Neste relatório o Linx softpharma classifica todos os produtos cadastrados no sistema em relação a curva ABC de produtos. O usuário configura parâmetros > parâmetros (informa) os percentuais para cada curva, sendo que esta curva pode ser melhor analisada no gráficos > curva ABC produtos que também esta disponível no programa no campo gráfico. A curva tem maior exatidão sendo emitida em um período de 120 dias e para cada tipo de produtos (Éticos, Similares, Perfumarias...). O usuário deve ter maior cuidado em entrada e saída de inverno com produtos específicos desta temporada (produtos sazonais).
ACESSO RÁPIDO
Curva ABC de Produtos
O campo opções permite ao usuário gerar relatório ou atualizar produto pela curva. E filial seleciona para qual(is) farmácias o relatório será gerado. Selecionando opção de filtro e intervalo de tipo de produto possibilita escolher se o relatório será em modo geral, tipo de produto, laboratório ou grupo principal, e qual(is) tipo de produto(s) deseja emitir o relatório. A campo sazonalidade aplica o filtro por picos de venda dos produtos relativos ao seu período sazonal, anual, verão e inverno. Informe se será gerado o relatório dos produtos fracionados (todos, somente fracionados ou não fracionados), na sequencia informe o intervalo de data de emissão, e também há a opção de não incluir produtos cadastrados entre, caso não queira atualizar a curva ABC desses produtos basta informar o intervalo da data de cadastro no período desejado.
Informativo
Marque o campo "atualizar produtos pela curva" somente quando o usuário desejar atualizar os produtos cadastrados com a nova curva ABC. Recomendado quando o usuário selecionar um período mínimo de 90 dias e selecionar a opção por Quantidade.
A opção de resultados gera listas por quantidade(giro) considerando apenas os dias que ocorreram as vendas, financeira classificando os produtos de maior giro financeiros e por lucratividade indicando os que geram maior lucro bruto.O calculo é: (Preço de venda - CMV) = lucro bruto) "custo de mercadorias vendidas". Na opção %A; %B e %C: o sistema trás automático os percentuais cadastrados em parâmetros > parâmetros na aba estoque esses totais devem fechar em 100%. Em demanda para A B ou C inserir quantidade XX dia(s) que deseja alimentar a curva A,B e C.
Observação
Em %A%B%C caso estiver liberado para o usuário informar uma quantidade manual a ser acrescida a quantidade informada pelo sistema, é logo após informado esses percentuais que o sistema solicita a quantidade que será somada a demanda calculada pelo sistema. Está opção existe para que seja somada uma quantidade fixada pelo cliente em cima do calculo de demanda.
Em prazo de entrega dos produtos informe a quantidade de dias para o qual deseja gerar a curva ABC. O campo Somar em possibilita ao usuário ajustar a curva A,B e C por unidade ou percentual , Para ter acesso a este campo desmarque a Guia 1 em parâmetros > usuários no botão outras configurações.
Importante
Ao classificar uma curva ABC de produtos, o sistema pega o filtro informado e zera o mínimo e a demanda dos produtos, informa curva D e depois classifica a curva de acordo com o filtro.
No caso de cálculo de demanda da Curva A e B, todas as vezes que a quantidade de demanda tiver casa decimal superior a 1, o sistema faz arredondamento para cima. Exemplo: demanda calculada em 2,3 arredonda para 3 unidades, demanda calculada em 4,7 arredonda para 5 unidades e assim sucessivamente.
E no cálculo de demanda da Curva C, quando tiver casa decimal os valores serão arredondados conforme exemplo: se for 2,3 será arredondado para 2; e quando for 2,5 será para 3.
O sistema classificará a curva ABC de todos os produtos que não tem "demanda fixada" no cadastro de produtos, pois esses produtos devem ser alterado manualmente sua demanda direto pelo cadastro, ou o usuário retirar a fixação da demanda.
Quando configurado "Gerar demanda de vendas realizadas entre filiais" (Parâmetros > Controle de Filial) serão consideradas as vendas que foram feitas entre lojas para o cálculo de demanda. Essa configuração também será validada no processo de agendamento da Curva ABC, a validação se o cliente é filial ou não, será feita através do CNPJ cadastrado no cliente para com o CNPJ da filial.
Ao desmarcar este parâmetro a geração da Curva ABC não considera vendas realizadas para clientes com o mesmo CNPJ da loja, gerando divergência de quantidades vendidas quando comparado com outros relatórios.