Sumário


1 Conceito

O Linx Totem de Autoatendimento foi desenvolvido para melhorar a experiência do consumidor da loja, fornecendo uma forma de pagamento padronizada e intuitiva, melhorando dessa forma, a experiência do consumidor durante sua estadia na loja. Além disso, o atendimento é agilizado, diminuindo as filas no caixa.

O Autoatendimento possibilita ainda que o consumidor adicione novos produtos (produtos de prateleira) à venda em curso (comanda) através da leitura de código de barras ou através da seleção em uma listagem de produtos.


Para acessar o treinamento sobre o Totem de Autoatendimento, clique no link correspondente:

Acesso exclusivo para o time de Suporte

Acesso exclusivo para o time de Serviços

Acesso exclusivo para o time de Franquias


2 Configuração da Retaguarda

O Totem de Autoatendimento possui integração com retaguardas de diferentes produtos, as quais necessitam de configuração. 

Para conferir como efetuar a configuração da retaguarda integrada ao Totem de Autoatendimento, basta clicar no link do produto correspondente, do painel abaixo.



IMPORTANTE

Cada Totem de Autoatendimento que estiver alocado no estabelecimento, deve conter a sua própria série de nota fiscal. Isso evita que ocorra possíveis duplicidades de documentos entre as estações e que uma das vendas não seja registrada de forma fiscal.


3 Requisitos

Para o correto funcionamento do autoatendimento é necessário: 

  • Possuir os módulos de Comanda Eletrônica e Documento Fiscal e TEF Direção liberados na chave do cliente.
  • Possuir resolução de tela 768x1360, modo retrato;
  • Estar integrado com MID-e;
  • Estar integrado com D-TEF;
  • Versão mínima do Totem de Autoatendimento1.0.0.6.


3.1 Requisitos de Hardware e Sistema Operacional

Abaixo serão listados os requisitos de hardware e sistema operacional para o correto funcionamento do Totem de Autoatendimento.

  • Sistema operacional Windows 10 ou superior.
  • Totem utilizado deve estar homologado, respeitando os requisitos mínimos de software e hardware. Os fornecedores homologados são: 
    • Aris
    • Laurenti
    • Meep
    • Nextcard
    • Schalter
    • Videosoft

    IMPORTANTE: Sinalizar o time técnico antes da compra de uma marca ou modelo que não esteja listado como homologados.

  • Impressoras não fiscais conforme a tabela 1;
  • Estações Totem que obedeçam ao requisito mínimo de Hardware conforme a tabela 2
  • Caso o Totem de Autoatendimento esteja abaixo do requisito mínimo, é necessário utilizar a variável de ambiente LXSYNCNOTTIMEOUT com valor igual a 1.


Marca

Modelo

Integração/Comunicação

Bematech

MP 4200

DLL

CustomTG2480HIII1Direta
DarumaDR700DLL
DR800DLL

Elgin

I9

Direta

VOX

Direta

Epson

TM T88V

Spool do Windows

TM T20

Spool do Windows

Massung (Totem Meep)W-80DLL
SNBC (Totem Schalter)BK-C310DLL
SwedaIM433TSSpool do Windows

Tabela 1

1Para realizar a instalação da impressora Custom TG2480HIII, clique aqui e siga as orientações.


Configuração MínimaConfiguração Recomendada

Sistema Operacional

Microsoft Windows 10 / 64 bits

Microsoft Windows 10 / 64 bits

Rede

Ethernet 10/100 Mbps ou Wireless

Ethernet 10/1000 Mbps ou Wireless

Processador

Intel Core i3 8ª geração ou AMD FX-8320

Intel Core i5 7ª geração

Monitor / Resolução

Touchsreen com resolução igual ou superior a 1366 x 768

Touchsreen com resolução igual ou superior a 1366 x 768

Memória RAM

8 GB

16 GB

Disco

60 GB de espaço livre em SSD SATA

100 GB de espaço livre em SSD SATA

Banco de Dados

PostgreSQL 9.4

PostgreSQL 9.4

Tabela 2


4 Instalação do Totem de Autoatendimento

Após iniciar o serviço, será necessário instalar o autoatendimento, porém, antes é preciso realizar o download do instalador, que pode ser obtido acessando o link abaixo:

Ao concluir o download, dê um duplo clique na funcionalidade para iniciar a instalação. É recomendável a criação de um atalho na área de trabalho. Para isso, selecione a opção conforme a imagem abaixo e clique em Próximo.




Após finalizada a instalação do aplicativo, basta clicar em Concluir para finalizar e iniciar o Totem de autoatendimento.



Após finalizar o processo de instalação do autoatendimento, será necessário solicitar a chave de licença.



Insira as seguintes informações:

  • CNPJ: informe o CNPJ do estabelecimento;
  • Senha: neste campo deverá ser inserida a senha disponibilizada para baixar a chave na máquina;
  • Nome da estação: insira o nome da estação no qual o autoatendimento foi instalado;
  • Serial da estação: neste campo constará a identificação da estação.

No primeiro acesso é preciso utilizar o usuário Linx com a senha diária.

5 Operações Administrativas

Como já mencionado anteriormente, é necessário acessar o módulo Operações Administrativas para efetuar as configurações de autoatendimento. Para isso, deve-se pressionar na tela inicial, o canto superior esquerdo por alguns segundos até que seja apresentada a tela de login.



Será apresentada a tela de login para que o usuário, com permissão de acesso, informe os dados para autenticação. Após informar os dados de usuário e senha, é possível acessar a tela de configurações do Autoatendimento.



Ao clicar no botão Visita Virtual o usuário será direcionado para a página de atendimento ao cliente Linx onde, em caso de necessidade, os técnicos poderão acessar a máquina e resolver as solicitações. Basta digitar o código PIN de cliente.




O Totem de Autoatendimento apresentará no cabeçalho as informações de Turno, data e hora (canto esquerdo) além da contagem do tempo de inatividade (canto direito) conforme imagem abaixo:



5.1 Configurações

Ao acessar o menu Operações Administrativas, pressionar o botão Configurações. Através dessa opção, será possível configurar o documento fiscal, o TEF, dados de pré-venda, servidor de e-mail, além de configurações do próprio totem.



Nos próximos capítulos serão descritas as opções de configurações disponíveis.


5.1.1 Configurações do Totem de Autoatendimento

A opção Permitir adicionar produtos ao consumo possibilita adicionar produtos de prateleira ao consumo.



Quando esta opção estiver ativada, será apresentado o botão Adicionar Produtos, para que o consumidor adicione o produto desejado.



Já a opção Permitir iniciar o pagamento por produto, possibilita que seja efetuada a compra e o pagamento de um produto, mesmo sem possuir uma comanda aberta.




Quando esta opção estiver ativada, na tela inicial do Totem, será apresentada a opção Toque aqui para adicionar o produtos, para que o consumidor adicione o produto desejado.



Cabe ressaltar que para que seja possível utilizar operações com comanda, é necessário que o estabelecimento tenha o módulo Comanda Eletrônica ativo em seu CNPJ, conforme imagem abaixo:



IMPORTANTE

Caso o estabelecimento escolha trabalhar apenas com comanda, sem inserção de itens dentro e fora da comanda, deve deixar o módulo ativo na intranet (em seu CNPJ), e desmarcar as opções Permitir adicionar produto ao consumo e Permitir iniciar o pagamento por produto, apresentadas anteriormente.


A opção Habilitar o timeout de inatividade de operação permite que seja apresentado um timer de inatividade na tela inicial do Totem. 



Quando esta opção estiver ativada, na tela inicial do Totem, será apresentado o timer no canto superior à direita. 


Quando ativado e nenhuma ação seja realizada pelo consumidor durante 1 minuto, a operação retornará ao início. 



IMPORTANTE

Com a opção do timer desativada, a operação ficará ativa até que seja cancelada pelo consumidor ou outro pessoa.

5.1.2 Configurações de Documento Fiscal

Nesta opção, o usuário deverá selecionar o documento fiscal habilitado que será emitido pelo sistema para o registro de cada venda (Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor, Cupom Fiscal Eletrônico - SAT CFE), indicar o endereço do servidor MIDe, o diretório XML - MIDe, o diretório DANFe  -MIDe, a marca da impressora utilizada, o modelo, a porta da impressora não fiscal, a velocidade da porta entre as opções disponíveis, e o Spooler do SO.



A impressora pode ser configurada por comunicação direta ou sistema operacional.

Para realizar a configuração de impressora via DLL, é necessário informar a porta da impressora não fiscal, a velocidade da porta e demais informações como marca e modelo. Para informação sobre qual porta a ser inserida nas configurações do Totem, verificar no Gerenciador de Dispositivos. As DLLs já vem com o instalador do Totem, não sendo necessário copiá-las para a pasta de instalação.

A impressora já deve estar configurada no Windows na opção via Spooler. O Totem de autoatendimento fará a identificação da impressora conectada à máquina e preencherá automaticamente o modelo. Para isso, basta selecionar a opção de Spooler de SO.



A opção Enviar comando de corte (guilhotina) a cada fechamento de venda, possibilita que os comprovantes emitidos pela impressora sejam cortados do tamanho exato automaticamente.



 Será possível também selecionar a opção de questionamento ao cliente sobre a impressão do comprovante, no final da venda. Para isso, basta optar pela seleção no botão Perguntar se deseja realizar a impressão do comprovante ao final da venda.



5.1.3 Configurações de TEF

É possível configurar as opções de TEF e SiTef contratados, basta clicar nas opções disponíveis. Caso o estabelecimento for participante da promoção Cielo-Premia é possível indicar da mesma forma, clicando no botão Estabelecimento participante da promoção Cielo-Premia.




É possível também, configurar nesta tela a opção Perguntar se deseja realizar a impressão do comprovante TEF ao final da venda para que o cliente possa optar pela impressão ou não, da via de pagamento com cartão.

Caso a opção não seja habilitada, o comprovante de cartão será impresso automaticamente após aprovação da transação.




Tela apresentada ao cliente após aprovação da transação, caso a permissão esteja habilitada


Por hora, a opção de TEF disponível é o D-TEF.


5.1.4 Configurações de Banco de Dados Pré-Venda

Neste  espaço é possível realizar as configurações para a utilização de um banco de dados para a pré-venda, Indique o endereço, a porta, o usuário, a senha e o banco de dados da pré-venda. Para testar a comunicação com o banco, pressione o botão Testar comunicação.



Para a integração com a retaguarda Linx Postos AutoSystem não é necessária a informação do banco de dados de pré-venda.


5.1.5 Configurações de Servidor de E-mail

Através dessa opção, é possível configurar o servidor de e-mail para envio dos comprovantes de venda. Para que esse procedimento seja possível, indique o Endereço do servidor smtp, a porta, o usuário e senha. Inseridas as informações, clique em Salvar.




SMTP do Gmail


Configuração de SMTP do Gmail

Recentemente o Google atualizou as diretrizes de segurança no seu provedor de e-mail Gmail, anunciando que a funcionalidade "Apps menos seguros" irá parar de funcionar em 30 de maio de 2022. O anuncio pode ser acessado clicando aqui.


Sendo assim, para realizar a configuração do SMTP do Gmail no Linx Postos POS, o estabelecimento deverá utilizar a funcionalidade "Senha App" do Gmail, seguindo os passos abaixo:

  1. Para poder utilizar e configurar a funcionalidade "Senha App" no Gmail é necessário estar configurado a funcionalidade "verificação em duas etapas", conforme está descrito no manual: "Fazer login com senhas de app" do próprio Google. - Para saber como ativar a função "verificação em duas etapas" acesse clicando aqui.

    IMPORTANTE!

    Se a funcionalidade "verificação em duas etapas" não estiver configurada e ativa, o passo 2 em diante não funcionará.

    Ao tentar acessar a página funcionalidade senha "Senha App" mostrará a seguinte mensagem: "A configuração que você está procurando não está disponível para sua conta".

    Esta configuração deve ser realizada anteriormente, conforme está descrito no manual da funcionalidade "Senha App", que pode ser acessado clicando aqui.

  2. Acesse o link myaccount.google.com que irá redirecionar para a página da funcionalidade "Senha App" do Gmail.

  3. Quando abrir a página do passo anterior, no campo "Selecionar app"  escolha a opção "Outro" e em seguida, digite uma identificação, por exemplo: "Totem de Autoatendimento",  e clique no botão GERAR. O sistema irá abrir uma tela chamada "Senha de app gerada",  esta tela conterá uma senha de com 16 caracteres que foi gerada automaticamente. copie a senha gerada e clique no botão: CONCLUÍDO.



  4. Acessar o menu: " Operações Administrativas> Configurações> Configuração de servidor de e-mail e preencher os campos obrigatórios, no campo: "Senha", colocar EXATAMENTE a mesma senha gerada, de 16 caracteres, do passo anterior.

  5. Clique no botão Salvar Configurações

          Algo deu errado?

    1. Verifique se os dados preenchidos estão corretos.
    2. Verifique se o Gmail está configurado corretamente.
    3. Verifique se no Gmail apareceu um e-mail informando que houve uma tentativa de acesso. Caso sim, informe que foi você e que deve passar a aceitar este acesso. 


Após realizada a configuração acima, será apresentada ao cliente a tela abaixo em que o mesmo poderá optar em receber seus comprovantes via e-mail.



Será solicitado que o mesmo insira o endereço de e-mail para envio de comprovante.



Em instantes o cliente receberá no e-mail indicado a nota fiscal conforme exemplo abaixo:


5.1.6 Configurações de Catracas

Na opção Configurações de Catracas estará indicado o diretório vinculado à catraca, onde serão salvos os arquivos XML correspondentes a liberação e o bloqueio da comanda. 



IMPORTANTE

As Configurações de Catracas serão apresentadas somente quando o Totem de Autoatendimento estiver integrado à retaguarda AutoSystem. As configurações deverão ser realizadas diretamente na retaguarda AutoSystem.


5.2 Operações

O botão Operações apresentará algumas opções, conforme abaixo:



Para voltar à tela inicial do Totem pressionar o botão Voltar, já para encerar, pressionar o botão Fechar Terminal.


5.2.1 Abrir Turno 

Permite realizar a abertura do turno. Na abertura do turno nenhum relatório será impresso.


5.2.2 Fechar Turno 

Permite realizar o fechamento do turno, onde será impresso um relatório com todas as vendas realizadas.



O relatório impresso no fechamento do turno será apesentado conforme configurações realizadas na retaguarda integrada ao Totem, ou seja, cada sistema de retaguarda possuirá seus campos específicos.


Exemplo de relatório de fechamento de caixa



5.2.3 TEF Administrativo

Ao acessar o TEF Administrativo serão apresentadas algumas opções do TEF.




Vale lembrar que as opções apresentadas são enviadas pelo próprio TEF.

As opções mais utilizadas pelo estabelecimento são:

  • Cancelamento: Permite que seja realizado o cancelamento de uma transação TEF. Para isso, é necessário informar a data da venda e o número do NSU que consta na via do TEF emitida juntamente com o documento fiscal, o valor e o número do cartão. Ao final será emitido o comprovante de cancelamento da transação TEF;
  • Reimpressão: Permite que seja realizada a reimpressão de um comprovante TEF. Os mesmos dados informados no cancelamento da transação TEF também deverão se informados na reimpressão. Ao final será reemitido o comprovante da transação TEF.


Exemplo de comprovante de cancelamento



Exemplo de comprovante reimpresso


5.2.4 Comprovantes do Estabelecimento 

Permite realizar a impressão dos comprovantes do estabelecimento (Exemplo: 2ª via de pagamento em cartão), a qual é opcional, e caso o estabelecimento optar por realizar a impressão, esta deve ser realizada antes do fechamento do turno atual. Após o fechamento do turno, os comprovantes do turno fechado não poderão ser impressos.




Exemplo de comprovante do estabelecimento impresso

5.3 Vendas

Ao acessar o botão Vendas, serão apresentadas ao usuário as últimas vendas efetuadas, para que seja possível efetuar o cancelamento e reimpressão do DANFE.



Esta tela apresenta as seguintes informações:

  • Número - Série: exibe o número e a série da NFC-e;
  • Valor: exibe o valor total da comanda;
  • Identificação de cliente: apresenta o nome do cliente. Esse dado é opcional e será informado no início da venda.
  • Situação: apresenta a situação da comanda.
  • Data e hora: exibe a data e a hora da abertura da comanda;

Através do ícone  será possível fazer a impressão da DANFE conforme imagens abaixo:




  • Botão Voltar: Ao selecionar essa opção, o usuário será levado de volta à tela inicial do autoatendimento.
  • Botão Cancelar Venda: Para realizar o cancelamento de uma venda é necessário informar a data da venda e o número do NSU, que consta na via do TEF emitida juntamente com o documento fiscal. Será solicitado para inserir o cartão utilizado na transação, informando o tipo de operação (débito/crédito) e a senha para o cancelamento da operação TEF. 

Para realizar o cancelamento de uma venda, selecione a venda a ser cancelada e clique em Cancelar Venda.



O Totem de Autoatendimento informará que a venda possui uma transação TEF que necessitará ser cancelada. Selecione a opção Sim para prosseguir com a solicitação:



Será apresentada uma tela para informar a data do pagamento e Confirmar.



Inserir o número do NSU do comprovante de pagamento e Confirmar.



Informar o valor do pagamento e Confirmar.




Inserir o número do cartão do consumidor, utilizado para o pagamento e Confirmar.




Na tela serão apresentados os dados do pagamento. Pressionar Sim para confirmar o cancelamento.



Será efetuado o cancelamento da venda.



Ao final será emitido um comprovante de cancelamento.



As informações acima solicitadas poderão ser consultadas através do Comprovante de TEF emitido com o documento fiscal no final da venda. Abaixo será apresentado onde essas informações poderão ser encontradas no comprovante:



5.4 Sincronia

Ao acessar o botão Sincronia, será apresentada uma tela onde será possível efetuar o envio e recebimento de dados entre o Totem de Autoatendimento e a retaguarda, de forma manual.

Quando pressionado o botão Sincronizar Agora, será realizada somente a sincronia de dados que ainda não haviam sido sincronizados.



Quando marcada a opção Ressincronizar base de dados e pressionado o botão Sincronizar Agora, será realizada a sincronia de todos os dados, mesmo os que já haviam sido sincronizados.


Totem integrado à retaguarda AutoSystem

A integração Autosystem com Totem de autoatendimento possui 2 executáveis de sincronia:

  • main.exe --linxpos_sync (Autosystem)
  • sync.exe (Totem)

Os dois executáveis devem estar rodando para que a sincronia, tanto de recebimento quanto de envio de informações, funcione corretamente.

Dentro do banco de dados do Totem (Linxpostospos) possui uma tabela chamada exchange_sync_dataload, a qual é utilizada para verificar as tabelas que recebem informações da retaguarda.

Informações para uso interno pelo time de franquias

Abaixo serão disponibilizados alguns comandos e variáveis de ambiente, que se referem à sincronia.

Comandos

  • notify do_sync_recv, 'import_nome da tabela' – Este comando é para forçar a sincronia de recebimento ao totem de alguma tabela especifica (com base na sync_dataload).
  • select * from exchange.sync_pendente where ts_envio is null; - Este comando deve ser executado no BD do Totem para consultar sincronias pendentes de envio a retaguarda.
  • update exchange.sync_pendente set ts_proximo_envio = null where ts_envio is null; - Update que deve ser utilizado para forçar o envio de algum registro pendente.

Variáveis de Ambiente

LXSYNCLIMITE=valor: Valor indica a quantidade de registros que o AS3 irá devolver na sincronia (Por padrão 1000 registros se caso for necessário aumentar ou diminuir através da variável, muito utilizado para maquinas fora do padrão de requisitos).

LXLOGLEVEL=10: Variável de ambiente para estender log do Totem.


6 Utilização do Autoatendimento

Após realizadas as configurações necessárias descritas nos tópicos anteriores, será possível utilizar as funções de autoatendimento. Para inciar o processo de pagamento de uma comanda, pressione o botão Toque para iniciar o pagamento na tela inicial.



Após pressionar a tela inicial do autoatendimento, o usuário será orientado a realizar a leitura da comanda (consumo) no leitor localizado no canto direito inferior do equipamento. 



Ao efetuar a leitura, o usuário será então direcionado ao fluxo de venda do sistema.



6.1 Inserindo Produtos Self Service à Comanda

O cliente pode adicionar produtos de prateleira ao consumo da comanda. Para isso, basta pressionar o botão  e efetuar a leitura do código de barras. 




Esta tela apresenta as seguintes informações:

  • Confira seu consumo: apresenta o número da comanda lida no QR Code;
  • Itens relacionados à sua comanda: apresenta a quantidade, a descrição do produto e o valor correspondente;
  • Valor total: apresenta o valor total do pedido.

Ao pressionar o botão +Adicionar Produtos, será solicitado ao cliente que posicione o código de barras do produto no leitor e a seguinte tela será apresentada:



Em seguida, será apresentada a tela em que será possível conferir o item, quantidade e valor. Conferidas as informações, basta pressionar o botão Concluir para adicionar o produto ao consumo.




Após, serão apresentados os produtos consumidos na loja juntamente com os produtos de prateleira que o cliente adicionou manualmente ao consumo.



Os itens constantes na comanda não poderão ser excluídos pelo consumidor. Necessário neste caso, que o mesmo se direcione ao caixa para efetuar o cancelamento. Os produtos adicionados através de leitura de código de barras (self service) poderão ser retirados da comanda apenas quando a operação for cancelada ou na tela de carrinho, conforme imagem a seguir.



Na tela de adição de produtos será exibida a rolagem automática da barra para visualização dos produtos. A barra é apresentada quando a quantidade de produtos extrapolar o tamanho da tela e está disponível para clientes que possuem o modo de operação por Produto. 



Para clientes que possuem somente o modo de operação por Produto, será possível também visualizar a numeração da ordem de produtos. 



IMPORTANTE

A barra de rolagem e numeração da ordem de produtos só serão apresentadas em tela, se o módulo Comanda Eletrônica não estiver habilitado na chave do cliente.


6.1.1 Efetuar Pagamento

Para realizar o pagamento, o CPF poderá ser informado para a emissão do comprovante fiscal e para fins de pontuação em programas de fidelidade.




Informe o CPF e selecione a opção Confirmar.



Após, será apresentada a tela em que serão exibidas as opções de formas de pagamento disponíveis.

O terminal de autoatendimento está habilitado para receber as seguintes formas de pagamento:

  • AME Digital: possibilita efetuar pagamento através de um QR Code, o qual será lido pelo aplicativo AME Digital, instalado no smartphone do cliente.
  • Crachá: possibilita que o funcionário efetue o pagamento por meio do seu crachá.
  • QR Code: possibilita efetuar pagamento através de um QR Code, o qual será lido pelo aplicativo de uma carteira digital, instalado no smartphone do cliente.
  • Crédito: possibilita pagamentos com cartão de crédito;
  • Débito: possibilita pagamentos com cartão de débito;
  • Vale:  possibilita pagamentos com cartões-benefícios.





6.1.1.1 Pagamento com Cartões de Crédito e Débito

As opções de pagamento Crédito e Débito seguirão processos semelhantes. Abaixo um exemplo de pagamento com cartão de crédito. 

Ao selecionar a opção de pagamento, será solicitado ao cliente que selecione a forma de leitura do cartão. Serão disponibilizadas duas opções:

  • Magnético/Chip: ao selecionar essa opção, o Pin Pad fará a solicitação para o cliente inserir ou passar o cartão no equipamento para realizar a leitura;
  • Digitado: ao selecionar essa opção, o cliente fará a digitação dos dados do cartão diretamente no Totem.

Nas duas opções, será apresentado no equipamento Pin Pad o valor a ser pago e solicitada a senha do cliente. Enquanto isso, a seguinte tela será apresentada no autoatendimento:



Após o pagamento ter sido concluído, o cliente terá duas opções de receber o comprovante: através da impressão do comprovante pelo autoatendimento ou poderá optar por receber o comprovante através de e-mail.



Caso o cliente opte pela impressão do comprovante, será emitido no próprio Totem de Autoatendimento.



Há a possibilidade do envio do comprovante ocorrer para o e-mail que o cliente. Para isso, basta que no momento em que o pagamento tiver sido concluído, o cliente informe o e-mail para envio no próprio Totem de Autoatendimento e clique no botão Confirmar.




6.1.1.2 Pagamento com AME Digital

Selecionando a forma de pagamento AME Digital, será apresentado na tela um QR Code para que o consumidor realize a leitura através do aplicativo AME Digital instalado em seu smartphone.



Assim que o pagamento for concluído pelo consumidor, o Totem identificará a confirmação de pagamento e fará a impressão do documento fiscal e do comprovante da transação, conforme exemplo abaixo:


Documento Fiscal


Comprovante da Transação


Por hora, a forma de pagamento Ame Digital está homologada somente para o Totem de Autoatendimento integrado à retaguarda Seller.


6.1.1.3 Pagamento com QR Code/QR Linx e PIX

Ao selecionar a forma de pagamento QR Code, será apresentado na tela um QR Code para que o consumidor realize a leitura através do aplicativo de uma carteira digital (Ex.: Mercado Pago, Conta Linx, PIX), instalado em seu smartphone.



Após a identificação do pagamento, o Totem fará a impressão do documento fiscal e do comprovante da transação, conforme exemplo abaixo:


Documento Fiscal


Comprovante da Transação


Vale lembrar que por meio do QR Code é possível efetuar o pagamento via PIX. O processo segue o mesmo já mencionado anteriormente. Abaixo podem ser conferidos exemplos dos documentos impressos após a venda.


Documento Fiscal Pagamento PIX


Comprovante da Transação Pagamento PIX


Por hora, a forma de pagamento QR Code está homologada somente para o Totem de Autoatendimento integrado à retaguarda Seller.


6.1.2 Efetuar Pagamento com Mais de Uma Comanda

O Totem de Autoatendimento permite que no momento do pagamento seja possível processar mais de uma comanda. Para isso, será necessário selecionar a opção Permitir a operação com mais de uma comanda por venda diretamente no sistema AutoSystem. Para saber mais, acesse o capítulo sobre as Configurações no Caixa, no material da retaguarda AutoSystem, clicando aqui. 

Caso a opção esteja disponível, será apresentada uma "caixinha" (pop up) ao lado direito da tela, com a mensagem conforme imagem abaixo.



Para efetuar o pagamento de mais de uma comanda, é preciso realizar a leitura dos códigos de barras diretamente no leitor do Totem. O Autoatendimento apresentará as comandas bipadas, os itens consumidos, os valores unitários e o valor total do consumo.



Realizadas as conferências, selecione o botão Efetuar Pagamento e o processo seguirá o mesmo descrito no item Efetuar pagamento, apresentado anteriormente.

Após finalizados os processos, a seguinte tela será apresentada:



6.2 Totem Híbrido

De acordo com as configurações realizadas no Totem, este pode ter a função de pagamento de comanda e adição de produtos de forma independente, ou seja, o consumidor pode adquirir um produto e pagá-lo através do totem sem a necessidade de possuir consumo em uma comanda.

Conforme já mencionado nos capítulos anteriores sobre Configurações no menu Operações Administrativas, quando a opção Permitir iniciar o pagamento por produto estiver selecionada, na tela de início será apresentado o botão Toque aqui para adicionar produtos e o consumidor poderá iniciar o pagamento tanto pela comanda, quanto por um produto.




IMPORTANTE

Cabe ressaltar que quando o Totem estiver integrado com a retaguarda AutoSystem, para que a opção Permitir iniciar o pagamento por produto fique disponível no Totem, é necessário configurá-la na retaguarda. Para saber mais, acesse o capítulo sobre as Configurações no Caixa, no material da retaguarda AutoSystem, clicando aqui.


Caso o consumidor queira efetuar o pagamento de sua comanda, basta informa seu número ou passar o QRCode no leitor, conforme já demonstrado nos capítulos anteriores.

Para adquirir um produto, pressionar o botão Toque aqui para adicionar produtos. Será apresentada a seguinte tela:



Ao efetuar a leitura do código de barras do produto, este será apresentado na tela. 



Para prosseguir, pressionar o botão Concluir.

Poderão ser adicionados novos produtos, um voucher ou prosseguir para o pagamento.



Ao pressionar o botão Efetuar Pagamento, será questionado se deseja informar o CPF e em seguida apresentadas as formas de pagamento, como já visto nos capítulos anteriores.


6.3 Integração Promo

Caso o Totem de Autoatendimento esteja integrado ao Motor de Promoções, onde é possível cadastrar vários tipos de promoções, e o produto adicionado for promocional - como por exemplo, leve 3 pague 2 - ao adicionar mais 2 produtos ao Totem o desconto será exibido na tela.



Caso a forma de pagamento selecionada também esteja cadastrada em alguma regra de desconto no Motor de Promoções, será apresentada uma mensagem informando ao consumidor.



Ao final da venda, na emissão do cupom, será apresentado o descontado e os tipos de promoções aplicadas na venda.



IMPORTANTE

Por hora, a Integração Promo está homologada somente para o Totem de Autoatendimento integrado à retaguarda Seller.


6.4 Orientações Sobre Comprovantes Retidos no Equipamento

Ao finalizar a venda, no momento da emissão dos comprovantes, alguns equipamentos acabam por reter o comprovante TEF no interior do equipamento, dificultando sua retirada.

Para evitar que isso aconteça e que seja necessário abrir o equipamento para a retirada do comprovante, é necessário acessar no Totem de Autoatendimento o menu Operações Administrativas > Configurações e desmarcar as seguintes opções: 

  • Enviar comando de corte (guilhotina) a cada fechamento de venda 
  • Perguntar se deseja realizar a impressão do comprovante ao final da venda

Abaixo pode ser conferida imagem com as opções desmarcadas: