Este programa é utilizado para realizar o controle de todos os títulos do cliente e sua situação, possibilitando ao usuário realizar consultas, baixas, estornos e reparcelamentos de títulos, entre outras opções.

Atalhos de Acesso rápido

Acesso rápido

Acesso Rápido

Localização: Lançamentos > Contas a Receber > Movimento

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F2:Consulta por nome
F4:Gravar informação
F5:Chama o programa Estatística de Cliente
F6:

Consulta itens da nota fiscal

(Consulta itens da nota fiscal: exibe os itens da nota fiscal que originou o título selecionado. Utilizado somente para as duplicatas oriundas de nota fiscal de venda.)

F7:

Emite o extrato do cliente

F8:Marca/desmarca todos os títulos
F9:Chama o programa Conferência de Recebimento de Notas
F10:Chama o programa Compras por cliente
F11:Chama o programa Calculadora do Windows
F12:

Filtros auxiliares de notas e cobradores

Utilizado para filtrar os títulos utilizando:

  • Intervalo entre notas
  • Intervalo entre colaboradores
  • Intervalo tipo de documento
  • Plano de contas
  • Boleto Internet Banking
    • Geral
    • Sem boleto
    • Com boleto
  • Boleto - Boletos gerados por arquivo de remessa
  • Condição base de pagamento - opção de selecionar mais de um item
    • À vista
    • A prazo
    • Cheque
    • Cartão
    • Lançamento manual
ALT + P:Procurar os títulos conforme filtros informados
ALT + N:Novo lançamento
ALT + T:Pagamento dos lançamentos
ALT + E:Estornar pagamento/lançamento
ALT + A:Alterar título
ALT + R:Reparcelar título selecionado
ALT + C:Enviar o título para cobrador
ALT + L:Conciliação Linx Conecta
ALT + F:Fechar tela
ALT + IInternet Banking
CTRL + G:Abrir gaveta de dinheiro


Para realizar o controle, o usuário deverá informar a matrícula do cliente ou deixe em branco para consultar com base na data de vencimento ou pagamento do título, em seguida, informar a situação dos títulos que deseja consultar, Ativos, Pagos, Devolvidos á vista, Cancelamentos, Geral ou Histórico, selecione a opção histórico se desejar consultar títulos que já tenham sido processados pelo Limpeza de banco. Em seguida, é exibido o valor total do saldo da farmácia em títulos ativos de clientes, caso a farmácia possua mais de uma filial e utilize a replicação de dados, o usuário pode informar as filiais que deseja visualizar.

O SoftPharma exibe uma tabela com todos os títulos de acordo com os filtros selecionados acima. Os títulos são indicados com um ícone para facilitar a identificação de sua situação, conforme legenda abaixo:

  • (Bolinha vermelha) Indica que o título está ativo e em atraso;
  • (Bolinha amarela)  Indica que o título está ativo e vencendo no dia;
  • (Bolinha verde) Indica que o título está ativo e a vencer;
  • (Bolinha preta) Indica que o título está pago ou devolvido;
  • X Indica que o título foi cancelado;
  • Os títulos com boleto emitido através do Internet Banking, possuirão um ícone da Stone ()

As colunas são:

  • Data de vencimento do título
  • Número da nota
  • Nome do cliente
  • Convênio
  • Data de pagamento
  • Valor título
  • Valor parcial (em caso de pagamento parcial de fatura)
  • Saldo devedor
  • Valor pago
  • Número da parcela
  • Filial geradora (FG),
  • Tipo de documento (duplicatas, notas...),
  • Número do título,
  • TP
  • Data de emissão
  • Juros - Indicador se há cobrança de juros (J),
  • Data fechamento
  • Chave - chave de fechamento de convênio
  • SPC - (0 - Não / 1 - Sim)
  • Situação
  • Cobrador
  • Juros recebidos
  • Condição base
  • Série da nota.
  • Multa
  • Boleto - possui boleto emitido
  • Em mescla

Ao selecionar um ou mais títulos o sistema exibe um totalizador no rodapé do programa, de acordo com sua situação (Ativo / Pago).


Importante

Quando o produto "38 - Integração Contábil" estiver habilitado:

  • No Lançamento de um título verificará se o Plano de Contas informado está sendo utilizado por qualquer configuração do programa "Configuração de Plano de Contas", em caso positivo não será permitido o lançamento e apresentará a mensagem: "Caro Usuário, O Plano de contas informado está parametrizado em configurações do plano de contas, não será permitido lançar títulos para este plano de contas, porque poderá ocasionar divergências na exportação de informações Fiscais/Contábeis".
  • Ao realizar um novo Lançamento e o Plano de Contas informado configurado em alguma modalidade de pagamento no programa "Condições de Pagamento", o processo será abortado e informado a seguinte mensagem: "Caro Usuário, O Plano de contas informado está configurado para alguma modalidade de pagamento, não será permitido lançar títulos para este plano de contas, porque poderá ocasionar divergências na exportação de informações fiscais/contábeis".
  • No Reparcelamento de títulos, verificará se os títulos possuem plano de contas diferentes, se sim interromperá o processo e apresentará a mensagem: "Para realizar o reparcelamentos, o(s) título(s) selecionada(s) não pode(m) possuir plano de contas diferentes".
  • Ao realizar um novo Lançamento, Pagamento e/ou Estorno o sistema verificará se existem lotes na contabilidade fechados/exportados para a data mencionada, em caso positivo interromperá o processo apresentando a mensagem: "O dia xx/xx/xxxx está com o movimento contábil fechado para a filial xx. Para utilizar esta data, o lote deve ser reaberto. Entre em contato com o responsável informando a situação".
Como realizar um novo lançamento

Novo lançamento

Esta guia é utilizada para realizar o registro de novo lançamento (manual) para o cliente. No novo lançamento é necessário informar, a filial para onde deseja lançar o novo título, código do cliente, em seguida, o campo convênio é extraído automaticamente, informe o vendedortipo documentoplano de contas, este, influencia diretamente no relatório de Demonstrativo de Resultado da farmácia. 

Informe o número da nota fiscal ou documento que originou esta receita, no caso de inclusão manual oriunda de vendas efetuadas em outro software, ou somente para controle, recomenda-se informar nota fiscal com numeração zerada (0), para que não ocorram problemas em futuros cancelamentos de notas. A data de emissão, é preenchida automaticamente, porém é possível alterar, informe o valor de comissão que será pago a cada título para o vendedor informado, esse valor somente será exibido no relatório de Vendas por vendedor e não sairá no relatório de Vendas por tipo de produto, visto que não está relacionado a uma venda. Em seguida, informe o número de parcelas que deseja incluir, o sistema calcula automaticamente a data de fechamento e vencimento de acordo com o configurado no cadastro do cliente e do convênio a que o cliente informado pertence.

O usuário poderá informar o desdobramento de parcelas, de 1(uma) á 9(nove) parcelas para cada novo lançamento do cliente.

Em seguida, abaixo do desdobramento de parcelas, informe as datas de fechamento dos títulos, esta data é utilizada no fechamento do convênio, para que este lançamento seja emitido juntamente com as notas fiscais de venda. Em caso de cliente particular, esta data por ser igual ao vencimento, data de vencimento e valor da parcela.

Como realizar o pagamento de um título

Pagamento

Para realizar o pagamento de um título é necessário que o usuário marque o título desejado e clique em Pagamento ou pressione ALT + P. O sistema mostra os valores dos títulos selecionados, o valor do juro e o valor da multa a ser cobrada. Para que o juro e a multa sejam calculados automaticamente é preciso que o percentual esteja configurado no cadastro de filiais e dentro do cadastro de cliente esteja marcado para cobrar juros/multa por atraso. Quando não estiver configurado para cobrar juros do cliente em atraso, o sistema mostra o valor de juro e multa provável, ficando a critério do usuário cobrar ou não do cliente.

Importante

Para as farmácias que utilizam o módulo de controle de tele-entregas ou controle de cheques pré-datados, o sistema não libera o pagamento dos títulos por este processo, a fim de evitar erros no processo do financeiro da farmácia.
No caso da tele entrega, esta deve ser baixada no ato do acerto com o motoqueiro pelo controle de entregas, e a baixa do título será feita automaticamente.
No caso dos cheques pré-datados, a baixa deve ser feita mediante a compensação do cheque. Quando isso ocorrer, também o título será baixado automaticamente.

Quando o convênio estiver configurado com X dias a bloquear, ao efetuar o pagamento em atraso de algum titulo e o número de dias vencidos for menor que o informado no campo "dias a bloquear" o sistema permite que o usuário libere o valor do juros normalmente, caso contrário, o sistema pedirá senha de liberação de recebimento de juros ao usuário quando tentar dispensar os juros.

Na tela de pagamento, será apresentado o total de títulos selecionados, valor líquidojuro calculado, com base no percentual de juro configurado, multa por atraso, com base no percentual de multa, em seguida, deverá ser informado o desconto que deseja conceder ao cliente, este campo só pode ser preenchido quando não houver cobrança de juros/multa, após isso, informar o total a receber do cliente, considerando os descontos, juros e multas calculados para os títulos. Caso esse valor seja menor que o sugerido pelo sistema, o pagamento será considerado parcial, ficando o restante do título pendente no contas a receber para novo pagamento. Em baixar em, selecione onde será realizado o lançamento do pagamento (este campo estará liberado ao colaborador, quando a tabulação 10 estiver desmarcada.

As opções disponíveis neste campo serão:

Caixa diárioCaixa financeiro ( estará disponível apenas para os lançamentos de origem manual ou oriundos de vendas NF-e/M1 e nos terminais que não possuírem ECF configurado. Esta opção será controlada pela tabulação 9, se desejar que o colaborador tenha acesso a realizar a baixa em Caixa Financeiro, desmarque-a e a opção Controle bancário.

Em seguida, selecione a forma como o cliente pagará o título, podendo ser em dinheiro, cheques e cartões. Ao informar o valor em cada forma de pagamento o sistema abrirá o desdobramento para que seja informado o valor pago pelo cliente, para recebimento em:

  • Dinheiro: o sistema solicita se todo o recebimento está sendo feito realmente em dinheiro, abrindo o mapa de caixa para movimentação. Caso houver troco, o sistema informará ao usuário, facilitando os cálculos.
  • Cheques: o sistema solicitará o(s) cheque(s) ao caixa e lançará no caixa e no controle de cheques pré-datados aguardando compensação. Mesmo quando um cheque for dado como "à vista", o sistema lança no controle de cheque e fica aguardando compensação. No pagamento de títulos é possível informar até 20 cheques para o mesmo lançamento e efetuar a baixa com até 5 dias retroativos.
  • Cartão: o sistema solicita ao caixa a bandeira liberada para recebimento e procede com toda a operação. Lança esse recebimento no caixa como informativo e no controle de cartão, onde ficará aguardando o pagamento pela operadora.
  • Múltiplo: com dinheiro, cartão e/ou cheque, o sistema opera da mesma forma com os lançamentos em caixa e nos respectivos controles de cheques e/ou cartão. Nos recebimentos com cheque e/ou cartão, quando existir troco, este será sempre lançado no caixa como uma saída de dinheiro. Exemplo: no recebimento de R$ 110,00 que foi emitido um cheque ou cartão no valor de R$ 150,00, o sistema dará uma entrada no caixa de R$ 150,00 em cheque e uma saída de R$ 40,00 em dinheiro. Toda essa operação é para ter exatamente no mapa de caixa as espécies conforme listadas.

Observação

É possível utilizar Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) para o recebimento de títulos. Com esta opção, ao informar o valor do recebimento em cartão, o sistema já traz a tela para informar as bandeiras em que deseja fazer o recebimento e preenche automaticamente o NSU da operação.

  • As senhas para liberação para juros e amortização de descontos no pagamento de títulos são diferentes, veja na configuração de Senhas de Liberação.
  • Ao imprimir o comprovante de recebimento de títulos em ECF, é impresso um cupom gerencial na impressora fiscal com as seguintes informações: Cliente, Convênio, vencimento, emissão, nota, valor, juros, descontos e valor total.
  • Ao fazer a baixa de títulos utilizando autenticação fiscal, caso o usuário não tenha configurado o indexador de autenticação de títulos nos parâmetros do sistema, o sistema emite uma mensagem solicitando essa configuração ao usuário e não efetua a baixa do título enquanto não for configurado corretamente.
  • Ao efetuar o pagamento de um título vencido do cliente, caso o mesmo não tenha mais nenhum título vencido, a situação do cliente em seu cadastro é alterada para Normal. Caso ainda possua outros títulos vencidos, mantém o cliente bloqueado até que todos os títulos vencidos sejam quitados.
  • Quando marcado o parâmetro 'Permitir Recebimento/Pagamento Somente Entre Filiais de Mesma Base CNPJ' da Configuração Contábil, e o 'Receber Títulos de Outras Filiais?' dos Parâmetros da Empresa, será permitido receber títulos normalmente quando a base de CNPJ for a mesma, caso contrário, será exibida a mensagem: 'Recebimento de títulos de filiais com base de CNPJ distinta não permitido. Impossível continuar. 

Importante

Quando qualquer dos dois parâmetros estiver desmarcado, será permitido o recebimento normalmente.

Títulos que não podem ser pagos nesta opção

  • Títulos com situação diferente de situação ativo
  • Título com chave de fechamento - títulos com chave de fechamento não poderão ser pagos através desta operação, devendo a baixa ser realizada através do título do convênio no qual ele esta contido.
  • Boleto emitido - títulos com boleto emitido somente poderão ser baixados através da baixa do título. Também poderá ser realizado o processo de cancelamento de boleto no Internet banking e posteriormente o pagamento deste.


Como realizar o Estorno de um pagamento e/ou título

Estorno

Para realizar o estorno de algum pagamento ou título é necessário marcar o título desejado e clicar no botão Estorno ou teclar ALT + E. Segue abaixo algumas situações em que é possível realizar estornos:

  • Se o título já estiver totalmente pago, basta clicar com o mouse em Gravar  ou pressionar ALT + G e o sistema fará o estorno de seu pagamento total.
  • Se o título estiver parcialmente pago, são listados todos os pagamentos parciais já marcados. O usuário pode marcar os que deseja estornar e clicar em Gravar para estornar os pagamentos.
  • Se o titulo estiver ativo, sem nenhum pagamento, o usuário poderá estornar o título, uma vez que tenha sido lançado manualmente. Caso o título seja oriundo de venda, o título somente poderá ser estornado mediante cancelamento da nota fiscal.

Situações onde não é possível realizar estorno

  • Título com chave de fechamento - caso necessário realizar o estorno, deverá ser realizado o estorno do título de fechamento
  • Boleto emitido - títulos baixados através de boleto Internet Banking não poderão ser baixados, pois já houve a confirmação de recebimento pelo banco

Quando efetuar o estorno de títulos, o usuário terá a opção de escolher em qual Caixa Diário aberto deseja lançar a movimentação, porém isso somente será possível se a filial estiver configurada para trabalhar com Caixa por Usuário, e quando o usuário que estiver realizando o estorno não possuir caixas abertos em nome dele, após selecionar a caixa será solicitado a senha do usuário responsável pelo caixa onde será lançado o estorno.

Estorno de baixa em cheque

Ao estornar a baixa de um título que foi baixado em cheque, os cheques serão excluídos. Caso o usuário necessite realizar uma baixa com mais de um cheque, o mesmo deverá informar um cheque do valor menor que o título, assim será possível informar mais cheques. O estorno somente poderá acontecer se os cheques estiverem como "Ativo", ou seja, situação em que ainda não foi recebido ou baixado. 

Caso algum dos cheques já tenha sido baixado em caixa ou em C/C, o título não poderá ser estornado e será exibida uma mensagem ao usuário informando que o cheque deve estar ativo para que seja possível o estorno. No relatório exibirá as informações da seguinte forma: data, número da nota, complemento, valor e sinal (L*).

  • Se caso forem baixados vários títulos com um ou mais cheques, todos os títulos deverão ser estornados no contas a receber. Sendo assim, com a confirmação do estorno, todos os títulos serão reabertos no controle de conta a receber.
  • Quando o estorno for em Caixa Diário, fará as seguintes validações:
  • Somente será possível o estorno quando o Caixa Diário estiver aberto, então será feito um lançamento no caixa diário atual do valor do título e será mantido o lançamento do caixa de onde foi originado o título. 
    • Se houver troco será apresentado uma mensagem informativa e feito um lançamento relativo ao troco. No relatório exibirá as informações da seguinte forma: data, número da nota, complemento, valor (troco) e sinal <E>.
    • Será gerado log dos movimentos estornados.
    • Se o caixa houver Confirmação de Posse no registro dos cheques, a mesma será removida do cheque.
  • No programa "Cheque Pré-Datado", não será permitido o estorno de cheques que sejam oriundos dos Controles de Contas a Receber, Convênios e Vendas.

Estorno de baixa em cartão

Ao estornar a baixa de um título que foi baixado em Cartão, será realizado a exclusão do cartão correspondente do Controle de Cartões. Esse estorno somente será possível se o cartão estiver "Ativo", ou seja, situação em que ele ainda não foi recebido ou baixado. No caso se o cartão já tenha sido baixado, não poderá ser estornado o título e será apresentada uma mensagem ao usuário informando que o cartão já foi baixado e para estornar o título a receber, o cartão deverá estar ativo.

  • Caso a baixa dos títulos originar mais de um lançamento de cartão, será verificado e estornado todos os lançamentos de cartões vinculados ao recebimento.
  • Se caso forem baixados vários títulos com cartão, todos os títulos deverão ser estornados no Contas a receber. Sendo assim, a confirmação do estorno, fará com que todos os títulos sejam reabertos no controle de Contas a receber. 
  • Quanto ao Caixa Diário para realização do estorno:
    • Somente será possível o estorno quando o Caixa Diário estiver aberto, então serão mantidos os lançamentos do caixa original e no relatório será exibido o Estorno de lançamento da seguinte forma: data, número da nota, complemento, valor (cartão), sinal (L*);
    • Se houver troco será apresentado uma mensagem informativa, e será lançado o valor do troco do cartão no caixa diário como Estorno do lançamento original e exibirá no relatório da seguinte forma: data, número da nota, complemento, valor (troco), sinal <E>.
    • Será gerado log dos movimentos estornados no sistema.
    • Se houver Confirmação de Posse no registro dos cartões, os mesmos serão removidos do cartão.
    • Caso o cliente tenha o sistema Escrita Fiscal (SG3), ao cancelar o cartão, será gerado uma pendência para o SG3, da operação de cartões.
Como realizar Alteração de título de cliente

Alteração

Para realizar uma alteração é preciso marcar o título desejado e clicar em Alteração ou teclar ALT + A. É aberta uma tela que permite alterar as seguintes informações:

Nesta tela, o usuário deve informar o tipo de documento utilizado pela farmácia, número da requisição de compras, data de fechamento e data de vencimento, marque o campo nota foi entregue?, quando o setor de convênios da farmácia recebeu a nota fiscal assinada pelo cliente para ser arquivada e cobrada no fechamento do convênio. 

Quando ocorre a renegociação de títulos, o sistema permite a alteração de vários títulos em lote, sem a necessidade de entrar um a um para alterar, para esse processo deverá selecionar os títulos que serão alterados e posteriormente pressionar o botão "alterar" ficarão disponíveis para alteração os campos: Tipo de DocumentoData de Fechamento e Data de Vencimento.

  • Porém a alteração somente será realizada quando:
    • Os títulos deverão pertencer ao mesmo cliente.
    • Os títulos não poderão conter chave de fechamento, pois esses não permitem que suas datas de fechamento e vencimento sejam alteradas.
    • Somente poderá alterar títulos ativos.
    • Título não possui boleto Internet Banking emitido

Internet Banking

Se possuir boleto internet banking emitido, será exibido uma guia contendo as informações do boleto gerado

  • Conta bancária de recebimento do boleto
  • Situação do boleto - com opção de atualização a situação do boleto através do botão ()
  • Tipo (cobrança / proposta)
  • Impresso - indica se o boleto já foi impresso alguma vez
  • Entregue - indica se o boleto já foi marcado como entregue. Este campo serve controlar os boletos que já foram enviados/entregue ao destinatário
  • Data de criação do boleto
  • Data de vencimento
  • Limite de pagamento
  • Data de pagamento
  • Taxa de emissão - se pago conterá o valor de taxa de emissão cobrado
  • Valor 
  • A partir de qual data que será cobrada multa e seu respectivo valor
  • A partir de qual data que será cobrada juros e seu respectivo valor
  • Data limite para conceder desconto financeiro e seu respectivo valor, pode conter até três descontos financeiros
  • Nosso número
  • Código de barra - opção de fazer o Download do PDF do boleto, através do botão ()
  • Linha digitavel
  • E-mail - caso na geração tenha sido enviado por e-mail a opção "enviado" estará marcada e conterá o e-mail no qual foi enviado.
    • Há opção de enviar o e-mail a partir desta tela, basta selecionar o botão ()
    • Esta ação somente estará liberada quando configurado servidor de e-mail para esta conta (acesse a configuração da conta para realizar esta configuração)

Gerar Boleto (F6) - Se produto Internet Banking liberado e título não possuir boleto, será liberado essa ação. Ao selecionar esta opção será chamada a tela de geração de boleto.

Excluir boleto (F7) - O boleto poderá ser excluído, ao solicitar esta ação, será validado no Internet Banking se o boleto não esta pago, caso não esteja este boleto será cancelado.

Como realizar o Reparcelamento de um título

Reparcelamento

Para realizar o reparcelamento é preciso marcar o título desejado e pressionar em Reparcelar ou ALT + R. O sistema abre uma tela para lançar as informações referentes ao reparcelamento, a qual está descrita a seguir:

É mostrado o valor total do título em soma reparcelar, são considerados o valor do título, acrescido de juros e multa, este valor também pode ser alterado pelo usuário, caso o valor seja menor que o sugerido será solicitada senha de liberação. Em seguida, informe o tipo de documentonúm. de parcelas e marque o campo zerar comissão do vendedor? caso deseje que, quando reparcelar um título a comissão do vendedor responsável pela venda seja zerada, ou seja, não seja paga ao baixar o título.

Importante

  • Só podem ser reparcelados títulos referentes à mesma nota fiscal.
  • Se houver títulos referentes a uma nota com datas de emissão diferentes, ao reparcelar todos terão a data de emissão alterada para a data atual. Caso a data de emissão for a mesma, esta permanecerá a mesma, podendo o usuário alterar conforme a necessidade. Vale lembrar que alterando a data de emissão, o relatório de comissões dos vendedores e de vendas da farmácia considera esta nova data. 

Ao reparcelar um título vencido são exibidos na tela dois campos com os valores de juro e multa cobrados do cliente (quando configurado no Cadastro de clientes para cobrar juros/multa por atraso) ou dois campos com os valores prováveis de juro e multa (quando não marcado o parâmetro "Cobrar juros/multa por atraso").

Títulos com boleto emitido não poderão ser reparcelados.


Como enviar um título para Cobrador

Cobrador

Para enviar um título da farmácia para cobrança basta marcar o lançamento desejado e clicar no botão Cobrador ou teclar ALT + C, ao que será aberta uma nova tela contendo os seguintes campos:

  • Cobrador: Informe o código do cobrador que será responsável por realizar a cobrança do título selecionado. Para retirar este título da cobrança basta deixar este campo em branco, ou seja, todos os títulos selecionados serão retirados da cobrança e será possível enviar para outro cobrador ou ainda receber diretamente pela farmácia.
  • Tipo de Docto: Informe um tipo de documento que indica que o título está em cobrança. É recomendado que seja criado um tipo de documento específico para os títulos que estão em cobrança, o que permite alguns relatórios extras. Esta informação é importante, pois se o cliente vier até a farmácia para fazer o pagamento, o caixa poderá identificar facilmente se o título está em cobrança ou não. Caso deixar este campo em branco, o sistema mantém o tipo de documento atual do título.
Como realizar a Conciliação Linx Conecta

Conciliação Linx Conecta

Na tela Linx Conecta Pagamentos é possível filtrar por administradorafilial, intervalo de data de pagamento situação (pendente ou baixado). Através dela, será possível listar os lançamentos, ver autorizações, baixar e estornar pagamentos.

Ao pressionar o botão Download (ALT+D) o sistema buscará nos servidores do Linx Conecta os lotes de pagamento para a Administradora selecionada, após deverá clicar em Listar para que os mesmos sejam apresentados na tela. Quando o cliente não possuir títulos será apresentada a mensagem “Movimentações não localizada no sistema”.

Caso queira visualizar maiores informações sobre o lote, basta selecioná-lo e pressionar o botão Ver autorizações (ALT+V), que por sua vez abrirá a tela Autorizações em lote onde estarão detalhadas informações do lote como: filial, identificação do lote, data de pagamento, valor total, valor das taxas, comissões, valor líquido e status.

Os títulos importados do Linx Conecta devem ser atrelados a um lançamento do Contas a receber do Linx Softpharma, se um lote não ter títulos vinculados, o sistema não permitirá a baixa do mesmo, precisando realizar alguns ajustes antes de prosseguir. Esse ajuste é realizado através da tela Linx Conecta – Autorizações, podendo conciliar com:

  • Novo lançamento: permite o usuário a efetuar o título manualmente, ou seja, ao selecionar o registro e pressionar o botão Conciliar novo lançamento, será aberta uma tela apresentado as informações de valor, filial, datas de emissão, vencimento e fechamento sem a permissão de alterar, os demais dados deverão ser preenchidos pelo usuário.
  • Lançamento existente: permite selecionar uma movimentação do Linx Softpharma e vincular ao lote, somente será permitido esse vínculo se a movimentação estiver ativa e não estiver vinculada em outro lançamento.

Na baixa dos títulos o sistema rateará as taxas e comissões do lote, proporcionalmente entre os títulos. Somente será permitida a baixa se todos os títulos retornados no lote, tiverem vínculo dentro do sistema, evitando assim possíveis divergências.

Observação

Outra alteração importante, foi no processo de Contas a Receber, a partir desta atualização serão salvas as formas de pagamentos, os vencimentos por parcela e o código de identificação da transação para conferência futura retornados na comunicação com o Linx Conecta.

Ações com Internet Banking

Internet Banking

Quando produto Internet Banking liberado, haverá as seguintes opções:

  • Gerenciar Boletos - acessa a tela de gerenciamento de boletos Stone, onde será possível listar os boletos e executar algumas ações relacionadas a estes boletos - mais informações.
  • Gerar boletos Stone - Ao selecionar esta opção será gerado boleto dos títulos selecionados, os títulos que poderão ser gerado boletos são:
    • Títulos ativos
    • Não estarem vencidos

    • Não possuir boleto Internet Banking, ou o boleto esteja com situação diferente de "Expired" ou "Cancelled"

      • Se o boleto estiver nestas situações (expirado ou cancelado) poderá ser gerado outro boleto para o título.
    • Sem chave de fechamento
    • Cliente que o título se refere possuir CPF ou CNPJ