Com o intuito de apresentar inovações e melhorias para um melhor desempenho das atividades das farmácias, através deste informativo apresentamos melhorias referente a NT 2021.04, emissão de NF-e sem GTIN (NT 2021.03) e Inventário Inicial realizadas na release 1.26 do sistema Linx Farma Cloud - Retaguarda.

NT 2021.04 - Obrigatoriedade do Rastro de Medicamento

A partir dessa versão será possível configurar quais NCMs exigirão a informação de rastro de medicamentos - NT 2021.04, para realizar essa configuração acesse Parâmetros Empresa/Filial, no campo Empresa selecione a opção Filial, na sequência selecione a loja desejada e em tipo de sistema selecionar a opção Farmacloud, pesquise pelo parâmetro NCMS_A_INFORMAR_RASTRO_MEDICAMENTO, conforme imagem abaixo:

Figura 01 - Configuração

Por padrão serão listados os NCMs iniciados em 3001, 3002, 3003, 3004, 3005 e 3006, podendo ser alterados conforme a necessidade do seu Estado (UF). 

Ao realizar as emissões das notas fiscais abaixo o sistema validará se o produto informado exigirá ou não as informações de lote conforme o NCM cadastrado no item:

Outra alteração disponibizada foi referente ao Registro MS nas telas de Lote e Vencimento e no Cadastro de Produtos:

  • Foi incluso um campo Isento que quando marcado o campo Registro MS ficará definido como ISENTO, será utilizado para os produtos que não possuírem registro.
  • E, para os produtos que possuírem a classe terapeutica igual a Outros e classificação como Não Medicamento ou Não definido será habilitado o campo Registro MS possibilitando cadastrar:
    • Com 11 digitos numéricos e aceitar iniciando em 1 ou 8,
    • Com 13 digitos numéricos iniciados em 1.

Figura 02 - Lote e Vencimento

Figura 03 - Cadastro de Produtos

Para os produtos controlados pela ANVISA (sujeito a controle especial e antimicrobianos) permanecerá a obrigatoriedade do Registro MS com 13 dígitos e iniciados em 1

NT 2021.03 - Rejeição de NF-e (EAN/GTIN)

Conforme a NT 2021.03 com previsão de entrar em vigor a partir do dia 12/09/2022 as Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) poderão ser rejeitadas nas situações a seguir caso os produtos:

  • Rejeição 611: GTIN (cEAN) inválido
  • Rejeição 890: GTIN inexistente no Cadastro Centralizado de GTIN (CCG)
  • Rejeição 897: Item de serviço e informado GTIN diferente de SEM GTIN

Para fins de evitar as rejeições no Cadastro de Produto na tela de Código de Barras foi incluso o campo Enviar NF-e:

Figura 04 - Enviar NF-e

  • Quando marcado SIM o código de barras será informado no XML da nota.
  • Quando marcado NÃO será informado SEM GTIN.

Por padrão todos os produtos serão identificados como SIM, quando o código de barras informado for válido em sua composição (pré-fixo e dígito verificador). 
Se, na emissão da nota ocorrer as rejeições de GTIN deverá acessar o Cadastro de Produto e alterar o código de barras para não enviar, e após isso reprocessar a nota para autorização através da tela de Saídas (Movimentação).

Para mais informações sobre Cadastro de Produtos, clique aqui.

SNGPC - Inventário inicial

Na funcionalidade Inventário Inicial, localizada no menu SNGPC, foram realizadas melhorias para que o incluir um novo produto o mesmo seja incluso por primeiro na lista facilitando sua localização durante o processo de inventário de produtos controlados pela ANVISA. 

Para mais informações sobre Inventário Inicial, clique aqui.

Outras alterações

  • FARMACLOUD-13428 - Em Manutenção de Preços (Preço), quando um produto possuir mais de um código de barras cadastrado estava sendo possível pesquisar somente pelo código de barras principal, a partir dessa versão disponibilizamos a busca pelos códigos de barras adicionais.
  • FARMACLOUD-13429 - Em Entrada de Mercadorias (Movimentação) ao realizar o download de um xml específico estava apresentando Erro não definido, validadas as inconsistências e realizadas correções para entrada das mercadorias sem apresentação de erros. 
  • FARMACLOUD-12793 - Em Entrada de Mercadorias (Movimentação) ao realizar uma entrada de mercadorias via transferência apresentou um erro não sendo possível continuar, verificado que no cadastro de Filial de origem não possuia o vínculo com fornecedor ocasionando o erro, será apresentada uma mensagem ao usuário para realizar o ajuste necessário e então proceder a entrada via transferência.
  • FARMACLOUD-13101 - Em Balanço e Estoque (SNGPC) foram realizados ajustes de usabilidades nos relatórios: paginação e ajustes pontuais de nomenclaturas dos campos nos relatórios de Estoque e Vencidos/Vincendos.
  • FARMACLOUD-13235 - Em Entrada de Mercadorias (Movimentação) ao realizar a conferência de uma nota de entrada estava apresentando um erro, foram realizados ajustes para apresentar uma mensagem legível ao usuário para tratativas.