Este programa é utilizado para realizar o cadastro dos motoqueiros e dos colaboradores que realizam as cobranças para a farmácia. As informações necessárias para o cadastro estarão no cabeçalho da tela e nas guias "Cadastro" e "Autorização".

Acesso rápido


Acesso Rápido

Localização: Cadastros > Motoqueiros

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F2:Consulta por nome
F3 ou ALT+N:Novo cadastro
F4 ou ALT+G:Salvar alterações
F5 ou ALT+I:Listagem de motoqueiros
F9 ou ALT+EExcluir cadastro
ALT+F:Sair do programa.

Cadastro

Para efetuar o cadastro deverá selecionar se o mesmo será um Motoqueiro ou Cobrador no campo tipo, depois informar o nome do mesmo e a situação (ativo/inativo), nesta aba estão disponíveis campos para informar o endereço, telefones de contato e data de nascimento. 

Quando a opção Motoqueiro for selecionado será solicitada a comissão na venda e transferência

  • Comissão na venda: Se o motoqueiro recebe comissão na entrega de mercadorias vendidas, selecione neste campo as opções abaixo, com base nesta informação, o sistema buscará o % de comissão ou o valor de comissão que está definido em cada bairro cadastrado para fazer a entrega. Importante: se no Cadastro de Bairros não estiver definido o % de comissão ou o valor de comissão, o motoqueiro não receberá essa comissão.

    • Nenhuma: opção marcada quando não paga comissão nas entregas.

    • % sobre a venda: essa opção deverá ser marcada quando a farmácia paga ao motoqueiro um percentual de comissão sobre o valor da venda.

    • valor sobre a venda: e essa opção deverá ser marcada quando a farmácia paga ao motoqueiro o valor fixo por entrega.

  • Comissão na transferência: Se o motoqueiro recebe comissão na entrega de transferências entre uma filial e outra, selecione neste campo uma das opções abaixo, com base nesta informação, o sistema buscará o % de comissão ou o valor de comissão que está definido em cada bairro cadastrado. Importante: se no Cadastro de Bairros não estiver definido o % de comissão ou o valor de comissão, o motoqueiro não receberá essa comissão.

    • Nenhuma: opção marcada quando não paga comissão nas transferências.

    • sobre a transf.: deverá ser marcada quando a farmácia paga ao motoqueiro um percentual de comissão sobre o valor da transferência.

    • valor sobre a transf.: deverá ser marcada quando a farmácia paga ao motoqueiro o valor fixo por transferência.

Quando a opção Cobrador for selecionado será solicitada a comissão no recebimento.

  • Comissão no recebimento: Se o cobrador não recebe comissão em suas cobranças, selecione a opção "Nenhuma". Caso receba, selecione neste campo a opção "% sobre o recebimento" ou "valor sobre o recebimento", conforme a negociação com o cobrador da farmácia. Com base nesta informação, o sistema buscará o % de comissão ou o valor fixo de comissão definido em cada bairro cadastrado. Lembrando que se no Cadastro de Bairros não estiver definido o % de comissão ou o valor de comissão, o cobrador não receberá essa comissão.

    • Nenhuma: opção marcada quando não paga comissão nas transferências.

    • sobre o recebimento: deverá ser marcada quando a farmácia paga ao cobrador um percentual de comissão sobre o valor recebido, pelo mesmo, dos clientes devedores.

    • valor sobre o recebimento: deverá ser marcada quando a farmácia paga ao cobrados um valor fixo por cada recebimento.

  • O valor da comissão do motoqueiro é calculado no momento da baixa da tele-entrega, então, a configuração pode ser mudada durante o mês em forma de percentual e/ou valor, pois a cada baixa da tele-entrega será calculado o valor da comissão do motoqueiro de acordo com a configuração do momento da baixa da mesma.
  • O valor da comissão do cobrador é calculado somente na emissão do relatório de comissão, ou seja, todos os recebimentos do cobrador são arquivados e no momento da emissão do relatório de Vendas por Vendedor localizado em Relatórios > Comissões é calculado com base no cadastro atual do cobrador e do bairro.

  • A comissão somente é calculada para o cobrador desde que o título esteja pago em sua totalidade, ou seja, caso tenha sido pago parcialmente, não entrará no relatório das comissões do cobrador.

Autorização

Nesta aba é possível configurar a forma que será a autorização: assinatura, senha e/ou biometria. 

No campo Autorizar Por permite selecionar a forma que será exigida na identificação do colaborador

  • Assinatura - Marque esta opção quando desejar apenas a assinatura do mesmo no comprovante, para a autenticidade de sua identificação.

  • Senha - Marque esta opção quando desejar que o usuário informe uma senha pessoal para a autenticidade de sua identificação.

  • Biometria - Marque esta opção quando desejar que seja solicitado a biometria do colaborador, para a autenticidade de sua identificação. O cadastro da biometria será realizado através do botão , da mesma maneira que já é realizado nos demais programas que disponibilizam o cadastro biométrico

A opção assinatura não poderá ser marcada com outra opção, as opções senha e biometria poderão ser marcadas simultaneamente.

Ao selecionar a opção senha, como identificação, o colaborador deverá informá-la no campo senha, e selecionar o prazo para expiração da senha do mesmo, para o recadastramento da senha como um método de segurança ou selecione a opção "Nunca".