VEIC0409
Estorno Parcela Veículo no Caixa/Banco

VEIC0409 - Estorno Parcela Veículo no Caixa/Banco


Este programa estorna a contabilização de parcelas recebidas oriundas da venda de veículos e Outras Vendas ("VEIC0407").
A localização da parcela a ser estornada pode ser feita através do:

  • CNPJ/CPF do cliente.
  • Nome do cliente.
  • Chassi do veículo.
  • Número do pedido.
    Para fazer o estorno de uma das parcelas, basta posicionar a linha sobre a mesma e teclar <CTRL>+B.
    Só podem ser estornadas as parcelas já contabilizadas.
  • Estorno da Contabilização:

O sistema busca a forma de estornar no ("VEIC0401"), de acordo com a forma de pagamento de cada parcela da venda de veículos (N) novos, (U) usados ou (O) outras vendas, e do tipo de venda ("VEIC0400").
O campo "Cliente Paga Direto a Fábrica" do ("VEIC0401") também determina a forma de estornar, quando:

    • "S" – Zera o número da "Autenticação", não estorna no sistema de Caixa/Bancos.
    • "N" – Estorna no sistema de Caixa/Bancos de acordo com os Tipos de Conta a Débito e a Crédito.

Uma Filial pode efetuar o estorno de um recebimento de parcelas do pedido de veículo feito em outra Filial, desde que a Filial que estorna seja a mesma que recebeu a parcela.
Neste caso é necessário "logar" na Filial onde a parcela foi recebida, informando o código da Filial de origem do pedido de venda do veículo. Este procedimento é consistido pelo programa.
Os lançamentos contábeis de transferência no Caixa e Bancos são gerados automaticamente.
Para visualizar o esquema de contabilização, ver ("Resumo de Contabilizações").
Os títulos gerados através do programa ("VEIC0407") de parcelas cuja forma de pagamento ("CADA0145") for "Cartão de Crédito" e formas que geram títulos a receber ("VEIC0401") serão excluídos na ocasião do estorno da parcela.
Caso o título contenha pagamento(s), uma mensagem é exibida e o processo é abortado. Neste caso, para efetivar o processo de estorno da parcela, é necessário estornar o(s) pagamento(s) do título ("RECE0970").

  • Campos exibidos na tela:

    Campo

    Descrição

    Parcela

    Número da parcela do pedido de venda de veículos ("VEIC0400").

    Forma Pagto.

    Sigla e descrição da forma de pagamento da parcela do pedido de venda.

    Vcto.

    Data do vencimento da parcela do pedido de venda.

    Valores: Veículo

    Valor da parcela referente ao veículo.

    Valores:
    O. Vendas

    Valor da parcela referente a Outras Vendas.

    Sit. Cheque

    Situação do cheque:

  • A VISTA
  • A DEPOSITAR
  • COBRADO
  • DEVOLVIDO|

    Rec

    Indica se o recibo já foi impresso ("VEIC0405"). (S)sim ou (N)não.

    Con

    Indica se a parcela já foi contabilizada ("VEIC0407"). (S)sim ou (N)não.


    v03.90.01 – Fevereiro/2006
    Os títulos gerados através do programa ("VEIC0407") de parcelas cuja forma contenha o campo "gera títulos a receber" = "S" ("VEIC0401") serão excluídos na ocasião do estorno da parcela, caso não tenham sido pagos.
    v04.20.01 – Fevereiro/2009
    Para estorno da contabilização à Débito das parcelas do pedido de venda ("VEIC0407"), o programa utiliza os seguintes tipos de contas ("VEIC0401"):

  • Tipo Conta Cx/Bancos Crédito AF:
      1. Quando contabilizar e estornar antes do faturamento do veículo ("VEIC0450");
  • Tipo Conta Cx/Bancos Crédito DF:
  1. Quando contabilizar e estornar depois do faturamento do veiculo ("VEIC0450");
  2. Quanto contabilizar antes e estornar depois do faturamento do veículo ("VEIC0450").

Vide ("CONT_DIV_RESUMO_CONTABILIZAÇAO").


v04.35.01 – Março/2011
Log – Grava no log, o número do pedido e o número da parcela, para identificar quem estornou a parcela do veiculo ("COPE9000").
v04.40 - Julho/2011
Cartões de Débito – parâmetro "Cartão de Crédito" igual a "D" no programa ("CADA0145") - recebem os mesmos tratamentos que os cartões de crédito.
O programa efetua o estorno das baixas realizadas nos programas ("VEIC0407") e ("RECE6200"), referente a contabilização das parcelas do tipo "Cheque" do pedido de venda.
v04.65.01 – Janeiro/2013
Se a parcela do pedido que estiver sendo estornada possuir boleto associado, o mesmo será excluído no momento do estorno, bem como a fatura e duplicata (desde que não tenha sido liquidada total ou parcialmente) e efetuados os lançamentos contábeis referente ao estorno no caixa e bancos.
v04.65.01 - Março/2013
Quando a empresa estiver parametrizada para registrar a origem do adiantamento, no programa ("CADA0168"), os adiantamentos estornados através desse programa serão estornados na tabela ("cradiant").

v04.81.01 - Maio/2014
Para bandeira Toyota. Antes do Setor Financeiro realizar um estorno financeiro de uma parcela do pedido de vendas de veículo, no SVT, no passo 'Liberação', o item "1. Liberação do financeiro" passa para cor amarela. O sistema grava uma agenda para o 'Passo Liberação' (tipo = LIB) com o status 'realizada', com a descrição 'ESTORNO FINANCEIRO'.


v04.81.02 –Setembro/2014
Verificação da filial de origem nas baixas de transferências de outras filiais, contas "TRANSFREC", "TRANSFPAGA" e "TRANSFDESP". No momento da digitação da filial de origem dos títulos que serão baixados, o sistema verifica se há registros e se ela está cadastrada como origem para a filial logada, programa CONT0110. Se existirem lançamentos, e a filial de origem estiver cadastrada para a filial destino logada, o sistema continua o processo. Se não estiver, o processo é barrado.

v08.20 – Julho/2018
Ao efetuar o estorno de uma parcela que tenha sido paga através de boleto, será verificado se a remessa foi enviada ao banco do mesmo através do RECE2100. Caso a remessa tenha sido enviada, não será possível estornar a parcela e será emitida a seguinte mensagem: "Título já enviado ao banco: xxx não poderá ser estornado". Neste caso será possível realizar o estorno alterando o banco portador do título pelo RECE0900 ou RECE0905, baixando o título pelo RECE0930, cancelamento a nota de origem dele, inserindo uma baixa pelo RECE0920.