- Criado por Lucas Vinicius Mendes, última alteração por Andre Luiz De Andrade Mota em mar 05, 2024
Veja nesta página: Principais rotinas do processo de fornecedores
Objetivo
Objetivo
Este artigo tem como objetivo descrever o processo de fornecedores com o e-Millennium GO, que permite o registro de informações dos fornecedores de sua loja ou empresa, facilitando a gestão de estoque e a realização de pedidos de compra de mercadorias.
Cadastro de Fornecedores
Fornecedores são indivíduos ou empresas que forneceram bens ou serviços para o consumo de sua empresa ou loja, eles desempenham um papel fundamental na cadeia de suprimentos, pois são responsáveis por disponibilizar produtos ou serviços necessários para a operação de negócios.
Como Incluir um Fornecedor
- Para incluir um fornecedor, acesse a tela configurada do caminho: Compras > Cadastros > Fornecedores > > clique no link Incluir Fornecedor;
- Preencha os campos das abas a seguir:
Geral
Código: Definir o formato dos códigos para que haja um padrão entre eles.
Tipo Empresa: Identificar a empresa de acordo com sua classificação junto ao fisco. É fundamental selecionar o tipo correto porque este campo terá influência nos relatórios fiscais e no cálculo de impostos.
Endereços: É possível cadastrar vários endereços diferentes.
Observação!
Para os casos em que os endereços forem diferentes, utilize os campos para flag. Se esses campos não estiverem marcados, o sistema imprimirá sempre o endereço principal.
- Endereço de Entrega: Se não for igual ao endereço principal, deverá estar marcado para ser impresso na nota fiscal.
- Endereço da Nota: É o endereço que deverá constar na nota fiscal como principal.
- Endereço de Cobrança: É o endereço de envio do boleto bancário.
- No caso de endereço único, marque os três parâmetros para informar ao sistema que o mesmo endereço será utilizado para as três funções.
Dados do Fornecedor:
Grid "Bancos e Contas": Selecione o banco com o qual o fornecedor trabalha. Se houver mais que um banco, será possível informá-los mais adiante na tabela de bancos e contas.
Plano de contas: Poderá ser selecionada a conta do plano de contas financeira, caso a empresa trabalhe com os dois tipos de plano, financeiro e contábil.
Classificação: A classificação de um fornecedor pode ser orientada por padrões internos ou pelo ISO 9000 e poderá ser quanto à qualidade do produto, serviço prestado, pontualidade na entrega, prazos de pagamento etc.
Para classificar um fornecedor é preciso cadastrar os tipos de classificação em CADASTRO, na pasta Auxiliar, na opção Classificação de Fornecedores.
Oficina: Deverá ser marcado para identificar um fornecedor como sendo uma oficina para que o módulo de produção possa enxergá-la.
Classificação de Fornecedores
Uma classificação de fornecedor é um processo ou sistema utilizado para avaliar e categorizar seus fornecedores com base em diversos critérios de acordo com as necessidades de sua empresa.
Como Incluir uma Classificação de Fornecedor
- Para incluir uma classificação de fornecedor, acesse a tela configurada do caminho: Compras > Cadastros > Classificação de Fornecedores > clique no link Incluir Classificação de Fornecedores;
- Preencha os campos das abas a seguir:
Código: Definir o formato dos códigos para que haja um padrão entre eles.
Descrição: Defina a descrição que será utilizada para o fornecedor (Oficina, Preferenciais, Emergentes e etc.)
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