- Criado por Lucas Vinicius Mendes, última alteração por Andre Luiz De Andrade Mota em mar 04, 2024
Veja nesta página: Principais rotinas do processo de remessa e retorno de oficinas externas
Objetivo
Objetivo
Este artigo tem como objetivo descrever o processo de venda atacado com o e-Millennium Go.
Envio e Retorno de Produtos (Oficina)
O envio e retorno de produtos para a oficina durante a fase de produção podem ocorrer por várias razões, sendo importante gerenciar esses processos de maneira eficiente para garantir a continuidade da produção e a qualidade dos produtos.
Para utilizar este recurso, o usuário terá que criar, obrigatoriamente, eventos para envio e recebimento de oficina.
No ciclo de produção, é necessário criar uma fase chamada “Retorno de Oficina”.
Durante o andamento da produção, na fase que acessa a oficina, o usuário dará saída nas peças para a oficina utilizando o evento e a ordem em produção ficará aguardando o retorno.
Ao receber as peças de volta, o usuário terá que dar entrada também utilizando o evento.
Assim que o evento de retorno da oficina for efetivado, será dado andamento na ordem de corte para a fase seguinte automaticamente.
Os eventos de envio e retorno para oficina devem ser configurados de acordo com as necessidades da empresa. Porém, nos dois casos, na guia Acessa deverão estar marcados os respectivos campos.
Na guia Geral, marque o campo Fornecedor para informar a origem do movimento e o campo Ordem de Produção para vincular o evento à sua respectiva Pré-Fase.
Ao marcar este campo, outros dois campos serão visualizados neste guia: Emite Nota Fiscal no Andamento e Tipo do Produto da Nota Fiscal no Envio da Ordem
Aqui estão algumas situações comuns em que o envio e retorno de produtos para uma oficina podem acontecer:
- Retrabalho ou Reparo
- Personalização ou Modificação
- Montagem ou Acabamento
- Peças ou Componentes Faltantes
Geração de títulos a Pagar (Oficinas)
Ao fazer o retorno da oficina é possível gerar um título a pagar em favor da prestadora do serviço, assim que as peças retornem.
Para proceder com o retorno da oficina, clique no link "Produção > Andamento > Retorno Oficina", e preencha os dados referentes ao serviço prestado.
O sistema poderá ser configurado nos parâmetros gerais para calcular automaticamente a data de vencimento do título, na guia Fechamento e Geração de Títulos.
Mas se for necessário gerar uma data de vencimento diferente da que será assumida no título a pagar, utilize o campo Condição Pgto, a seguir informe a Quantidade de peças que retornaram da oficina e o Custo Unitário.
Se o usuário não desejar gerar um título a pagar nesse momento, basta deixar o campo Custo com valor igual a zero. Clique em OK para salvar os dados do retorno.
Aviso!
- Após efetuar o retorno da oficina, na tela de andamento aparecem os campos para informar a quantidade de perdas e de defeitos, se houver. No caso de haver perda, uma janela será aberta para que seja digitado um texto informando o motivo.
- Se o pacote não estiver em nenhuma oficina, o sistema enviará uma mensagem de alerta comunicando que o retorno não poderá ser efetuado.
Próximos tópicos:
- Sem rótulos