As vezes precisamos fazer backup manual sem que seja pelo painel da CL9, no caso os LINXFIREBIRDS (SERVIDORES LINUX) listados abaixo são assim:

LINXFIREBIRD3 , LINXFIREBIRD4 , LINXFIREBIRD5 , LINXFIREBIRD7


Procedimento: (Precisamos ter muita atenção com os passos a seguir)

1 - Entramos no servidor LINXFIREBIRD específico onde se encontra o Banco de Dados do cliente através do guacamole, como exemplo entraremos no LINXFIREBIRD4 e faremos o processo com uma base chamada MINASESCADAS.


2 - Verificamos o espaço disponível no servidor com o seguinte comando.

    2.1 - cmd_># df -h

Devemos verificar o sistema de arquivos onde está montado o caminho '/' conforme imagem grifada acima e analisar a coluna 'Avail' que seria a quantidade de espaço, neste caso temos 178GB disponíveis.


3 - Verificamos se no caminho onde será salvo o backup existe um arquivo com o mesmo nome com extensão '.FBK ', porém na hora do backup poderíamos colocar um nome do backup diferente para evitar conflitos.

    3.1 - cmd_># cd /var/lib/firebird/3.0/backup
    3.2 - cmd_># ls -lah

Resultado será os arquivos contidos no caminho especificado, neste caso usaremos o nome 'MINASESCADAS.FBK' pois não haverá conflito dentro da pasta.


4 - Navegamos até o local onde ficam os Bancos de Dados de "PRODUÇÃO" dos Clientes neste caminho.
    4.1 - cmd_># cd /var/lib/firebird/3.0/data
    4.2 - cmd_># ls -lah

Listando os Banco de Dados lá na pasta identificamos o nosso Banco que se encontra grifado na imagem acima, precisamos de mais ou menos 660MB disponível no servidor para efetuar o backup. (tomemos muito cuidado no que vai ser executado neste diretório)


5 -  Com a listagem dos Bancos de Dados podemos verificar qual iremos fazer o backup, tomamos como exemplo o Banco MINASESCADAS e colocaremos o seu backup em um diretório abaixo chamado backup com o seguinte comando.
    5.1 - cmd_># gbak -b -v MINASESCADAS ../backup/MINASESCADAS.FBK -user sysdba -pass <PASSWORD> 
    5.2 - A senha vai depender de qual servidor você está conectado (neste caso deverá ser inserida a senha do sysdba do LINXFIREBIRD4 no campo <PASSWORD>)
    5.3 - A senha pode ser encontrada no "wtsdatasources.ini" no servidor que conecta com o Banco de Dados externo. (SERVIDOR APLICAÇÃO DE PRODUÇÃO)


6 - Após finalizar o processo de backup acima vamos ir ao local onde foi salvo o Backup recém efetuado do Banco de Dados MINASESCADAS, dentro da pasta data execute este comando para entrar na pasta.
    6.1 - cmd_># cd ../backup
    6.2 - cmd_># ls -lah

Listando o diretório agora, podemos encontrar o nosso backup recém efetuado conforme grifado na imagem acima, seu backup compactado custou ao servidor a utilização de mais 231MB de espaço.


7 - Com a listagem dos Backups efetuados, você deve encontrar o seu arquivo recém criado "MINASESCADAS.FBK" e subir para o MinIO de 2 formas: (OBS.: Pelo motivo do MC ser o método anterior pode ser que o comando não funcione, então será necessário usar o S3 CMD)

    7.1 - Via MC será possível enviar apara o MinIO Browser mais antigo (linx-backupdb.ssc.cl9.cloud), com o seguinte comando.
    7.2 - cmd_># mc cp MINASESCADAS.FBK backupdb/tmp/

Feito isso, será enviado uma cópia deste arquivo de Backup para o MinIO na pasta "tmp", onde costumamos colocar ao ser feito o processo de restore pelo painel da CL9.

    7.3 - Via S3 CMD será possível enviar apara o MinIO Console que é o mais atual (backupdb-linx.ssc.cl9.cloud), um detalhe é que se caso houver um nome igual no bucket podemos modificar como ele será salvo adicionando o nome depois do caminho, segue abaixo 2 exemplos:
    7.4 - cmd_># s3cmd put MINASESCADAS.FBK s3://linxfirebird4/ --multipart-chunk-size-mb=100
    7.5 - cmd_># s3cmd put MINASESCADAS.FBK s3://linxfirebird4/MINASESCADAS-12072024.FBK --multipart-chunk-size-mb=100

Feito isso, será enviado uma cópia deste arquivo de Backup para o MinIO Console na pasta "linxfirebird4", lugar onde é armazenado os backups agendados deste Baco de Dados.

8 - Processo concluído, agora se for necessário, podemos gerar um link para baixar o backup do Banco de Dados mais recente.

Autor Fabio Gabriel Brunis Leite Da Silva  


  • Sem rótulos