Este programa é utilizado para realizar consultas pelos clientes cadastrados na farmácia. Os clientes aparecerão de acordo com a quantidade de convênios vinculados a ele, ou seja, ao inserir a informação para localizar o cliente desejado, aparecerá(ão) o(s) vínculo(s) que ele possui. Desta forma se um cliente estiver vinculado à 03(três) convênios, ao buscá-lo, o ele será listado 03(três) vezes: uma vez para cada convênio vinculado.

Acesso rápido


Acesso Rápido

Localização: F2 - Consulta clientes.

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F2Mensagem do cliente
F5Tela de leitura biométrica
ALT+TConsulta por telefone
CTRL+AAvança a tabulação

Consulta por clientes

Nas opções de buscas: Por nome, Por convênio, Por cartão e Inativos, serão localizados os vínculos do cliente encontrados a partir da informação inserida para a busca.

Observe como o sistema se comportará ao utilizar cada opção de busca:

  • Por Nome: Permite ao usuário consultar os vínculos ativos do cliente na farmácia. Para a consulta ser realizada, poderá informar o nome do cliente ou a matrícula do cliente no convênio que deseja realizar a operação e pressionar ENTER. A busca também poderá ser realizada a partir das iniciais do nome, neste caso serão localizados os clientes cujos nomes possuem as iniciais informadas no campo de pesquisa.

    • Após localizar o cliente/vínculo desejado, pressione ENTER ou duplo clique sobre o registro. Desta forma o vínculo (cliente + convênio) selecionado, será carregado em tela para editá-lo/alterá-lo ou realizar a operação desejada com o mesmo.

  • Por Convênio: Esta opção é utilizada para localizar somente os clientes que possuem vínculo com determinado convênio. Para isso, informe o convênio desejado ou busque-o através do atalho F2 - Consulta Convênios, depois informe o nome ou a matrícula do cliente no convênio e pressione ENTER.

    • Após localizar o cliente desejado, pressione ENTER ou duplo clique sobre o registro. Desta forma o cliente selecionado, será carregado em tela para editá-lo/alterá-lo ou realizar a operação desejada com o mesmo neste convênio.

  • Inativos: Ao utilizar esta opção, o sistema localizará todos os vínculos que estão inativados. No campo de pesquisa, informe o nome do cliente, que possui vínculo inativo com algum convênio, ou informe a matrícula do mesmo no convênio em que seu vínculo está na situação INATIVO.

    • Após localizar o vínculo, pressione ENTER ou duplo clique sobre o registro. Desta forma este vínculo (cliente + convênio) inativo, será carregado em tela para alterá-lo ou realizar a operação desejada com o mesmo.

Se desejar ATIVAR este vínculo, é necessário selecioná-lo no Cadastro de Clientes > Vincular Convênios > aba Geral alterar o campo "Situação" para diferente de INATIVO (normal, bloqueado ou suspenso).

  • Por cartão: Esta consulta é utilizada para consultar os clientes da farmácia pelo código de seu cartão. Esta opção agiliza a consulta dos clientes que possuem a carteirinha/cartão. Para a busca selecione o tipo de cartão (Softpharma, Big Convênios ou Big Fidelidade), informe o número do cartão ao qual procura e pressione ENTER. O sistema localizará o cliente no convênio em que ele possui este número de cartão no tipo de cartão selecionado.

    • Após localizar o cliente desejado, pressione ENTER ou duplo clique sobre o registro. Desta forma este vínculo (cliente + convênio), será carregado em tela para editá-lo/alterá-lo ou realizar a operação desejada com o mesmo.

    • Se houver mais de um cliente, com o número de cartão informado e no tipo de cartão selecionado, ambos aparecerão.

Quando cliente estiver vinculado a um convênio do tipo: "Convênio c/ Cartão", ao realizar a consulta do cliente informando o número do cartão na aba "Por Cartão", e pressionar ENTER, o sistema não adiciona o cliente à tela em que está sendo consultado. Isso se deve ao fato de que toda venda realizada para clientes deste convênio deverá ser somente com a apresentação do cartão (cartão próprio de fidelização da farmácia), dificultando a seleção "manual" do cliente sem a identificação através do cartão.

  • Consultar por CPF: Marque esta opção para buscar o cliente pelo CPF do mesmo. Ao marcá-lo, insira o CPF completo do cliente no campo de pesquisa.

    • É possível utilizar a opção Informar CPF via PinPad, desde que a máquina possua um PinPad vinculada à ela. Dessa forma o próprio cliente informa seu CPF para a pesquisa.
  • Quando clicado no botão "Informar CPF via Pin Pad", será enviado a instrução para o Pin Pad coletar o CPF: 
    • No Pin Pad, após informado um CPF válido e ser clicado em <Enter>, marcar o filtro "Consultar por CPF" para executar a consulta utilizando o CPF informado.
    • Caso seja informado um CPF inválido, será exibido na tela a mensagem de "CPF inválido".
  • Somente irá habilitar o botão "Informar CPF via PinPad" quando:
    • Terminal possuir o DTEF e Pin Pad configurado.
    • Caso não esteja configurado o botão fica desabilitado e quando o mouse estiver sobre o campo irá exibir a mensagem para configurar os terminais.





















Consulta Clientes.

  • Consultar por Telefone/Celular: Marque esta opção para buscar o cliente pelo número do telefone/celular do mesmo. Ao marcá-lo, insira o número no campo de pesquisa.

  • Agrupar Convênios Vinculados: Quando marcado, independente de quantos convênios o cliente possui vínculo, o sistema apresentará o cliente apenas uma vez com a informação de convênio vinculado - Vários - e após selecionar o cliente no campo "Convênios Vinculados" da guia "Vincular Convênios" estarão todos os convênios vinculados ao cliente. Se mantê-lo desmarcado, ao buscar pelo cliente o mesmo aparecerá conforme a quantidade de vínculos que possuir, ou seja, se possuir vínculo com 03 (três) convênios o cliente aparecerá três vezes.

Este parâmetro NÃO estará disponível em todos os programas que disponibilizam a consulta de clientes. Ele será disponibilizado conforme a necessidade de sua funcionalidade.

Dicas

  • O usuário pode consultar o cliente por qualquer parte do seu nome. Para isso, basta digitar o sinal de "%" e a parte do nome que deseja procurar na base de dados. Exemplo: Jose da Silva - pode ser procurado como %Silva e o sistema trará na tela todos os clientes que contenham "Silva" cadastrado no campo Nome.

  • Quando ao lado do nome aparecer um ícone vermelho indica que o vínculo do cliente com o convênio, mencionado na coluna "Convênio Vinculado", está com a SITUAÇÃO = Bloqueado.

  •  Se ao lado do nome aparecer um ícone preto indica que o vínculo do cliente com o convênio, mencionado na coluna "Convênio Vinculado", está com a SITUAÇÃO = Suspenso.

Descrição das colunas apresentadas na tela

Observe a descrição de cada informação disponível nesta tela:

  • Nome do Cliente: Nome completo do cliente que está sendo consultado.

  • Convênio Vinculado: Código e nome do convênio vinculado ao cliente. Lembrando que o cliente aparecerá uma vez para cada convênio vinculado a ele, mas se marcado o parâmetro "Agrupar Convênios Vinculados", nesta coluna aparecerá a informação: Vários.

  • Código: Código do cliente na farmácia. Ele é gerado automaticamente pelo sistema, a partir do sequenciamento de cadastros da loja física.

  • Matrícula: Matrícula do cliente no convênio mencionado na coluna "Convênio Vinculado". Ela pode ser preenchida manualmente, se no momento de cadastrar o cliente, este campo ficou em branco, o sistema terá gerado um código a partir da junção do Código do Cliente + Código do Convênio. Maiores informações clique aqui.

  • V-P-F: Indica a data de Vencimento, Prazo ou Fechamento, das vendas do cliente no convênio mencionado na coluna "Convênio Vinculado" . Para clientes vinculados a convênios do tipo: Particulares e VIP's, pode ser aplicado vencimento e dias de prazo diferenciados. Aos clientes vinculados a convênios do tipo: Normal. é mostrado a data de fechamento convênio.

  • Fone: Número do telefone cadastrado para o cliente

  • Endereço: Endereço cadastrado para o cliente.

  • Cidade: Mostra o nome da cidade informada no cadastro do cliente.

  • ST: Informação numérica da situação do cliente onde:

    • 0 = Ativo

    • 1 = Bloqueado

    • 2 = Suspenso

    • 3 = Inativo

  • PV: Indica o Prazo ou Vencimento informado no vínculo do cliente com o convênio mencionado na coluna "Convênio Vinculado".

  • Pontos: Informa quantos pontos o cliente já adquiriu em sistema de fidelidade na farmácia.

  • Celular: Número do celular cadastrado para o cliente.

Configurações por usuário

O sistema permite uma série de configurações específicas por usuário para cada programa. Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o Cadastro de Usuários informando o usuário que deseja configurar. Feito isso, selecione o programa Consulta de Clientes - CAR198 e clique em . Efetue as configurações conforme a necessidade, de acordo com as opções listadas abaixo:

  • Desmarque a guia 1 para que o sistema não carregue automaticamente o número da matrícula na consulta de clientes de convênios com cartão.