O sistema permite a emissão de notas complementares tanto para NF-e de Terceiros quanto para Emissão NF-e (saída), abaixo vamos abordar o funcionamento de cada um das operações.

Acesso Rápido

Acesso Rápido

Localização: Lançamentos > Faturamento > NF-e Complementar

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F2:Consultar
F3:Novo Lançamento
F6:Adicionar Nota Origem
F7:Carregar Nota Complementar
ALT + I:Imprimir
ALT + F:Fechar

Observação


F6 - Adicionar Nota Origem: utilize caso queira selecionar mais de uma nota origem, para emitir a nota complementar.

F7 - Carregar Nota Complementar: utilize para buscar e visualizar notas complementares já emitidas. Pressionando este atalho, abrirá o programa "Consulta NF" para buscar a nota que deseja visualizar.

NF-e de Terceiros

Quando selecionada essa operação habilitará os campos para seleção da nota de origem, e posteriormente os campos para lançamentos dos impostos conforme a nota complementar emitida pelo fornecedor.

Dados da nota original

Selecione qual o Tipo de Nota que deseja buscar para lançar a nota complementar, se: Compra, Bonificação, Outras Entradas, Entradas por Transferência. Em Nota Fiscal  informe o número da nota ou realize uma busca, a opção "F2" está disponível para abrir o programa "Consulta NF", logo após selecionar a nota, serão listados os produtos da nota selecionada, é possível buscar mais de uma nota, desde que o fornecedor seja o mesmo, caso necessite. Após selecionar a nota, os campos fornecedor, série, data de emissão, data de entrada, serão preenchidos automaticamente com as respectivas informações da nota.

Importante


Após a seleção da NF-e que será complementada, deverá ser adicionado as informações da nota complementar para continuar o lançamento.

Dados da nota complementar

Para a nota complementar, é necessário informar um número com até 9 dígitos e uma série com até 3, em seguida é preciso informar a data de emissão, lembrando que não pode ser inferior á data de emissão da nota original, nem superior á data atual, feito isso, informe qual será a data de entrada, que não pode ser inferior a data de emissão da nota complementar e superior a data atual, a data de lançamento deverá respeitar a data de consolidação fiscal e contábil. Quando o modelo da nota for "55-NF-e", será necessário informar a chave da nota.

Observação


No quadro, onde os itens da nota original serão listados, ao dar duplo clique sobre o item abrirá uma segunda tela, também chamada "NF-e Complementar" para que seja informado: Origem da Mercadoria; CST; Base de ICMS; %ICMS; Valor de ICMS; Base de ICMS ST; %ICMS ST; Valor de ICMS ST; IPI; Valor Adicional do produto e se deseja Creditar ICMS. 


  • O campo "Creditar ICMS" deve ser marcado quando a tributação do produto for do tipo Tributado.
  • O campo "CFOP" já estará preenchido com o CFOP, devidamente configurado para a operação NF-e complementar, nas configurações tributárias da filial.

Após preencher cada campo, clique em "Gravar" para que as informações sejam gravadas para o item. Na sequência, retornará à tela inicial, já com as informações no produto. No rodapé da tela, estará o campo "Valor Total" que será preenchido automaticamente com o total da nota complementar. Também terá o totalizador das informações tributárias inseridas nos produtos. Na gravação da nota complementar, será considerado apenas os itens que tiveram suas informações tributárias informadas. 

Emissão de NF-e

Quando selecionada essa operação habilitará os campos para seleção da nota própria (venda/devolução), será necessário informar o número de série da nota e posteriormente o usuário poderá informar os dados dos impostos conforme a necessidade, ao pressionar o botão Gravar será emitida a nota complementar. 

Dados da nota original

Selecione qual o Tipo de Nota que deseja buscar para emitir a nota complementar, se: NFe, NFCe. Em Nota Fiscal  informe o número da nota ou realize uma busca, a opção "F2" está disponível para abrir o programa "Consulta NF", logo após selecionar a nota, serão listados os produtos da nota selecionada, é possível buscar mais de uma nota, desde que o fornecedor seja o mesmo, caso necessite. Após selecionar a nota, os campos Série, Destinatário, Data de Emissão, Data de Entrada, serão preenchidos automaticamente com as respectivas informações da nota.


Informações Importantes:

Com o preenchimento das informações acima, o sistema terá as seguintes tratativas: PIS/COFINS, lançará automaticamente com CST 98, base de cálculo e alíquota zeradas. Se para o CFOP de entrada estiver parametrizado para calcular Custo Médio, atualizará o custo médio do item que teve alteração nos valores de ICMS ST, IPI e VALOR PRODUTO, conforme as seguintes fórmulas:

     Cálculo do Custo Médio:

     Cálculo do Custo Médio Contábil:

Se lançado valor em ICMS ST, IPI ou VALOR do PRODUTO, o somatório deste valor gerará um título no programa "Movimento de Contas a Pagar", abrindo a tela de desdobramento do título, para gerar um título no Contas a Pagar. Será utilizado o plano de contas configurado para a operação Entrada de mercadoria. Esta nota será registrada com o tipo: ENTRADA. Este título só será excluído mediante a exclusão/cancelamento da nota complementar.

Ao gravar a nota fiscal será validado a Consolidação Fiscal, a "data de entrada" da nota complementar deverá ser superior a data de consolidação fiscal para a filial selecionada no lançamento. Lembrando que a consolidação fiscal é lançada no programa de mesmo nome, localizado em Lançamentos> Faturamento.