Veja nesta página: Principais rotinas do processo de remessa e retorno de oficinas externas
Objetivo

Envio e Retorno de Produtos (Oficina)

Objetivo


Este artigo tem como objetivo descrever o processo de venda atacado com o e-Millennium Go.

Envio e Retorno de Produtos (Oficina)


O envio e retorno de produtos para a oficina durante a fase de produção podem ocorrer por várias razões, sendo importante gerenciar esses processos de maneira eficiente para garantir a continuidade da produção e a qualidade dos produtos.

Para utilizar este recurso, o usuário terá que criar, obrigatoriamente, eventos para envio e recebimento de oficina.

No ciclo de produção, é necessário criar uma fase chamada “Retorno de Oficina”.

Durante o andamento da produção, na fase que acessa a  oficina, o usuário dará saída nas peças para a oficina utilizando o evento e a ordem em produção ficará aguardando o retorno.

Ao receber as peças de volta, o usuário terá que dar entrada também utilizando o evento.

Assim que o evento de retorno da oficina for efetivado, será dado andamento na ordem de corte para a fase seguinte automaticamente.

Os eventos de envio e retorno para oficina devem ser configurados de acordo com as necessidades da empresa. Porém, nos dois casos, na guia Acessa deverão estar marcados os respectivos campos.

Na guia Geral, marque o campo Fornecedor para informar a origem do movimento e o campo Ordem de Produção para vincular o evento à sua respectiva Pré-Fase.

Ao marcar este campo, outros dois campos serão visualizados neste guia: Emite Nota Fiscal no Andamento e Tipo do Produto da Nota Fiscal no Envio da Ordem

Aqui estão algumas situações comuns em que o envio e retorno de produtos para uma oficina podem acontecer:

  • Retrabalho ou Reparo
  • Personalização ou Modificação
  • Montagem ou Acabamento 
  • Peças ou Componentes Faltantes

Geração de títulos a Pagar (Oficinas)


Ao fazer o retorno da oficina é possível gerar um título a pagar em favor da prestadora do serviço, assim que as peças retornem. 

Para proceder com o retorno da oficina, clique no link "Produção > Andamento > Retorno Oficina", e preencha os dados referentes ao serviço prestado. 

O sistema poderá ser configurado nos parâmetros gerais para calcular automaticamente a data de vencimento do título, na guia Fechamento e Geração de Títulos.

Mas se for necessário gerar uma data de vencimento diferente da que será assumida no título a pagar, utilize o campo Condição Pgto, a seguir informe a Quantidade de peças que retornaram da oficina e o Custo Unitário.

Se o usuário não desejar gerar um título a pagar nesse momento, basta deixar o campo Custo com valor igual a zero. Clique em OK para salvar os dados do retorno.

Aviso!

  1. Após efetuar o retorno da oficina, na tela de andamento aparecem os campos para informar a quantidade de perdas e de defeitos, se houver. No caso de haver perda, uma janela será aberta para que seja digitado um texto informando o motivo.
  2. Se o pacote não estiver em nenhuma oficina, o sistema enviará uma mensagem de alerta comunicando que o retorno não poderá ser efetuado. 

Próximos tópicos:

Gerencie suas compras

Devolução de compras

Veja nos itens anteriores  

 Matéria-prima

Veja nos próximos tópicos 

 Gerencie suas compras

 Devolução de compras

  • Sem rótulos