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Millen-22977 - Lote RPS - Layout para Município de Itapevi - SP

Objetivo

Possibilitar a integração online com a Prefeitura Municipal de Itapevi, para que as notas fiscais de prestação de serviços sejam enviadas automaticamente para a prefeitura e, após o processamento, o retorno destas seja recebido também de forma automática.

Para disponibilizar esta automação aos usuários do e-Millennium, foi desenvolvido um módulo para realizar a leitura de determinado número de movimentações geradoras de NFSE, que ainda não tenham sido enviadas para a SEFAZ municipal e enviá-las para o Webservice da prefeitura do município de Itapevi.

As notas fiscais emitidas serão enviadas para uma fila interna do sistema e, na sequência, enviadas automaticamente para a prefeitura. Após o processamento das notas, o retorno das informações será recebido e os dados no sistema serão atualizados automaticamente.

Atenção! Este recurso não acompanha a versão do sistema. Para utilizá-lo, solicite aos nossos consultores que forneçam o módulo para instalação. Caso você não consiga fazer a instalação, entre em contato com nosso departamento comercial e solicite a visita de um consultor.



Pré-requisitos

  1. Instalar o certificado de emissão das NFSe;
  2. Instalar executável BM_NFSe.exe;
  3. Instalar o módulo millenium!rps_automatico.minst. Para informações sobre como fazer a instalação de módulos no e-Millennium acesse o Manual de instalação de módulos no e-Millennium.



Parâmetros

Configurando o certificado de emissão das NFSe

Na máquina onde as notas serão emitidas, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o caminho: Utilitários > Administrador > Configurações Gerais > Nota Fiscal Eletrônica > guia Danfe;
  2. Selecione o certificado digital instalado para emissão de NFSe e salve as configurações;

Configurando evento para emissão de NFSe

Em Utilitários > Administrador > Eventos, selecione o evento configurado para faturamento de serviço e configure:

  • Na guia Geral, campo Tipo de Produto, selecione a opção Serviço;
  • Na guia Fiscal, campo Modelo NF Padrão, deve ser selecionado o modelo 00 Nota Fiscal de Serviço;
  • Na guia Logística, campo Influência no Estoque, selecione a opção N. Infui;
  • Salvar.

Configurando cadastro de serviços para emissão de NFSe

Em Produtos e Serviços > Serviços, é preciso ter serviços cadastrados no sistema. Faça a busca, selecione o serviço, dê um duplo clique sobre ele ou clique no botão Altera Serviço, configurar:

  • Na guia Fiscal, no campo Município homologado, selecione o município para o qual o lote NFSe deve ser gerado.
  • Código Lista de Serviços LC 116/03, selecione o código relativo ao tipo de serviço (Código da Atividade).
  • Código de Tributação do Município, preencha com o respectivo para Itapevi;
  • Alíquota ISS (%), preencher;
  • Código Cnae do Serviço, preencher;
  • Salvar.



Observação: os demais campos deste cadastro devem ser preenchidos de acordo com as características fiscais da empresa emitente, de acordo com a prefeitura do município.

Configurando cadastro de filiais para emissão de NFSe

Em Utilitários > Empresa > Filiais, selecione a filial responsável pela emissão das NFSe;

  • Na guia Tributação, configurar:

Cnae, preencher;
Certificado Digital, selecionar após estar instalado na máquina;

  • Na guia Tarefa, configurar:
  • Ligue o parâmetro Utiliza Nota Fiscal Eletrônica de Serviços;
  • No campo Ambiente, selecione a opção Produção (após a realização dos testes de emissão):
  • Preencha o campo Dados Extras NFSe (CPF do usuário + senha, fornecida pelo órgão municipal);
  • Os demais campos da tela devem ser preenchidos de acordo com as características das operações realizadas pela empresa.

Configurando cadastro de cliente para emissão de NFSe

Em Vendas > Cadastros > Clientes, configurar:

  • Código;
  • Razão Social;
  • Nacionalidade;
  • Tipo de Empresa;
  • PJ/PF;
  • Preencher os demais campos;
  • Salvar.

Configurando Lote RPS para utilização

Em Utilitários > Administrador > Configurações Gerais;

  • Em Controladoria > Fiscal > Nota Fiscal;
  • Informe o nome do serviço do lote RPS desejado;
  • Informe a quantidade de notas por arquivo;
  • Desconsidera Produto do Movimento de Origem no Lote RPS (Ligar, se houver produto na NF que não deve ser enviado o valor no lote);
  • Salvar.

Obs.: há quatro opções de macros disponíveis para incluir no nome do serviço: DESC_PRODUTO, COD_PRODUTO, MÊS_ANO e DATA. Basta inserir no texto entre cifrões. Exemplo: $COD_PRODUTO$.




Entradas

Gerando o arquivo de RPS

Em Controladoria > Fiscal > Gera Lote RPS:

  1. Clique no botão + Gera RPS;
  2. Selecione:
  • Origem Dados: Títulos
  • Tipo de data: Emissão
  • Data Inicial/Final, preencher para delimitar o período a ser consultado;
  • Cliente, somente se for para um cliente específico;
  • Preencher as alíquotas dos impostos;

  • Clique em Próximo

  • Clique em Próximo novamente.
  • Na etapa Dados para geração, selecione os campos:
  • Evento: SE01 NOTA FISCAL DE SERVICO;
  • Filial;
  • Conta;
  • Serviço: SE01 SERVIÇO PARA TESTE DE NOTA FISCAL;
  • Ligar o parâmetro Enviar Lote RPS Automaticamente;
  • Próximo;
  • Aguarde a mensagem de comando executado com sucesso.

  • Faça uma consulta para visualizar o lote gerado e observe que está configurado para ser enviado automaticamente.


Enviando Lotes RPS

Uma vez gerado com a Flag "Enviar Lote RPS Automaticamente" marcada, o envio das movimentações será realizado pelo Scheduler, de acordo com o tempo configurado.
Por padrão, o scheduler está configurado para realizar os envios a cada 60 minutos, porém este tempo pode ser modificado de acordo com a necessidade da empresa.


Acesse o link Visualizar Notas para acompanhar o envio das movimentações.

Status de processamento que podem ocorrer na tela de visualização:

  • Aguardando Processamento: Movimentos que estão no lote, porém ainda não foram enviados (aguardando execução do scheduler);
  • NF Processada: Movimentos que estão no lote e já foram enviados/aprovados;
  • Erro: Movimentos que estão no lote, já foram enviados, porém houve erro na autorização da NFSe.

Excluindo Lote RPS

Em Controladoria > Fiscal > Gera Lote RPS:

  • Faça uma consulta;
  • Selecione o lote;
  • Clique em Excluir Lote RPS;
  • Confirmar.


No link Visualizar Notas é possível acompanhar o status do cancelamento. Lembrando que o scheduler faz a atualização dos processamentos a cada 6 minutos (ou no prazo definido pelo usuário) e talvez demore um pouco para que a informação de cancelamento seja atualizada.

Status de cancelamento que podem ocorrer na tela de visualização:

  • Aguardando Cancelamento: Movimentos que estão no lote, porém ainda não foram cancelados (aguardando execução do scheduler);
  • NF Cancelada: Movimentos que estão no lote e já foram cancelados;
  • Erro Cancelamento: Movimentos que estão no lote, já foram enviados, porém houve erro na tentativa de cancelamento da NFSe.


Atenção! Após a execução do Scheduler, o Lote RPS é excluído da base de dados e não será mais exibido na listagem de lotes.

Exclusão do Lote Antes de finalizar o envio das movimentações

  1. Se o Lote Rps gerado for excluído (Cancelado) pelo usuário, o sistema deverá interromper o processo de envio dos dados ao webservice.
  2. Após isto, deverá cancelar as notas fiscais que já tenham sido processadas e emitidas na Sefaz, bem como realizar o cancelamento de todas das movimentações geradas pelo lote.

Exemplos:

  1. Em um lote com 100 notas em um processo que leve determinado período para envio de todas elas à Sefaz. Após alguns minutos, percebe-se que é necessário realizar o cancelamento. Neste período, foram enviadas e emitidas 20 notas do montante. Nesta situação, o sistema irá cancelar estas 20 notas e não enviará as outras movimentações para envio: estas notas não enviadas não terão seus números utilizados e estas movimentações criadas serão excluídas.
  2. Em um outro cenário onde todas as notas já foram enviadas para à Sefaz, todas serão canceladas no e-Millennium e seus registros escriturados e integrados.


NOTA

Todas as notas fiscais canceladas poderão ser consultadas na tela de " Status de NFe", disponível no menu fiscal do sistema.


Validações e Saídas

Em Vendas\Status NFe, as notas fiscais geradas podem ser visualizadas para saber se estão disponíveis para impressão.



Millen-25884 – Melhorias na identificação de transações TEF

Objetivo

Foram levantados alguns pontos de melhoria na identificação de transações do TEF para melhor atender a alteração do fisco do estado do Rio Grande do Sul, referente à obrigatoriedade de vincular comprovante de pagamento ao documento fiscal onde não será mais possível a utilização do POS.

RS - Fisco mantem obrigatoriedade de vincular comprovante de pagamento a NFC-e para estabelecimentos com faturamento superior a R$360.000,00 - Instrução Normativa RE nº 16, de 06.03.2023 - DOE RS de 08.03.2023

As solicitações/adaptações abaixo valem para todos os sistemas comercializados (e-Millennium, Store Manager, Millennium 2006, Millennium 2009 e Basic) e devem ser adicionadas para NF-e e NFC-e:

  1. Na tabela LANCAMENTOS identificar se o registro foi inserido através de uma transação TEF, atualmente só gravamos o NSU e Autorização, mas não tem como distinguir se foi um valor digitado manualmente pelo usuário ou se foi obtido pelo TEF.
  2. Criado um parâmetro no cadastro de filial para o usuário definir se não permitirá inserção de dados de cartão manualmente.
  3. Fazer validação do valor passado para a tag TpIntegra usando o novo parâmetro criado no item acima.


NOTA

O recurso irá funcionar tanto para emissão de cupom fiscal quanto para nota fiscal eletrônica.



Pré-requisitos

Instalar os módulos B5DrvPackRemote e B5DrvPackRemoteCFe, para emissão de cupom fiscal.


Parâmetros

Em Utilitários\Empresa\Filiais, configure:

  • Na aba Dados Gerais da Filial, ligar o parâmetro Transações de cartão somente com TEF.



Entradas

Movimentação de venda com o novo recurso

Em Vendas\Movimentações, na finalização do faturamento da venda, caso o operador clique em Próximo Passo para emitir a nota fiscal, o sistema emitirá um alerta informando que a utilização do TEF na venda é obrigatória e não permitirá a execução da ação.


Para finalizar a venda, o operador deverá clicar em OK, acessar o TEF e preencher as informações.

Na tela de finalização, localize o botão ao lado da condição de pagamento, para abrir a janela do TEF:
Confirme as confira as informações da venda
Clique no botão TEF, para informar os dados do cartão.

Após finalizar a venda e emitir a nota ou cupom fiscal, faça uma consulta no xml gerado pela movimentação.

Em Vendas\Status NF:

  • Selecione a nota ou cupom
  • Clique em Salvar XML
  • Abra o arquivo e localize a tag tpIntegra, que deverá estar preenchida com valor 1, indicando que a venda foi realizada com a utilização do TEF.


Validações e Saídas

O sistema bloqueará a finalização da venda, caso o operador tente emitir a nota fiscal sem acessar o TEF para registrar a utilização do cartão.



Millen-27389 – Consultar Frete por Filial – Selecionar melhor transportadora e filial

Objetivo

Desenvolver funcionalidade para seleção da melhor transportadora e filial.
Este novo recurso irá atender empresas que realizam conferência de estoque disponível do item do pedido e da melhor transportadora, porém manualmente, o que demanda tempo.
Para automatizar esse processo, foram realizados alguns ajustes no sistema:

  • Criado parâmetro no cadastro de tipo de pedidos que habilitará o processo de consulta de estoque de todas as filiais e o percentual de tolerância nos valores dos fretes, para cálculos na cotação de frete do pedido;
  • Para cada filial que possuir o saldo no estoque do produto, o e-Millennium realizará a cotação do frete nas transportadoras habilitadas e definirá qual a melhor transportadora;
  • Após escolher a melhor opção do frete, a Transportadora e o Frete serão atualizados no Pedido de Venda.


Atenção! Este recurso não acompanha a versão do sistema. Para utilizá-lo, solicite aos nossos consultores que forneçam o módulo para instalação. Caso você não consiga fazer a instalação, entre em contato com nosso departamento comercial e solicite a visita de um consultor.



Pré-requisitos

Instalar o módulo millenium!reserva_transportadora.minst. Para informações sobre como fazer a instalação de módulos no e-Millennium acesse o Manual de instalação de módulos no e-Millennium.
Importante! Será necessário instalar e configurar o módulo de gateway de frete que presta serviço para a empresa.



Parâmetros

Configurando tipo de pedido para cotação de frete

Em Vendas\Cadastros\Tipo de Pedido:
Na guia Geral:

  • No parâmetro Permite Venda sem Estoque, selecionar a opção Não Reservar

Na guia Reserva Transportadora:

  • Ligar o parâmetro Atualiza Dados de Frete por Filial
  • Preencher o campo Tolerância para Definição de Transportadora

Configurando cadastro de transportadora

Em Logística\TMS\Cadastros, Transportadoras:
Na guia Geral:

  • Preencher o campo CNPJ / CGC

Na guia Frete e Seguro:

  • Ligar o parâmetro Gateway Frete;
  • Módulo, selecionar o gateway contratado pela empresa.

Na guia do gateway selecionado, informar os dados de conexão:

  • Token
  • Platform Code
  • Simulation Type
  • CNPJ de Cadastro
  • Preencher o grid Tipos de Frete
  • Tipos de Volume

Cadastrando as dimensões dos produtos a serem transportados

Em Produtos e Serviços\Produtos, na guia Logística, preencher os campos:

  • Dimensões do Produto Embalado para Cálculo de Frete: Altura, Largura e Peso

Configurando cadastro de clientes para cotação de frete

Em Vendas\Cadastros\Clientes, na guia Geral:

  • Verificar se os dados de endereço do cliente estão completos
  • Validar o preenchimento do campo CEP

Configurando filial para cotação de frete

Em Utilitários\Empresa\Filiais, na guia Geral:

  • Verificar se os dados de endereço do cliente estão completos
  • Validar o preenchimento do campo CEP



Entradas

Inclusão de pedido de venda com cotação de frete

Para fins de demonstração, no pedido de venda foi selecionada uma filial que não possui estoque para o produto vendido. Dessa forma, o sistema irá retornar várias opções de frete de acordo com as filiais que tiverem disponibilidade para entrega do produto.
Lembrando que o Tipo do Pedido foi configurado como "Não Reservar", para que possa criar o Pedido de Venda sem estoque na filial selecionada, e, com a nova funcionalidade, busque qual filial tem estoque disponível.


Atenção! Caso não esteja configurado, o sistema bloqueará a ação, informando que a filial selecionada no pedido de venda não possui estoque.
Em Vendas\Pedido de Venda:

  • Preencha os dados do cabeçalho do pedido;
  • Preencha os itens no grid de produtos;
  • Informe tipo de pagamento;
  • Informe a modalidade de frete;
  • Selecione a transportadora;
  • Selecione o tipo de frete;
  • No campo Valor Frete, clique na lupa para iniciar a consulta;
  • Aguarde o retorno da cotação e o preenchimento do pedido de venda com a melhor opção encontrada.


  1. Após informar os produtos no pedido, ao clicar em EFETIVAR, será verificado se existe alguma filial que tenha estoque para todos os produtos do pedido.
  2. É obrigatório que atenda a todos produtos, se houver 20 unidades do produto A e 20 unidades do produto B, é necessário que uma filial possua estoque total de ambos, caso contrário esta funcionalidade será desconsiderada.
  3. Então, após encontrar quais filiais possuem estoque para os produtos do pedido. Faremos um looping realizando a cotação para todas as filiais encontradas. Se, forem encontradas 20 filiais que possuam estoque total dos produtos selecionados, o sistema fará 20 cotações.
  4. Obtendo as cotações, dentre todos resultados serão listados qual é o MAIOR VALOR e MENOR VALOR de frete entre elas.
  5. Agora no cadastro do Tipo de Pedido foi criado um campo para informar qual é a porcentagem da tolerância permitida entre os fretes.
  6. Com este valor configurado e o resultado da tolerância vamos definir qual caminho seguir para escolha do melhor frete.
  7. Será feito o cálculo do resultado da tolerância entre as cotações, como segue:


(((MaiorValorCotacao - MenorValorCotacao) / MenorValorCotacao) * 100)


  1. Com este resultado é verificado se o Valor Definido na configuração está maior ou menor para o resultado do Cálculo.
  2. Se o resultado do Cálculo for menor, escolhe pelo parâmetro de FRETE MAIS RÁPIDO.
  3. Se o resultado do Cálculo for maior, escolhe pelo parâmetro de FRETE DE MENOR VALOR.
  4. No final, o processo vai atualizar no pedido de venda as seguintes informações:

DATA ENTREGA
TRANSPORTADORA VENCEDORA
TIPO DE FRETE

Será feita a reserva de estoque para o produto na filial que foi encontrado estoque disponível.


Atenção! A transportadora e o tipo de frete serão preenchidos no pedido, porém o valor do frete não será atualizado neste momento.

Reserva no estoque da filial e geração do pré-faturamento
Após a análise e seleção da melhor transportadora e tipo de frete, será gerado o pré-faturamento, com a reserva na filial que tiver disponibilidade de estoque para atender o pedido.




Validações e Saídas

Caso nenhuma transportadora atenda aos requisitos de quantidade e percentual de tolerância, o processo não será concluído e será emitida uma mensagem de alerta.



Millen-28659 – Cálculo do custo médio dos produtos sem impostos

Objetivo

Desenvolvida rotina para calcular o custo médio sem o valor dos impostos. Foi realizada uma alteração na rotina de atualização de custo médio, para permitir que o cálculo sem o valor dos impostos. Em conjunto com a rotina atual, o custo médio sem impostos será gravado tanto na tabela PRODUTOS_CUSTO_MEDIO (campo CUSTO_MEDIO_SIMP), quanto na tabela MOV_ESTOQUE (campo CUSTO_MEDIO_SEM_IMP).
Para complementar o novo recurso, foi criado o relatório "517 -Valorização de Estoque (Kardex) -Sem Impostos", que dispõe os mesmos campos e tem o mesmo funcionamento do relatório "317 - Valorização de Estoque (Kardex)", porém mostrando os valores sem impostos.



Pré-requisitos

Em Vendas\Formação de preços, cadastrar o produto:

  • Na Tabela de Preço de Custo
  • Na Tabela de Preço de Venda



Parâmetros

Em Utilitários\Administrador\Eventos, no evento de entrada de mercadorias:

  • Na aba Contábil, preencher o campo Atualiza Custo Médio.



Entradas

Movimentação de entrada de compra

Em Compras\Movimentações, dar entrada nas notas de compras dos produtos.

Emissão do relatório 517, para verificação dos valores

Movimentação de saída de venda

Em Vendas\Movimentações, realizar as movimentações de vendas com emissão das notas fiscais.

Emissão do relatório 517, após a realização de duas vendas


Validações e Saídas

Relatório 517 – Kardex sem impostos X Relatório 317 – Kardex com impostos


INFORMAÇÃO

  1. Uma observação é que a forma de atualização do custo médio da MOV_ESTOQUE, depende do cadastro do evento que foi realizado. Veja o campo "Atualiza Custo Médio", onde é possível configurar se o custo médio é atualizado ou não, e qual a forma. Lembrando que este campo já existia e não foi alterado seu comportamento na customização.
  2. Antes de executar os relatórios 317 ou 517, o sistema executa o método MILLENIUM.ESTOQUE.ATUALIZACMP, o qual é responsável por calcular e atualizar os campos referentes ao custo médio nas tabelas MOV_ESTOQUE e PRODUTOS_CUSTO_MEDIO. Porém essa atualização nas tabelas é feita a partir de uma determinada data e posteriores, através da tabela IATUALIZA_CUSTO (view materializada). A inserção nessa tabela é feita automaticamente quando se efetua um movimento. Desta forma, ao efetuar um movimento com a data 15/02/2024, será inserido nessa tabela um registro para cada produto nessa data.
  3. Então os novos campos criados para calcular o custo médio sem imposto serão atualizados nas tabelas MOV_ESTOQUE e PRODUTOS_CUSTO_MEDIO a partir da data de movimento efetuado. Se por exemplo efetuasse um movimento com data retroativa (ex: 01/02/2020), as tabelas MOV_ESTOQUE e PRODUTOS_CUSTO_MEDIO seriam atualizadas a partir desta data em diante.
  4. Em resumo, caso se deseje testar com produtos já existentes na base, pode-se fazer novos movimentos com a data atual ou com data retroativa, para o sistema recalcular e atualizar registros antigos.



Millen-31130 - Integração Vtex - Enviar Campo "Label" e "Texto" da Imagem

Objetivo

Na integração entre e-Millennium e a plataforma VTEX, no front da plataforma existe um tratamento para ler as informações contidas no campo "Label" das imagens, usado para definir o padrão de exibição. Porém, atualmente, o e-Millennium não envia o campo Label, ao enviar as imagens a plataforma.
Para atender esta necessidade, foi necessário:

  • Desenvolver uma rotina que realizasse o envio do campo "Label" e as expressões de imagem para a plataforma;
  • Criar tabela para configuração de relação entre "Label" e "Expressão da Imagem" nas configurações adicionas;
  • Criar validação para cada campo, antes de ser enviado para a Vtex.


Atenção! Este recurso não acompanha a versão do sistema. Para utilizá-lo, solicite aos nossos consultores que forneçam o módulo para instalação. Caso você não consiga fazer a instalação, entre em contato com nosso departamento comercial e solicite a visita de um consultor.



Pré-requisitos

Instalar o módulo millenium_eco_active_vtex!mEnvio_Avancado_Imagem.minst. Para informações sobre como fazer a instalação de módulos no e-Millennium acesse o Manual de instalação de módulos no e-Millennium.



Parâmetros

Atenção! Para que a customização funcione corretamente, é necessário que no banco de dados a tabela "VITRINE_DADOS_VTEX" esteja com campo "USA_NOVA_API_PRODUTO" preenchido com o valor de 'T'.



Entradas

Em Produtos e Serviços\Vitrines\Vitrine de Produtos, incluir os produtos na vitrine a ser integrada com a Vtex.

Em Produtos e Serviços\Vitrines:

  • Faça uma busca e selecione a vitrine a ser integrada com a Vtex;
  • No link Ações, selecione Configurações Adicionais;
  • Na guia Geral, localize e preencha os campos:

Expressões de Imagens - informe o caminho para o local onde está armazenada a imagem a ser exibida, geralmente é um FTP, um repositório contratado.
Label - informe um nome para a imagem
Text - informe uma descrição para a imagem

Obs.: O nome e a descrição da imagem devem ser preenchidos de acordo com a necessidade da empresa e serão usados pela Vtex e/ou pela agência responsável pelo site.


INFORMAÇÃO

Importante! A imagem 1 sempre será a "Frente" do produto na Vtex, assim como na imagem 2 sempre será o "Verso" do produto. Para as demais imagens, não há especificação. As expressões definidas na tabela deverão ser aplicadas a todos os produtos relacionados à vitrine.


Validações e Saídas

  1. O campo Expressões de Imagens também está disponível na guia Configurações de Produto. Porém, ele deverá permanecer vazio, sempre que o usuário informar as expressões de imagens na tela de Configurações Adicionais. Isso é necessário porque o e-Millennium fará uma verificação antes de integrar com a Vtex, evitando um conflito de informações. Se o sistema detectar que o campo foi preenchido nas duas telas, será emitida uma mensagem de alerta e o usuário deverá providenciar a correção dos preenchimentos.
  2. Os campos Label e Text somente serão enviados na integração com a Vtex quando preenchidos junto com o campo Expressões de Imagens disponível na tela de Configurações Adicionais.




Millen-33304 – Emissão de nota fiscal de venda sem a taxa do Marketplace

Objetivo

As empresas que realizam vendas em marketplaces pagam a eles uma taxa de porcentagem e, cada marketplace tem a sua porcentagem em cima dos produtos vendidos. Quando a nota fiscal é emitida, sai o valor total dos produtos, incluindo a taxa cobrada pelo marketplace.

Em alguns casos, pode surgir a necessidade de a empresa realizar a emissão de notas fiscais dos produtos vendidos, através do marketplace, eliminando o valor da taxa cobrado por ele. Sendo assim, a nota fiscal seria emitida apenas com o valor dos produtos, descontando o valor pago ao marketplace.

Para permitir a emissão das notas fiscais de vendas de marketplaces com ou sem a inclusão da taxa de porcentagem sobre o produto vendido, foi realizado um ajuste no processo de emissão das notas:

  • Alterado processo de emissão de nota fiscal, para desconsiderar o percentual da taxa do Marketplace;
  • Criado parâmetro de percentual do Marketplace no tipo de pedido, para que seja informado o valor da taxa a ser desconsiderada no faturamento, no financeiro e na emissão da Nota Fiscal, mantendo o pedido de venda com o mesmo valor;
  • Criado parâmetro geral para definir qual evento será utilizado para a cópia da movimentação;
  • Criado link na tela de Consulta de Movimentações, para copiar o movimento e gerar a nota considerando a taxa do marketplace.


Quando este recurso estiver ativado, o sistema emitirá sempre a nota fiscal com os valores dos produtos sem a taxa do marketplace. Caso a empresa decida imprimir a nota com os valores incluindo a taxa do marketplace, deverá cancelar a primeira nota emitida e, na sequência, emitir a nota fiscal utilizando a cópia da movimentação.


IMPORTANTE

O e-Millennium não fará o cancelamento da nota fiscal automaticamente. Este é um procedimento interno da empresa e cabe a ela a responsabilidade pelo cancelamento, evitando a duplicidade de lançamentos no sistema.


Atenção! Este recurso não acompanha a versão do sistema. Para utilizá-lo, solicite aos nossos consultores que forneçam o módulo para instalação. Caso você não consiga fazer a instalação, entre em contato com nosso departamento comercial e solicite a visita de um consultor.



Pré-requisitos

Instalar o módulo millenium!taxamkt.minst. Para informações sobre como fazer a instalação de módulos no e-Millennium acesse o Manual de instalação de módulos no e-Millennium.
Em Utilitários\Administrador\Eventos:

  • Cadastrar dois eventos de faturamento de venda, para serem usados com o recurso:
    • Um será usado para faturar o pedido de venda, com os valores sem a taxa do marketplace;
    • O outro será usado pelo sistema para gerar a cópia da movimentação, contendo os valores dos itens com a taxa do marketplace. Este será selecionado nas configurações gerais do sistema.



Parâmetros

Em Utilitários\Administrador\Configurações Gerais, selecione o link Taxa Marketplace:

  • Preencher o campo Evento para Cópia de Movimentação;


Em vendas\Cadastro\Tipos de Pedido, na aba Geral:

  • Preencher o campo Percentual de Desconto Marketplace;



Entradas

Inclusão do Pedido de Venda
Em Vendas\Pedido de Venda:

  • Faça a inclusão do pedido, selecionando o tipo de pedido que está configurado com a taxa de percentual do marketplace a ser desconsiderada na emissão da nota fiscal;
  • Preencha todas as informações do pedido;
  • Efetive.

Faturamento do Pedido de Venda
Em Vendas\Movimentações:

  • Selecione o evento configurado para faturamento dos pedidos de vendas;
  • Preencha o cabeçalho do evento;
  • Na coluna Pedido, selecione o pedido de venda gerado pelo marketplace;
  • Observe se o sistema carregou os produtos desconsiderando a taxa de percentual do marketplace;
  • Preencha as demais informações da tela e finalize o evento, para imprimir a nota fiscal.


Obs.: Todos os produtos devem ser carregados com o preço sem a taxa do marketplace.

Copiar Movimentação

Caso seja necessário imprimir a nota fiscal com os valores dos produtos acrescidos da taxa do marketplace, será necessário cancelar a nota fiscal que foi emitida com os valores sem a taxa e emitir outra nota a partir da cópia da movimentação.

Atenção! O e-Millennium não fará o cancelamento automático da primeira nota emitida, esta tarefa deve ser feita manualmente pelo operador do sistema.

Em Vendas\Consulta Movimentações:

  • Faça uma consulta para visualizar os faturamentos realizados;

  • Selecione o faturamento a ser copiado;
  • No link Ações, selecione a opção Copiar Movimentação;
  • Executar;
  • Aguarde a mensagem de comando executado;
  • Faça uma nova consulta e observe a geração da cópia da movimentação de venda, já com a emissão da nota substituta.

  • Em Vendas\Status NFe, faça o cancelamento da primeira nota fiscal.

  • Ao consultar novamente os eventos, perceba que a primeira movimentação não exibe mais o número da nota fiscal, que foi cancelada.



Validações e Saídas

1. O recurso de Copiar Movimentação não pode ser usado sem pedido de venda vinculado na movimentação, isto porque o percentual da taxa do marketplace está vinculado no tipo do pedido de venda.

Nesse caso, o sistema emitirá uma mensagem de alerta, informando que a ação não poderá ser executada.

2. O recurso de Copiar Movimentação não será executado se não houver um evento de faturamento selecionado nas configurações gerais do sistema.

Nesse caso, o sistema emitirá uma mensagem de alerta, informando sobre a configuração a ser feita, para que o recurso funcione corretamente.

3. O recurso de Copiar Movimentação não será executado se não houver um percentual de taxa do marketplace configurado no tipo de pedido faturado.

Nesse caso, o sistema emitirá uma mensagem de alerta, informando sobre a configuração a ser feita, para que o recurso funcione corretamente.





Millen-34395 – Integração Linx ERP – Envio do pedido de venda após o faturamento

Objetivo

Desenvolver recurso para selecionar onde será realizada a gestão do estoque dos produtos, no Linx ERP ou no e-Millennium. Se for no Linx ERP, o comportamento permanecerá o atual e, se a gestão do estoque for através do e-Millennium, o pedido será enviado para o Linx ERP somente após seu faturamento.

Esse ajuste se fez necessário porque, atualmente, a gestão do estoque é realizada no e-Millennium e, como a integração foi desenvolvida para que a gestão do estoque fosse realizada no Linx ERP, quando é feito o cancelamento de itens do pedido, a integração tenta realizar o cancelamento no Linx ERP e não no e-Millennium (onde ocorre a gestão do estoque). Uma vez que, o pedido ainda não foi enviado para o Linx ERP, não há como identificá-lo no banco de dados.

Para atender esta necessidade:

  • Foi criado um parâmetro nas Configurações Gerais do Linx ERP, que determinará o comportamento do envio dos pedidos de vendas.
  • Foram alterados os métodos que se comunicam com o Linx ERP durante o ciclo de vida do pedido, para que eles não realizem esta comunicação.
  • Foi alterado o método de envio do pedido para o Linx ERP para que, conforme configuração do parâmetro criado, liste os dados do pedido com base no faturamento.


Atenção! Este recurso não acompanha a versão do sistema. Para utilizá-lo, solicite aos nossos consultores que forneçam o módulo para instalação. Caso você não consiga fazer a instalação, entre em contato com nosso departamento comercial e solicite a visita de um consultor.



Pré-requisitos

Instalar os módulos linx.minst e millenium!linx.minst. Para informações sobre como fazer a instalação de módulos no e-Millennium acesse o Manual de instalação de módulos no e-Millennium.



Parâmetros

Em Utilitários\Linx\Configurações:

  • Procurar;
  • Selecionar a integração configurada;
  • Alterar configuração;
  • Na aba Integrações;
  • Ligar o parâmetro Enviar Pedido após Faturamento.




Entradas

No banco de dados do e-Millennium foi selecionada uma nota fiscal emitida com pedido de venda.



Foi verificado que na tabela LX_FILA_ENVIOS não havia nenhum registro, para validarmos o Insert a ser realizado.

Para testar a trava criada, o número do pedido foi alterado, adicionando "-" a frente do pedido, assim o pedido "402606" não será encontrado nenhum faturamento para ele.

A trava funcionou conforme esperado quando o parâmetro está ativo e não encontra nenhum faturamento para aquele pedido.


O número do pedido foi corrigido e o parâmetro mantido ativo, para realização de novo teste.

Desta vez, sem mensagem de bloqueio gerado pela trava.

Ao chamar o método ele roda normalmente, enviando o pedido de venda para tabela de fila de envio com sucesso, porque um faturamento foi encontrado.

Método "MILLENIUM!LINX.PEDIDO_VENDA.LISTARPEDIDOFATURADO" para ler os dados do pedido a partir do faturamento 

O pedido com faturamento foi listado com sucesso no método.


Caso o pedido não estivesse faturado, nenhuma informação seria encontrada, quer o parâmetro estivesse ativo ou não.

Método "MILLENIUM!LINX.PEDIDO_VENDA.CANCELAR"
Se o parâmetro estiver ligado, não executará nenhuma ação no Linx ERP, pois o pedido só será integrado após o faturamento.
Como analisado, o método que chama a extensão MILLENIUM.PEDIDO_VENDA.EV_PRODUTO_CANCELADO está dentro do MILLENIUM.PEDIDO_VENDA.Incluir_Motivo que é chamado ao quitar o pedido, portanto, não existe nenhuma trava a ser validada, apenas a ação do método.

Quando o parâmetro está desabilitado e solicitamos o MILLENIUM!LINX.PEDIDO_VENDA.Cancelar, é feito um Insert das informações a serem enviadas ao Linx ERP.

Como esperado, ao habilitar o parâmetro e realizar a chamada do método, não executa nenhuma ação de envio para o Linx ERP já que as informações do pedido só serão enviadas após o faturamento.



Alterar o método "MILLENIUM!LINX.PEDIDO_VENDA.ENVIARPRODUTOSCANCELADOS"
Caso o parâmetro esteja habilitado, não executará nenhuma ação no Linx ERP, pois o pedido somente será integrado após o faturamento.
A trava para quando o parâmetro está desabilitado funcionou conforme esperado.

Com o parâmetro habilitado permite excluir um produto do pedido, porque ele somente será enviado ao faturar.

Alterar o método "MILLENIUM!LINX.MOVIMENTOS.LIBERARENVIO"
Caso o parâmetro esteja habilitado, incluirá na fila de envios, primeiramente, o pedido vinculado ao faturamento e posteriormente o movimento (faturamento).
Com o parâmetro habilitado, a ordem de enviar o pedido e depois o movimento foi seguida com sucesso.

Quando o pedido não estiver faturado e o parâmetro estiver habilitado, ocorrerá uma trava no envio. Com o parâmetro desabilitado, seguirá o padrão do sistema, que é de enviar somente o movimento.



Validações e Saídas

O envio do pedido para o Linx ERP ocorrerá ou não, de acordo com a configuração feita para a integração, ficando sujeito às travas criadas para o processo.




Millen-34562 - Integração SmartPOS - Alterar Processo de Envio do Produto

Objetivo

Este ajuste se faz necessário porque atualmente o SmartPOS não tem controle de grade, fazendo com que, na integração, seja enviado cada SKU como se fosse um produto.
Desta forma, o produto enviado pelo e-Millennium recebe um código interno sequencial e esse código é exibido na geração do DANFE, entretanto por não se tratar do código do produto, impossibilita sua identificação.
Para permitir a identificação do produto, foi alterado o processo de integração com o SmartPOS, para que seja enviado o código EAN no campo "Smartpos_sku".


Atenção! Este recurso não acompanha a versão do sistema. Para utilizá-lo, solicite aos nossos consultores que forneçam o módulo para instalação. Caso você não consiga fazer a instalação, entre em contato com nosso departamento comercial e solicite a visita de um consultor.



Pré-requisitos

Instalar o módulo millenium!smartpos.minst. Para informações sobre como fazer a instalação de módulos no e-Millennium acesse o Manual de instalação de módulos no e-Millennium.



Parâmetros

Este desenvolvimento trata somente do ajuste de envio do código de EAN dos produtos. Para conhecer o processo completo de integração com SmartPOS, acesse o link: Integração - Smart POS x e-Millennium



Entradas

Após o envio dos produtos do e-Millennium, é necessário realizar o recebimento no Portal Storex.
Acesse o link do portal, que deverá ser fornecido pela Storex porque vai depender do ambiente de subida dos dados, e preencha com usuário e senha de acesso.

No menu principal, localize a opção Integração e depois selecione Integração de Dados. Nessa tela , serão exibidas todas as opções de dados disponíveis para integração no portal. Para visualizar a lista completa, no campo Itens por página, selecione a opção 50.
No caso do e-Millennium, serão integrados apenas: preço, código de barras, produto, impostos e níveis mercadológicos.
Na coluna Filtrar, marque as opções a serem integradas e clique em Importar.



Envio do código para cada tipo de integração
1 - Importação Produto
Barra do produto informada corretamente nos campos "internalCode", "externalCode" e "automationCode"

JSON PRODUTO.txt

2 - Importação Produto X Loja
Barra do produto informada corretamente no campo "productCode"

JSON PRODUTO X LOJA.txt



3 - Importação Barra
Barra do produto informada corretamente nos campos "automationCode" e "productCode"

JSON BARRA.txt



4 - Importação Preço
Barra do produto informada corretamente nos campos "internalCode", "externalCode" e "automationCode"

JSON PRECO.txt



Validações e Saídas

O ajuste realizado passou a enviar na integração o código EAN do produto e não mais o número sequencial interno, possibilitando assim a identificação dos produtos pelo SmartPOS.




Millen-34638 - Integrador - Emitir Boletos Somente Após Aprovação da Nota Fiscal

Objetivo

Alterar o processo de emissão de boletos para que ocorra somente após a autorização da nota fiscal pela Sefaz. Esta necessidade ocorre porque boleto é impresso antes da nota fiscal, entretanto, como a nota fiscal dá suporte para a emissão e utilização do boleto, se houver erro na emissão da nota fiscal, o boleto emitido não poderá ser utilizado.

Para atender esta necessidade, foi realizado um ajuste para condicionar a emissão do boleto bancário à autorização da nota fiscal pela Sefaz e, somente após isso, a impressão será realizada pelo sistema.

Atenção! Este recurso não acompanha a versão do sistema. Para utilizá-lo, solicite aos nossos consultores que forneçam o módulo para instalação. Caso você não consiga fazer a instalação, entre em contato com nosso departamento comercial e solicite a visita de um consultor.



Pré-requisitos

Instalar o módulo millenium!grb_tecnospeed.minst. Para informações sobre como fazer a instalação de módulos no e-Millennium acesse o Manual de instalação de módulos no e-Millennium.

Ter uma conta devidamente cadastrada no Plugboleto, para ser usada com o recurso.

Ter uma impressora selecionada para impressão dos boletos, podem ser:

  • Impressora para Emissão de Notas e Boletos, do cadastro de Filiais, na guia Dados Gerais da Filial;
  • Impressora p/ Financeiro, Utilitários\Comercial\Gerais, na guia Impressão;
  • Usuário Seleciona Impressora, nas Configurações Gerais.

Em Utilitários:

1.  Comercial\Tipos de Pagamento:

  • Faça uma busca e selecione o tipo cadastrada para usar com o Plugboleto;
  • Na guia Dados para Geração e Envio de boleto Bancário, preencher:

Banco
Conta
Carteira

2.  Empresa\Filiais, na guia Dados Gerais da Filial:

  • Gateway Registro de Boleto, selecionar Tecnospeed Plugboleto;
  • Impressora para Emissão de Notas e Boletos, selecionar.



Parâmetros

Sem necessidade de parametrização.



Entradas

Emissão automática de boleto após nota fiscal ser autorizada pela Sefaz

Em Vendas\Movimentações:
Após efetivar e realizar a emissão da nota fiscal, o sistema emitirá o boleto na sequência automaticamente.

Emissão de boleto manual sem autorização da nota fiscal pela Sefaz

Em Vendas\Status de NFe, faça uma consulta, localize a nota gerada e observe que ela está Aguardando Protocolo.

Em Utilitários\Impressão de Documentos, selecionar Tipo de Documento = Boletos/Duplicatas;

  • Procurar, selecione o boleto referente a venda ;
  • Imprimir Boleto Bancário;
  • O sistema bloqueará a ação e emitirá uma mensagem de alerta informando que o boleto somente será impresso após a autorização da Sefaz.




Validações e Saídas

Enquanto a nota fiscal não estiver autorizada pela Sefaz, o operador do sistema não conseguirá fazer a impressão do boleto, nem mesmo usando o processo manual de impressão.




Millen-35078 – Imprimir boleto após confirmação de registro no banco

Objetivo

Possibilitar que o boleto, referente ao faturamento de venda, seja impresso somente após a confirmação de seu registro no banco, nos casos em que o registro for realizado automaticamente.

Esta necessidade se dá pelo fato que os boletos são impressos antes de serem registrados no banco. Porém, em alguns casos, o banco reporta erro ao tentar registrar um boleto e este, além de estar impresso, pode até ter sido despachado junto com a mercadoria, gerando uma série de complicações para a empresa.

Para evitar que o usuário do sistema tenha tais complicações, foi realizada uma alteração no processo para que a impressão do boleto ocorra somente após seu registro ser confirmado pelo banco.

As ocorrências de registro de boleto serão gravadas no banco de dados para exibição nas telas de consulta de Movimentação, Impressão de Documentos, Lista de Títulos a Receber e Alteração de Títulos, juntamente com o status do boleto e a descrição de erro de registro, se ocorrer erro.

Após o registro do boleto no banco, as informações serão atualizadas automaticamente no banco de dados do e-Millennium e poderão ser consultadas pelo usuário.

Assim que o boleto estiver atualizado com a informação de registro no banco, o boleto poderá ser finalmente impresso e enviado por e-mail para o cliente.

Importante! Este recurso está disponível para faturamento manual, faturamento automático e impressão de documentos.

Atenção! Este recurso não acompanha a versão do sistema. Para utilizá-lo, solicite aos nossos consultores que forneçam o módulo para instalação. Caso você não consiga fazer a instalação, entre em contato com nosso departamento comercial e solicite a visita de um consultor.



Pré-requisitos

Instalar o módulo millenium!grb_tecnospeed.minst. Para informações sobre como fazer a instalação de módulos no e-Millennium acesse o Manual de instalação de módulos no e-Millennium.



Parâmetros

1.  Em Utilitários\Administrador:

  •   Eventos:

Na guia Financeiro, desligar o parâmetro Não Imprimir Boleto.

2.  Em Utilitários\Comercial:

Ter tipo de pagamento cadastrado para boleto, sendo:Na guia Geral, preencher os campos:

Natureza
Condições de Pagamentos Possíveis

  • Na guia Dados para Geração e Envio de Boleto, Gateway Registro de Boletos – Geral, preencher:

Banco
Conta
Carteira

Ter condição de pagamento cadastrada:

  • Selecionando nela o tipo de pagamento boleto.

3.  Em Utilitários\Empresa\Filiais:

Na guia Dados Gerais da Filial, no campo Gateway Registro de Boleto, selecionar o gateway Tecnospeed – Plugboleto.

4.  Em Utilitários\Administrador\E-Mails\Contas E-mails é necessário que seja configurada corretamente uma conta de e-mail e esteja sendo executado o wtsMessenger.exe, caso a empresa pretenda usar o recurso de envio automático de boletos.

5.  Em Vendas\Cadastros\Clientes, é necessário que o campo e-mail, na guia Geral, esteja devidamente preenchido.

6.  Em Financeiro\Cadastro\Contas, ter uma conta configurada para o envio e retorno dos boletos, preenchendo os campos na guia geral:

  • Descrição
  • Tipo C/C
  • Banco
  • Agência
  • Número
  • Filial
  • Diretório da Remessa Gateway Boletos
  • Diretório CNAB
  • Diretório PDF do Boleto Gateway Boletos

Obs.: Estes diretórios devem ser criados pelo próprio usuário e informados nestes campos.

7.  Em Financeiro\Receber\Cadastro\Carteira, cadastrar a carteira utilizando a conta criada para o envio e retorno dos boletos.

Obs.: O campo "Atual" do Nosso Número tem que ser único ao emitir um boleto, caso ele já exista na Plugboleto, ocorrerá erro de número duplicado, devendo alterar para uma outra faixa de valor.



Entradas

Faturamento de Vendas / Aguardando Registro Bancário

Em Vendas\Movimentações:

  • Preencha as informações da venda;
  • No campo Cond. De Pagamento, selecione uma opção que esteja configurada para emissão de boletos;
  • Efetive.

Em Utilitários\Impressão de Documentos, faça uma consulta. Verifique que o boleto está aguardando registro para ser impresso.

Selecione o boleto e acesse o link Imprimir Boleto Bancário.
Será emitida uma mensagem de alerta, informando que o boleto não poderá ser impresso, enquanto não for registrado no banco.

Em Financeiro\A Receber\Títulos, faça uma nova consulta:

  • Entre na alteração do título
  • Acesse a guia Cobrança, Cheque e Repasse, verifique as informações salvas no título

Em Vendas\Consulta Movimentações, também poderá ser visualizado o status da emissão dos boletos.



Validações e Saídas

Assim que o boleto for registro pelo banco, uma nova integração será realizada, com a atualização das informações no cadastro do título a receber.




Millen-35283 - Integração Linx ERP - Enviar o Número da NF e Série para o Campo COO

Objetivo

Na integração padrão entre e-Millennium e Linx ERP, o campo COO passará a ser alimentado com a concatenação do número da nota + número da série, nas tabelas: LOJA_VENDA e LOJA_VENDA_PRODUTO, do LINX ERP.

Exemplo:

NF – 1005
Serie – 011
COO – 1005011

Atualmente o e-Millennium não realiza o envio número da nota + número da série para o campo COO, presente na tabela LOJA_VENDA e LOJA_VENDA_PRODUTO.

Para atender esta necessidade, foi desenvolvido um módulo extensivo da integração de notas com o LINX ERP, onde será recuperada a informação do número da nota + série e, em seguida, será gravada no campo COO da LOJA_VENDA e LOJA_VENDA_PRODUTO do Linx ERP a concatenação do número da nota + série.

Atenção! Este recurso não acompanha a versão do sistema. Para utilizá-lo, solicite aos nossos consultores que forneçam o módulo para instalação. Caso você não consiga fazer a instalação, entre em contato com nosso departamento comercial e solicite a visita de um consultor.



Pré-requisitos

Instalar o módulo linx.minst e millenium!linx.minst. Para informações sobre como fazer a instalação de módulos no e-Millennium acesse o Manual de instalação de módulos no e-Millennium.


Parâmetros

Do lado da Linx, deverá ser adicionada no diretório C:wts, a extensão linx!caedu.wts, desenvolvida para o cliente.


Entradas

1.  Em Vendas\Status NFe, faça uma busca e selecione as notas a serem consultadas.

2.  Após a integração, abrir a base de dados do Linx ERP (SQL SERVER) e procurar os movimentos integrados na tabela EML_MOVTOS_INTEGRADOS, passando o número das notas integradas, recuperar o valor do campo TICKET.


SELECT * FROM EML_MOVTOS_INTEGRADOS WHERE NUMERO_NOTA=

3.  Verificar se o número da nota + série foram gravados corretamente no campo COO das tabelas LOJA_VENDA E LOJA_VENDA_PRODUTO.


Obs.: a série da nota é o valor que está gravado na tabela EML_MOVTOS_INTEGRADOS e não a série que está no Millennium.

SELECT COO, * FROM LOJA_VENDA WHERE TICKET=
SELECT COO, * FROM LOJA_VENDA_PRODUTO WHERE TICKET=



Validações e Saídas

Consulta no banco de dados SQL

Localizando a nota fiscal 105407 e executando o método millenium!linx.MIVOMENTOS.Enviar

Na tabela EML_MOVTOS_INTEGRADOS, foi verificado que a série é 14, logo conforme requisito é esperado que o "COO" seja o número da nota junto com a série, sendo "10540714"

Portanto, ao consultar o campo COO, podemos verificar que o preenchimento foi realizado corretamente, concatenando o número da nota fiscal + o número da série, conforme a tabela EML_MOVTOS_INTEGRADOS.




Millen-36671 - CAT 42_2018 NT 2018 005 - Informar ICMS Retido com Base em Tabela, Alíquotas e Cliente

Objetivo

As empresas regidas pela NT 2018.005 | CAT 42/2018, são orientadas a informar os valores referentes ao ICMS-ST retido no XML de saída, através das TAGs: vBCSTRet, vICMSSTRet, vBCFCPSTRet e vFCPSTRet. Porém, essa normativa não prevê nenhuma punição para a não informação desses registros.

Com o valor desse imposto em mãos, junto à tabela de alíquotas do NCM/CEST, é possível fazer o cálculo reverso e descobrir o custo dos produtos. Sendo assim, para não expor o seu custo aos seus clientes, algumas empresas optam por não destacar essas tags nos XMLs de suas vendas, visto que a legislação não prevê punição para a não informação.

No entanto, podem ocorrer situações em que seja necessário destacar tais valores para alguns clientes específicos, para atender a estas exceções, foram realizados alguns ajustes no recurso de geração dos arquivos XML das notas fiscais emitidas pelo e-Millennium:

1.  Desenvolvida uma rotina baseada em uma tabela de alíquotas e parametrização de clientes, para geração das tags:

  • vFCPSTRet
  • vBCSTRet
  • vICMSSTRet
  • vBCFCPSTRet

2.  Criado um parâmetro no cadastro de cliente, quando esse parâmetro estiver ativo, os valores de ICMS-ST serão exibidos na NF/XML;

3.  Criada uma tela para cadastro de alíquotas. Nesta tela, será permitido selecionar a marca e listar todas os NCMS e CEST vinculados aos produtos da marca selecionada;

4.  Na emissão da nota fiscal, será realizado o cálculo das informações inseridas na tabela de cadastro de alíquotas (o cálculo será: quantidade de itens * valor de custo * Alíquota referente) e destacar esse valor nas TAGs.


Atenção! Este recurso não acompanha a versão do sistema. Para utilizá-lo, solicite aos nossos consultores que forneçam o módulo para instalação. Caso você não consiga fazer a instalação, entre em contato com nosso departamento comercial e solicite a visita de um consultor.



Pré-requisitos

Instalar o módulo millenium!mImpostosRetidos.minst. Para informações sobre como fazer a instalação de módulos no e-Millennium acesse o Manual de instalação de módulos no e-Millennium.
Em Controladoria\Fiscal, será necessário que alguns cadastros estejam preenchidos corretamente, para que o XML seja gerado de forma que atenda à NT 2018 005.

Cadastro CEST

Devem ser cadastrados os itens que a empresa irá usar para os produtos que comercializa, preenchendo:

  • Código
  • Descrição
  • Salvar

Cadastro do Perfil de Imposto

Criar um perfil de imposto com as informações a seguir:

  • Estado ( Filtro ) Qualquer
  • Cst ICMS (RPA) 60(necessário para que o recurso funcione corretamente)
  • Aliq Interna ICMS (RPA) 18
  • Cst ICMS (RPA) 500(necessário para que o recurso funcione corretamente)
  • Aliq ICMSS 12
  • Cst IPI (Entrada) 00
  • Cst IPI (Saída) 50
  • Aliq FCP preencher
  • Aliq FCPST preencher

Cadastro de Alíquota de Impostos Retidos

Em Controladoria\Fiscal\Cadastros, deve ser criado um cadastro para cada estado (UF) de destino da nota fiscal a ser emitida, sendo que:

  • Acesse o link Incluir Alíquota de Imposto Retido;
  • Para cada marca do produto deverá ter um cadastro;

  • Selecione a marca;
  • Selecione as filiais;
  • Selecione as UFs;
  • Próximo;
  • Selecione o NCM;
  • Selecione o CEST;
  • Preencha as alíquotas dos impostos;
  • Próximo, para finalizar o cadastro.

Cadastro de Produtos

Em Produtos e Serviços\Produtos:

  • Faça uma busca;
  • Selecione o produto;
  • Na guia Geral, preencher o campo Marca;
  • Na guia Fiscal, preencher os campos:
    • Origem do Produto
    • Código CEST (Principal)
    • Código Fiscal
    • Classificação do Produto
    • Perfil de Imposto
  • Salvar.



Parâmetros

Em Vendas\Formação de Preços:

  • Cadastrar Tabela de Preço de Custo;
  • Cadastrar os preços custo dos produtos na tabela de custo.


Em Vendas\Cadastros\Clientes, na guia Impostos Retidos:

  • Ligar o parâmetro Destacar ICMS-ST Retido;
  • Selecionar a Tabela de Custo.



Entradas

Faturamento de Venda de Mercadoria

Em Vendas\Status NFe, após efetivar o evento de faturamento, faça a emissão da nota fiscal e aguarde a autorização da Sefaz. Selecione a nota emitida e salve o XML, para verificar o preenchimento das tags: BCSTRet, vICMSSTRet, vBCFCPSTRet e vFCPSTRet.
O produto 216 é da marca Teste 2, que tem as alíquotas de imposto retido abaixo:


ENTENDA O CÁLCULO
Tags Observação
vBCSTRet (Base de cálculo da subst tributária do ICMS)= 34 (Valor de custo do produto para o tamanho 34)
pST= 8 (Alíquota ST = 6 + Alíquota FCP-ST = 2 / Importado por conta da origem do produto configurada igual a 1)
vICMSSTRet= 2,04 (vBCSTRet = 34 * Alíquota ST = 6%)
vBCFCPSTRet= 34 (Valor de custo do produto para o tamanho 34)
pFCPSTRet= 2 (Configurado na tabela de alíquota)
vFCPSTRet= 34 * 2% = 0,68


O produto 217 é da marca Teste 1, que tem as alíquotas de imposto retido abaixo:


ENTENDA O CÁLCULO
TagsObservação
vBCSTRet (Base de cálculo da subst tributária do ICMS)= 70 (Valor de custo do produto)
pST= 14 (Alíquota ST = 12 + Alíquota FCP-ST = 2 / Importado por conta da origem do produto configurada igual a 1)
vICMSSTRet= 8,40 (vBCSTRet = 70 * Alíquota ST = 12%)
vBCFCPSTRet= 70 (Valor de custo do produto)
pFCPSTRet= 2 (Configurado na tabela de alíquota)
vFCPSTRet= 70 * 2% = 1,40




Validações e Saídas

Exposição das tags e os respectivos valores no XML da nota fiscal de venda, conforme disposto na CAT 42 – NT 2018 005:

  • vFCPSTRet
  • vBCSTRet
  • vICMSSTRet
  • vBCFCPSTRet



Millen-37997 – Integração e-Millennium x Storex – Importar Vendedor

Objetivo

Possibilitar que as vendas realizadas no Storex, ao serem integradas no e-Millennium, enviem a informação do vendedor que realizou a venda, a fim de permitir a realização do cálculo da comissão sobre a operação.


Atenção! Este recurso não acompanha a versão do sistema. Para utilizá-lo, solicite aos nossos consultores que forneçam o módulo para instalação. Caso você não consiga fazer a instalação, entre em contato com nosso departamento comercial e solicite a visita de um consultor.



Pré-requisitos

  1. Instalar o módulo millenium!mnfe.minst e millenium!smartpos.minst. Para informações sobre como fazer a instalação de módulos no e-Millennium acesse o Manual de instalação de módulos no e-Millennium.

  2. Em Vendas\Força de Venda\Tipos de Comissão, devem ser cadastradas as comissões a serem aplicadas nas operações de vendas.

  3. Em Utilitários\Empresa:

  • Cargos, deve ser cadastrado o cargo de Vendedor;

  • Funcionários:

    • Na guia Dados do Funcionário, selecionar a opção Vendedor, para aqueles que exercem a função de vendas e tiverem comissão a receber sobre as operações realizadas.



Parâmetros

Configurando vendedor Storex no e-Millennium

1.  Em Utilitários\Empresa\Funcionários:

  • Faça uma busca;

  • Selecione o funcionário;

  • Entre na alteração do cadastro, na guia Dados do Funcionário:

    • Verifique se a opção Vendedor está selecionada no campo Cargo;

    • Preencha o campo Tipo Comissão;


  • Na guia Storex, preencha o campo Matrícula, que é a mesma do Portal Storex (veja na imagem onde encontrar);

  • Salvar.



2.  Criar o cadastro de funcionário para ser o Vendedor Padrão. Este cadastro será usado quando, na integração com o Storex, quando não for localizado no banco de dados do e-Millennium um funcionário com a matrícula enviada. Nesse caso, o e-Millennium assumirá o vendedor padrão para vincular na venda e na comissão a ser paga.

3.  Em Utilitários\Administrador\Configurações Gerais:

  • Na pasta Storex, configure o parâmetro Vendedor, selecionando o vendedor padrão criado para ser usado com o recurso.

Configurando evento de faturamento de venda

Para que o sistema possa realizar cálculo de comissões nas operações de vendas, é necessário que o evento esteja acessando as informações de vendedor e a respectiva comissão.
Em Utilitários\Administrador\Eventos, selecione o evento configurado para faturar as vendas integradas pelo Storex, na guia Vendas, ligar os parâmetros:

  • Usa Vendedor
  • Mostrar Tipo Comissão Vend.



Entradas

Integração de movimentações de vendas

Vendas realizadas no Storex
Assim que finalizadas, as operações de vendas realizadas no Storex são integradas automaticamente no e-Millennium.

Movimentação de venda integrada no e-Millennium com identificação do vendedor

Após executar as rotinas de integração, o e-Millennium, com base nos cadastros existentes, identificou no banco de dados a vendedora Karine e atribuiu a ela a movimentação de venda realizada.


Em Utilitários\Empresa\Funcionários, faça uma consulta e perceba que a vendedora integrada na venda está cadastrada no e-Millennium, portanto seus dados foram localizados e carregados na movimentação de venda gerada pela integração.



Em Financeiro\A Pagar, faça uma consulta e verifique a inclusão do título a pagar referente à comissão sobre a venda que a funcionária/vendedora Karine realizou.

Movimentação de venda integrada no e-Millennium com vendedor padrão

Após executar as rotinas de integração, o e-Millennium, com base nos cadastros existentes, identificou no banco de dados o vendedor Padrão e atribuiu a ele a movimentação de venda realizada.

Em Utilitários\Empresa\Funcionários, faça uma consulta e observe que existe um registro para o vendedor padrão cadastrado no e-Millennium, que será vinculado na movimentação de venda gerada pela integração.

Em Financeiro\A Pagar, faça uma consulta e verifique a inclusão do título a pagar referente à comissão sobre a venda integrada com o vendedor padrão.



Validações e Saídas

Se após executar as rotinas de integração, o e-Millennium, com base nos cadastros existentes, não identificar no banco de dados um vendedor específico ou o vendedor padrão, não será possível atribuir a movimentação de venda realizada e a respectiva comissão não poderá ser gerada.




Millen-40845 – NFSe – Entrada de nota com numeração maior que 10 caracteres

Caminho:

Compras > Movimentações > Eventos de Entrada de Notas de Serviço

Objetivo

Ajuste realizado na tela de recebimento de notas de entrada de prestadores de serviços, para permitir o lançamento de notas fiscais, cujos emitentes estejam localizados em municípios que gerem numeração com mais de 10 dígitos.

Atualmente, o campo “Número da Nota” tem limite de 10 caracteres, devido ao seu tipo de campo, e não permite que o usuário tenha armazenado uma numeração maior do que 10 dígitos.

Foi criado um parâmetro, no cadastro de filiais, que habilitará, na tela do evento, um campo com capacidade para receber numeração de notas fiscais. Regra de visibilidade para o campo:

  • Parâmetro da filial marcado;
  • Movimentação de entrada;
  • Selecionado o modelo 00 Nota fiscal de serviço;
  • Nota fiscal digitada.

 

Lembrando que este ajuste foi realizado para atender uma necessidade que pode ocorrer com notas de serviços de vários municípios e qualquer solicitação diferente disso deverá ser tratada como uma customização, pois seria necessário mudar toda a estrutura atual do sistema, tanto de interfaces quanto de banco de dados, devido ao limite de tamanho de campo do tipo inteiro.

 

Atenção! Este recurso não acompanha a versão do sistema. Para utilizá-lo, solicite aos nossos consultores que forneçam o módulo para instalação. Caso você não consiga fazer a instalação, entre em contato com nosso departamento comercial e solicite a visita de um consultor.


Pré-requisitos

  1. Instalar o módulo millenium!nfse.minst. Para informações sobre como fazer a instalação de módulos no e-Millennium acesse o Manual de instalação de módulos no e-Millennium.



Parâmetros

Em Utilitários > Empresa > Filiais, na guia Tributação:

  • Ligar o parâmetro Controla Número da NFSe.



Entradas

Como Informar os Dados

Na finalização do evento de entrada de serviço, selecione a opção Digitar uma Nota Recebida, note na imagem que foi adicionado um novo campo para informar a numeração, sendo um obrigatório (o campo que já existia) e um campo opcional.

No campo "Número Nota (até 15 dígitos)" *o usuário poderá informar a numeração completa, no caso do exemplo que nos foi passado é o ano + número da nota compostos por 10 dígitos: *20240000000028.


O campo "Número da nota" (que já existia) permanece com o limite de 10 caracteres. Com citado, note que a prefeitura concatena o ano antes de informar o número da nota fiscal de serviço, portanto basta que o usuário informe a numeração sem o ano: 28 (não é necessário informar os zeros esquerda).

Após finalizar o evento de entrada, os dados serão gravados na base de dados, tabela NF, da seguinte forma:

Observação: Se o campo número nota (até 15 dígitos) não for preenchido, o sistema continuará gravando no banco o valor do campo número nota.

Importante!

A alteração não influenciará nos filtros pelo campo nota no sistema, ou seja, os filtros permanecem sendo relacionados ao campo nota (tipo inteiro). Lembrando que a prefeitura coloca o ano na frente da numeração e a implementação foi apenas para permitir uma forma de armazenar a numeração completa no banco de dados.

Para realizar os filtros e localizar a nota, o usuário deverá informar apenas o número da nota sem o ano referente, como no exemplo abaixo.



Validações e Saídas

Ao finalizar a movimentação de entrada de serviço, é possível localizar o número da nota, na seguinte coluna da tabela NF:



  • Sem rótulos