Índice

Introdução

Os pontos acumulados no programa BR Premmia podem ser trocados por produtos disponíveis nos estabelecimentos por meio do Resgate BR Premmia.

A seguir será apresentado como realizar o Resgate BR Premmia e pagamento.  


Para acessar os demais manuais sobre o Programa de Pontos BR Premmia, clique no link correspondente:

Para acessar o vídeo sobre o fluxo de resgate e pagamento com o app Petrobras Premmia, clique no link abaixo: 



Requisitos

Para o correto funcionamento do fluxo de resgate e pagamento BR Premmia, será necessário possuir as seguintes versões de sistemas compatíveis:

Linx:

  • PDV (Versão 1.1.0.77 ou superior);
  • Seller Web (Versão 8.01.0602 ou superior);
  • Módulo Premmia liberado na chave.

Vibra: 

  • Opt-in do franqueador no Premmia (Realizar o Opt-in no Canal de Negócios);
  • Aplicativo Petrobras Premmia (Versão 4.14 ou superior).



Habilitar Pin Pad 

Para habilitar a digitação do CPF no PinPad pelo cliente, será necessário realizar a configuração em Configurações > Caixa selecionando a opção Solicitar informação de CPF no PINPAD




Para acionar o Pinpad, onde o cliente poderá digitar seu CPF e senha do programa de pontos, pode-se utilizar a tecla de atalho F2, a qual consta no menu Ajuda, que pode ser acessado pela tecla de atalho F1.




Realizando uma venda com Premmia

Os produtos disponíveis para resgate poderão ser acessados por meio da guia Premmia.



Benefícios e Resgates disponíveis

Para realizar um resgate ou selecionar um benefício para consumo, deverá ser informado o CPF do cliente no campo Digite o CPF para consultar os benefícios e pressionar a tecla Enter, para fazer a consulta. 


Na guia Premmia serão apresentados: 

  • No lado direito superior, poderá ser visualizado o nível de pontuação (Raio) em que o cliente do CPF informado se encontra, podendo ser Essencial, Aditivado ou Premium.

  • Benefícios disponíveis: conforme cada nível, serão disponibilizados benefícios exclusivos e gratuitos para o cliente do CPF informado;
  • Resgates disponíveis: serão exibidos produtos disponíveis para resgate, independente do CPF informado ou nível de pontuação. 


Com o CPF informado, o operador poderá selecionar os benefícios e produtos de resgate que o cliente escolher, inserindo-os no cupom fiscal.  




Os resgates e benefícios do Premmia, só poderão ser pagos/baixados com a forma de pagamento PREMMIA que pode ser selecionada no teclado virtual do PDV, podendo ser configurada nas configurações de Caixa

Saiba mais clicando aqui.  




 Ou caso não configurado o botão PREMMIA, através da tecla de atalho CTRL + 9 do botão OUTRAS, buscar a forma de pagamento PREMMIA.



Produtos Avulsos/Livres

Na mesma venda em que está sendo realizado o resgate, poderá ser incluído produtos avulsos e fazer a finalização da venda com a forma de pagamento PREMMIA




Pode-se inclusive inserir na venda apenas produtos avulsos/livres e realizar a baixa com a forma de pagamento PREMMIA, pois o cliente poderá utilizar as formas de pagamento que configurou no aplicativo Petrobras Premmia para realizar o pagamento. 


Forma de pagamento PREMMIA

Conforme a demonstração acima, ao pressionar o botão da forma de pagamento PREMMIA será exibido um QR code para leitura via aplicativo Petrobras Premmia.  



Caso o PDV possua um segundo monitor, o QR code será exibido nele:



E ao pressionar o botão ou F5 o QR code será impresso na impressora padrão do PDV:



E ainda se o PDV estiver operando com um PinPad nos modelos PPC930 ou Lane300, o QR code também será exibido na tela do PinPad:



  • O QR code terá o tempo limite de 5 minutos para pagamento via aplicativo Petrobras Premmia;
  • O cliente poderá inserir o código alfanumérico no aplicativo para realizar o pagamento;
  • Ao pressionar o botão  ou tecla de atalho ESC será apresentado o questionamento de cancelamento da forma de pagamento Premmia, onde o operador poderá:
    • Retornar para o pagamento pressionando o botão  ou ESC (ao retornar o timer para leitura será reiniciado);
    • Ou cancelar pressionando o botão ou F5, apresentando a mensagem de pagamento cancelado realizado com sucesso.

  


  • Quando cancelado e o valor tiver sido debitado da conta do cliente, o estorno será realizado em até 48h.


No aplicativo Petrobras Premmia

  • No aplicativo, o cliente irá selecionar a opção Pagar (primeira imagem);
  • Na sequencia selecionar o estabelecimento de onde estiver realizando o pagamento (segunda imagem);
  • E a seguir em Serviços, escolher a opção Conveniência BR Mania (terceira imagem).



  • Na sequencia o cliente deve confirmar que está no estabelecimento pressionando o botão (primeira imagem abaixo);
  • Na próxima tela pressionar o botão  (segunda imagem abaixo);
  • Neste momento será acionada a câmera do smartphone para realizar a leitura do QR code emitido pelo PDV (terceira imagem abaixo). 



  • Após realizar a leitura do QR code será apresentada a tela para confirmar o pedido (primeira imagem abaixo);
  • Ao pressionar , caso tenha sido inserido produtos avulsos na venda os mesmos serão pagos com o cartão que o cliente cadastrou na carteira do aplicativo. Sendo assim, confirmar as informações e pressionar (segunda imagem abaixo);
  • E pronto, o pagamento foi realizado com sucesso (terceira imagem). 




O cliente poderá também realizar o pagamento digitando o código alfanumérico do QR code no app Petrobras Premmia:

  • Para isto, basta seguir com o a leitura do QR code, mas pressionar o botão Digite o código manualmente (primeira imagem);
  • E na sequencia inserir o código alfanumérico, exibido pelo PDV abaixo do QR code (segunda imagem), no campo para digitação do código da compra (terceira imagem).








Após confirmado o pagamento no app Premmia, no PDV a venda será finalizada, o comprovante impresso e o caixa liberado automaticamente. 




Quando no menu Configurações nas Opções Gerais de Caixa for habilitado o parâmetro Imprimir comprovante de pagamento PREMMIA, ao finalizar a venda um comprovante será emitido. 



Comprovante de pagamento PAF ECF


Comprovante de pagamento NFC-e


  • O valor impresso no comprovante é referente ao total da venda no PDV, não considerando valores de desconto ou isenções do Premmia; 

  • Os descontos e isenções são gerenciados pelo aplicativo Petrobras Premmia;

  • O comprovante tem o objetivo de de auxiliar na conferência de caixa, semelhante ao comprovante de TEF do estabelecimento. 


Cancelamento de uma venda com Premmia

Para realizar o cancelamento de uma venda com a forma de pagamento Premmia, o operador deverá seguir o processo normal de cancelamento, pressionando o botão ou através do menu Documentos .


Importante!

Ao realizar o cancelamento de uma venda com resgate de benefício, o mesmo não será estornado para que possa ser consumido novamente. Esta é uma política da própria BR Premmia.  

Para o cancelamento de resgates e produtos avulsos, haverá o estorno de pontos e retorno ao estoque normalmente. 

Condições para Funcionamento 

Não será possível inserir um resgate na venda, sem antes informar o CPF do cliente, apresentando a mensagem abaixo ao clicar em um resgate:



Seja através do campo Digite o CPF para consultar os benefícios ou através das teclas F7 (quando a venda já estiver em andamento) ou F5, para que um resgate possa ser feito o CPF deve ser informado. 



Ao tentar fazer a baixa de  benefícios ou resgates com qualquer outra forma de pagamento diferente da cadastrada como PREMMIA, será apresentada a mensagem abaixo: 



Também não será permitido realizar pagamentos de combustíveis com a forma de pagamento PREMMIA, independentemente de se houver itens de resgate ou benefícios na mesma venda. 



A forma de pagamento PREMMIA não permite descontos informados na venda ou taxa de serviço, conforme abaixo:

  • Desconto ou Acréscimo: quando houver não será possível finalizar a venda com a forma de pagamento Premmia, apresentando as seguintes mensagens:

Desconto informado na venda


Regra válida somente para descontos ou acréscimos na venda. Se o desconto ou acréscimo for no item, a venda será finalizada normalmente. 


  • Taxa de serviço: quando houver será possível finalizar a venda com a forma de pagamento Premmia normalmente.