Este programa permite o cadastro de todas as bandeiras utilizadas nas vendas com cartão de crédito e débito aceitas pela farmácia nas vendas aos clientes. Para cada bandeira são configuradas as regras de negociação da farmácia com a operadora, bem como as informações pertinentes ao lançamento correto das informações para o controle de cada bandeira pela farmácia.

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Localização: Cadastros > Bandeiras

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Veja a legislação do PAF-ECF

F2:Consultar por nome
F3 ou ALT+NNovo Cadastro
F4 ou ALT+GSalvar alterações
F7Gravar somente na filial logada
F9 ou ALT+EInativar Cadastro
ALT+IImprimir relatório de bandeiras
ALT+FSair do programa

Cadastro

Para cadastrar uma bandeira deverá seguir os passos a seguir. 

  • Deve informar o nome da bandeira que deseja cadastrar, por exemplo: Visa, Mastercard, Mastercard Internacional e entre outros, após salvar as informações será gerado automaticamente o campo código
  • Após deverá selecionar a operadora da bandeira que está sendo movimentada, para as farmácias que possuem cartões de crédito próprio podem controlar essa operação informando a operadora própria, na sequência deve informar o CNPJ da operadora, esse campo não é obrigatório, exceto quando a farmácia emitir NFC-e. 

  • O Código Credenciado representa o código de cadastro da farmácia junto a operadora de cartão de crédito. 

  • Selecione o tipo de operação que a bandeira opera: Crédito, Débito, Voucher, Private Label, Mettacard ou Qualidade.    

O cadastro de bandeiras é por tipo de operação, caso a bandeira utilize mais de um, deverá cadastrar por tipo de cartão, por exemplo: Visa Débito, Visa Crédito e entre outras.

Na sequência informe o número máximo de parcelas aceitas pela farmácia na venda para a bandeira. Lembrando que o sistema fará esse controle na movimentação de cartão, mas no caso da venda, pode existir possibilidade do vendedor fazer a venda à vista e o caixa finalizar em duas vezes no cartão. Isso só ocorre porque o SoftPharma não tem controle sob o número de parcelas que o caixa pode digitar no momento de "passar" o cartão pelo controle do TEF (Transferência Eletrônica de Fundos).

  • Através do menu Lançar diferença é possível indicar se a diferença de arredondamento será lançada na última ou na primeira parcela, por padrão o sistema trás marcada a opção última parcela. 

  • Selecione a  situação cadastral da bandeira, se a mesma está ativa ou inativa para o uso.

O recurso F7 - Gravar somente logada é utilizado por redes de farmácias, onde ao pressionar o atalho F7 o sistema alterna a operação de gravar as informações da tela somente na filial logada e gravar em todas as filiais da rede.

Parcelamento

Através desta guia é possível configurar as taxas que serão cobradas pelas bandeiras nas transações, e também as regras de recebimento dos valores por parte das operadoras.

  • No campo Intervalo de Parcelas é possível configurar as taxas da bandeira por faixas de parcelas, por exemplo se determinada bandeira cobra um "x%" de taxa administrativa se vender 1x, e y% de taxa se for de 2 até 3 parcelas, deverá informar esses campos da seguinte forma:

    • Parcela inicial 1 e parcela final 1 e realizar as configurações necessárias que mencionaremos abaixo, e depois  Parcela inicial 2 e parcela final 3 e assim por diante até completar o número máximo de parcelas informado acima.

  • Na tabela Parcelamento serão apresentados os sequenciamentos de taxas informados no campo Intervalo de parcelas, caso haja necessidade de alteração basta dar um duplo clique do mouse, e se for necessário excluir algum intervalo deve selecionar e pressionar (Del/Delete).

A cada intervalo cadastrado deverá salvar as alterações realizadas através do botão "Aplicar" (Alt+A).

Taxas

As taxas de cobrança de cada operadora/bandeira são diferentes, e, pode existir ou não algum tipo de taxa. Portanto, nos campos desta guia o sistema disponibiliza campos para cadastrar alguns tipos de taxas que podem ser cobrados pela operadora. No entanto, deverão ser informados conforme a necessidade de cada cadastro:

  • Informe o percentual de cobrança de taxa Administrativa sobre o valor de cada transação. Praticamente todas as operadoras de cartão tem essa taxa.

    • Ao marcar o parâmetro Lançar o valor da taxa administrativa na 1ª parcela? o sistema lançará o total da taxa administrativa na primeira parcela do intervalo que está sendo cadastrado/alterado, se deixar desmarcado o valor será rateado entre todas as parcelas.

  • Também deverá informar as demais taxas conforme a bandeira que está cadastrando, dentre elas: Autorização, Aluguel POS, URA (Unidade de Resposta Audível), Depósito bancário e outras. 

Regras

Nesta aba serão informadas as regras de pagamento efetuadas por cada bandeira à farmácia, ou seja, é o prazo que a farmácia receberá da Operadora de Cartão referente as transações efetuadas pelos clientes. As regras para cálculo são: 

  • Dias: Selecionando essa regra o sistema solicitará quantos dias após a venda será feito o crédito à farmácia pela operadora.

    • Considerar somente dias úteis? Selecionando essa opção o sistema considera somente os dias úteis para o vencimento da venda. Para isso é necessário configurar os sábados, domingos e feriados no programa Cadastro de Feriados.

  • Dias da semana: Esta opção o usuário deve selecionar todos os dias de venda e em qual dia que ocorrerá o recebimento. Também deve ser informado se o recebimento acontecerá na primeira ou segunda ou terceira semana após a venda. Exemplo: Vendas de Sábado a Sexta tem recebimento sempre na 2ª semana e sempre na Terça. Importante: Nesta opção deve informar a regra para todos os dias da semana e "aplicar" esta regra. Sempre que uma regra for inserida, será mostrada ao lado esquerdo.

  • Período: Esta regra é para vendas que acontecem em um determinado período e o seu recebimento em X dias após esse período. Exemplo: Todas as vendas de 01 a 30 serão pagas 10 dias após o dia 30, ou seja, todas as vendas do mês serão pagas no dia 10 do mês subseqüente. Importante: Ao selecionar essa regra observa-se o fechamento do período, ou seja, sempre a primeira regra deve iniciar no dia 01 e a última terminar no dia 31.

  • Ciclo semanal: e por fim esta regra vem atender àquelas vendas que são realizadas durante uma semana e seu recebimento em x dias após esse período. Exemplo: Todas as vendas ocorridas de segunda a domingo, serão pagas no dia 19 do próximo mês.

  • Demais parcelas: este campo possibilita ao usuário configurar aquelas parcelas onde a primeira tem um vencimento diferenciado das demais, e para esta configuração há as seguintes opções: Somar dias Faturar/ Dia fixo do Mês; Somar 30 dias; Considerar mês comercial.

Clique aqui para visualizar os exemplos de cada uma das regras.

Dados Bancários

Nesta guia deverá informar os dados bancários da farmácia que a operadora fará o crédito mensalmente, nessa conta bancária serão lançadas as despesas e as receitas oriundas dos recebimentos através de cartões feitas pelo Movimento de Cartão de Crédito.

DRE - Demonstrativo de Resultado

Todas as movimentações de cartão serão apresentadas no DRE de acordo com as informações cadastradas nessa aba, para efetuar o cadastro deve informar:

  • fornecedor para o qual serão lançadas as despesas com as taxas de cobrança da bandeira.
  • Selecione o plano de contas serão lançadas as despesas com as taxas de cobrança da bandeira.
  • Informe o local de pagamento da despesa, geralmente o local de pagamento é "banco".
  • Defina o tipo de documento em que será lançada a despesa.