Sumário

1. Conceito

Este guia tem por objetivo orientar sobre os procedimento para criação, alteração, inativação e exclusão de formas de pagamento no retaguarda Seller.

1.1 Glossário

“aspas” = Faz referência a uma mensagem do sistema ou um processo dentro do sistema.
Itálico = Faz referência a uma tela, coluna, linha, aba.
<divisa> = Faz referência a uma tecla no teclado, um botão virtual, nome genérico de um arquivo
 > = Faz referência a uma sequência de ações/cliques dentro do sistema.
Negrito = Faz referência a uma palavra ou trecho de muita relevância, um campo, uma guia, filtros ou seção.
Link = Referencia uma página no Share.

2. Premissas

Possui perfil de acesso liberado para acesso ao menu: Cadastro > Financeiro > Formas de Pagamento

3. Funcionalidades

  • Acesso o site do Estabelecimento desejado (ex: xyz.sellercorp.com.br);
  • Após efetuar o login, acesse o menu lateral esquerdo em Cadastros > Financeiro > Formas de pagamento.



Na tela inicial será exibido a pesquisa com todas as formas de pagamento previamente cadastradas e seu status. Em todos os sites já existem uma carga inicial de formas de pagamento INTERNAS como Dinheiro, Crédito, Débito , Boleto, entre outras, Os registros internos não permitem alteração/exclusão e apenas seu status pode ser alterado.


       


3.1. Criação de forma de pagamento

Para criar novas forma de pagamento o usuário deve acessar a opção de incluir, disponível na lateral direita:



Deve ser definido um nome para a nova forma de pagamento e selecionado  um tipo, exemplo VALE:


Após preenchida a descrição, desmarcar a opção de Considerar esta forma de pagamento no aviso de sangria, em pagamento selecionar: Á vista. Após basta salvar a nova forma de pagamento.


IMPORTANTE: Demais campos de forma de pagamento como Rede Autorizadora e Taxas não necessitam nenhum alteração.


Na criação da forma de pagamento ChoppBack, que será utilizados pelos estabelecimentos da Bandeira CBE o tipo selecionado deve ser VALE.

3.2. Alteração de formas de pagamento 

As formas de pagamento internas só podem ter seu status alterados para ativo ou inativo.

Para inativar basta selecionar o checkBox inativo e salvar a alteração.

3.3. Exclusão de formas de pagamento

Formas de pagamento criadas pelo estabelecimento podem ser alteradas, inativadas ou excluídas:


4. Integrações manuais por forma de pagamento

Segue algumas orientações para algumas integrações manuais por formas de pagamento.


4.1.  Food To Save

Para o estabelecimento que utiliza app Food To Save, orientamos que crie uma nova forma de pagamento, conforme  o item 3.1. Criação de forma de pagamento, deste manual, com as seguintes configurações:

  • Descrição = Food To Save
  • Tipo = Vale

Salve o cadastro da nova forma de pagamento na retaguarda e espere alguns minutos para a nova forma de pagamento sincronize e apareça no seu PDV.

4.2. Sincronia e Forma de pagamento no PDV

Para maiores detalhes das configurações do PDV, acesse o manual do PDV: Linx Postos POS - Instalação e Configurações

Caso a forma de pagamento não apareça no PDV após alguns minutos será necessário forçar a sincronia ( conforme o Item: 5. Sincronia, do manual do PDV ). Para isso siga os seguintes passos:

  1. Não precisa de permissão para realizar o procedimento a seguir.
  2. Acesse o menu superior: Sincronia > Dados Recebidos.
  3. Dentro da aba Dados Recebidos, marque a Flag <Ressincronizar a base de dados>.
  4. Clique no botão <Sincronizar Agora> e aguarda alguns minutos.
  5. Feche totalmente o PDV e abre novamente.

No PDV é possível configurar a ordem de apresentação e associar formas de pagamento aos botões de atalho presentes no teclado virtual da janela Caixa, selecionando a ordem de apresentação dos botões de forma de pagamento. Essas associações podem ser alteradas quantas vezes forem necessárias e são opcionais. 

Para isso acesse o menu: Configurações > Caixa > Botões de Formas de pagamento, conforme o item 4.2.2.8 Botões de formas de pagamento, do manual do PDV.




  • Sem rótulos