- Criado por Lucas Vinicius Mendes, última alteração por Andre Luiz De Andrade Mota em mar 04, 2024
Veja nesta página: Principais rotinas do processo de Fases
Objetivo
Objetivo
Este artigo tem como objetivo descrever o processo de fases com o e-Millennium GO, onde irá obter conhecimento sobre as características que os produtos a serem produzidos pela sua empresa, definindo fases, até sua entrada no estoque do sistema pelo processo de andamento.
Fases no Ciclo de Produção
Fase é um processo isolado de transformação ao qual a matéria-prima é submetida para chegar à forma de produto acabado, como: corte, lavagem e costura.
Observação
- Cadastrar Qualidade, Defeito e Tipo de Defeito. (opção controla tipo de defeito);
- Ter fornecedor cadastrado no sistema. Atenção especial para o campo Oficina;
- Configurar as etiquetas para impressão.
Como Cadastrar uma Fase para Utilizar no Ciclo de Produção
- Para incluir uma fase, acesse a tela de cadastro através do caminho: Produção > Cadastros > Fases;
- Siga a sequência do preenchimentos dos campos da aba Geral conforma abaixo:
- Após o preenchimento, clique em Salvar.
aba "Geral"
Código: Digitar um código da fase ou usar o sequencia do sistema. O campo é alfanumérico.
Descrição: Digitar uma descrição para a fase, por exemplo: CORTE.
Importante
Em Ciclos em que a Fase é utilizada (somente consulta), o sistema exibirá o ciclo que está vinculado.
Na seção de Configuração, informaremos ao sistema quais os procedimentos seguidos em cada fase.
Baixa de Estoque: Quando este parâmetro estiver configurado em uma fase, baixará do estoque as matérias-primas, de acordo com o que foi especificado na ficha técnica.
Importante
Este recurso somente terá efeito se na ficha técnica forem informadas as matérias-primas utilizadas na fase.
Mantém mesmo lote MP: Algumas empresas controlam seus estoques de matéria-prima e produto acabado por lotes (peças). Este parâmetro fará com que o mesmo número de lote da matéria-prima seja assumido para a peça que for produzida com ela.
Controla perdas e defeitos: Informa ao sistema se houve perdas ou defeitos na fase. Estas duas situações recebem tratamentos diferentes por parte do sistema. As peças consideradas perdidas, ou seja, aquelas que não podem ser aproveitadas, não entrarão no estoque de produtos acabados. As peças defeituosas poderão ser lançadas em um estoque separado, se o usuário preferir. O defeito deverá incidir diretamente sobre peça, por exemplo, manchas de óleo na fase de costura.
Seria interessante marcar este campo em todas as fases do ciclo.
Controla tipo de defeito: Quando configurado, informará ao sistema qual o defeito apresentado nas peças, no caso da empresa queira controlar as perdas e os defeitos. Para utilizar este recurso será necessário cadastrar os itens Qualidade, Defeito e Tipo de Defeito.
Acessa oficina: Utilizado quando o trabalho é terceirizado, ou seja, feito fora da empresa. Por exemplo, algumas confecções mandam fazer corte, costura, tintura, estamparia, bordado etc. Fora da empresa e nestes casos o campo deverá ser marcado na fase correspondente. Durante o andamento, o sistema abrirá um campo para que seja informada a oficina responsável pelo trabalho.
Divide em lotes: Este campo é utilizado exclusivamente por empresas que necessitam controlar a produção por lotes. A formação do pacote é determinada pelo risco e pelo enfesto.
Importante
Para utilizar este recurso é necessário que na primeira fase do ciclo de produção os campos “Divide em Lote e Lançar Enfesto” estejam marcados. Outro requisito é que o tecido esteja lançado na mesma fase que o enfesto (ou seja, na primeira) e que ele deve estar cadastrado no grupo de tecidos.
Lança Enfesto: Para utilizar esta opção, obrigatoriamente, a primeira fase do ciclo produtivo deverá ser o corte, pois é nesta fase que o enfesto é lançado. Este recurso deverá ser utilizado apenas por empresas que fazem riscos na proporção. Pois é nesta tela que serão informadas a quantidade de peças riscadas e folhas enfestadas.
Importante
Empresas que geram produção com quantidades sem proporção nunca devem utilizar este recurso.
Beneficiamento: O objetivo deste campo é gerar um número de lote para a matéria-prima ou produto acabado. Este recurso é utilizado por empresas que produzem fio e/ou tecido e, portanto, necessitam dessa numeração para identificar as peças produzidas. O campo Beneficiamento deverá ser marcado sempre na última fase do ciclo produtivo. Seu reflexo poderá ser observado na tela de finalização, onde o sistema permite subdividir os lotes de matéria-prima.
Altera grade: Altera a grade de estampas e de cores no meio do processo produtivo. Digamos que as peças tenham sido cortadas no tecido de cor cru e em seguida foram enviadas à tinturaria. Nesta fase o sistema permitirá a alteração das cores ou estampas das peças.
Imprime etiqueta: Se este campo estiver marcado em alguma fase, assim que o andamento da produção entrar nela, o usuário receberá uma mensagem perguntando se haverá impressão de etiquetas. Por exemplo, uma empresa que produz tecido cru e faz a tintura em oficina terceiriza. Na fase de retorno da oficina, as etiquetas poderão ser impressas para identificar as peças de tecido informando cor, lote, peso, referência etc.
Importante
Na tela de andamento da produção há um link para etiquetas que também abrirá esta janela, se o campos não estiver marcado na fase.
Contar produção a partir desta fase: Informa ao sistema que a contagem das peças produzidas será feita a partir daquela fase. Dessa forma é possível saber o total de peças mesmo antes do término da produção. É importante lembrar que apenas uma fase poderá ter este campo marcado.
Importante
Não é recomendável contar a produção a partir da fase de corte porque poderá haver perdas até o final do ciclo de produção.
Filial para empenho: As matérias primas empenhadas ficarão vinculadas a filial selecionada.
Tipo da Fase irá definir o início e o final do ciclo. Deverá existir, obrigatoriamente, apenas uma fase inicial e uma final. Se o ciclo de produção não for delimitado o sistema ficará perdido e não produzirá resultados satisfatórios.
Tabela de Células: Deve ser utilizada somente quando o trabalho é interno, ou seja, não há terceirização do processo de produção. Clique sobre a tabela para expandi-la e informar quais as células envolvidas na fase. Para utilizar a tabela de células será necessário cadastrá-las previamente.
Próximos tópicos:
- Sem rótulos