Veja nesta página: Principais rotinas do processo de pedido de compras

Objetivo

Pedido de compras

Objetivo


Este artigo tem como objetivo descrever o processo de pedido de compras no e-Millennium GO, que é manifestar a intenção de aquisição de um ou mais produtos ou serviços oferecidos pelos fornecedores que atendem seu comercio ou empresa.

Pedido de Compras


Existem diversos processos de pedido de compras que uma empresa ou loja pode utilizar para solicitar e adquirir produtos ou serviços, criando um documento que a organização envia ao fornecedor para solicitar produtos ou serviços específicos. O pedido de compra geralmente contém detalhes sobre a quantidade, preço, descrição dos itens, prazos de entrega e termos de pagamento.

Como Realizar um Pedido de Compra


  1. Para realizar um pedido de compra, acesse a tela configurada do caminho: Compras > Pedido de Compra
  2. Selecione no cabeçalho da tela: Tipo de Pedido, Filial, Conta, Fornecedor, Número do Pedido do Fornecedor, Data de emissão, Data de entrega, tabela de preços e tipo de Produtos;

    No campo Tipo de Produtos será definido a categoria do pedido de compra, como por exemplo:

    • Produto Acabado
    • Matéria-Prima
    • Serviços
    • Material de Consumo
    • Múltiplos

    No Campo Número do Pedido do Fornecedor, alguns fornecedores preferem que seu próprio número de pedido seja impresso no pedido de compra, se este for o caso, digite o número no campo respectivo.

  3. Adicione os produtos no Grid de Produtos;

  4. Se necessário informar os dados para o recebimento do produto através da transportadora ou Correios (Não Obrigatório);
  5. Use a função de Condição de Pagamento para selecionar a forma de pagamento a ser utilizada para pagar por valores calculados devidos, em seguida, realizar o pagamento; 
  6.   Clique em Efetivar, para gravar o pedido.

Links Disponíveis na Tela de Pedido de Compra


Limpar Produtos: Limpar Produtos, deve ser acionado para limpar toda a área da tela onde foram digitados os itens. Ele apagará todos os itens digitados e manterá as demais informações na tela, como número de documento, data, filial etc. 

Atualizar Lista: Como as informações do sistema são compartilhadas, é possível que outro usuário faça alguma alteração das tabelas enquanto as informações estão na tela de movimentação. Por exemplo, um endereço pode ser alterado enquanto um pedido estiver sendo efetuado para ele, ou os preços da tabela de vendas podem ser alterados durante o faturamento. Clicando no link Atualiza Listas, o sistema atualizará as informações dos campos que tiverem sido alterados durante a digitação da movimentação. No caso de alterações feitas em tabelas de preços, será enviada uma mensagem perguntando ao usuário de deseja substituir os valores pelos atuais.  

Produtos: Este link acessa o cadastro de produtos permitindo alterações e exclusões de registros, visualização de histórico, resumo de movimentação mostrando a quantidade lançada para cada cor e tamanho e preços em todas as tabelas em que o item estiver incluído. Dê um clique no link para abrir a tela desejada e clique em Efetivar para salvar a alteração. O sistema retorna automaticamente a tela de inclusão de pedido.

Observação do Item: Permite incluir no pedido de compra alguma informação que o usuário considere necessária. Para utilizá-lo, selecione o item e dê um clique no link para abrir a janela, digite a observação e clique em OK. Esta observação não será gravada no cadastro do produto. O conteúdo deste campo será impresso nos documentos, mas para isso deverão estar previamente configuradas no leditor. 

Copiar Produtos: Permite copiar produtos de pedidos (do mesmo cliente), notas, tickets e romaneios emitidos, coletor de dados e arquivos dbf. No caso de arquivos .dbf será necessária uma avaliação e o acompanhamento de um consultor técnico. Para utilizá-lo selecione o cliente, clique no parâmetro Copiar Produtos e a seguir no parâmetro Demais Opções. A janela de opções será aberta para que o usuário selecione a origem da cópia dos dados. Clique no campo Tipo para visualizar as origens possíveis e preencha os campos da tela para que o sistema mostre os registros.


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