Através da funcionalidade Contas a Pagar, localizada no menu Financeiro > Contas a Pagar, é possível gerenciar as duplicatas a pagar inclusas via entradas de mercadoria ou manuais no Linx Farma Cloud.


A partir da versão 2.27 foram implementadas melhorias para possibilitar ao usuário acessar o Cadastro de Fornecedores a partir do fluxo de inclusão manual de novos registros no Contas a Pagar, garantindo a recuperação do novo cadastro realizado sem perder outras informações já inseridas ao cadastro.

Para que essa nova opção apareça na tela do Contas a Pagar, é necessário que o usuário possua permissão de acesso ao cadastro de fornecedores.

Permissões 

O sistema permite que sejam realizadas configurações por usuário/filial para cada funcionalidade.

Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o menu Configuração > Controle de Acesso no Retaguarda.

Identifique o perfil de usuário que deseja configurar e  clique no botão  para abrir a tela de Editar Controle de Acesso.


Figura 01 - Permissão Contas a Pagar


Figura 02 - Permissão Cadastro Fornecedor


Contas a pagar 

Após habilitar a permissão de usuário, acesse a tela do Contas a Pagar através do menu Financeiro > Contas a Pagar:


Figura 03 - Resumo Contas a Pagar


Na tela principal do Contas a Pagar constam as opções de filtro por:

  • Filial;
  • Período;
  • Data inicial;
  • Data final;
  • Situação;

Caso seja necessário realizar uma busca mais específica pelos títulos, clique em para abrir mais opções de filtro como mostra a tela abaixo:


Figura 04 - Mais Opções de Filtros


Após preencher todas as informações,  clique em  para exibir os títulos que serão listados nas abas:

  • Vencendo hoje
  • Vencidos;
  • A vencer;
  • Pagos;
  • Total do Período;


Após selecionar o(s) título(s), são exibidas as opções:

  • - Para baixar as duplicatas;
  • - Para estornar pagamentos;
  • - Para editar os títulos;
  • - Para excluir os títulos;
  • - Para realizar o pagamento através da Linx Conta Digital;


Na aba Total do período serão listados todos os títulos conforme os filtros selecionados independente dos status.


(mais) Opções do Contas a Pagar

Incluir Títulos

A inclusão de títulos no Contas a Pagar ocorre de duas formas:

  • Manual;


Para incluir manualmente um título, clique no botão e será aberta a tela para criar um novo título.


Figura 05 - Criar Novo Título


Na seção 1 - Informações principais, preencha os campos:

  • Filial - Selecione a filial;
  • Fornecedor - Informe o fornecedor. A partir da versão 2.27, está disponível a possibilidade de cadastrar um novo fornecedor através da opção .
    Ao clicar na opção, será aberta a tela de cadastro  de fornecedor;
  • Valor - Informe o valor;
  • Número do documento - Informe o número do documento;
  • Categoria - A seleção da categoria não é obrigatória, no entanto, auxilia ao usuário na discriminação da despesas;
  • Observações - É possível inserir observações sobre o título que está sendo incluído;


Após preencher os campos obrigatórios, na seção Ocorrência e valores será habilitado o campo Ocorrência, onde deverá ser definido entre:

  • Única: Utilizado quando o título a ser lançado for um título único

    Para inclusão de uma parcela única, basta selecionar conforme a imagem abaixo: 


    Figura 06 - Ocorrência Única


    Informe a data de vencimento do título, a data de emissão e competência, que por padrão serão preenchidas conforme a data de lançamento da duplicata, podendo ser alteradas conforme a necessidade.

    Em número do título será apresentada o Número do documento seguido do número da parcela.

    A data de previsão de pagamento será igual a data do vencimento, podendo ser alterada conforme a necessidade. 

    Em valor será igual ao informando em Informações principais.

    Após inserir as informações obrigatórias  clique em .


  • Parcelada: Deve ser selecionado quando houver ocorrência de mais de uma parcela;

    Para a inclusão de múltiplas parcelas, ao selecionar a opção Parcelada no campo Ocorrência, serão disponibilizados os campos:

    • Nº parcelas: Informe o número de títulos que será lançado;
    • 1º vencimento: Informe a data de vencimento do primeiro título;
    • Intervalo entre parcelas: Informe em dias o intervalo entre cada vencimento;


    Figura 07 - Ocorrência Parcelada


    A data de vencimento do título será preenchido conforme informado em 1º vencimento e intervalo entre parcelas.

    As data de emissão e competência, por padrão, serão preenchidas conforme a data de lançamento da duplicata podendo ser alteradas conforme a necessidade.

    Em número do título será apresentada o Número do documento seguido do número da parcela.

    A data de previsão de pagamento será igual a data do vencimento, podendo ser alterada conforme a necessidade. 

    Em valor será rateado pelo número de parcelas informado.

    Após inserir as informações obrigatórias  clique em .


Editar Títulos 

Após realizar a busca pelos títulos, selecione o registro desejado e  clique em  para ser direcionado para a tela com os detalhes do título para sejam realizadas as manutenções necessárias.


Figura 08 - Editar Título


Na edição de títulos não é possível alterar o valor original e o número do documento.

A edição é realizada por título, ou seja, ao selecionar mais de uma duplicata, o botão ficará desabilitado.

Ao editar um título com o status igual a "Pago", será aberta a tela com os dados somente como leitura. 


Excluir Títulos 

Através do Contas a Pagar é possível realizar a exclusão de títulos que por ventura tenham sido lançados erroneamente no sistema.


Figura 09 - Excluir Títulos


  • - Ao selecionar um título que seja parcela única e  clicar em , após a confirmação da transação, o mesmo não será mais apresentado na listagem de Contas a Pagar.
  • - Ao selecionar um título com mais de uma parcela pendente a ser paga, o sistema exibirá a mensagem:


Figura 10 - Mensagem de Confirmação


  • Excluir apenas esta conta - Ao selecionar e confirmar essa opção será excluído somente o título selecionado;
  • Excluir esta conta e as próximas em aberto - Essa opção permite ao usuário excluir a parcela selecionada e todas as outras parcelas em aberto com vencimento futuro;
  • Excluir todas as parcelas em aberto deste tipo - Essa opção permite ao usuário excluir a parcela selecionada e todas as outras parcelas em aberto vinculadas ao parcelamento independente do vencimento;


Ao selecionar múltiplos títulos para exclusão, não será apresentada a mensagem conforme Figura 10, e serão excluídos os títulos selecionados.


Não será possível excluir títulos que esteja com o status igual a "Pago".


Baixa de Títulos 

Através do Contas a Pagar é possível realizar a baixa de títulos cadastrados no sistema.

Realize a busca pelos títulos, selecione o registro desejado e  clique em .

Ao selecionar apenas um título para efetuar o pagamento, será apresentada a tela abaixo:


Figura 11 - Pagamento de Um Título


É possível alterar conforme a necessidade:

  • Data de pagamento;
  • Juros;
  • Multa;
  • Descontos;
  • Acréscimo;


Após informar os valores  clique em .

Ao selecionar dois ou mais títulos e  clicar em , será apresentada tela:


Figura 12 - Pagamento de Dois ou Mais Títulos


Caso queira alterar a data de pagamento dos títulos, é possível realizar a manutenção individual na linha do registro ou em lote através das opções para data de pagamento: 

  • Definir a data de vencimento como data de pagamento - Essa opção altera a data do pagamento para que seja igual a data do vencimento do título;
  • Definir a data atual como data de pagamento para todas as contas - Nessa opção o sistema substitui todas as datas de pagamento para o dia que está sendo realizada a baixa;
  • Definir uma data para todas as contas - Ao marcar essa opção será habilitado o campo Data pagamento para seleção do dia desejado.


Após realizar a seleção da opção desejada,  clique em  para que as alterações sejam aplicadas.

Caso necessário, é possível informar juros, multa, descontos e acréscimo para cada título selecionado.

Após informar os valores  clique em .


Estorno de Pagamentos

Através do Contas a Pagar é possível realizar o estorno de pagamentos de títulos.

Após realizar a busca pelos títulos, selecione o(s) registro(s) pago(s)  desejado(s) e  clique em .

Será exibida uma mensagem de confirmação.


Figura 13 - Mensagem de Estorno


Após confirmar a transação, os títulos selecionados serão estornados e o status alterados para o status correto conforme o vencimento.


Pagamento com Linx Conta Digital 

A funcionalidade Contas a Pagar, localizada no menu Financeiro, possibilita ao usuário realizar o pagamento de títulos através de sua(s) Conta(s) Digital vinculada(s) ao Linx Farma Cloud.

Para mais informações sobre Vincular Conta Digital, clique aqui.

Pagar com Conta Digital

Para efetuar o pagamento selecione o(s) título(s) desejado(s) na tela de Contas a Pagar e clique em .

Figura 01 - Contas a pagar

Então será direcionado para a tela de Ajustes de inconsistências, onde deverá ser selecionada a Conta Digital (caso houver mais de uma conta vinculada), e informado o código do boleto se já não tiver sido cadastrado no título, e clicar em .

Figura 02 - Ajustes de inconsistências

Através da tela Pagar com Linx Conta Digital Integrada, é possível editar a(s) data(s) de pagamento do título manualmente ou em lote quando houver vários títulos selecionados.

Para realizar a manuntenção de datas em lote clique em e serão apresentadas as opções para data de pagamento abaixo:

  • Definir a data de vencimento como data de pagamento
  • Definir a data atual como data de pagamento para todas as contas
  • Definir uma data para todas as contas

Após selecionar a opção desejada clique em .

Figura 03 - Pagar com Conta Digital

Para enviar a solicitação de pagamento para o aplicativo Conta Digital clique em .

Para realizar as transações via Conta Digital é necessário que o usuário logado ao sistema possua CPF no cadastro de usuário.
Caso não possua CPF cadastrado ou esteja inconsistente, será apresentada a mensagem abaixo ao clicar em .

Figura 04 - CPF Inválido
Após salvar, será possível solicitar o pagamento, e o CPF informado será vinculado ao cadastro do usuário logado automaticamente.

Caso informe o número de CPF que já esteja cadastrado em outro usuário do sistema, será apresentada uma mensagem e não será possível continuar.

Através da aba Total do Período é possível acompanhar os status dos pagamentos solicitados.

Figura 07 - Status

Os status são:

  • Pago
  • Agendado
  • Agendamento cancelado
  • Aguardando aprovação
  • Expirado
  • Falha
  • Reprovado
  • Cancelado