A Curva ABC é a melhor maneira de conhecer o estoque, sabendo quais são os produtos mais importantes e quais os produtos menos importantes, o correto controle de estoque favorece a farmácia para que tenha melhor gestão de espaço, controle e lucro, muito estoque pode fazer com que o seu dinheiro fique parado enquanto poderia ser investindo em fundos de investimento.

Já pouco estoque pode acarretar em uma perda de venda, gerando menos receita por falta de estoque, além de abrir uma oportunidade de entrada para a sua concorrência no mercado.

Para evitar isso, pode utilizar o conceito de curva ABC para gestão do estoque.

O que é a Curva ABC

A Curva ABC ou 80-20, é um método de categorização que pode ser aplicado em diversos segmentos (estoque, clientes, economia, entre outros), é baseada nas teorias econômicas do italiano Vilfredo Pareto, num estudo sobre a renda e riqueza, ele observou uma pequena parcela da população, 20%, que concentrava a maior parte da riqueza, 80%.

Objetivo principal da utilização da Curva ABC é deixar claro quais são os produtos de maior importância econômica para o menor, onde 80% do capital empregado em estoque está em 20% dos itens.

Está é uma importante ferramenta que auxilia o administrador; ela permite identificar aqueles itens que justificam atenção e tratamento adequados quanto à sua administração para a correta aplicação a gestão de estoques, para definição de políticas de vendas, estabelecimento de prioridades para a programação da produção e uma série de outros problemas usuais na empresa. 

Normalmente, centenas ou milhares de itens compõem os estoques normais das empresas e o gerenciamento sobre todos eles torna-se elevadamente dispendioso.


Conceitos de Curva ABC

É importantíssima a geração da Curva ABC de Produtos periodicamente.

Uma farmácia que faz compras baseada na demanda dos seus produtos, mantém sempre um estoque suficiente, sem itens desnecessários e sem produtos faltantes.

Dessa forma é possível diminuir o valor gasto nas compras com produtos que não tem giro tão alto e aumentar a compra dos que vendem bem, para que esses nunca faltem na farmácia.

O usuário configura os percentuais para cada curva conforme a necessidade da farmácia, tendo maior exatidão quando gerada em um período de 120 dias.

Atenção ao gerar a curva ABC na entrada e na saída do inverno, quando tem produtos específicos da temporada (produtos sazonais), como remédios para gripe, bronzeadores, etc.


Percentuais Curva A Curva B Curva C (Curva D)

Para a geração da Curva ABC, deve ser aplicado os percentuais de corte utilizado para o cálculo da curva ABC de produtos, sendo que no Softpharma já traz na geração do relatório os percentuais "padrão" de Curva ABC, conforme parametrização prévia (Parâmetros > Parâmetros > Estoque) e obrigatoriamente a soma dos percentuais deve fechar em 100%.

Estes percentuais pré-configurados valem somente como sugestão para o momento da geração da curva ABC, e, caso o usuário desejar, no momento de efetuar a geração da curva, esses valores podem ser alterados normalmente.

→ Categoria A: ficam os itens mais importantes, com alto retorno, e fazem parte de uma parcela significativa dos valores investidos em estoque, que devem ser tratados com atenção especial. São de alto giro e ocupam normalmente até 20% do estoque, representam em média entre 60% e 80% Giro/faturamento.

→ Categoria B: ficam os produtos intermediários, com retorno e rotatividade médios, ocupando cerca de 30% do estoque e respondendo em média entre 20% e 30%. Os compradores devem ter atenção a esses produtos, para evitar faltas, pois podem influenciar o volume de vendas.

→ Categoria C: estão agrupados os itens menos importantes em termos de venda, correspondendo a até 70% do estoque e representam em média entre 10%  e 20%. Embora sejam mais numerosos, esses itens possuem um valor inexpressivo em relação ao valor total do estoque.


Para o Softpharma, quando o produto estiver classificado como Curva D, significa que não atendeu aos valores de representatividade e ficou enquadrado na Curva D, antes de gerar a Curva ABC, sistema define para os produtos pertencentes ao filtro como Curva D e zera os valores de Mínimo e Demanda.


Sazonalidade

Na geração da curva ABC deve ser definido um período para geração da curva, e sempre deve ser levado em consideração os produtos sazonais, pois uma análise incorreta de produtos sazonais pode fazer o estoque da loja ficar inchado devido a não vender o produto no período, produtos sazonais não devem ser analisados em período anual.

Pelo Softpharma podemos considerar 3 sazonalidades:

  • Anual: com essa opção marcada buscará os produtos que tem giro de vendas durante o ano todo;

  • Verão: nessa opção traz todos os produtos que possuem maior giro de vendas no verão. Por exemplo: protetor solar;

  • Inverno: e nessa opção traz todos os produtos que possuem maior giro de vendas no inverno. Por exemplo: antigripal.


 A Sazonalidade dos produtos é definida diretamente no cadastro de produtos, caso a informação não tenha sido alterada, estará definida como anual (Cadastro de produtos > Aba 3 Demanda).


Figura 01 - Curva ABC de Produtos


Onde Aplicar

Ao ter definido os produtos, que pertencem a cada categoria da Curva ABC, deve-se elaborar a estratégia de compra e venda para estes produtos.

Fazendo análise dos produtos que estão no estoque e a qual curva pertencem, definir e aplicar metas e estratégias de negócio para girar estoque que possa estar parado curva C e garantir que não haja falta nos estoques de curva A.

Revisar a negociação com fornecedores, para melhorar a compra de produtos de curva A e assim obter mais lucro.


Comprando com Curva ABC

Na geração do pedido de compras, pode ser feito pedido de compra por curva ABC, definindo qual produto será comprado baseado na curva selecionada.


Figura 02 - Curva ABC - Compras


Acertando na compra, a farmácia consegue obter mais lucro, pois compra produtos que term maior giro, e mantém um estoque enxuto.

Comprando quantidades altas de produtos de curva C, o estoque da loja acaba ficando inchado e com mercadoria parada e automaticamente com dinheiro parado.

Produtos de curva A, precisam ter mais de um fornecedor que entregue o produto, pois se tiver apenas um fornecedor que entrega determinados produtos da Curva A, e ocorrer algum imprevisto que o fornecedor seja impedido de entregar a mercadoria, a loja deixa de girar o produto, cliente que vai até a farmácia, sai insatisfeito pois não tem o produto procurado e ocasiona perda de faturamento.

Para maiores informações sobre Pedido de compras, clique aqui.


Gerando a Curva ABC de Produtos no Softpharma

O Relatório está localizado em Relatórios > Estoque > Curva ABC.

Tal relatório também é utilizado para cálculo de Estoque Mínimo e Estoque de Demanda dos produtos.Relatórios > Estoque >             Curva ABC de Produtos

Na geração da curva ABC pelo Softpharma, existe duas opções, Atualizar produtos pela Curva, que permite fazer a classificação dos produtos por categoria da curva ABC, nesta opção o sistema vai classificar os produtos por "Giro" (quantidade).


Figura 03 - Curva ABC Geração


E a opção Gerar relatório, que somente vai permitir gerar informações em tela para análise, para gerar o relatório sistema permite apresentar os resultados do relatório por, Quantidade(Giro), Financeira e Lucratividade.

Onde: 

    • Por Quantidade (Giro): Emitir por esta opção quando o usuário desejar classificar a curva ABC por quantidade (mais giro quantitativo). Esta opção deve ser usada para calcular o novo estoque mínimo e demanda para a compra. Importante: o sistema considera apenas os dias que ocorreram as vendas dentro do período informado pelo usuário.

    • Financeira: Emitir por esta opção para o usuário classificar os produtos de mais giro financeiro na farmácia. Esta opção não é indicada para calcular estoque mínimo e demanda, e sim para verificar os produtos que tem o maior giro financeiro.

    • Por Lucratividade: Emitir por esta opção para o usuário classificar os produtos que deram mais lucro bruto para a farmácia. Com este relatório é possível saber a classificação dos produtos que "deixaram"  mais dinheiro na farmácia. O calculo é: (Preço de venda - CMV) = lucro bruto).


Figura 04 - Curva ABC - Relatório


Nas duas opções ao final do processamento é gerado um relatório, apresentando os produtos conforme a classificação da curva que estão enquadrados.

A opção de atualizar os produtos pela Curva, vai "zerar" a informação atual de curva e  inserir a nova informação cálculada conforme os parâmetros para geração do relatório.

O Relatório de curva ABC, também  pode ser utilizado, de forma a analisar uma promoção para ser aplicada na loja, baseado em produtos sazonais do período anterior, Exemplo, Protetor solar mais vendidio no verão anterior, gerando informações para que seja possível planejar uma compra, negociando com fornecedor e aplicando uma promoção nos produtos.

Para esta função existe o filtro no relatório de Sazonalidade.


Figura 05 - Curva ABC- Sazonalidade


O Filtro de Tipo de Produto e Produtos Fracionados, pode apresentar diferenças consideráveis na geração do relatório de curva ABC.

Gerando o relatório da Curva ABC de um determinado tipo de produto, vai ter uma classificação na Curva ABC para os produtos, gerando de forma geral o relatório o mesmo produto que é clasificado como Curva A quando filtrado por tipo de produto pode ser classificado como Curva B ou Curva C, pois sistema vai levar em consideração apenas os produtos que pertencem ao filtro definido para classificação da Curva ABC.

No momento da geração da Curva ABC, o administrador do estoque deve estar ciente deste filtro aplicado para geração da curva ABC, evitando assim cálculo incorreto e aplicação inadequada da curva ABC.


Figura 06 - Curva ABC - Filtros


Filtro Intervalo de Emissão, sistema vai considerar as movimentações dos produtos por día útil trabalhado, conforme o intervalo selecionado.

Para o cálculo é levado em conta os dias que tiveram vendas, ou seja, houve alguma venda é considerado dia útil trabalhado para gerar a média mensal e assim o valor é utilizado para fazer o cálculo de qual curva cada produto pertence.

Intervalo recomendado para geração da curva ABC é de 90 Dias, assim tem a mensuração de pelo menos 3 meses, deixando a curva mais acertiva para o período, lembrando que deve ter atenção com a sazonaldiade dos produtos, se na saída do inverno gerar a curva ABC, vai mostar produtos vendidos no inverno como pertencentes a curva A, porém, em outra estação não terá o mesmo fluxo para estes medicamentos.


Figura 07 - Curva ABC - Intervalo Emissão


O Filtro Não Incluir Produtos Cadastrados Entre, é utilizado para que produtos novos não entrem no filtro para geração da curva ABC, pois podem influênciar no resultado mostrando uma classificação de curva que muitas vezes não é a correta para o produto novo.


Figura 08 - Curva ABC - Não Incluir Produtos Cadastrados Entre


Porcentagem de corte para classificação da curva ABC, Sistema, deve ser definido os percentuais para geração da curva ABC e classificação dos produtos, por padrão o sistema apresenta os valores pré-definidos em Parâmetros > Parâmetros > Estoque, tais valores podem ser alterados conforme necessário, sempre fechando em 100%.


Figura 09 - Curva ABC - Porcentagem de Corte


Dias para Demanda, para curva ABC, esta é a definição de dias que deve ser calculado a demanda de produtos, ou seja, será calculada a quantidade de estoque que é necessário manter garantir o produto por X dias na loja.


Figura 10 - Curva ABC - Dias para Demanda


Somar Em (Unidade ou Percentual), vai aparecer ao usuário que tiver permisão, permitindo que seja acrescido quantidade ao valor já calculado pelo sistema para Demanda ABC. 

  • Desmarque a guia 01 para que o usuário tenha acesso aos campos que permitem o acréscimo de uma quantidade fixada pelo usuário ao cálculo de demanda feita pelo sistema.


Figura 11 - Curva ABC - Somar Em


Prazo de entrega Dos produtos, é utilizado para aplicação do cálculo de Mínimo e Demanda, para ter um estoque Mínimo ou Demanda que atenda o prazo de entrega sem deixar de ter a mercadoria no estoque.


Figura 12 - Curva ABC - Prazo de entrega


Gerando o relatório ou atualizando produtos pela Curva ABC o resultado que é apresentado em relatório terá as mesmas informações, desde que selecionado os mesmos filtros.

Utilizando a opção de Atualizar Produtos pela Curva ABC, e somente é possível utilizar a opção de resultado "Por Quantidade (Giro)" e ao final é gerado um relatório conforme abaixo, foi utilizado os percentuais de corte 50% para Curva A, 30% para Curva B e 20% para Curva C.

Relatório é composto pelas colunas, Código Interno, Descrição, Laboratório, Quantidade Venda (Giro), Custo Médio, Total (Quantidade X Custo Médio), Classificação Giro (Curva ABC), Representatividade %, Estoque Mìnimo, Estoque Demanda, Estoque Atual, Estoque Mínimo Calculado, Estoque Demanda Calculado.

Utilizando a opção de Resultado "Por Quantidade (Giro)", curva ABC é clasificada, primeiro por Quantidade de Venda em seguida por valor, ou seja, se tiver dois proutos que tem a mesma quantidade vendida, o que tiver maior valor de custo médio estará primeiro na fila de classificação da Curva ABC.

Abaixo é possível notar no relatório que os produtos 37356 e 52749 tem a mesma quantidade movimentada, porém um produto está classificado como curva A e outro como Curva B.


Figura 13 - Curva ABC - Resultado


Como é Montada a Curva ABC

Primeiramente, o sistema gera a listagem dos produtos, com suas respectivas quantidades e valores, em seguida calcula qual a participação percentual para cada produto conforme o período analisado.

Em seguida ordena os produtos por representatividade, do maior para o menor;

Próximo passo agora, é somar a representativadade cálculada de  cada produto até atingir as porcentagens definidas para cada curva, neste caso utilizamos a porcentagem de corte para curva A de 50%, então quando a soma da representatividade atingir 50% estes produtos, serão os produtos da Curva A.

Continuando a soma, ao atingir 80% (50% curva A + 30% Curva B), teremos os produtos pertencentes a curva B e assim os demais produtos serão da curva C.

A coluna REPR% que o relatório mostra é o valor de porcentagem acumulada, somando os percentuais representativos de cada produto individualmente.


Gráfico Curva ABC 

Gráfico da Curva ABC é uma explanação Gáfica do relatório, mostrando de uma forma visual e sintética a geração da Curva ABC.


Figura 14 - Curva ABC - Gráfico


Observando o Gráfico, é possível perceber que para atingir 50% de representatividade (curva A) este valor é atingido com aproximadamente 470 itens, para atingir mais 30% chegando aos 80% de representatividade(Curva B) cerca de 1500 itens e para mais 20% fechando os 100% (Curva C) é necessário cerca de 4500 itens.

Olhando para a imagem percebemos que uma pequena parcela de produtos corresponde a 50% de representatividade do Giro, enquanto a grande fatia de estoque atinge apenas 20% de giro do total do estoque da loja.


Baseado nestas informações, deve ser tomada a descisão de investimentos em estoque, estratégias para aumentar a venda de estoques parados, deixando o estoque mais enxuto e mais adequado a forma de trabalho da farmácia.

Qual a Vantagem de Calcular a Curva ABC?

Possibilidade de Priorizar os Produtos

Como o método Curva ABC apresenta os produtos mais importantes para a empresa, o que possibilita ao gestor priorizar as categorias fundamentais para o negócio.

Com isso, também é possível criar fluxos de entrada e saída de mercadorias que estejam adequados às necessidades de cada produto e contexto organizacional.

Redução de Riscos Predeterminados

O cálculo dos produtos de maior valor e impacto no estoque é possível analisar os riscos de modo mais apurado. Uma ameaça, por exemplo, é deixar 80% do total (que corresponde aos produtos de categoria A) sob a responsabilidade de apenas um fornecedor.

Se algo acontecer que não seja possível comprar deste fornecedor a empresa pode ter ofensores de estoque graves, pois as mercadorias de maior importância não estarão disponíveis.

Sabendo quais são os produtos de maior importância a loja pode diversificar a oferta de fornecedores e reduzir o impacto de imprevistos que podem surgir.

Maior Controle

A empresa descobre quais são os produtos com maior giro e pode verificar se o setor de vendas está alinhado ao estoque.

Por Exemplo:

O item Z pode ter menos importância na análise inicial, mas se ele for o mais procurado, deve-se elevar sua relevância.

Redução do Desperdício

Esse método permite reduzir muito os custos com desperdícios, comprando os produtos de maior giro.

Desperdiça-se menos dinheiro e tempo e o controle de estoque se torna mais preciso e fácil.

* Outros benefícios do cálculo da curva são a otimização de processos, a potencial elevação da margem de lucro e a conquista de resultados diferenciados.



  • Sem rótulos