Este programa é utilizado para efetuar os pedidos de compra de medicamentos e perfumarias, cotação de produtos, realizar pedidos de ofertas, pedidos para filial depósito, remanejamento de estoque, entre outros processos. Nesta tela são mostradas todas as informações necessárias para que o comprador tenha facilidade e agilidade no momento da compra. Utilizando o agrupamento de pedidos, pode-se manipular os pedidos de todas as filiais ao mesmo tempo, de forma ágil, segura e econômica.

  • Antes iniciar um novo pedido de compra, acesse a guia Pré-pedidos e verifique se existem produtos já solicitados ou oriundos de encomendas. Caso houver, analise se esses itens devem permanecer no pré-pedido para serem adicionados ao novo filtro ou se devem ser excluídos.
  • Quando o comprador da rede faz o pedido para todas as filiais, pode trabalhar de duas formas: transferir todos os pedidos para a sua filial ou gerar cada pedido a partir de cada filial, bastando para isso mudar a filial selecionada para a que deseja efetuar as compras.

  • Produtos que estiverem configurador com "compra bloqueada?" em seu cadastro não serão gerados a partir dos filtros do pedido, somente se selecionado manualmente ou através de encomendas.

  • Quando adicionar um produto à lista de compras que já esteja em pré-pedidos, o sistema exibe mensagem informando que este produto já está sendo comprado, porém não faz nenhum bloqueio.

ACESSO RÁPIDO

Acesso Rápido

Localização: Compras > Pedido de compras

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F2:Consultas
F3:Novo
F4:Salvar
F5:Pré-vendas
F6:Marcar/desmarcar itens do pedido
F7:Consulta produtos em oferta nos distribuidores
F8:Consultar estoque nas filiais
F9:Excluir
F10Histórico de compras
F11:Exibir/ocultar informações adicionais
F12:Razão de produtos
ALT+F:Sair do programa.
CTRL+A:Avançar tabulação
CTRL+F:Localizar item
CTRL+R:Remanejamento de estoque
CTRL+M:Editar quantidade do item
ENTER:Alterar tipo de faturamento
  • F8 - Estoque nas filiais: quando a guia 4 (EST198 - Consulta de Produtos) estiver desmarcada liberará a visualização das colunas: Novo Mix, Novo Mín, Nova Demanda fixada e Nova Demanda. Para editar a informação dos novos campos acima basta selecioná-lo e pressionar ENTER, para finalizar basta pressione ENTER novamente.
  • F10 - Histórico de compras: Abre o histórico de compra dos itens, apresentando os dados das últimas 20 compras, para que o comprador possa analisar as melhores negociações, preços, fornecedores, etc.
  • F11 - Exibir/ocultar informações adicionais dos produtos: Exibe informações referentes à última compra do produto, tais como preço, fornecedor, data da compra, etc.
  • ALT + I - Movimentar itens do pré-pedido: Por meio desta função é possível excluir itens, transferi-los para outro pedido, importar e exportar arquivo de preços, realizar a conexão manual de produtos ou transferir itens de ofertas.
  • ALT + E - Excluir pedidos das filiais: Esta funcionalidade permite selecionar vários pedidos simultaneamente, além de algumas facilidades, como selecionar todos os pedidos de determinada filial ao marcar o campo ao lado do seu nome.
  • F2 - Adicionar Produtos: permite a inclusão de produtos durante a visualização de pedidos de compra agrupados, no campo Filial deverá estar selecionado "** Todas Filiais **" e Agrupar por igual a Pedidos, após consultar e selecionar o produto desejado abrirá uma tela para selecionar em qual pedido de compra este será vinculado, e na sequência deverá informar a quantidade a ser adquirida através do ENTER na filial desejada.
  • CTRL + F - Localizar item: Digitando a descrição do produto dentro de um pedido de compra, o sistema mostra em quais pré-pedidos esse item está inserido.

Pedido de compras

Novos Filtros

Acesso Rápido

Acesso Rápido

Localização: Compras > Pedido de compras > Novos Filtros

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

ALT+P:

Processar filtros e gerar pré-pedido

ALT+A

Abrir filtros

ALT+S

Salvar alterações

ALT+I

Importar produtos

Através da aba Novo Filtro o responsável por compras poderá escolher a melhor forma de gerar os pré-pedidos de compra e utilizando os filtros disponíveis ou importar um arquivo com os produtos.

Gerando pré-pedidos por filtros

Para gerar os pedidos de compra o usuário poderá selecionar por grupo principal, tipo de produto, produto, seção e laboratório.

Quando houver representante vinculado no cadastro do laboratório, este campo será hiperlink para uma tela onde poderá selecionar qual representante, ressaltamos que esta funcionalidade será aplicada somente na tela de Novo Filtro, não aplicando os descontos de negociação com representante quando o usuário adicionar o produto manualmente.

Ao utilizar o filtro fornecedor do pedido, na tela de destino para os itens de compra, por padrão será selecionado o fornecedor informado, além disso poderá selecionar os parâmetros abaixo:

  • Somente produtos com negociação: por padrão esse campo será apresentado desmarcado e bloqueado, habilitando somente quando um fornecedor estiver selecionado no campo anterior, e ao marcá-lo serão listados somente produtos que contenham negociação para o referido fornecedor. Somente serão considerados os produtos que possuem conexão de produto com o fornecedor.

  • Selecione uma oferta: também será habilitado somente quando um fornecedor estiver selecionado, e quando estiver marcado listará os produtos que estão vinculados aos fornecedores que disponibilizam arquivos de ofertas de preços para os clientes, e também informações de prazo, quantidade mínima e valor mínimo.

O menu executando pedido(s) da filial, permite que o usuário realize pedidos de compra de outras filiais sem a necessidade de acessar novamente o sistema a todo momento. Por exemplo, o usuário pode estar acessado na filial 01 e fazendo pedidos da filial 05, 06 e 07, sem a necessidade de sair do sistema e acessar novamente.

  • Quando selecionado mais de uma filial a cada pedido gerado o mesmo será gravado na base de dados. Além disso, fica desabilitada a opção de adicionar os itens a um pedido já existente, pois poderá ocorrer de quem em alguma das filiais não existir o pedido selecionado.

  • Quando selecionado apenas uma filial o processo segue normalmente, devendo o próprio usuário gravar o pedido.

Se a farmácia compra produtos baseados na Curva ABC, neste campo pode ser selecionada a curva para a qual deseja gerar o pedido de compra. Para filtrar todos os produtos, independente da curva, basta deixar esse filtro com a opção Geral.

Em completar por selecione a opção que mais se adequar ao seu processo para gerar o pedido de compra:

    • Quando selecionada a opção mínimo o sistema gera uma lista para compra de todos os produtos em que o estoque está abaixo do mínimo informado no cadastro de produtos.

    • Através da opção demanda o sistema calcula informará para compra todos os itens em que o estoque está abaixo da demanda informada no cadastro do produto.

    • A opção venda deve ser usada somente por alguns meses no início da utilização do sistema, quando ainda não se tem informações de demanda. Selecionando essa opção, o sistema habilita os campos para inserção do intervalo de data e hora da venda para a geração da lista de produtos para compra. Exemplo: Informando dia 01/10 e hora 13:00, o sistema listará todos os produtos vendidos no dia 01/10 a partir das 13h00.

    • Quando selecionado sugestão zerada o sistema lista os produtos de acordo com os filtros informados e lista para compra, todos os produtos com sugestão de compra zerada. Assim, o usuário deve acessar um a um informando a quantidade de itens que deseja comprar.

    • Para utilizar a opção demanda calculada (por giro diário) é preciso que os produtos tenham em seu cadastro a informação de giro diário (isso se consegue apenas com a geração da Curva ABC de produtos). A partir disso, o sistema habilita o campo “compra para” onde deve ser informada a quantidade de dias para calcular a demanda e faz o seguinte cálculo: (estoque do produto - (giro diário * X dias para compra)). Quando o resultado desse cálculo for negativo, esse será o valor que o sistema sugestionará para compra.

Estas opões estarão sempre disponíveis e poderão ser utilizadas em conjunto com os filtros atuais. Ressaltamos, apenas a seguinte restrição: quando no filtro “Completar por” for selecionado a opção '‘Mínimo’', a opção '‘Estoque abaixo do mínimo’' ficará indisponível.

O filtro ajuste de sugestão estará disponível somente quando em completar por for selecionado: Mínimo ou Demanda. Deverá ser utilizado para aumentar ou diminuir a demanda, podendo informar um percentual (%) ou dias de compras que serão aplicados por curva ABC.

  • Acréscimo em %: Nesta opção, os valores informados para cada curva, serão somados à demanda de cada produto, conforme suas respectivas curvas. Ou seja, o valor informado para a curva A será somado à demanda atual dos produtos pertencentes a esta curva.
    • Exemplo: Considere um produto com Estoque atual 2, Demanda 5 e que pertence à Curva A. Ao informar um percentual de 20% de acréscimo para a curva A, o cálculo para a nova demanda será: 5 + 20% = 6 (Nova Demanda). Neste caso, a sugestão de compra para este produto será 4, resultado do cálculo: Nova Demanda – Estoque atual (6 – 2).

Atente-se ao utilizar esta opção, pois a demanda não será calculada tão precisamente, como ocorre ao selecionar a opção "Demanda Calculada", cujo valor é obtido a partir do giro diário do produto.

  • Decréscimo em %: Nesta opção, Os valores informados, para cada curva, serão diminuídos da demanda de cada produto, conforme suas respectivas curvas. Ou seja, o valor informado para a curva B será diminuído da demanda atual dos produtos pertencentes a esta curva.

    • Exemplo: Considere um produto com Estoque atual 1, Demanda 5 e que pertence à Curva B. Ao informar um decréscimo de 20% para a curva B, o cálculo para a nova demanda será: 5 – 20% = 4 (Nova Demanda). Neste caso, a sugestão de compra para este produto será 3, resultado do cálculo: Nova Demanda – Estoque atual (4 – 1).

  • Comprar para  Dias: Os valores informados para cada curva, se referirão a quantidade de dias para o cálculo da nova demanda.

    • Exemplo: Considere um produto com Estoque atual 2, Demanda 5, Estoque de Demanda para 10 dias e que pertence à Curva C. Ao informar 20 dias para a curva C, o sistema calculará da seguinte maneira: dividirá a demanda (5) pelos dias configurados para a demanda (10) e o resultado será multiplicado pelos dias informados à curva, o valor final corresponderá a nova demanda para o pedido. Ou seja: 5 / 10 = 0,5 * 20 = 10 (Nova Demanda). Neste caso, a sugestão de compra para este produto será 8, resultado do cálculo: Nova Demanda – Estoque atual (10 – 2).

Estes cálculos, para a nova demanda, serão aplicados e considerados apenas na geração do pedido de compras. Não alterará as informações de demanda, presentes no cadastro do produto.

Os campos intervalo de data da venda e hora ficam disponíveis somente quando em “completar por” for selecionado “venda”, e deve ser informado o intervalo de datas e hora da venda do pedido.

O filtro compra para [    ] dias está disponível somente quando em “completar por” for selecionado “demanda calculada (por giro diário)” e este é utilizado para gerar o pedido de compra para a quantidade de dias informado com base no campo “quantidade de giro diário” do Cadastro de Produtos (cadastro).  

O menu somar qtde pedido base é composto pelas seguintes opções:

  • Não: esta opção já vem marcada como padrão e toda a tela/cálculo terá o mesmo comportamento atual.
  • Sim: se esta opção for selecionada, ao resultado final das outras contas somará a quantidade informada no campo “quantidade pedido base” do Cadastro de Produtos. 
    • Exemplo 1: se a demanda do produto é 10, estoque 4, no “ajuste de sugestão” teve um acréscimo de 50% para a curva do produto, o resultado é 11, se a informação do cadastro (Base) for 12, deve somar o 11 com o 12, resultando na sugestão de compra igual a 23. 
    • Exemplo 2: se a demanda do item for 15, estoque 30, e quantidade de pedido base 6, neste caso não será solicitado compra (15-30+6 = -9).

Este campo ficará bloqueado ao usuário e com a opção padrão "não" somente quando o campo "completar por..." estiver selecionado as opções "sugestão zerada" e "quantidade pedido base".

Através do menu produtos fracionados permite ao usuário selecionar somente os produtos fracionados ou somente não fracionados sejam listados no filtro de compra. Também é possível filtrar para que todo independente de fração sejam filtrados selecionado a opção geral. Caso o usuário desejar, pode informar as iniciais do produto para fazer um filtro mais específico. Caso contrário, deixar este campo em “branco”.

No campo compra é possível selecionar somente os produtos com compra negociada, liberada ou ambas, essa informação está parametrizada no cadastro do item.

No menu sazonal permite ao usuário filtrar os produtos a serem inseridos através da sua sazonalidade, ou seja, informar o período do ano que deseja informar sendo geral, anual, verão e/ou inverno. Quando selecionada a opção sim no campo mix retornará somente os produtos que estiverem devidamente parametrizados como mix em seu cadastro.

Os produtos indicados como mix, são aqueles que fazem parte do catálogo de produtos da farmácia e não podem faltar em estoque devido ao número de vendas.

Além dos filtros anteriores pode-se selecionar os produtos de acordo com a lista promoção/tabloide, através do campo Comprar por lista, as opções são: Em manutenção, liberada, vencida ou nenhuma. O menu Listas Disponíveis será habilitado quando em comprar por lista for selecionada uma opção diferente de “nenhuma”, e serão disponibilizadas as listas Linx Linx Softpharma e Plugpharma. Nesse campo será exibido as seguintes opções nome, origem, vigência, filiais como cabeçalho e logo abaixo as listas que estiverem disponíveis podendo ser: tabloide Linx Softpharma, tabloide Plugpharma ou lista Plugpharma.

O campo produtos para o pré-pedido será habilitado sempre que no campo “compra por lista” for diferente da opção “nenhuma” e nele estarão disponibilizados filtrar somente produtos que estão em tabloide ou considerar o estoque atual. Marcando o parâmetro filtrar somente produtos que estão em tabloide o sistema listará para compra, seguindo os filtros anteriores, somente os produtos que estão marcados como tabloide em seu cadastro. Esta opção é utilizada geralmente para repor produtos durantes promoções e em casos específicos.

O campo considerar estoque atual para sugestão de compra terá um comportamento diferente para cada opção do campo “completar por…”, quando selecionado:

  • Deduzir as quantidades de pedidos: através dos parâmetros abaixo é possível filtrar quais os itens que não entrarão para lista de compras, evitando desta forma a compra indevida de produtos que estão em trânsito, ou até mesmo em pré-pedido.

    • Em aberto (Pré-pedidos/Remaneios): marque essa opção para que sejam deduzidas as quantidades dos itens de romaneio e de pré-pedidos em aberto, que ainda não foram gerados, nem transmitidos.

    • Para a dedução dos itens de origem “encomendas”/pré-pedido “encomenda” marque a opção de dedução: Encomendas (Pré-pedidos/Origem).

    • A transmitir: marque essa opção quando desejar que sejam deduzidas as quantidades dos itens que estão em pré-pedidos que já foram gerados e estão pendentes apenas para transmissão.

    • Aguardando entrega: marque essa opção para deduzir a quantidade de itens que está para ser entregue pelo fornecedor, ou seja, que o pedido já foi gerado, transmitido e faturado para a farmácia.

    • Transferências Aguardando Conferência: marque essa opção para deduzir a quantidade de produtos que foram transferindo entre filiais porém está aguardando a conferência do colaborador responsável, esse filtro verificará somente as pré-entradas de “requisição de compras via transferência Automática”. Importante: as farmácias que possuam pré-entradas antigas, ainda não conferidas ou excluídas, deverão encerrar os processos pendentes para posteriormente utilizar o novo filtro.

    • Solicitações de Transferências Pendentes: uma vez que o recurso “solicitação de transferência” é muito utilizado para fins de readequar estoques entre filiais. Ao marcar essa opção filtrará somente as solicitações de transferência pendentes de recebimento, e os produtos listados serão deduzidos da compra.

    • Exportados para cotação: ao marcar essa opção não serão considerados os itens que estão em cotação eletrônica.

    • Encomendas (Pré-pedidos/Origem): marque essa opção para deduzir a quantidade dos itens que estiverem no pré-pedido “encomendas”/origem “encomenda”.

    • Saldo de reposição PBM: marque para deduzir as quantidades de reposição do item. Ao gerar o pedido com esse parâmetro marcado, o sistema deduzira as quantidades de saldos pendentes de reposição. Por exemplo, se o produto (anador) estiver com saldo de reposição PBM em 2 itens, com estoque atual de 5 itens, e com uma demanda de 10 itens. o calculo será: (demanda) = (estoque) = (saldo de reposição) = total para compra. Neste caso 10-5-2=3

      • Esse parâmetro somente efetuará a dedução quando na configuração do PBM estiver marcado com “PBM controla reposição de itens”.


Importando produtos

Para realizar a inclusão de produtos via importação de produtos, deve ser em arquivo no formato texto (.csv ou .txt) em dois layouts distintos:

  • Layout 01: deverá conter os campos código Interno, código de barras, valor unitário e quantidade de compra, respectivamente nessa ordem.

  • Layout 02: deverá ter os campos código interno, código de barras, valor unitário e colunas que identificam quantidade por filial, no cabeçalho da coluna deverá conter o CNPJ da filial. O primeiro CNPJ informado será sempre considerado como a primeira filial localizada no sistema; Ex: CNPJ X, pertence a Loja 01 e a Loja 90, o pedido será importado sempre para a loja 01.

Em ambos os layouts é obrigatório informar pelo menos um campo de identificação do produto, podendo ser o código interno ou código de barras. 

Então clique em , então o sistema abrirá a tela para seleção do arquivo conforme layouts acima mencionados.

Processando

Após informar todos os filtros desejados ou importar os arquivos, clique em o sistema abrirá a tela para que seja informado o Destino para os itens de compra, podendo ser:

  • Pré-pedido de compra padrão
  • Novo pré-pedido de compra
  • Pré-pedido de compra existente

No processo de importação o campo para seleção da filial estará habilitado apenas quando o arquivo de importação estiver no layout 01.

Para itens fracionados, o sistema considerará o seguinte cálculo ao processar um pré-pedido de compra: Quantidade a ser comprada x Fração.

  • Exemplo: Para um produto com fração 4, e com sugestão de compra 3, serão compradas 12 quantidades. Ou seja: (3 x 4 = 12).

Quando o pré-pedido for gerado com as opções de deduzir solicitações de transferências pendentes e romaneios em aberto, a partir do cálculo acima o sistema tomará a seguinte tratativa: Da quantidade a ser comprada será subtraído as transferências/romaneios e o resultado será divido pela fração do item.

  • Exemplo: Para um produto com fração 4 e com quantidade sugerida para compra 3, já sabemos que serão compradas 12 quantidades. Agora, consideremos que para este produto há: 3 quantidades em solicitação de transferência e 2 quantidades em romaneio. Neste caso serão realizados os seguintes cálculos:
    • 12 – 3 (transferência) – 2 (romaneio) = 7
    • 7 / 4 (fração) = 1,75 ← Será aplicado a regra básica de arredondamento, sendo assim, a nova quantidade final de compra deste produto será: 2.

Ao realizar um pedido com itens fracionados para a filial deposito, através do botão "deposito" da guia Pré-pedido, o será considerado estes cálculos também.

Entenda a funcionalidade dos botões disponíveis na guia Novo Filtro.

  • Salvar filtro (ALT+S): Utilize-o para salvar um filtro realizado e que poderá ser utilizado para outros pedidos também. Após realizar os filtros, clique nele e informe uma descrição para o pré-filtro.

    • Ao salvar um filtro, não ficarão salvas as seguintes configurações:
    • Quando selecionado venda em "completar por"
    • Intercalo de data de venda" e "hora", por ser informações especificas do dia.
    • Quando selecionado nenhuma em "comprar por lista". poe serem informações especificas do dia.
  • Abrir filtro (ALT+A): Clicando aqui, será aberto uma tela para buscar os pré-filtros que foram salvos. A busca poderá ser realizada por descrição ou fornecedor do filtro. Serão listados os pré-filtros com tais características, salvas em todas as filiais. Ao selecionar um filtro e clicar em "Abrir", o mesmo será carregado na tela principal. Caso seja realizada alguma alteração neste filtro, poderá salvá-lo como alterado ou como um novo pré-filtro.

Estes botões serão controlados pela guia 3. Desta forma, somente usuário que possuírem esta guia desmarcada, terão acesso à essas funcionalidades.

Pré-pedido

Acesso rápido

Acesso Rápido

Localização: Compras > Pedido de compras > Pré-Pedido

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F2:Adicionar produtos

ALT + G:

Gravar o pré-pedido que está na tela

ALT+P:Imprimir pedidos
ALT+I:Movimentar itens do pré-pedido
ALT+R:Acesso ao programa Cadastro de Produtos
ALT+D:Gerar pré-pedido para a filial depósito
ALT+C:Verificar conexão dos itens com o fornecedor selecionado
ALT+O:Acesso ao programa Tele processamento
ALT+T:Cotar itens de perfumaria que estão no pré-pedido
ALT+N:Acesso ao programa Negociação com Fornecedores

ALT + E

Excluir pedidos das filiais

ALT+S ou ALT+A:Salvar Pré-filtro
  • ALT + IMovimentar itens do pré-pedido: Por meio desta função é possível excluir itens, transferi-los para outro pedido, importar e exportar arquivo de preços, realizar a conexão manual de produtos ou transferir itens de ofertas.
  • ALT + EExcluir pedidos das filiais: Esta funcionalidade permite selecionar vários pedidos simultaneamente, além de algumas facilidades, como selecionar todos os pedidos de determinada filial ao marcar o campo ao lado do seu nome.
  • F2Adicionar Produtos: permite a inclusão de produtos durante a visualização de pedidos de compra agrupados, no campo Filial deverá estar selecionado "** Todas Filiais **" e Agrupar por igual a Pedidos, após consultar e selecionar o produto desejado abrirá uma tela para selecionar em qual pedido de compra este será vinculado, e na sequência deverá informar a quantidade a ser adquirida através do ENTER na filial desejada.

Esta tela do pedido de compras é utilizada para efetivar o pedido e fazer a geração do mesmo. A partir daqui, é possível fazer pedidos de qualquer filial sem a necessidade de sair do sistema para selecionar outra filial da rede, bastando para isso, alterar a filial selecionada. Neste caso, é preciso ter muita atenção, pois todas as operações realizadas a partir desta tela são baseadas na filial selecionada e não na filial logada. Por exemplo, ao acessar o cadastro de produtos, são mostradas as informações referentes ao produto na filial selecionada, assim como o tele processamento, as conexões, etc.

Na tela de pré-pedido são listados todos os produtos para compra de acordo com os filtros selecionados anteriormente, adicionando a eles, as encomendas dos clientes que foram lançadas pelos vendedores e ainda alguns itens que porventura possam ter ficado na tela antes de gerar os filtros.

Ao lado da quantidade de compra, há um campo “dias”, onde é informado para quantos dias a quantidade comprada atenderá a demanda da farmácia. Esse cálculo é feito baseado no giro diário que é gerado pela Curva ABC de produtos.

Se o programa Negociações de Compra (Cadastros) estiver configurado para utilizar a negociação no processo de compras e houver configuração de preço máximo de compra para o produto, ao gerar um novo filtro de pré-pedido o sistema utilizará este preço ao invés do custo médio do produto.

É possível gerar vários pedidos paralelamente para os fornecedores que não possuem pedido eletrônico. Ou seja, ao selecionar vários pedidos de fornecedores sem P.E na aba “Pré-pedido” utilizando o filtro todas as filiais, permitirá a geração dos pedidos normalmente para esses fornecedores, e se porventura seja selecionado pedidos que não possua fornecedor vinculado, ao tentar gerar os pedidos retornará mensagem informativa.

Quando liberado o produto "37 – Produto Alternativo Indicado" o Linx Softpharma verificará se existe alguma Campanha cadastrada para a loja, após isso também validará se tem algum produto de referência na lista de faltas e, caso esse produto tenha um produto de referência indicado com o ícone do parceiro, este ícone passará a ser exibido na coluna “alternativo”, essa nova coluna tem por finalidade apresentar ao comprador que além do produto solicitado existe também um outro produto do parceiro que poderá substituí-lo.

Botão “Itens”: quando selecionado Todas as Filiais e agrupado por Pedidos, ao pressioná-lo, abrirá a tela “destino para os Itens de Compra”, que permitirá que os itens listados em tela e suas respectivas quantidades listados, sejam transferidos para outro pré-pedido, novo ou existente. Nesta tela, serão apresentadas as seguintes opções:

  • Pré-pedido de compra padrão: os itens serão transferidos para o pré-pedido Padrão.

  • Novo pré-pedido de compra para cada filial, conforme origem: os itens e suas quantidades serão transferidos para um pré-pedido que será criado para cada filial, mantendo a mesma origem dos itens e quantidades atuais. Ao transferir os itens de um pré-pedido para outro, as quantidades de sugestão de compra de um mesmo produto serão somadas e serão separados automaticamente levando-se em consideração a filial de origem dos pedidos atuais. Por exemplo:

    • No pré-pedido atual, os produtos estão da seguinte forma:

      • Produto A, sugestão de compra: 5, pedido: Éticos, filial: 1.

      • Produto A, sugestão de compra: 2, pedido: Éticos, filial: 2.

      • Produto A, sugestão de compra: 1, pedido: Padrão, filial: 1.

    • Ao transferi-los para um novo pedido, ficará assim:

      • Produto A, sugestão de compra: 6, pedido: "<Novo>", filial: 1.

      • Produto A, sugestão de compra: 2, pedido: "<Novo>", filial: 2.

  • Novo Pré-pedido de Compra para a Filial Selecionada: Quando selecionada, todos os itens e suas respectivas quantidades serão transferidas para um único pré-pedido, que será criado para a filial selecionada no menu “Filial”.

  • Pré-pedido de Compra existente: Poderá transferir os itens para outro pré-pedido já criado.

Ainda, quando selecionado "todas as filiais" e agrupado por "pedidos", quando pressionado o atalho F11, são apresentadas ou ocultadas informações referentes ao estoque do item nas lojas e às movimentações do Produto.Também é apresentado ou ocultado o quadro Soma de Compras por Laboratório e Filiais, que se trata de uma totalização por laboratório.
No quadro, serão listados os laboratórios de todos os produtos dos pedidos selecionados no campo
“pré-pedido aberto(s). Ou seja, a listagem de laboratórios será com base em todos os produtos existentes nos pré-pedidos marcados, e não com base nos produtos que estão sendo listados em tela.
O valor de custo da compra dos itens, presentes nos pré-pedidos, será somado por filial e apresentado no quadro. Na coluna “redeserá apresentado a soma dos valores da compra, direcionada ao laboratório, em todas as filiais.
Ao lado de cada laboratório, terá um campo
checkbox para possibilitar a seleção de determinado laboratório. Ao marcar um laboratório e pressionar o botão Filtrar por Laboratório, em tela serão listado apenas os itens deste laboratório, e apenas o mesmo permanecerá listado no quadro.
O sistema trabalha com vários pré-pedidos simultaneamente, e para permitir maior flexibilidade, são disponibilizadas 3 tipos de pré-pedidos de compra, cada qual com suas particularidades, conforme segue:

Pré pedido padrão

  • O preço unitário é pego do campo Custo Médio, na tela de cadastro de produtos.

  • A fração utilizada para cálculos é a do produto, independente do fornecedor ter fração específica ou não.

  • Não é possível informar fornecedor para o pedido padrão.

Novo Pré-pedido

  • É possível informar uma descrição para o pré-pedido, bem como selecionar um fornecedor para o mesmo.

  • Informando o fornecedor, serão listados no pré-pedido apenas os produtos que tenham conexão com o fornecedor especificado.

  • Quando informado fornecedor, o preço unitário e a fração do produto são baseados naquele fornecedor específico e não nas informações do cadastro de produtos.

  • Depois de informado um fornecedor para o pré-pedido, não é possível trocá-lo e nem retirá-lo, somente através de transferência de itens para outro pré-pedido.

  • O pedido é gravado com a seguinte configuração: número do pedido (que é formado pelo número da filial do pedido + número da filial física + seqüência interna de pedido, descrição, status (cotado/não cotado) e fornecedor.

  • Somente a descrição do pedido pode ser alterada depois do mesmo ser gerado, clicando no botão .

  • Quando o fornecedor informado para o pré-pedido possuir o parâmetro Negociação de Compras (Compras) MARCADO, o sistema exibe um campo preço max. compra. Este campo é preenchido de acordo com as negociações cadastradas para o fornecedor do pré-pedido e o produto selecionado, ainda considerando a filial a que pertence o pré-pedido.

Pré-pedido já existente

  • Esta opção é utilizada para adicionar itens que devem ser comprados a uma lista já existente.

  • Caso o produto que está sendo adicionado já exista no pedido, somente a quantidade é alterada.

Trabalhando com um item em pré-pedido

O sistema oferece várias opções para trabalhar com cada item tais como alteração de informações, consulta de dados importantes para a tomada de decisão, entre outros descritos abaixo:

  • Alterando quantidade e preço unitário: Teclando Enter sobre um item é possível alterar a quantidade de itens a comprar e o preço unitário do produto. Lembrando que, se o pedido estiver com fornecedor informado, este preço unitário é o custo do produto no fornecedor. Quando se faz negociação com o fornecedor para um preço diferente, deve-se informar esse preço no valor unitário para que o pré-pedido que está sendo alterado fique com o valor mais próximo possível do valor final do pedido.

Importante


O preço negociado no do parâmetro Negociação de Compras do menu (Cadastros) após o processamento de filtro do pré-pedido INICIALMENTE é ZERO. Este poderá ser informado SOMENTE através do recurso de visualização agrupada por fornecedor.

  • Movimentações e histórico do produto: teclando F11 – histórico, é possível ver as informações de última compra do produto selecionado, bem como as informações de movimentação real em estoque do produto (já incluindo a dedução de cancelamentos e retorno de clientes), e curva de cada filial.

    • Estoque das outras filiais: teclando F8 – estoque das filiais, é aberta uma tela com as informações do estoque do produto em todas as filiais, quantidade de dias para o giro do estoque, curva, quantidade em pedidos, data da próxima entrega do produto (quando existir itens em pedidos Aguardando Entrega), mix, mínimo, demanda, demanda fixada, romaneio a receber e a enviar, estoque previsto. Quando a guia 4 do programa EST198 – Consulta produtos estiver desmarcada, o usuário poderá informar novos valores de mix, mínimo, demanda e demanda fixada. Na linha "total rede", aparecerão a soma das informações: Demanda, Estoque atual, Pré-entradas, Pré-pedido, Pedidos a transmitir, Aguardando entrada, Transferência a receber e a enviar, Romaneio a receber e a enviar, Estoque previsto. Para que o usuário consiga visualizar este totalizador é necessário que mais de uma filial esteja ativa no sistema e que as guias 2 e 3 do programa EST198-Consulta Produtos estejam marcadas.

    • Razão do produto: teclando F12, o sistema carrega na tela o programa de razão de produtos já com o item selecionado. Clique em imprimir para visualizar a razão do produto.

    • Excluindo itens do pedido: Se desejar excluir um item apenas, basta teclar Delete sobre o mesmo. Para excluir mais itens, clique em 4 – Itens, excluir, e selecione a opção desejada.

    • Marcando e desmarcando itens: A tecla de atalho F6 é utilizada para marcar e desmarcar todos os itens do pré-pedido de uma vez só.

Cotação

Ao clicar no botão cotação da aba pré-pedidos, abrirá uma nova tela com os seguintes filtros:

  • Opção de cotação: nesse campo o usuário poderá selecionar quais tipos de produtos serão enviados para orçamento:

    • Todos os produtos do pré-pedidos;

    • Somente os produtos marcados;

    • Somente o produto selecionado;

    • Somente os produtos não marcados.

  • Opção de preços: selecione se deseja pesquisar por preços estaduais ou interestaduais.

  • Cotação entre fornecedores: selecione o tipos de fornecedores que receberão o pedido de cotação:

    • Todos os fornecedores com conexão de preços;

    • Somente fornecedores com tele processamento;

    • Somente fornecedores sem tele processamento.

  • Itens fracionados por: possibilita ao usuário selecionar se deseja cotar pelo melhor custo financeiro ou unitário:

    • Valor do Caixa (menor custo financeiro): se trata do valor da ‘caixa’, e nada se altera no processo de cotação;

    • Valor do item (menor custo unitário): se refere ao valor do item. O valor será calculado dividindo-se o valor da ‘caixa’ pela fração do fornecedor. Ganha o fornecedor que apresentar o menor valor unitário.

  • Selecione os fornecedores que deseja realizar a cotação: nessa tabela serão listados os fornecedores que possuem tele processamento e/ou conexão para múltipla seleção.

Após os filtros desejados pressione "OK" para envio da cotação.

Cotação Perfumaria

A cotação eletrônica somente é permitida para produtos pertencentes ao grupo principal "Perfumaria" e ainda para os clientes que tiverem o produto Cotação liberado para o seu código de cliente junto à Softpharma. Para maiores informações referentes ao produto, entrar em contato diretamente com a célula Comercial da Linx Softpharma.

O objetivo da cotação é verificar o melhor preço da mercadoria em uma lista de fornecedores e comprar com o fornecedor que oferecer o menor preço. Após fazer a cotação eletrônica, o sistema separa os itens de melhor preço com cada fornecedor correspondente e gera novos pré-pedidos com a mesma descrição do pré-pedido original, acrescentando ao final o código do fornecedor e o status de "Cotado". Importante: Um pedido já cotado não pode ser cotado novamente.

Existem duas formas de efetuar a cotação eletrônica, conforme descrito abaixo:

  • A partir da filial selecionada: Onde deve-se selecionar um pré-pedido e efetuar a cotação, selecionando os fornecedores desejados.

  • A partir do agrupamento de pedidos: Onde são cotados os produtos de todas as filiais ao mesmo tempo e separados em pré-pedidos para cada filial. Para cotação agrupada, podem ser utilizadas as opções por grupo Principal e por Pedidos. Na opção de Grupo Principal, não são inclusos na cotação, produtos de pedidos que já tenham sido cotados e os oriundos de ofertas. Já na opção por Pedidos, o usuário deve ter atenção para não selecionar esses pedidos, pois o sistema não faz bloqueios quanto à escolha dos pedidos para cotação.

No pedido cotado, ainda podem ser efetuadas algumas alterações do produto. Teclando enter sobre o item, o usuário pode verificar todos os fornecedores com os quais o item foi cotado, por ordem de melhor preço. Ainda, é possível alterar a quantidade para compra e o preço unitário do produto e transferir esse item para outro pré-pedido de compra.

  • Cotação por arquivos (manual): Para efetuar cotação de perfumaria manual (quando o fornecedor envia um arquivo com os preços dos produtos), a farmácia deve exportar um arquivo com os produtos de um ou mais pedidos para o fornecedor, este preenche com os valores e devolve para a farmácia. O responsável pela compra importa esses arquivos dos fornecedores e faz a cotação, selecionando os fornecedores com os quais deseja cotar o pedido. Para exportar os itens, o usuário pode optar por exportar os itens do pedido em edição ou com base nos pedidos gerados, que abre uma listagem para que sejam selecionados os pedidos que deseja exportar ao fornecedor.

  • Analisando o relatório de cotação: Após efetuar a cotação de perfumaria, é possível verificar a porcentagem de melhor preço entre os fornecedores cotados. Clicando em Imprimir e selecionando a opção Fornecedores Cotados, o sistema mostra o relatório baseando-se em todos os pedidos cotados abertos para a filial selecionada. Do total de itens cotados, são calculados quantos tiveram melhor preço com cada fornecedor e qual o percentual correspondente a esses itens relacionados ao total do pedido.

Depósito

  • Enviando pedidos para a filial depósito: Quando a farmácia utiliza filial Depósito (fisicamente), é possível que as filiais efetuem pedidos para essa filial e faça o pedido de compra apenas das quantidades não atendidas pelo depósito. Para isso, a partir de um pré-pedido de compra, clicar no botão 6 - Depósito. As quantidades que o depósito não poderá atender ficará pendente no pré-pedido, portanto esses itens devem ser pedidos para o fornecedor. Caso existirem produtos psicotrópicos no pedido, a solicitação somente será efetivada caso as filiais tenham a mesma base de CNPJ.

  • Enviando romaneios para filiais solicitantes: Na filial depósito, o setor responsável pelo estoque recebe essas solicitações das filiais, separa as mercadorias e faz a conferência dos itens. Assim que pronto para ser transmitido, deve-se clicar em Transferir para que seja feita a transferência da filial depósito e a entrada automática na filial solicitante (desde que as lojas estejam on-line), emitindo um recibo que deve ser anexado às caixas de mercadorias. No caso de transferência de medicamentos psicotrópicos, somente podem ser transferidos caso as duas filiais tenham a mesma base de CNPJ. Informamos ainda que é obrigatória a emissão de nota fiscal M1 para que esse processo seja legal.

A quantidade máxima permitida em uma única nota fiscal é 990 itens (Legislação do ICMS -Clique aqui, portanto, esta é a quantidade máxima permitida no romaneio.

Existe um controle no processo de romaneio que permite à filial depósito reservar a sua demanda no processo de transferência, de forma que a quantidade definida não seja transferida para as outras filiais. Para utilizar esta foram de trabalho o usuário deve marcar a opção Reservar demanda da filial depósito na transferência por romaneio no parâmetros do sistema (Parâmetros > Parâmetros da Empresa). Com isto, o cálculo para obter a quantidade disponível passa a ser o seguinte:

Quantidade disponível = Quantidade. total do item - Demanda do item na filial depósito - Quantidade já reservada em romaneios.

CONECTANDO ITENS AO PRÉ-PEDIDO

Para os pedidos que já tenham fornecedor informado não é necessário efetuar a conexão dos produtos, pois somente são inseridos no pré-pedido os que têm conexão. Já para conectar produtos de pedidos sem fornecedor, é necessário clicar em Conexão, selecionar o fornecedor desejado e clicar em Ok. Dessa forma, os produtos que tiverem conexão de código de barras com o fornecedor selecionado serão sinalizados com bolinha verde e podem ser transmitidos para compra.

Outra forma efetuar a manutenção dos itens em pré-pedido, é efetuar as conexões com os fornecedores através do botão Itens > Exportar/Importar itens Fornecedor escolhendo a opção Importar itens para conexão, por sua vez permite a conexão de um item para fornecedor sem P.E., lembrando que quando é realizado esse processo pode ocorrer que alguns itens não sejam atendidos pelo fornecedor, e por não haver retorno de preço a conexão será desfeita.

Gerando e transmitindo um pedido de compra

Quando finalizar a edição do pré-pedido de compra e ele estiver pronto para ser enviado para o fornecedor, clicando no botão gerar o sistema abre uma tela para informar os dados necessários para cada fornecedor, como código de faturamento, estadual ou interestadual, previsão de entrega, entre outros. A geração do pedido pode ser feita via tele processamento ou para fornecedores que não têm pedido eletrônico. Em ambas as situações o pedido fica pendente com situação Aguardando entrega até que o fornecedor faça a entrega da mercadoria, quando deve ser baixado o pedido de compra.

  • Para fornecedores com Pedido Eletrônico: Para a geração de pedidos para fornecedores que trabalham com pedido eletrônico, é necessário que os produtos estejam conectados para que o pré-pedido seja gerado. A previsão de entrega é sempre lançada automaticamente com o dia seguinte, pois geralmente o prazo de entrega destes é de um dia apenas, porém pode ser alterada conforme a necessidade. É importante que a previsão de entrega seja informada corretamente pois é esta data que os vendedores vão visualizar ao consultar um produto em falta.

    • No caso da Pharmalink, o processo de geração do pedido é diferente. Clique aqui para maiores informações.

Para o fornecedor PharmaLink serão habilitados os seguintes campos:

  • Projeto que permitirá a seleção do laboratório/distribuidor lembrando que esse campo é obrigatório. Referente a manutenção do cadastro dos projetos leia também configurar pedido eletrônico
    (Compras > Tele- > Configurar).
  • Fornecedor de pedido (opcional) permitirá ao usuário informa o fornecedor que deseja direcionar o pedido. Quando informado um fornecedor, o CNPJ do mesmo estará no arquivo encaminhado a PharmaLink e ela encaminhará o pedido de compra ao fornecedor selecionado pela farmácia. Caso não seja informado nenhum fornecedor, a PharmaLink procederá com seu padrão atual de direcionamento.

A geração dos pedidos de compra pode ser feita ainda pela tela de Agrupamento de pedidos. Nesta tela, existem algumas particularidades que serão explicadas a seguir:

    • Na Panarello, é possível gerar o pedido com indicativo de promoção. Esta opção indica que o pedido será faturado com valor diferenciado pelo fornecedor.

    • Ao marcar o campo cotefácil o sistema selecionará automaticamente o fornecedor Cote Fácil para o envio do pedido de cotação, assim que for informada a data em ‘Previsão de entrega’ e clicar em OK, o arquivo será gerado na pasta de instalação do Linx Softpharma cotefácil faltas, e será encaminhado para a aba ‘pedidos gerados’ com a situação ‘exportação para cotação’ (identificado pela bolinha azul). Os pedidos com esta situação serão excluídos automaticamente dois dias após o prazo máximo de exportação informado pelo usuário, pois na operação ‘Importar pedidos’ serão importados os pedidos já cotados e enviados para os fornecedores com a situação ‘Aguardando entrega’.

  • Para fornecedores sem Pedido Eletrônico: Ao gerar pedidos de compra para fornecedores que não têm pedido eletrônico não é necessário que os itens estejam conectados. Neste caso, a previsão de entrega por padrão vem em branco para que o usuário informe, devido ao fato de que esses fornecedores geralmente tem um prazo de entrega superior aos de pedido eletrônico.

Pedidos gerados

 Acesso Rápido

Acesso Rápido

Localização: Compras > Pedido de compras > Pedidos Gerados

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F8:Selecionar (marcar/desmarcar itens)

ALT + G:

Acesso ao programa Tele Processamento

ALT+V:Visualizar
ALT+T:Transmitir
ALT+E:Excluir
ALT+B:Baixar

Todos os pedidos, após a geração, podem ser visualizados na guia Pedidos Gerados. Nesta tela do programa ficam separados por situação, todos os pedidos já gerados pelo sistema. Abaixo as situações dos pedidos e suas características:

  • A transmitir: são listados nessa situação, todos os pedidos gerados, mas que ainda não foram transmitidos para o fornecedor. Quando nesta situação, o pedido já não pode sofrer nenhuma alteração, somente transmissão e exclusão. Nesta tela, o usuário tem acesso ainda à configuração do pedido eletrônico e visualização do mesmo.

  • Transmitidos: são mostrados neste filtro, todos os pedidos que já foram transmitidos para o fornecedor, independente de terem sido faturados ou não (quando um produto retorna como não faturado, fica sinalizado com bolinha preta). Neste caso, os pedidos podem ser retransmitidos e excluídos totalmente, podendo retornar os itens do pedido para o pedido para uma nova compra.

  • Aguardando entrega: nesta opção de filtro são mostrados todos os pedidos faturados pelo fornecedor e que estão aguardando a entrega da mercadoria. No caso de fornecedores de pedido eletrônico, a baixa é feita automaticamente quando realizada a importação da nota fiscal de compra. Ao buscar o retorno do pedido de compra, as quantidades não atendidas já são deduzidas do pedido que está no "Aguardando entrega" e enviadas para um pré-pedido com o mesmo nome do pedido original. Para os fornecedores que não possuem pedido eletrônico, a baixa deve ser feita manualmente, podendo ser total ou parcial. Assim que feita uma baixa de pedido, o sistema lança uma pré-nota de compra para conferência ou envia a mercadoria direto para o estoque, conforme a configuração do Parâmetros da Empresa (parâmetros) de entrada.

Alguns fornecedores com Pedido eletrônico não fornecem a baixa automática dos pedidos de compra, sendo necessário efetuar a baixa manual após o recebimento das notas fiscais de compra. São eles: ABCFARMA, ANBFARMA, PANARELLO, ARMARINHOS PR/SC E PHARMALINK.

Ao excluir um pedido, caso o fornecedor utilize negociação no processo de compras, é necessário que o usuário informe usuário e senha/biometria de acesso supervisor para completar a operação. Além disso, na exclusão destes pedidos é gerado registro no Visualizador de log (Parâmetros > Visualiza LOG Acesso), contendo Data/Hora, usuário que realizou a exclusão, usuário e senha supervisor que foram utilizadas e os pedidos que foram excluídos.

Baixa de Pedidos

Após a geração e transmissão do pedido de compras, este apresenta o status “Aguardando entrega” e o próximo passo é realizar a baixa dos pedidos, que pode ser feito de duas formas: manual e automática.

Baixa manual

Essa funcionalidade deve ser utilizada quando o fornecedor não envia o arquivo XML da nota fiscal, seu funcionamento ocorre da seguinte forma, na aba “Pedidos Gerados” após consultar por “Pedidos aguardando entrega” selecione os pedidos de compra desejados e então clique no botão baixar, que permitirá as seguintes opções:

  • Todos os pedidos selecionados: ao selecionar essa opção efetuará a baixa total dos pedidos, questionando: “conforme a baixa dos pedidos selecionados e a geração das respectivas pré-entrada de mercadorias? [SIM]/[NÃO]”, se sim:

    • Trocará o status de “aguardando entrega” para “pedidos Transmitidos”;

    • Sinalizará com indicador verde – entregue.

  • Itens do pedido selecionado: permite ao usuário efetuar a baixa parcial do pedido, utilizado quando o fornecedor não envia o total dos produtos solicitados, e ao selecionar essa opção abrirá uma tela que permitirá o usuário inserir a quantidade de produtos recebidos, após esse processo o sistema questionará: “Conforme a baixa dos pedidos selecionados e a geração das respectivas pré-entrada de mercadorias? [SIM]/[NÃO]”, se sim:

    • O status permanecerá como “aguardando entrega”;

    • A coluna “atendido” é preenchida como “parcial”;

    • E sinalizará com indicador amarelo – aguardando entrega.

  • Pedido não entregue: essa opção baixará os pedidos de compra selecionados como não entregues, ou seja, utilizado quando por algum motivo o fornecedor não efetuou a entrega da mercadoria e pedido foi cancelado, ao selecionar a referida opção o sistema questionará: “confirme a baixa do pedido selecionado para não entregue pelo fornecedor sem gerar pré-nota de entrada? [SIM]/[NÃO]”, se sim:

    • O status do pedido é alterado para “pedidos não entregue”;

    • A coluna “atendido” é preenchida como “total”;

    • E sinalizar com indicador “X – não entregue”.

Após processar a baixa manual utilizando as opções “todos os pedidos selecionados” ou “itens do pedido selecionado”, deverá acessar o programa Pré-Entrada de Mercadorias (Compras > Importar e Faturar NF-e > aba Pré-Entrada de Mercadorias ) para efetuar a conferência e dar continuidade no processo de entrada de mercadoria.

Baixa Automática

Essa funcionalidade ocorre quando o fornecedor disponibiliza o arquivo XML da NF-e. Ou seja, ao importar o arquivo ‘.xml’ no programa Importação de Nota Fiscal Eletrônica (Compras > Importar e Faturar NF-e) o fornecedor é identificado através do CNPJ e se verificado que para o mesmo fornecedor existem pedidos aguardando entrega será realizada a baixa automática do pedido. Com base de comparação dos pedidos de compra com a NF-e será o item, a data de lançamento da NF-e e a data de previsão de entrega do pedido:

  • Primeiro é comparada a data de lançamento da NF-e com a data de previsão de entrega do pedido.

  • Depois compara-se os itens contidos na nota com os itens do pedido aguardando entrega. Mesmo que um pedido não tenha sido atendido por completo, os itens encontrados serão baixados.

Quando ocorre as baixas parciais, o pedido de compra continuará como “aguardando Entrega” e na coluna “atendido” aparecerá a informação “parcial”.

  • Uma nota fiscal poderá contemplar um ou mais pedidos;
  • Sempre será considerado o pedido mais antigo primeiro;
  • Quando ultrapassar o prazo máximo de entrega de um pedido, esse será baixado como “Pedido Não entregue”;
    • O prazo máximo de entrega é calculado através do prazo acordado vezes 02 (dois), ou seja, se o prazo de entrega for 05 (cinco) dias, logo o prazo máximo de entrega interpretado pelo sistema será 10 dias.
  • Quando um pedido for atendimento parcialmente, esse ainda será mantido com o status “Aguardando entrega” até a data limite citada. E quando ultrapassada a data de aceitação da entrega este pedido será alterado de “Aguardando Entrega” para “Pedidos Transmitidos” e na coluna “Atendido” estará como “Parcial”.

Agrupamento de Pedidos

Ao trabalhar com a opção de agrupamento de pedidos, o sistema permite uma visualização completa das compras da farmácia. Aqui é possível visualizar de uma maneira geral, quais farmácias estão com estoque acima da demanda (célula pintada de vermelho) e quais estão comprando itens. Assim, o usuário tem a informação que permite, ao invés de efetuar a compra de mercadorias, solicitar transferências de filiais que estão com estoque sobrando para outras que estão precisando comprar, permitindo um equilíbrio do estoque e economia nas compras.

  • F12 - Informações do Produto: Teclando F12 sobre um item do agrupamento, o sistema abre uma tela com as informações necessárias à análise do produto (estoque, mínimo, demanda, curva). Caso o produto tenha estoque acima da demanda, fica habilitado um botão Solic. Transf, indicando que o item tem quantidade suficiente em estoque para que seja remanejada para alguma das filiais com falta, evitando assim as compras desnecessárias.

  • Enter sobre o produto: Teclando Enter sobre um item do agrupamento de pedidos, é aberta uma telinha com o preço negociado (somente quando agrupado por fornecedor e o mesmo estiver configurado para utilizar negociação nos pedidos de compra) e as quantidades solicitadas (para compra) em cada filial. Estas quantidades podem ser alteradas para baixo ou para cima, podendo ser zeradas inclusive. O sistema verifica algumas regras para fazer a dedução das quantidades dos pedidos de compra, sendo elas:

    • Primeiramente são deduzidas ou somadas as quantidades dos pedidos que não estão cotados, geralmente sendo inseridos no pré-pedido padrão.

    • Em segundo lugar, verifica e altera os pré-pedidos que não têm fornecedor informado;

    • Em seguida, altera os pré-pedidos que já estão cotados, lembrando que no caso de adição de itens, esses não mais poderão sofrer cotação devido ao pré-pedido já ter sido cotado uma vez;

    • Caso mesmo assim ainda sobrar pré-pedidos para serem alterados, o sistema altera a quantidade dos pedidos de ofertas.

  • Agrupar por: selecione o agrupamento que deseja efetuar para trabalhar os pedidos de compra:

    • Grupo Principal: Utilizando o agrupamento de pedidos por grupo principal não é possível efetuar a geração dos pedidos, devido ao fato de estarem misturados os pedidos de vários fornecedores, assim como, pedidos de ofertas, cotados, etc. Esses casos devem ser gerados separadamente, portanto, não atendido por essa opção. A Cotação somente é permitida para o grupo principal Perfumaria.

    • Fornecedor: o agrupamento de pedidos por fornecedor permite a geração de pedidos, porém não permite a cotação, uma vez que já está sendo trabalhado com pedidos que estão identificados para determinado fornecedor.

    • Pedidos: para trabalhar com o agrupamento por pedidos, é necessária uma atenção especial. O sistema permite que sejam selecionados quaisquer pedidos, tanto para geração quanto para cotação. É preciso tomar cuidado para não selecionar, por exemplo, pedidos de ofertas para cotação.

Ao trabalhar com esta opção, ao adicionar itens através da edição pelo agrupamento, caso o pré-pedido padrão não esteja selecionado pode ser que os itens adicionados não apareçam no agrupamento, pelo fato dos itens serem adicionados ao pré-pedido padrão. Para que, sempre que adicionar um item este seja mostrado no agrupamento, deve-se adicionar na visualização inclusive o pré-pedido padrão.

  • Ctrl + F na tela de agrupamento: teclando Ctrl + F a qualquer momento nesta tela de agrupamento de pedidos, é aberto um campo para digitação da descrição do produto que deseja localizar na lista. O sistema faz a busca do item (seja no início, meio ou final do nome), e para a seleção sobre o mesmo.

  • Salvar: ao clicar no botão Salvar, o sistema grava a matriz de pedidos em arquivo .CSV (que pode ser aberto no Excel) dentro da pasta Exportação, no diretório onde o Linx Softpharma está instalado, e o abre na tela, caso o usuário desejar fazer alterações e/ou análise de informações.

A geração de pedidos de compra também pode ser feita pela tela de agrupamento, função que facilita e agiliza o envio dos pedidos aos fornecedores. Para maiores informações sobre este processo, conforme tópico acima "gerando o transmitindo pedidos de compra"

As colunas nas quais são exibidos o preço máximo e o preço negociado do produto são mostradas somente quando o parâmetro Negociação de Compras (Cadastros ) estiver MARCADO.

Romaneio

Acesso Rápido

Acesso Rápido

Localização: Compras > Pedido de compras > Romaneio

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

ALT + G:
Gravar Informações

ALT + T:

Efetivar Transferências

ALT+E:Excluir
ALT+I:Imprimir

O remanejamento de estoques é um ponto importantíssimo no pedido de compras, que proporciona uma economia de tempo e dinheiro muito grande. Baseado nas faltas de algumas filiais e no excesso de estoque em outras, o sistema é capaz de sugerir transferências entre filiais a fim de evitar compras desnecessárias.

O remanejamento ocorre da seguinte forma: com base em uma lista de produtos processados no agrupamento de produtos, ao teclar Ctrl + R o sistema abre uma tela solicitando ao usuário, quais filiais deseja que entrem no remanejamento. Neste caso é necessário ter muita atenção, pois no caso de fracionados, o sistema calcula por caixa e não por unidade, e caso seja feito o remanejamento, pode furar o estoque da filial que está transferindo. Após processar, abre uma tela com as filiais para as quais houve remanejamento. Nesta tela são mostradas as informações de cada item, de qual filial o produto deve ser transferido e as informações de curva, mínimo, demanda e estoque da filial que deve transferir a mercadoria. A quantidade a transferir sugerida é baseada em algumas regras que serão explicadas em seguida. Essa quantidade pode ser alterada teclando Enter sobre o produto, conforme análise do comprador.

Ao clicar em Ok na tela de romaneio, o sistema já faz as solicitações de transferências entre filiais e deduz as quantidades solicitadas do pedido de compra. Assim, diminui consideravelmente a quantidade de itens a serem comprados e as filiais que estavam com estoque muito acima da demanda tendem a equilibrar seu estoque.

Na tela de remanejamento, o sistema mostra o total de economia em cada filial e o total geral de economia com o processamento de transferências ao invés de compras desnecessárias.

Regras para remanejamento de estoque

Para que não hajam problemas com estoque nas filiais que estão efetuando transferências para suprir a necessidade de outras que iriam comprar mercadorias, o sistema trabalha com uma série de regras para o remanejamento, conforme segue:

  • Primeiramente, o sistema verifica os produtos que tenham maior excesso de estoque (EXCESSO = Estoque - demanda - solicitações pendentes a enviar + solicitações pendentes a receber).
  • Caso a quantidade em excesso do item seja a mesma em mais de uma filial, o sistema verifica e solicita transferência da filial que tem maior quantidade de dias em estoque (DIAS ESTOQUE = Estoque / giro diário).

  • Se ainda assim o resultado for o mesmo, o cálculo fica por conta da curva do produto, tendo prioridade a curva D, seguindo pela C, B e por último a curva A.

  • Caso a curva do produto ainda for a mesma, o sistema seleciona qualquer uma das filiais, pois neste caso as informações serão as mesmas e não irá interferir no estoque de nenhuma das filiais.

Na tela de remanejamento, o sistema informa os valores de economia que a farmácia terá caso decida efetuar o remanejamento ao invés da compra de alguns produtos. Mas atenção, o valor de economia na tela de remanejamento é aproximado, pois é baseado no preço de custo do cadastro de produtos, enquanto o valor do pedido de compra é bem mais próximo à realidade, pois nesta tela se trabalha, na maior parte das vezes, já com o preço de custo do fornecedor. Portanto, em alguns momentos pode haver uma certa diferença nos valores.

Produtos Fracionados

No remanejamento de itens fracionados, será considerado um cálculo específico. Acompanhe os exemplos.

Considerando um produto com fração 4, sendo que em uma filial há sobra de estoque e em outra há deficit de estoque.

  • Na filial 01 há deficit de estoque:

    • Estoque: 3

    • Demanda da filial: 20

    • Para completar a demanda estipulada ao produto, faltam 17, neste caso dizemos que há um deficit de 17 quantidades.

  • Na filial 02 há sobra de estoque:
    • Estoque: 20

    • Demanda da filia: 15

    • Há uma sobra de 5 unidades para esta filial

Como será o remanejamento deste produto?O sistema solicitará à filial 02, uma transferência de 5 unidades para a filial 01 e o produto ficará com um estoque de 8 quantidades (3 + 5).

No exemplo, o item foi atendido parcialmente, pois a filial 01 precisava de 17 unidades e no remanejamento foram recebidas apenas 5 unidades. As 12 unidades faltantes serão inseridas no pedido de compra.

outras funcionalidades

Pedido de Compras: Outras funcionalidades

Configurações por usuário

O sistema permite uma série de configurações específicas por usuário para cada programa. Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o Cadastro de Usuários (Parâmetros > Cadastro de Usuários > botão Outras Opções) em seguida informando o usuário que deseja configurar. Feito isso, selecione o programa Pedido de Compra e clique em . Efetue as configurações conforme a necessidade, de acordo com as opções listadas abaixo:

Guias

  • Desmarque a guia 1 para que o usuário não mostre a mensagem de compra bloqueada ou demanda fixada quando cadastro de produtos configurado com alguma dessas opções. A mensagem será apresentada ao tentar adicionar um produto com uma dessas opções configuradas em seu cadastro em um pré-pedido qualquer via F2. 

  • Desmarque a guia 2 para que o usuário tenha acesso somente à baixa de pedidos (situação Aguardando entrega)

  • Desmarque a guia 3 para que o usuário não tenha acesso aos botões "Salvar filtro" e "Abrir filtro".

Parâmetros

  • Ao desmarcar o parâmetro incluir:
  • Na aba Novo filtro não será permitido processar novos pedidos (botão Processar);
    • Na aba Pré-pedido não será possível gerar novos pedidos (botão Gerar);

    • E na aba Pedidos gerados não será possível transmitir pedidos aos fornecedores (botão Transmitir).

  • Ao desmarcar o parâmetro alterar:
  • Na aba Pré-pedido não terá acesso as funcionalidades Gravar/F4; Depósito, Itens, F7 – Ofertas;
    • Na aba Pedidos gerados não poderá acessar as funcionalidades: Baixar pedidos e Enter – Alterar tipo de faturamento;

    • E na aba Romaneio não será permitido gravar e transferir.

  • Quando desmarcar o parâmetro EXCLUIR o usuário não terá acesso ao botão Excluir das abas: Pré Pedido, Pedidos Gerados e Romaneio.