Através do programa Produtos são realizadas as inclusões e manutenções de produtos. Esta funcionalidade está localizada em Produtos > Produtos.

Figura 01 - Acessando o cadastro de produtos

O cadastro de produtos pode ocorrer de duas formas, sendo a primeira via importação através dos arquivos de transmissões e a segunda é o cadastro manual.

Neste informativo vamos abordar sobre o funcionamento do programa e as manutenções.

Cadastrando produtos

O cadastro de produtos é dividido em dados de identificação, principal, preços, substâncias, classe terapêutica, farmacológico, alternativos e dados associados.

Figura 02 - Cadastro de Produto

Dados de identificação

Os dados de identificação do produto são código de barras, código interno, nome (descrição) e apresentação do produto.

Figura 03 - Identificação do Produto

No campo status do cadastro é possível definir se o cadastro está:

  • Revisado: informa que o produto já passou pelo processo de revisão e está apto a ser utilizado em listas de preços, tabloides e entre outras ferramentas.

  • Aguardando revisão: quando um produto é importado via arquivos de movimentação diária é identificado como aguardando revisão. Esse status também é utilizado pelas Redes Associativas que utilizam checagem de cadastro, onde somente será alterado para revisado após passar por revisão de duas ou mais pessoas.

  • Não será revisado: essa situação é utilizada para aqueles produtos que não são comercializados pela Rede Associativa.

No campo situação é apresentado se o mesmo está ativo ou inativo.

Para vincular outros códigos de barras ao principal clique em, então o sistema direciona para a tela abaixo, para que possam ser informados os demais códigos e selecionar qual é o principal.

Figura 04 - Código de barras vinculados


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Principal

Nesta aba são cadastrados os dados principais do produto. Informe o fabricante (laboratório), através do campo divisão é possível informar a qual departamento no fabricante o produto pertence, por exemplo: Higiene e Beleza, Medicamentos, Uso e Consumo e entre outros.

Figura 05 - Dados principais

Quando houver marca e holding vinculada ao fabricante será possível informar a quais marcas e holdings o produto pertence, essas informações não são obrigatórias.

Informe o tipo de produto, grupo principal, o NCM, a lista (positiva, negativa ou neutra), uso contínuo, registro MS e portaria se houver, a forma e quantidade de apresentação, unidade de medida e fração.

Os status da GS1 são:

  • Sem classificação: são produtos que ainda não foram classificados pelo usuário.
  • Pendente de envio: utilizado para novos produtos, cadastrados manual, via transmissão diária ou por importação, sinaliza que o produto ainda não foi enviado para GS1.
  • Em processamento: indica que o produto está em uma fila de processamento aguardando algum retorno do fornecedor. 
  • Produto encontrado: identifica que o produto foi retornado com sucesso,  clique em  para visualizar os dados importados pela integração.
  • Não enviar: indica que esse produto não deverá ser enviado a GS1.
  • Produto não encontrado: retorno após a busca onde não encontrou dados na integração. 


Através do Cadastro de Produtos o usuário pode alterar para status manualmente, os status liberados para manutenção são: Sem classificação, Pendente de envio e Não enviar para GS1.



Quando o produto estiver com os status Em processamento, Encontrado/Consultado e Não encontrado, o campo será bloqueado para edição.



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Preços

Nesta aba estão estarão disponíveis os campos para informar os preços de fábrica, percentual (%) de markup e preço de venda do produto por tributação.

A tributação cadastrada somente será apresentada se estiver marcada a opção “Exibir no cadastro de produtos" no cadastro de tributação.

Figura 06 - Preços

Ao clicar em o sistema substituirá os valores por R$ 0,01. E, quando no campo preço controlado estiver selecionada a opção sim, indica que o produto poderá ser vinculado a uma Lista de Preços.


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Substâncias, classes terapêuticas e farmacológicos

Nas abas abaixo é possível cadastrar informações mais especificadas do produto:

  • Substância: permite ao usuário incluir uma ou mais substâncias do produto, bem como a sua concentração. A concentração não é obrigatória.

  • Classe terapêutica: informa a classificação do produto, como por exemplo: antialérgico, anti-inflamatório, antidepressivo.

  • Farmacológico: através desta aba é possível informar a utilização da medicação, por exemplo: relaxante muscular, pressão arterial e entre outros.


Alternativos

Através desta aba é possível incluir os produtos que serão indicados como vendas alternativas. Normalmente essa função é utilizada para indicar a venda de um determinado produto ou na falta deste qual atenderia ao consumidor final.

Figura 07 - Alternativos


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Dados Associados

Nesta guia permite ao usuário visualizar os dados do produto conforme as movimentações realizadas por Associados (lojas), os campos abaixo são apresentados somente como leitura.

Figura 08 - Dados associados


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Consultando produtos

Na tela de consulta por produtos estão disponíveis diversos filtros conforme imagem abaixo.

Figura 09 - Consulta de produtos

Os cadastros que possuem produtos alternativos vinculados são destacados na cor verde, e ao selecionado habilita o botão , então nos resultados da pesquisa retornam o produto consultado e seus alternativos.

Figura 10 - Consulta de produtos alternativos

Manutenção de cadastros

O sistema permite a manutenção dos cadastros de produtos, os campos obrigatórios estão destacados com um asterisco ( * ). Após realizar as devidas alterações clique em .

Figura 11 - Campo identificado com asterisco

Inativando cadastros

Para inativar um produto basta selecionar o produto desejado e clicar em . Após essa ação os vínculos do item com listas de preços, tabloides e listas de preços são desfeitos e a situação é alterada para Inativo.

Outras funcionalidades

A função transferir produtos possibilita ao usuário transferir os códigos de barras principal e vinculados de um produto para outro.

Essa transferência deve ser executada com cautela, pois não há como estornar o processo realizado.


Para efetuar a transferência deve consultar pelo produto de origem, e depois clicar em , então abrirá a tela abaixo onde deverá informar o produto de destino.

Figura 12 - Transferir produtos


Após confirmar a transação, o produto de origem ficará como inativo e o seu código de barras será substituído por um código interno.


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Através da função exportar é possível gerar um relatório com os produtos ativos do sistema. Ao clicar em , abrirá uma tela com alguns filtros que permite o refinamento da pesquisa.

Figura 13 - Exportando produtos

No status do cadastro poderá escolher se serão listados todos os produtos, somente os revisados, os que estão como aguardando revisão ou não revisados. Informe o período da data de cadastro ou da última alteração. É permitido filtrar por fabricante, grupo principal e tipo de produto.

Os filtros não são obrigatórios, no entanto visam facilitar a pesquisa.


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Para atualizar os preços do produto selecionado conforme as listas de preços oficiais da Guia da Farmácia e ABC Farma, clique em , então o sistema abrirá a tela abaixo, na qual poderá selecionar a lista desejada.

Após a atualização, na guia Produtos > Preços serão atualizados os preços cuja as tributações estiverem ativas e marcadas para serem exibidas.


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Alguns fabricantes enviam às lojas kits de produtos para serem comercializados, com o intuito de estimular vendas. No entanto, esses kits são compostos por produtos que já estão cadastrados no sistema individualmente. Ao clicar em , o sistema abre a tela abaixo que permite informar o produto identificador, e vincular a ele os produtos que compõe o kit.

Figura 14 - Kit de produtos

  • O produto identificador do kit deve ser previamente cadastrado.

  • Somente é possível inserir produtos ativos.

  • Não é permitido informar um kit como produto vinculado.

  • O campo quantidade sinaliza quantas unidade há desse produto no Kit, por exemplo: 2 Shampoos e 01 Condicionador.


Através desta funcionalidade o usuário poderá visualizar os registros de alterações de alguns campos de um determinado produto.

Para analisar os logs, selecione o produto desejado e clique em , então o sistema abre a tela abaixo com o histórico de alterações realizadas, na linha ao clicar em i direciona para uma outra tela com os logs das alterações realizadas.

Figura 15 - Logs de produtos


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Neste artigo vamos abordar sobre a integração entre a GS1 e o Plugpharma, no processo de revisão de cadastros de produtos.

Objetivo

Essa integração possibilita a Rede Associativa consultar o cadastro de produtos na GS1 em lote (automático) ou individual (manual), essas informações são armazenadas no Plugpharma, que poderão ser utilizadas durante a revisão dos cadastros. 

Configurações

Para configurar acesse o programa Integração GS1, localizado no módulo Parâmetros, onde na aba Configuração deverá informar o limite de consultas automáticas por dia que o Plugpharma realizará junto a GS1, essas consultas são realizadas por código de barras (EAN).


Figura 01: Configurações


Além disso, deverá configurar se a consulta será por:

  • Código de barras principal: a busca será realizada pelo EAN principal do produto

  • Código de barras auxiliares: a consulta será realizada pelos EANs auxiliares do cadastro de produto. 

  • Se deseja consultar os auxiliares quando o principal for inválido na GS1, esse parâmetro somente estará habilitado quando estiver marcada a opção Consultar o código de barras principal?,

  • Se deseja também consultar pelo código de barras da caixa, essa informação será útil no caso de medicamentos fracionados (cartelados / blisters). 

Em autenticação são informados os dados de comunicação, informações essas repassadas pela  GS1:

  • Login,

  • Senha,

  • Client ID,

  • Client Secret.

Consultas

Consulta em lote (automática)

Diariamente serão enviados automaticamente o número x de código de barras (EANs) para a GS1, o número total de EANs enviados é definido através do programa Integração GS1. 

Somente serão enviados os produtos que estão com o status igual a Aguardando Revisão, após o retorno do fornecedor no cadastro do produto terá os campos Status do produto via GS1Data de envio para consulta devidamente atualizados clique aqui para mais informações sobre esses campos.


Consulta individual (manual) 

Para realizar a consulta manual acesse o Cadastro de Produtos, localizado no módulo Produto, informe o produto desejado e  clique em , então o Plugpharma validará junto a GSI os dados, e após o retorno atualizará os campos Status do produto via GS1 e Data de envio para consulta armazenará a data e hora da consulta. 

Figura 02: Cadastro de produtos


Os status da GS1 são:

  • Sem classificação: são produtos que ainda não foram classificados pelo usuário.
  • Pendente de envio: utilizado para novos produtos, cadastrados manual, via transmissão diária ou por importação, sinaliza que o produto ainda não foi enviado para GS1.
  • Em processamento: indica que o produto está em uma fila de processamento aguardando algum retorno do fornecedor. 
  • Produto encontrado: identifica que o produto foi retornado com sucesso,  clique em  para visualizar os dados importados pela integração.
  • Não enviar: indica que esse produto não deverá ser enviado a GS1.
  • Produto não encontrado: retorno após a busca onde não encontrou dados na integração. 


Através do Cadastro de Produtos o usuário pode alterar para status manualmente, os status liberados para manutenção são: Sem classificação, Pendente de envio e Não enviar para GS1.

Quando o produto estiver com os status Em processamento, Encontrado/Consultado e Não encontrado, o campo será bloqueado para edição.


Para visualizar as informações retornadas  clique em  


Figura 03: Informações GS1


Através do botão o usuário poderá copiar a informação do campo para posteriormente colar no cadastro do produto.  

produtos: Consultas e Relatórios

Ao exportar o cadastro de produtos há a opção Informações GS1, que após clicar nesse botão, abrirá a tela abaixo,  permitindo o usuário escolher se deseja:

Figura 04: Relatórios


  • Exportar apenas informações retornadas pela GS1, será gerado um arquivo no formato .csv com a seguinte nomenclatura GS1AAAAMMDDHHMM.csv
  • Exportar informações do Plugpharma e GS1será gerado um arquivo no formato .csv com a seguinte nomenclatura PlugpharmaVSGS1AAAAMMDDHHMM.csv

As informações da GS1 são: nome, marca, código NCM, código de barras e status. 

Na tela de Consulta de Produtos foram inclusos um parâmetro que permite ao usuário se ele deseja pesquisar somente por produtos retornados pela GS1, e uma coluna identificadora.
Figura 05: Consulta de produtos


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