviços, peças e mecânicos da ordem de serviço.


Sincronização da Ordem de serviço - Grupo de serviço

Quando a revenda utiliza grupo de serviço existe uma etapa a mais nos dois processos descritos acima que é a seleção do mecânico vinculado ao serviço da ordem de serviço e dos mecânicos dos serviços filhos. O serviço principal estará em negrito.


Botão Enviar

O botão Enviar da aba Simova da manutenção da ordem de serviço estará habilitado em três casos:

  1. Se o atendimento for externo, houver peças e existir uma nota fiscal de remessa de peças emitida;
  2. Se o atendimento não for externo e houver peças;
  3. Se não houver peças.

Peças sincronizadas

Quando o atendimento for externo somente serão sincronizadas as peças que estiverem com a situação Terceiros. Quando o atendimento não for externo serão sincronizadas as peças com a situação Requisitadas.

A sincronização dos registros ocorre em cascata. Exemplo: ao sincronizar o modelo A, se a família 1 não tiver sido sincronizada, ao processar o modelo A, a família também será sincronizada.

Integração (Apollo.exe)

A integração é o processo no qual o sistema DMS solicita para o sistema parceiro as informações da ordem de serviço para serem integradas com o sistema DMS. As informações que são integradas são:

  • Apontamentos do CDT (para a Simova a nomenclatura é Apontamentos de Horas Trabalhadas);
  • Diagnóstico e Ação/Reparo (para a Simova a nomenclatura é Descrição da Causa e Descrição da Correção);
  • Peças que não foram utilizadas e serão devolvidas;
  • Horímetro/Quilometragem do veículo.

Caso ocorra algum erro no processo de apontamento do CDT a integração não será interrompida, mas será exibida a mensagem com o erro que ocorreu. Após a integração dos apontamentos e do diagnóstico, será ofertado a opção de realizar a devolução das peças, caso existam peças a serem devolvidas.

Integração dos apontamentos do CDT

Ao validar os dados recebidos do sistema terceiro será efetuado o lançamento dos apontamentos retornados no CDT do sistema DMS. Para que os lançamentos ocorram com sucesso o serviço deverá estar aberto, vinculado ao mecânico que foi apontado no sistema da Simova e o CDT precisa estar aberto para a data do apontamento que estará sendo integrado.

Obs.:  No mesmo serviço não pode haver apontamento para mais de um mecânico quando usar esta integração.

Integração do diagnóstico e ação/reparo

Após a integração dos apontamentos do CDT ocorre a inclusão do diagnóstico e ação/reparo na primeira solicitação válida dentro da ordem de serviço.

Integração das peças

Finalizando a etapa anterior, é verificado se existem peças a serem devolvidas, de acordo com o retorno do sistema da Simova. Nesta etapa são consideradas as peças que estarão com a situação Requisitadas, pois são as peças que podem sofrer devolução. Caso a ordem de serviço for um atendimento externo e as peças estiverem na situação Terceiros é necessário realizar a nota fiscal de devolução destas peças indicando que elas retornaram para o estoque (processo que já existe dentro do fluxo de atendimento externo). Será questionado se o usuário deseja realizar a devolução das peças e caso seja confirmado, ocorrerá a devolução. Se a devolução já ocorreu em algum outro momento, pode negar a ação de devolução.

O processo da emissão da nota fiscal de devolução das peças não é um item obrigatório para a Integração, porém sem ela as peças não estarão habilitadas para a devolução dentro da ordem de serviço.

Integração do horímetro/quilometragem

É atualizado o horímetro/quilometragem do veículo ao realizar a integração, atualizando a informação na ordem de serviço e na ficha de seguimento.

Processo de integração

Após a ordem de serviço estiver pronta para integrar, isto definido pelo sistema parceiro, é necessário acessar a ordem de serviço desejada através do menu Oficina > Ordem de Serviço > Manutenção (70780) na aba Simova e clicar no botão Receber. Neste momento é realizado o processo de integração descrito anteriormente: integração dos apontamentos do CDT, do diagnóstico e ação/reparo, e das peças.

Processo de integração.


Resultado da integração realizada anteriormente.


Cada integração descrita acima somente será realizada se o seus respectivo parâmetro estiver marcado no menu Oficina > Simova > Parâmetros (71621).

Logs (Apollo.exe)

É possível, através do menu Oficina > Simova > Log Comunicação (71622) verificar o envio e o retorno da comunicação com o sistema parceiro. É possível filtrar por empresa e revenda, período, se houve sucesso ou não no retorno do sistema parceiro, o tipo de comunicação (sincronização ou integração) e pela entidade principal da comunicação, podendo também ser filtrada pela chave identificadora desta entidade. Esta entidade pode ser:

  • Cliente - é possível filtrar pelo código do cliente;
  • Equipamento - é possível filtrar pelo chassi do veículo;
  • Funcionário - é possível filtrar pelo código do mecânico;
  • Grupo de Serviço - é possível filtrar pelo código do grupo de serviço;
  • Modelo de equipamento - é possível filtrar pelo código do modelo do veículo;
  • Ordem de serviço - é possível filtrar pelo número da ordem de serviço;
  • Ordem de serviço X Serviço - é possível filtrar pelo número da ordem de serviço;
  • Ordem de serviço X Peça - é possível filtrar pelo número da ordem de serviço;
  • Ordem de serviço X Funcionário - é possível filtrar pelo número da ordem de serviço;
  • Ordem de serviço (todos) - é possível filtrar pelo número da ordem de serviço;
  • Parada - é possível filtrar pelo código do motivo do tipo paralização de serviço da oficina;
  • Peça - é possível filtrar pelo código público do item;
  • Serviço - é possível filtrar pelo código do serviço;
  • Tipo de equipamento - é possível filtrar pelo código da família do veículo;
  • Token

Os resultados apresentam a URL que foi utilizada para realizar a comunicação, se a comunicação ocorreu para um registro específico ou não (se estiver marcado como não, a comunicação foi realizada através da Sincronização Geral), o token utilizado para a autenticação com o sistema parceiro, a mensagem de erro, o JSON que o sistema DMS enviou e o JSON que o sistema da Simova retornou.


Caso ocorra algum erro durante a sincronização e integração e não seja localizado o registro de comunicação, o erro pode ter acontecido dentre três, uma: ou a comunicação com o Linx DMS não está funcionando corretamente, ou a comunicação com o sistema da Simova não está ocorrendo ou o erro foi causado pelo sistema DMS. Além deste log pode-se verificar o log de comunicação do Linx DMS localizado na pasta Services, onde está instalado o Linx DMS ou também através do Monitor SQL do Linx DMS .


A integração com o sistema da Simova somente estará disponível se o módulo estiver contratado e configurado.