A  partir da versão 2.3.0.4 encontra-se liberado a implementação do programa MultiFidelidade da rede MultiDrogas. Segue abaixo a configuração e utilização do mesmo.

Para saber mais do programa MultiFidelidade da rede MultiDrogas  clique aqui.

Configurações

Para iniciar as configurações vá ate o menu  Cadastros > Usuários > Usuários, selecione o usuário desejado, e vá até a aba Integrações.


Figura 01 - Cadastro de Usuários - Token


Preencha o campo Token.

O Token do usuário, é obtido pelo cadastro no portal do multifidelidade (pelo cliente) e é responsável por validar quem realizou a operação no sistema multifidelidade.


Em seguida vá até o menu Cadastros > Usuários > Grupo de Usuários, selecione o grupo do usuário que terá a permissão para o módulo e coloque a letra "S" no campo indicado abaixo:


Figura 02 - Cadastro de Grupo de Usuários


É necessário o cadastro de um tipo de pagamento para aplicar o bônus recuperado, para isso, vá até o menu Cadastros > Tipos e Formas de Pagamento > Tipos de Pagamento e cadastre um tipo como "Bonificação".

 

Figura 03 - Cadastro de Tipos de Pagamento


As demais configurações para a integração estão no Cadastro de Filiais na aba Integrações. Vá até o menu Configurações > Filiais > Integrações.


Figura 04 - Configurações Filiais - Aba Integrações

A sub-aba "Configs Gerais"

Nessa aba existem as opções:

  • Integração habilitada para esta filialDefine se será executada as rotinas de Venda, Resgate e Cancelamento no MultiFidelidade.
  • Solicitar número do cartão em todas as vendasDefine se será aberta uma tela solicitando o cartão multifidelidade em todas as vendas. Se habilitado, todas as vendas: venda entrega, cesta, cesta entrega, venda NFe; será solicitado o cartão, caso desmarcado, o número do cartão será apenas solicitado na Venda, VendaNFe e Cesta caso o comando Shift + F4 seja acionado. (o comando está descrito no Ctrl + A na tela de vendas).
  • Tipo de pagamento para aplicar o bônus recuperado:Toda venda que é informada o cartão MultiFidelidade, é realizada uma consulta no WebService para demonstrar os créditos que o cliente possui e seu nome que foi cadastrado no MultiFidelidade, caso o cartão não for encontrado (ou algum outro problema) uma mensagem de erro é exibida, porém a venda prossegue. Desta forma, há  a possibilidade de converter este valor de bônus em desconto para o cliente. Este valor deve ser passado como um tipo de pagamento (Bonificação) no cupom fiscal, sendo assim, utiliza-se a configuração para selecionar qual o tipo de pagamento será utilizado na impressora para imprimir o valor "Bonificado" do resgate.

O envio da solicitação de resgate é feito após a impressão do cupom fiscal, e caso o sistema não consiga efetuar, ele pode ser consolidado depois através do menu Utilitários > Integrações > Confirmação de Transações Multifidelidade

  • Código da Filial no MultiFidelidadeCódigo fornecido pela rede Multidrogas para cada filial cadastrada.



>>>>> Acesso ao portal: http://hmlfidelidade.redemultidrogas.com.br <<<<<


SUB-ABA "RESTRIÇÃO DE PAGAMENTOS"

Há alguns tipos de pagamentos que não podem contar pontos no multifidelidade, nesta sub-aba devem ser marcados quais são eles.


Figura 05 - Restrição de Pagamentos


Utilize os botões de marcação ou as teclas padrões de marcação do Sistema Linx Farma Big para definir quais os tipos de pagamento que não devem ser computar os pontos.

SUB-ABA "RESTRIÇÃO DE PRODUTOS"

Há alguns produtos que não devem ser enviados para o multifidelidade, estes produtos terão seu valor abatido por rateio nos pagamentos que contam bônus na requisição.

Se o valor do produto que é restrito é maior que o valor de pagamento que conta bônus a venda não é enviada para o multifidelidade.


Figura 06 - Restrição de Produtos


Tela de Vendas

Foram adicionados uma rotina de envio do pedido na venda e na entrega, e também a recuperação de bônus na venda e na entrega.

 

Figura 07 - Cartão MultiFidelidade na Venda


A venda será desenvolvida como é habitualmente, e ao digitar a tecla ESC para encerrar a venda e escolher a opção 3 - Finalizar venda será exibida a tela para digitação do cartão MultiFidelidade.

Existe uma tecla de atalho para obter o cartão e definir que a venda irá para o MultiFidelidade que poderá ser utilizada a qualquer momento da venda Shift + F4


O número do cartão poderá ser alterado durante a venda, porém não na entrega. A venda respeitará a configuração de "Solicitar número do cartão em toda as vendas", informado na Figura 04.

Caso o usuário não informe o cartão, a integração não será efetuada.

Ao digitar o cartão será exibida a tela abaixo:


Figura 08 - Consulta e resgate de bônus MultiFidelidade

O bônus poderá ser gerado em qualquer uma das lojas MultiDrogas, porém somente será resgatado na loja de origem do cadastro do cartão.

O saldo dos bônus nas vendas são computados 48 hs após a confirmação da mesma. 


Nesta tela pode-se encontrar o Saldo de Bônus do cartão e o valor a ser recuperado, onde o mesmo será abatido no valor da venda.

Digite o valor do bônus a ser recuperado, e será exibida a tela de forma de pagamento.


Figura 09 - Fechamento da Venda - Forma de Pagamento


O envio da venda para o Multifidelidade será após o fechamento do cupom fiscal.

Caso não conseguir enviar, existe a possibilidade do usuário enviar pelo portal do multifidelidade manualmente.

Para tanto vá até o menu Utilitários > Integrações > Confirmação de Transações MultiFidelidade, e será exibida a tela abaixo:

 

Figura 10 - Confirmação de Transações MultiFidelidade


Esta tela tem a finalidade de confirmar transações não efetivadas, e poderá servir de consulta seguindo os filtros de data, operação ou número de lançamento, porém poderão ser confirmadas apenas transações que não estão efetivadas.


Momentos que será solicitado o cartão MultiFidelidade:

  • Venda: Antes de chamar a tela de pagamentos. Senão, pelo atalho Shift + F4; (Os processamentos no multifidelidade são na finalização da impressão do cupom fiscal).
  • Venda Entrega: Mesma rotina que a venda.  (Os processamentos no multifidelidade são na finalização da impressão do cupom fiscal na venda, na entrega não é executado pois o CF já foi emitido).
  • Cesta: No fechamento da cesta se configurado para pedir em toda venda. Senão, pelo atalho Ctrl + F4; (Não é processado no multifidelidade, só quando finaliza a venda no caixa).
  • Cesta Entrega: Na finalização da confecção da cesta entrega. A escolha do tipo de Pagamento é feita no balcão e não poderá ser alterado no caixa.

Cancelamentos

O procedimento de cancelamento da venda é feito diretamente no Linx Big, no menu Operacional > Consultas e Cancelamentos ou no botão  na barra de menu rápido, e selecione a venda ou a data da mesma para que seja listado.


Figura 11 - Consultas e Cancelamentos


Ao tentar efetuar o cancelamento parcial, será exibida uma mensagem informando que a operação não é permitida, se o usuario deseja cancelar a venda apenas no sistema.

Ao tentar cancelar uma venda multifidelidade após 48h de sua efetivação, será exibida uma mensagem que as vendas não podem ser canceladas no multifidelidade após 48, se o usuário deseja cancelar a venda apenas no sistema.


Figura 12 - Prazo de Cancelamento Ultrapassado

O Cancelamento do último cupom na venda efetuará o cancelamento no multifidelidade caso haja uma transação amarrada. 

Possíveis ERROS e Soluções

→ Ao finalizar a venda, e digitar o cartão MultiFidelidade

 

Figura 13 - Erro no Pagamento da ECF


Para solucionar associe a forma de pagamento criada na Figura 03 na Impressora Fiscal.

(Para esse procedimento acesso o suporte Linx Big)

→ Erro ao finalizar a venda de TOKEN inválido

 
   

Figura 14 - Erro de Token Inválido


Solução é entrar no menu Cadastros > Usuários > Usuários na aba "Integrações" e colocar o Token informado pela rede MultiDrogas para o usuário selecionado, informado na Figura 01 , e em seguida (se a venda for efetuada) vá ao menu Utilitários > Integrações > Confirmação de Transações MultiFidelidade> e  clique no botão .

 

Figura 15 - Seleção de Token do Usuário


Selecione o usuário correto  clicando no botão correspondente.