Este programa é utilizado para visualizar os lançamentos gerados a partir do envio de cada tele-entrega à um terminal POS.

Gerenciador POS Connect (SCC300)

Ao liberar o produto POS Connect para uso, o Gerenciador POS Connect (SCC300) será liberado automaticamente apenas para o usuário Supervisor. Para os demais usuários terem acesso ao Gerenciador POS Connect, será necessário realizar a liberação pela tela de Controle de Usuários (PAR120).


É possível acessar o Gerenciador POS Connect através do menu Lançamentos > Caixa > Gerenciador POS Connect, através do ícone de acesso POS Connect existente na tela de Movimentações das Tele-Entregas (SCC125) ou ainda na opção Detalhar das informações adicionais apresentadas para a tele-entrega selecionada (SCC125). 


Listagem de Pedidos T.E.


  • Quando a integração configurada for de Listagem de Pedidos (Tele-Entregas) na Configuração POS Connect (par366) será apresentada a aba Listagem de Pedidos T.E em tela.


  • É possível utilizar os filtros de Status, Terminal POS e Período de envio, para listar os lançamentos em tela.
  • Quando acessada a tela pelo menu ou pelo botão POS Connect (SCC125), o sistema trará automaticamente os lançamentos Pendentes e Recebidos para todos os terminais POS na data atual. 
  • Quando a tela for acessada pela opção Detalhar das informações da tele-entrega, o sistema trará em tela todos os lançamentos gerados e relacionados com à tele-entrega selecionada.


  • Os status apresentados para os lançamentos serão os mesmos apresentados na tela de Movimentações das Tele-Entregas (SCC125)
    • Pendente: quando o lançamento foi enviado para o terminal POS e aguarda informações de recebimento.
    • Recebido: quando o recebimento foi realizado no terminal POS e a informação já encontra-se registrada no Linx Softpharma.
      • Para lançamentos recebidos com divergência, quando o recebimento foi realizado no terminal POS porém o Valor Recebido diverge do Valor a Receber enviado, o sistema irá sinalizar o campo  Vlr Recebido em vermelho.
    • Baixado: quando o lançamento foi baixado e não é mais apresentado na tela do POS.
    • Cancelado: quando por algum motivo o lançamento foi retirado da lista do terminal POS sem que o recebimento fosse realizado. Ex.: Troca de Terminal POS, Troca de Motoqueiro com envio para Terminal POS, alteração da situação da tele-entrega de Com Motoqueiro para Pendente, e ao Desvincular um lançamento da tele-entrega que não possui recebimento.


  • Serão apresentadas em tela as seguintes informações:
    • Terminal POS: nome dos terminais em que o lançamento foi enviado para recebimento.
    • ID: identificador do lançamento junto a Stone.
    • Data Envio: data em que o lançamento foi enviado para o(s) terminal(ais) POS.
    • Cliente: nome do cliente referente à tele-entrega.
    • Nota: nota de venda referente à tele-entrega.
    • Emissão: data em que a venda tele-entrega foi emitida.
    • Vlr Nota: valor da venda tele-entrega emitida (não necessariamente será o valor a receber em POS).
    • Vlr Receber: valor à receber enviado ao terminal POS.
    • Vlr Recebido: valor recebido pelo terminal POS.
    • Vínculo T.E.: sinaliza se o lançamento está vinculado à uma tele-entrega. 
    • Observação: contém informações de processos realizados o qual envolve o lançamento.


  • Na parte inferior da tela é possível verificar os dados referentes ao recebimento (informações retornadas pela Stone:
    • Tipo: se a operação realizada foi Crédito ou Débito.
    • Recebimento: data e hora em que o recebimento foi realizado no POS.
    • Valor: valor recebido pelo terminal POS.
    • Bandeira: bandeira do cartão.
    • NSU: registro referente a operação de cartão realizada no POS.
    • Parcela: número de parcelas.

Caso o recebimento tenha sido realizado com mais de um cartão, o sistema irá demonstrar separadamente.


  • Também são apresentadas as informações de Total à Receber e Total Recebido, considerando todos os lançamentos filtrados em tela.


  • O Gerenciador POS Connect possui as seguintes funcionalidades:
    • Atualizar Status: utilizado para buscar no mesmo instante as informações de recebimento para os lançamentos pendentes.
  •  
    • Baixar:  baixar lançamentos que não possuem vínculo com uma tele-entrega.
  •  
    • Vincular T.E.: realizar o vínculo de um lançamento "avulso" recebido pelo terminal POS e que não possuía a tele-entrega registrada.
  •  
    • Desvincular T.E.:  retirar o vínculo do lançamento com a tele-entrega, para que ambos sejam baixados manualmente, sem interferência.
  •  
    • Trocar POS: enviar o lançamento para outro(s) terminal(ais) POS. 
  •  
    • Exportar: exporta os dados filtrados em tela para arquivo em Excel.
  •  
    • Linx Share: acesso ao manual da tela.


Informações importantes!


  • Ao Baixar um lançamento Pendente, o sistema irá retirar do terminal POS e atualizar o lançamento no Gerenciador para Cancelado. Também irá retirar o vínculo do lançamento com a tele-entrega, para que seja baixada inserindo as informações de recebimento manualmente.


  • Ao Baixar um lançamento com status Recebido e que esteja vinculado à uma tele-entrega o sistema não irá permitir. O lançamento deve ser baixado através da baixa da tele-entrega, ou se necessário deverá ser utilizada a opção Desvincular para baixar os lançamentos separadamente. 



  • A opção Vincular apenas é possível ser utilizada em um "lançamento avulso", o qual foi recebido pelo terminal POS sem ter sido selecionado um lançamento na lista, dessa forma não possui uma tele-entrega inicial vinculada. 



    • Ao selecionar o lançamento avulso e pressionar Vincular, selecione a tele-entrega que irá relacionar ao recebimento, para que as informações de recebimento sejam apresentadas quando a tele-entrega for baixada. Apenas são listadas em tela as tele-entregas que estão com motoqueiro vinculado.
    • Após vincular uma tele-entrega ao lançamento avulso, mesmo que sejam desvinculados não será possível vincular novamente.



  • Ao Desvincular um lançamento Pendente, o sistema irá retirar da lista apresentada no terminal POS e sinalizar o lançamento no Gerenciador como Cancelado.



  • Ao Desvincular um lançamento com status Recebido será necessário baixar o lançamento e a tele-entrega manualmente. A tele-entrega não irá possuir os dados de valores recebidos pelo POS, sendo necessário informá-los no momento da baixa. Após desvincular os lançamentos não é possível vinculá-los novamente.



  • Ao Baixar um lançamento com status Recebido que foi desvinculado da tele-entrega, o sistema irá emitir um alerta informando que o valor do título recebido pelo terminal POS não será lançado no controle de cartão de crédito (scc130).



  • Apenas é possível realizar a Troca de POS para lançamentos que ainda estiverem com status Pendente. 



  • Não é possível realizar nenhuma alteração em lançamentos com status Baixado e Cancelado.


Pagamento Direto PDV


  • Quando a integração configurada for de Pagamento Direto (PDV), na Configuração POS Connect (par366), será apresentada a aba Pagamento Direto PDV em tela.


  • É possível utilizar os filtros de Status, Terminal POS e Período de envio, para listar os lançamentos em tela.


  • Os status apresentados para os lançamentos serão os mesmos apresentados na tela de Movimentações das Tele-Entregas (SCC125):
    •  Pendente: quando o lançamento foi enviado para o terminal POS e aguarda informações de recebimento.
      • Um lançamento apenas estará Pendente, caso ocorra algum problema na venda antes da captação dos dados de Recebimento (ex.: queda de energia).
    •  Recebido: quando o recebimento foi realizado no terminal POS e a informação já encontra-se registrada no Linx Softpharma.
      • Um lançamento apenas estará Recebido, caso ocorra algum problema na venda após a captação dos dados de Recebimento pelo sistema (ex.: nota de venda rejeitada, queda de energia, venda abortada após o recebimento).
    •  Baixado: toda venda enviada e recebida pelo POS Connect que foi finalizada no sistema ficará com status Baixado, devido possuir recebimento vinculado à ele.
    •  Cancelado: quando os dados foram enviados para o POS Connect, porém foi utilizada a opção Cancelar Pagamento na tela de vendas, o lançamento será registrado como Cancelado, pois não terá valores valores recebidos vinculados à ele.


  • Serão apresentadas em tela as seguintes informações:
    • Terminal POS: nome dos terminais em que o lançamento foi enviado para recebimento.
    • Emissão: data de envio do lançamento ao terminal POS (data da venda).
    • Data Envio: data e hora em que o lançamento foi enviado para o terminal POS.
    • Cliente: código e nome do cliente utilizado na venda.
    • Convênio: código de convênio do cliente utilizado na venda.
    • Nota: nota de venda referente ao lançamento/recebimento (esse campo será apresentado somente quando a venda for finalizada sem erros).
    • Vlr Nota: valor total da nota de venda.
    • Vlr Recebido: valor do recebimento enviado e realizado pelo POS.
    • Recebimento: data e hora em que o valor foi recebido pelo POS.
    • Tipo Operação: se a operação realizada foi Crédito, Débito, Voucher ou Pix.
    • Bandeira: bandeira utilizada e retornada pelo POS.
    • NSU: registro referente a operação de cartão realizada no POS.
    • Parcela.: número de parcelas utilizadas para pagamento no POS.
    • Máquina: nome do terminal (máquina) que realizou a venda e enviou o lançamento ao POS.
    • ID Transação: 
    • Observação: contém informações de processos realizados o qual envolve o lançamento.


  • O Gerenciador POS Connect possui as seguintes funcionalidades:
    • Atualizar/Baixar: utilizado para consultar o status atual do lançamento e ajustar o status para Baixado ou Cancelado.
      • É possível utilizar apenas em lançamentos Pendentes ou Recebidos.
        • Pendente: ao utilizar a opção Atualizar/Baixar e o lançamento não possuir recebimentos, o sistema irá retirar os dados de recebimento da tela do POS, e ajustará o status do lançamento para Cancelado.
        • Recebido: ao utilizar a opção Atualizar/Baixar e o lançamento possuir recebimentos retornados pela Stone, será finalizado no terminal POS e ajustado para Baixado.  
  •  
    • Exportar: exporta os dados filtrados em tela para arquivo em Excel.
  •  
    • Linx Share: acesso ao manual da tela.

O sistema permite uma série de configurações específicas por usuário para cada programa. Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o Cadastro de Usuários informando o usuário que deseja configurar. Feito isso, selecione o programa "Gerenciador POS Connect - SCC300" e clique em "Outras Opções". Efetue as configurações conforme a necessidade, de acordo com as opções listadas abaixo:

Guias

  • Desmarque a guia 1 para não ter acesso a opção BAIXAR  (abas Listagem de Produtos T.E. e Pagamento Direto PDV).

  • Desmarque a guia 2 para não ter acesso a opção DESVINCULAR T.E.  (aba Listagem de Produtos T.E.).

  • Desmarque a guia 3 para não ter acesso a opção VINCULAR T.E. (aba Listagem de Produtos T.E.).

  • Desmarque a guia 4 para não ter acesso a opção TROCAR POS (aba Listagem de Produtos T.E.).

  • Desmarque a guia 5 para não ter acesso a opção EXPORTAR (abas Listagem de Produtos T.E. e Pagamento Direto PDV).