Veja nesta página: principais rotinas de CNAB

Objetivo

Remessa

Retorno

Objetivo


Este artigo tem como objetivo realizar integração com a instituição financeira para envio de arquivo de remessa de títulos para registro de cobrança e descrever o processo realizado pelo CNAB (Centro Nacional de Automação Bancária), que refere-se ao formato de arquivo utilizado para a troca de informações entre bancos e empresas. O principal objetivo do CNAB é padronizar a troca de dados entre instituições financeiras e seus clientes, permitindo a automação de processos bancários, como pagamentos, recebimentos, conciliações e outras transações financeiras.

Remessa


Este processo permite que, na integração via remessa CNAB, além do envio do arquivo de remessa com os boletos a serem registrados nas instituições financeiras, o usuário acompanhe a atualização da situação da cobrança destes boletos registrados; a cada ação que o banco registre, a atualização é realizada no título no e-Millennium através do arquivo de retorno pelo respectivo banco.

Como Gerar a Remessa de Arquivo CNAB


Esse arquivo de remessa contém informações detalhadas sobre cada transação, como o valor, a conta de origem, a conta de destino e outros dados relevantes. Geralmente, esses arquivos seguem padrões específicos, como o CNAB (Centro Nacional de Automação Bancária) no Brasil, que define a estrutura dos arquivos de remessa de borderô para facilitar a integração com sistemas bancários.

  1. Para gerar um arquivo de remessa, acesse o evento configurado através do caminho: Financeiro > Receber > Borderô;
  2. Ao clicar em Procurar, selecione na lista o Borderô desejado, e selecione a opção Gerar Arquivo;
  3. Selecione nos campos os parâmetros do banco para qual será enviado a remessa;
  4. Clique em Efetivar para gerar o arquivo.

Retorno


O retorno das informações irá receber as atualizações realizadas pelas instituições financeiras conforme as atividades com o boleto bancário decorrem.

Conforme os comandos são recebidos, eles são atualizados nos títulos gravados no sistema; cada ação corresponde a um código relacionado com o layout do banco, que deve variar para cada instituição financeira, tratados em layouts específicos.

Estas atualizações/ações podem ser desde o simples recebimento do boleto, passando por ações de protesto ou cartório, até a rejeição do registro por algum motivo.

Como Realizar um Retorno de Arquivo CNAB


  1. Para realizar um recebimento arquivo CNAB, acesse o evento configurado através do caminho: Financeiro > Receber > Integrações > Retorno CNAB;
  2. Ao carregar a tela, selecione nos campos os parâmetros do Banco, Carteira, Conta;
  3. Caso necessário configure o parâmetro Apagar Arquivo Após o Processamento;
  4. Clique em Efetivar para efetuar o recebimento.

Baixa Automática de Valores


Quando o retorno da informação da instituição financeira via PlugBoleto relata a confirmação do pagamento do boleto enviado, o sistema realiza a baixa (liquidação) deste título a receber automaticamente, efetivando o recebimento deste valor na conta da empresa.

Layouts (Bancos Disponíveis)


001Banco do Brasil
237Bradesco
291BCN
085 CECRED
356REAL
341ITAÚ
320BIC
347347
399 HSBC
409UNIBANCO
756BANCOOB
422SAFRA
479Banco De Boston
041BANRISUL
104Caixa
104_240Caixa *
033Banespa (Santander)
655Votorantin
707Daycoval
389Banco Mercantil
246 Banco ABC do Brasil
653INDUSVAL
748Sicredi
637Banco Sofisa SA

Para o banco Caixa Econômica Federal, o layout disponível é de 240 posições.


Próximos tópicos:

Gestão Bancária e Caixa

Linx Conta Digital Integrada

  • Sem rótulos