Contexto: Saiba como acessar a plataforma D-TEF Web e suas principais funções como consultar transações (Relatório analítico), emissão de relatório, Consulta NSU e manutenções de vendas pendentes.

Componentes necessários

  •  Portal D-TEF Web: Acesse o portal e suas funcionalidades - Clique aqui para ir ao portal.

Legenda termos técnicos

PINPAD: Maquininha utilizada para inserir/aproximar cartão.
Roteamento: Configuração do encaminhamento das transações de uma bandeira para uma adquirente especifica. 
Tabelas: Dados que o TEF utiliza para se comunicar com adquirente.
Automação: Frente de caixa, é o sistema instalado no PDV que é integrado ao TEF e se comunica para processar a transação.
Adquirente: Empresa responsável pelo processamento das transações e movimentação dos valores. O TEF intermedia a comunicação entre o sistema de caixa e a adquirente.

Guia tutorial

  1. Como acessar portal D-TEF Web
  2. Manutenção de Pendências
  3. Relatório Analítico (Gestão de transações e emissão de relatório)
  4. Consulta NSU
  5. Consulta Roteamento Bandeiras

1. Como acessar portal D-TEF Web

1.1 Acesse o link do portal D-TEF Web fornecido no e-mail de boas vindas ou clique aqui para ser direcionado.

Caso você não tenha acesso ao portal D-TEF WEB, solicite através do e-mail: [email protected], com as seguintes informações:

  •  CNPJ da Loja que quer ter acesso (pode ser uma ou mais lojas)
  • E-mail que será o seu login de acesso
  • Tipo de usuário (ex: Master - que pode realizar a resolução de pendências ou usuário limitado que pode somente ter a visualização dos relatórios).


1.3
Insira o e-mail e senha do usuário cadastrado. Posteriormente clique em "Entrar".

2. Manutenção de Pendências

2.1 A resolução de pendências serve para o cliente ou analista verificar se existe alguma venda pendente no dia ou no período desejado. Selecione a opção "Pendências", depois "Resolução".



2.2
Ao abrir a tela abaixo, siga as instruções a seguir:

2.2.1
Insira o CNPJ do cliente e selecione o nome do estabelecimento em questão;

2.2.2 Coloque o período desejado no campo de data (o relatório de vendas pendentes é limitado ao período máximo de 30 dias corridos);

2.2.3 Clique em pesquisar para gerar o relatório.



2.3
Na tela de resolução, irá aparecer um compilado das transações que não foram concluídas, ficando com o status "PENDENTE", dentro do período selecionado.



IMPORTANTE

As vendas que ficam pendentes geralmente ocorrem por falta de impressão do cupom fiscal, falha na comunicação com o TEF gerada por instabilidade na internet local ou falta de resposta do banco emissor, que não informou a aprovação da venda. Sendo assim, sempre realize uma investigação, para compreender se a causa raiz foi causada pelo nosso TEF, e assim seguir com o ajuste se necessário. 


2.4
Para realizar a manutenção das pendencias, selecione a opção "Manter" no campo de ação, localizado no canto direito superior da tela.



2.5
Será possível encontrar as seguintes opções:

  • Manter: Mantém a venda como está, ou seja pendente.
  • Desfazer:  Realiza a ação de desfazimento da venda pendente, estornando o valor da transação para o cliente final.
  • Confirmar: Realiza a ação de confirmar a venda, concluindo a transação e repassando o valor final para o estabelecimento. 


2.6
Ao selecionar a ação desejada, clique em "Executar as ações", no canto direito inferior da tela. Aguarde a página atualizar automaticamente informando que a ação foi realizado com sucesso.


3. Relatório Analítico (Gestão de transações e emissão de relatório)

3.1 Para acessar o relatório de transações, selecione a opção "Relatórios", depois "Analítico".  Está opção serve para acompanhar transações realizadas no estabelecimento.


3.2
Você será direcionado para a página abaixo, é obrigatório inserir CNPJ do estabelecimento e selecionar opções destacadas (Redes, Adquirentes, transações e período necessário). Posteriormente, basta clicar em "Gerar" no canto inferior direito da tela.



3.3
O relatório será gerado, e nele será possível identificar todos os dados das movimentações, como: status da transação, NSU, Cód. de autorização, Valor, Data, Hora, entre outras informações.
Uma das informações mais relevantes é o
"Status da transação", pois indica se a transação foi concluída com sucesso ou se apresentou algum erro durante o fluxo transacional. 



Status principais
  • OK → Transação foi aprovada com sucesso, conforme esperado.
  • PENDENTE → Transação não foi concluída nem estornada. As vendas que ficam pendentes geralmente ocorrem por falta de impressão do cupom fiscal, falha na comunicação com o TEF gerada por instabilidade na internet local ou falta de resposta do banco emissor, que não informou a aprovação da venda.
  • DESF → Venda desfeita pela automação (sistema de vendas) por inúmeros motivos (exemplo: falha na comunicação, instabilidade na internet local, não impressão do cupom fiscal).
  • NAUT 00XX → NAUT Adquirente → Venda não autorizada pela adquirente. Ao lado do status tem a informação "RESP" com 4 dígitos, quando á uma venda NAUT (não autorizada) ele informa o código referente ao motivo, códigos que iniciam por exemplo: 0051 ou 0112 (podendo ser qualquer número) são referente a códigos da adquirente, a linx não possui informação sobre o que significa cada código da adquirente, ficando a critério do cliente verificar juntamente a adquirente o motivo da não autorização.
  • NAUT TXX → NAUT TEF → Venda não autorizada pelo TEF. Também ao lado da aba "Status" no "RESP", quando se refere a negada pelo TEF ele aparecera como por exemplo: T051 ou T112 podendo ser qualquer outro número. Segue abaixo o link do Glossário referente a cada retorno do TEF: Clique aqui para ser direcionado para a Instruções de Trabalho - Lista de retornos D-TEF / Adquirentes

4. Consulta NSU

4.1 A consulta NSU serve para imprimir a segunda via do comprovante do cartão (não é o cupom fiscal) e ver as informações da transação. Para acessar está opção, clique em "Relatórios" depois em "Consulta NSU".



4.2 Insira o CNPJ do estabelecimento no campo "Loja", depois coloque a "NSU" da transação. Selecione a opção "Consultar NSU", abaixo irá aparecer os dados da transação, para acessa-lo basta clicar em cima. Dessa forma o comprovante do cartão ficará disponível para reimpressão.


Localizar NSU

Caso não tenha a NSU da transação, é só gerar um relatório analítico do dia e identifica-lo pelo valor, data e hora:

5. Consulta Roteamento Bandeiras

5.1 Para transacionar com o TEF , o cliente precisar ter adquirentes cadastradas. Por padrão, o TEF sempre irá transacionar todas as bandeiras priorizando as adquirentes por ordem de cadastro. Utilize este campo para verificar a ordem e as especificidades do roteamento. Clique na opção "Configurações", depois "Roteamento Bandeiras".



5.2 Insira o CNPJ e selecione o estabelecimento.



5.3 Os detalhes do roteamento aparecerão conforme imagem abaixo. No exemplo utilizado, todas as transações do estabelecimento serão roteadas através da adquirente STONE, com exceção das bandeiras destacadas que passarão por uma adquirente especifica.

GreenCard e Nutricash irão transacionar através da adquirente REDE;
WIZEO só passará pela adquirente SODEXO;
RotaCard irá transacionar pela adquirente Rota Card;
E por fim a bandeira GoldiCard passará pela adquirente GoldiCard 

Essas especificidades são necessárias, pois algumas bandeiras só transacionam por adquirentes especificas.


IMPORTANTE

Se o cliente não possui adquirente cadastrada, ou deseja que uma bandeira passe por uma adquirente especifica, terá que fazer a solicitação para o nosso setor de credenciamento CAC, através do e-mail [email protected].
Data última atualização                   Resumo do que foi atualizadoResponsável

 

Material atualizado e incluído novos tópicos sobre as funcionalidades principais do D-TEF